Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Carlos R B

    Esta discussão é sempre bastante polêmica e, mesmo sendo contra o PL, fico pensando qual o interesse desta proposta de urgência às vésperas de uma eleição; o país precisando discutir outras pautas - a não ser para fazer fumaça com relação a outros temas obscuros.

    Responda
  2. Fernando Dolci

    A direita parece ter perdido a bússula moral. Ora caro Oscar, quando foi que eles tiveram moral? Eles lá sabem o que é moral?

    Responda
  3. Anete Araujo Guedes

    É plausível uma menina ter um filho do pai? Após ter seu corpo violentado, brutalizado, de passar por algo pelo qual não possui habilitação física e mental? Por não possuir maturidade para significar o que aconteceu no real do seu corpo, faltando-lhe meios para processar e simbolizar? Pela demora de compreender as consequências que esse ato gerou, e se deparar com constrangimentos e postergação na esfera judicial e da saúde? Por se defrontar com a alegação de prazo vencido?

    Responda
  4. Enos Mendes

    Ô cara, cadê seu mapa? Virou papel higiênico? E sua bússola? Perdeu no caminho? Sabia...

    Responda
  5. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    Perfeita a definição: perversidade. Nunca vi um Congresso tão cruel como este de agora.

    Responda
  6. Ladislau Leite de Oliveira

    Não só a direita parlamentar perdeu o rumo, toda a direita está fora de eixo.

    Responda
  7. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Como disse minha amiga Teresa de Santa Teresa . Se homem engravidasse esse problema de aborto ja estaria resolvido a séculos.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Seria feito nos quiosques de esquina! Baratinho!

  8. João Paulo Zizas

    As leis brasileiras quanto ao aborto são, na realidade, bastante permissivas. É benfazeja a postura de quem luta no Congresso para tornar ainda mais restrita a possibilidade de ajudar mulheres desejosas de matar os próprios filhos na gravidez, independentemente do modo como eles foram gerados ou da idade das pejadas. Ademais, é necessário combater situações nas quais profissionais da saúde tendenciosos e/ou militantes raivosos agem a fim de levar mães, sobretudo as mais novas, a serem filicidas.

    Responda
    1. João Paulo Zizas

      Silvia, certamente também se aplica a você o que eu disse mais abaixo na minha mensagem sobre as respostas dos leitores Ladislau e Mário.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Monstro. Já teve uma filha estuprada? Tá. Vai pro Afeganistão. Tua cara.

    3. João Paulo Zizas

      Nada há de inusitado nas respostas dos leitores Mário e Ladislau ao meu comentário. Abortistas e afins são assim mesmo. É natural eles sentirem nojo e passarem mal quando entram em contato com algum posicionamento contrário às suas crenças ideológicas. Mas não lhes incomoda nem um pouco o modo como é feita a interrupção deliberada de uma gravidez, inclusive após 22 semanas do início dela. É possível até que o procedimento os faça regozijar.

    4. João Paulo Zizas

      Nada há de inusitado na resposta dos leitores Mário e Ladislau ao meu comentário. Abortistas e afins são assim mesmo. É natural eles sentirem nojo e passarem mal quando entram em contato com algum posicionamento contrário às suas crenças ideológicas. Mas não lhes incomoda nem um pouco o modo como é feita a interrupção deliberada de uma gravidez, inclusive após 22 semanas do início dela. É possível até que o procedimento os faça regozijar.

    5. Ladislau Leite de Oliveira

      Um comentário simplesmente covarde e nojento.

    6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Independente do modo como foram geradas ou da idade. Peraí. Vou ali vomitar e ja volto.

  9. CAMILLA ROCHA SCHAHIN

    Que texto impecável.

    Responda
  10. Melina Juraski

    Tu é realmente inocente a ponto de achar que algum dia eles tiveram bússola moral?

    Responda
    1. Ladislau Leite de Oliveira

      É isso, jamais tiveram qualquer bússula.

  11. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

    Nunca tiveram. Apenas fingem. E alguns tol os acreditam. Ou fingem acreditar.

    Responda
  12. José Cardoso

    A bússola é eleitoral. Resta ver se os eleitores vão concordar com esses projetos e reeleger os parlamentares que os defendem.

    Responda
  13. Manoel Cardoso

    Entendo que nunca tiveram ou seguiram bússola moral.

    Responda
  14. Helano Timbó

    A ignorância precede o populismo penal.

    Responda
  15. NEY HAMILTON MICHAUD

    O Brasil constrói, diariamente, sua distopia. A adoção de um regime político/religioso toma forma e força. Muito breve seremos definitivamente governados pela tríade biblia, bala e boi. Já o fomos por quatro anos, num pequeno teste para o que teremos para o futuro próximo. Só que quando a teocracia se instalar, não haverá volta.

    Responda
    1. Ladislau Leite de Oliveira

      Esse fundamentalismo religioso está destruindo o Brasil.

  16. José Fernando Marques

    Têm razão os que dizem que não se perde o senso moral que nunca se teve. Mas o articulista, é claro, também está certo. Há uma perda de limites, perda de senso de realidade em uma escalada similar à dos nazistas, que precisa ser enfrentada e contida. E isso começa a ocorrer de modo mais efetivo com os protestos nas ruas, nos últimos dias. Um efeito inesperado para Lira e aliados: agora não encaram apenas o governo e a imprensa, mas também a população indignada.

    Responda
  17. José Roberto Ferreira

    Pra perder algo, tem que possuir, antes. Definitivamente, não é o caso.

    Responda
  18. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Como se pode perder o que nunca se teve?! A direita fanática e a ultradireita mostram agora, sem retoques, o que sempre foram: tacanhas, intelectualmente medíocres e agora, vê-se claramente, cruéis. Sim., cruéis. Por que obrigar uma menina ou adolescente estupradas e engravidadas pelos seus algozes a continuar uma gravidez que não desejaram e, ainda por cima, mandá- las para uma prisão por vinte anos é de uma crueldade inimaginável!

    Responda
  19. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    "Há algo de errado com a direita parlamentar brasileira, que parece ter definitivamente perdido sua bússola moral." Discordo, querido dr. Oscar. Não se perde o que nunca se teve. Nem nunca terá.

    Responda
  20. Nilton Silva

    Não sei se é o caso, mas alguém pode perder o que nunca teve?

    Responda
  21. Gustavo Massimino

    Não é que perderam a bússola moral, nunca tiveram. É vergonhoso como o país caminha na direção da involução social e exclusão ao povo de prerrogativas garantidas na CF88....haja visto a política de educação, segurança pública do Estado de São Paulo. Aliás, é isso, praias exclusivas....mas isso é reflexo do próprio povo, que elegeu tais figuras e de certa maneira validam tais pensamentos sobre religião e família....o Brasil perde todas as chances de evoluir, uma a uma....triste!

    Responda
  22. Ricardo Candido de Araujo

    A chamada direita brasileira, também conhecida como elite parasita, jamais teve nenhuma bússola moral, bastando ver sua ação padrão quando um golpe de estado passa na rua ou sua voracidade para diminuir os gastos públicos restringindo ações que beneficiam os mais necessitados. O apoio a excrescência que é esse projeto lhes é tão natural quanto respirar, portanto, a mim não espanta.

    Responda
  23. Nelson Vidal Gomes

    A desonestidade informativa está campeando desavergonhadamente. Não se trata , in casu, de abraçar a teocracia por votos nem de tolerância com o estuprador e sim de respeito à vida e de salvá-la, para o que foram treinados os médicos e para o que enceta o direito natural e a moral. Se há prescrição para dívidas e todos os crimes, porque não haveria para o prazo de abortar? Que direito tem o que já possui a vida de negá-la a outro? Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Ladislau Leite de Oliveira

      Não está faltando cognição aí não ? Que comentário pretensioso moral mas completamente contra a realidade.

    4. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Pense um pouco mais antes de defender o indefensável.

    5. Nelson Vidal Gomes

      Para os que deslealmente me contestam com ofensas, por falta de argumentos, quero desafiar-lhes antes de um período "sabático", a encontrar dentre os meus cerca de 17 mil comentários neste site, um único no qual tenha me colocado a favor de Bolsonaro e contra o casamento homoafetivo ou a favor de outra tese a ele associada. O que sou contra é a Lula e o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) e os males que fizeram ao Brasil,dentre esses a eleição de Bolsonaro. Namastê!

    6. Nelson Vidal Gomes

      Para os que deslealmente me contestam com ofensas, por falta de argumentos, quero desafiar-lhes antes de um período "sabático", a encontrar dentre os meus cerca de 17 mil comentários neste site, um único no qual tenha me colocado a favor de Bolsonaro e contra o casamento homoafetivo ou a favor de outra tese a ele associada. O que sou contra é a Lula e o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) e os males que fizeram ao Brasil, dentre esses a eleição de Bolsonaro. Namastê!

    7. Nelson Vidal Gomes

      Helena. A hipocrisia que sobra é a da "partidarização" política de um tema sensível e complexo como estes, que, para os não fanáticos é visto por diversas outras dimensões que não a política. Nenhuma das hipóteses aventadas por você, ficará suprimida quanto à sua respectiva proteção, pela alteração legal proposta. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    8. Helena Hawad

      O médico que tem drama de consciência com relação a aborto deveria escolher outra especialidade. São dezenas (talvez centenas?) na Medicina. Dermatologista, cardiologista, pneumologista etc. nunca são requisitados para realizar um aborto. Também deveriam pesar na consciência do médico aqueles casos em que o aborto salva a vida e a saúde da mulher.

    9. Helena Hawad

      Proteção da vida de quem? Da criança que engravida em decorrência de estupro, não é. Também não é da mulher para quem a gravidez representa risco de morrer - risco esse que pode surgir depois de 22 semanas. Do feto anencéfalo, muito menos, pois a esse a vida já foi negada pela própria natureza. Sobrou só a hipocrisia mesmo.

    10. julio alves

      Vixi ele voltou, o namastê voltou com seu arremedo caricatural de linguagem rebuscada. Como sempre, falando m e aguardando a por radaria nos comentários. Folha já me censurou dois. Será que esse vai?

    11. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Vejam só: um lupo em pele de agnelo.

    12. Gil França

      Namastê não deveria acompanhar um pensamento misógino como este... Graças a Deus este pessoal não tem audiência, pelo menos por aqui.

    13. JOSE SILVA

      Nelson, que direito tem uma pessoa de estuprar a outra?

    14. Felipe Araújo Braga

      Você quer proibir as pessoas trans de assumirem sua identidade e os gays e lésbicas de se casar também?

    15. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Dá like e responde a si mesmo Nelsinho? Tá faltando audiência?

    16. Nelson Vidal Gomes

      Quanto a violência que se quer perpetrar contra a consciência dos médicos e os cânones da medicina, os fanáticos favoráveis ao aborto incondicional, não ousam se manifestar. Com efeito, as hipóteses morais para a realização do aborto, são com acerto previstas em nossa legislação: em caso de risco para a vida da gestante; por estupro e anencefalia. A proposta legislativa não altera essas previsões, estabelece em respeito à vida, um marco temporal para a utilização da segunda hipótese. Namastê!

  24. Erica Luciana de Souza Silva

    Espero q as pessoas pensem em tudo isso na hora de escolher os deputados e varram essa corja de Brasília.

    Responda
  25. Zelis Pereira S Junqueira P F

    Ainda tá melhor que os canhotos

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Sai do zap, larga o pneu, dispensa o ET, zelig...

    2. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Desculpe, acho que não.

    3. Ricardo Candido de Araujo

      Consegue relacionar em que? Não consegue, né? Só sentiu vontade de postar uma bobagem.

    4. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Acorda filha! Saia dessa bolha alienante.

    5. Erica Luciana de Souza Silva

      Não me lembro de a esquerda ter proposto cadeia para meninas e adolescentes q são violentadas. É incrível a percepção da pessoa qdo é arrebatada por intentos mitoônicos.

  26. armando moura

    Lira Pacheco e seus congressistas são ideais para legislar no Teucuquistao.

    Responda
  27. max ribas

    Rapaz, deixe de bestice. A única bússola moral deste povo é pra procurar dinheiro subsidiado do Banco do Brasil para comprar caminhonete pela metade do preço ou pra emprestar aos pobres a juros de agiota, em empréstimos de pai pra filho que nunca serão pagos. São como porcos fuçando as trufas da república. Bússola moral? Argh!

    Responda
  28. marco martins

    Olha isso... de um lado , extremistas de direita, violentos, retrógrados e arnamentistas, do outro esquerdistas apoiadores de aborto, liberação de drogas e desencarceramento em massa. Qual a possibilidade de um País desses dar certo????

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Comentário mentiroso e ridículo!

    2. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Com isentões que se colocam em uma posição de pretenso virtuoso moral com certeza que não. "Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca."

  29. Pierre Laville

    Moral,nunca tiveram. Bússola, nem sabem o que é.

    Responda
  30. Anete Araujo Guedes

    O mal se corta pela raiz. O país está vivenciando um parlamentarismo disfarçado, que cria obstáculos constantes ao presidente da república na implementação seu plano de governo. De posse das emendas parlamentares para tocar obras nos seus redutos eleitorais, que lhes dão prestígio e votos, eles não necessitam mais do governo, impõe suas vontades, sem prestar contas e nem arcar com o ônus de suas decisões. Estão pouco se lixando para as consequências sociais e morais e para a opinião pública.

    Responda
    1. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Disse tudo!

    2. marco martins

      É, mais durante a campanha eleitoral ninguém fala isso. Todos prometem fazer alianças, milagres, etc Depois de eleitos passam todo o mandado reclamando do legislativo.

  31. noel neves

    Não perderam aquilo que nunca tiveram! Pelo simples fato de apoiar um "mito" fica evidente que a direita parlamentar é uma biruta de aeroporto. O dito líder da extrema direita é um camaleão que muda de pele de acordo com a moita.

    Responda
  32. Mauricio Coelho goiato Goiato

    A esquerda nunca teve . Nem pretende ter .

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Rapaz, vcs não se criam aqui. Volta pra bolha.

    2. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Saia dessa bolha alienante, filho. Ainda dá tempo.

    3. jose carlos toledo junior

      Que gracinha esse gaiato. Possuído pelo bozó, quer justificar atrocidades pré históricas, como obrigar mulher a cuidar de filho do seu próprio estuprador ou morrer na cadeia, com a previsível e prevista estratégia: e a esquerda. Que vida miserável a sua. Ouve o zumbido contínuo do bozó e nem luta. Se entrega sem constrangimentos.

  33. Deborah Teixeira

    A direita perdeu a bússola moral? Algum dia teve?

    Responda
  34. paulo Raulino

    Não sou adepto do atual presidente, muito menos da direita estupid4 e medi0cre. Quanta falta nos faz o CENTRO, que se esfacelou e que foi o grande transformador desse país nos últimos 30 anos

    Responda
  35. Claudio Luiz da Cunha

    Esse lira e sua trupe são filhos de raparigas.

    Responda
  36. Mario Sergio Pires

    Vivemos tempos cada vez mais sombrios, em pleno século XXI, grupos com ideias medievais, a extrema direita é um grande retrocesso da política no Brasil.

    Responda
    1. paulo Raulino

      Jamais admitirei ver meu país comandado pela política com fortes influências religiosas. Essa possibilidade seria um retrocesso descomunal.

  37. Ana Maria Rocco

    Não se perde o que não se tem. Parte do povo brasileiro votou nesses parlamentares, e ainda se julga defensor da moral e dos bons costumes. Não se imaginava que tanta gente pudesse ser tão desu mana na tor tura de meninas e mulheres e protetores de es tu pra dores e cri mi nosos. Difícil combater o crime, quando tantos o apoiam.

    Responda
  38. Marisa Oliveira

    Autoproteção, pois muitos deles se encaixam nos grupos quexestao defendendo. Jóias e meninas são "objetos" para estes pais e irmãos. Nojo!

    Responda
  39. Paulo Simardi

    Desde quando as extremas, tanto da direita como da esquerda, tem moral? Pelo poder matam até a mãe sem nenhum remorso.

    Responda
    1. JOSE ANGELO OHNO

      Leua direito. Ele nao esta falando de extremos, nem em esquerda. Está falando de um projeto absurdo criado e apoiado pela direita e ate partes do centro ( se é que pode considerar que o " Centrao" é de centro).

  40. SUELI Iossi

    Caro Sr. Colunista algum dia eles tiveram alguma bússola moral? Apenas depois do governo Bolsonaro, não se acanham mais em mostrarem a cara, e irem tão longe ao ponto de defenderem criminosos, corruptos, traficantes, milicianos e estupradores e ainda, o pior de tudo criminalizarem mulheres e crianças estupradas!!

    Responda
  41. Valdir Teixeira da Silva

    A direita brasileira sempre foi amoral. Defende os estupradores simplesmente porque, em boa parte, é composta por estupradores. Alguns, inclusive se escondem como pastores evangélicos.

    Responda
  42. paulo werner

    A direita é isso aí mesmo. Foram melhores quando? 64? 32? 1889? 1850? Na idade média? Quando lutavam pela manutenção da escravidão por dívida? Quando matavam filósofos?

    Responda
  43. paulo werner

    Era a tal bússola em 64? Em 2016 o norte moral orientava aquela gente? De 18 a 22 havia orientação moral na turma? Vilhena, a direita não perdeu nada. Essa festa macabra acontece porque a turma hj tem maioria folgada no Congresso. É o velho conservadorismo de sempre, só q agora tá todo pimpão. Sem essa de direita enlouquecida.

    Responda
  44. Marcelo Ribeiro

    Falar em "bússola moral" para esse rebotalho que empesteia o Congresso Nacional só pode ser escárnio com a população brasileira que (ainda) não foi cooptada pelo discurso nauseabundo e esquizofrênico desses políticos desprezíveis.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Concordo. Mas dr. Oscar, grande defensor da democracia e dos direitos humanos, apenas foi gentil com essa gentalha.

    2. paulo werner

      Deve ser a bússola de 64. Ou será aquela q norteou o período 18-22? Nem sei se prefiro essa turma com bússola ou desnorteada.

  45. PAULO CURY

    quanto mais eu vejo o Brasil atual mais admiro Cazuza, que visão o cara tinha

    Responda
  46. Vilarino Escobar da Costa

    Bússola moral...um congresso tomado por bolsonaristas e acólitos, reacionários , retrogrados e comprometidos com lobbies . Concentram-se em pautas simpáticas aos fundamentalistas evangélicos e omitem-se de legislar sobre questões importantíssimas, como , por exemplo , a regulamentação das redes sociais e bigtechs ! Temos um congresso que sequestrou o orçamento federal e vive de chantagear o governo ! É lamentável o nível a que chegamos !

    Responda
    1. ULISSES JANUARIO DA SILVA

      Disse tudo. Especialmente quanto à chantagem ao Executivo. Vivemos num parlamentarismo disfarçado. E podre. Extremamente podre após o surgimento da "seita bolsonarista", que fez emergir das profundezas mais escuras o pior de nossa sociedade. Mas, não se engane, "esse pior", esteve "sempre lá", escondido. A "múmia" apenas abriu a Caixa de Pandora. E não temos nenhum Indiana Jones capaz de nos salvar.

  47. Márcio D'Avila Ribeiro

    Que bússola moral eles perderam?

    Responda
    1. Everton Cavalcante

      Aquela que eles nunca tiveram