Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Anete Araujo Guedes

    Para manter a chama acesa, a turba coesa, nada melhor que trazer a questão do aborto. A correlação de forças no Congresso é composta por uma maioria folgada de extremistas reacionários. O país vive um Parlamentarismo disfarçado. O Congresso tomou o poder e nos passamos imobilizados por essa captura. Eles não necessitam mais do governo. As emendas parlamentares patrocinam obras que lhes dão prestígio e votos em seus redutos eleitorais. Estão pouco se lixando para a opinião pública.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Com as Emendas Secretas, os parlamentares passaram a tocar obras em seu reduto eleitoral, ganhando prestígio e votos. Não necessitam mais do governo, que passou a arcar com o ônus de se submeter a um parlamentarismo disfarçado. São os que não necessitam prestar contas e nem arcar com as consequências de suas decisões. Estão pouco se lixando para a opinião pública.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Você tem razão, mas o PT pavimentou este caminho: mesmo no auge do poder nunca se esforçou prá ter maioria no congresso. Jamais Lula pediu para que quem votasse nele elegesse também membros do parlamento. Nem a queda de Dilma fez com que aprendesse a lição. Como dizia o ex-deputado Sergio Reis "Agora aguenta bobalhão."

  2. Antonio Catigero Oliveira

    É a voz do congresso eleito pelo povo. Querem criminalizar novamente as vítimas. Dizem que ''a voz do povo é a voz de Deus'', então este congresso tem o apoio de deus. Que tal continuar dizendo que essa aberração é ''derrota do Lula'', para reanimar a turba bolsonarista?

    Responda
  3. Jaciara coelho

    Parabéns à FSP. Precisamos não retornar para as trevas.

    Responda
  4. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    O que as religiões deram de construtivo ao ser humano.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Venderam o medo para que o ser humano comprasse o céu. Deu supercerto pros vendedores.

    2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Guerras,

  5. Geraldo Ismael Bays

    Tudo por um voto. Que Congresso minúsculo. Pobres crianças duplamente violentadas.

    Responda
  6. REYSON TAVARES SILVA

    Folha, o seu candidato de 2026 não está de acordo com esse seu pensamento. Decida o que você quer para o país.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Legalização do aborto, (para que as camadas médias o façam sem culpa), legalização de drogas leves (para que os filhos da eleite fiquem em paz), legalização da eutanásia, (pela razão que expus no texto anterior) e Paulo Guedes como ditador perpétuo, para a Folha, Viva Pinochet.

  7. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Não eh possível que a folha seja tão ingênua assim a ponto de acreditar que pode acabar com o projeto progressista e junto acabar com a parte _askei _rosa do projeto liberal. Sou mais para a opção de que a folha eh inescrupulosa mesmo, e fala contra essa barbaridade de retrocessos culturais pra ficar bem na fita.

    Responda
  8. Ciro Lauschner

    Aberrações típicas da idade média, como a auto intitulada bancada evangélica,nunca foi contestada. Une-se os pensamentos mais retrógrados com o objetivo de impor à sociedade leis teocráticas ou a volta da Santa Inquisição.Algo precisa ser feito enquanto é tempo.

    Responda
  9. Carlos Salas

    É parte do combo do extremismo religioso que domina Occidente

    Responda
  10. Anete Araujo Guedes

    Para manter a chama acesa, a turba coesa, nada melhor do que trazer a questão do aborto. A correlação de forças no Congresso é composta por uma maioria de extremistas reacionários. O país vive um Parlamentarismo disfarçado. O Congresso tomou o poder e a gente passou por essa captura sem nenhuma indignação. Eles não necessitam mais do governo. As emendas parlamentares patrocinam obras que lhes dão prestígio e votos nos seus redutos eleitorais. Estão pouco se lixando para a opinião pública.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não eh maioria, mas o resto da direita não tem escrúpulos, e joga QQ jogo pra destruir o projeto progressista.

  11. Mariangela Branco Carnevale

    Até que enfim, um posicionamento da Folha que eu concordo. Abaixo o retrocesso! Aborto e drogas são questões de saúde pública. O Estado é laico. Infelizmente a sociedade não tem maturidade para discutir essas questões. Diferenciar o traficante do simples usuário. E na questão do aborto, não é ser contra ou a favor, e sim, se a gestação foi originada por estupro, ou se o feto é encéfalo, como já previsto em nossa lei.

    Responda
  12. Deborah Cunha Teodoro

    Até que enfim um editorial lúcido da Folha! OûOûOû

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      De tão lúcido ultrapassou as barreiras e se tornou escárnio, pois o objetivo maior da folha eh destruir o projeto progressista, e sabe que pedir barreira retrógrada camufla os ataques liberais que ela faz diariamente no plano financeiro, desvia um pouco a atenção, e em nada afeta o objetivo principal.

  13. Luciani Aubin Kehl

    Obrigado por essa reportagem. Ainda temos jornalismo sensato neste país.

    Responda
  14. tulio viana

    Bom que folha faz esse editorial sensato. É triste ver o congresso mergulhando no obscurantismo e sedento dos votos de uma população, entregue a uma mentalidade sectária e de extrema direita, que acredita piamente neste marketing midiático fabricado pelos EUA, que demonizou as drogas e atrasou pesquisas e discussões saudáveis sobre o tema. O intuito da guerra as drogas estava ligado a hegemonia do poder americano na América Latina.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Esse eh o ponto da folha. Eh pescar esses ingênuos , pois a folha sabe que isso não afeta os ataques que ela desfere contra o progressismo.