Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DISSON DEF

    Governo sem maioria, deputados e senadores mandando. Num regime parlamentarista este Congresso seria dissolvido e iríamos pra eleições. Até o povo aprender a votar.

    Responda
  2. Adalto Fonseca Júnior

    A "gestão" (tá mais pra indigestão) pública gasta dinheiro público sem transparência, sem critério, sem prestação de contas ao pobre contribuinte, a classe política sustenta seus privilégios com este recurso e depois ainda legisla pra fabricar benesses aos gastadores desprovidos de ética e respeito pelo cidadão. Um ciclo vicioso e maldito. Onde estão os esclarecimentos sobre como o dinheiro público foi gasto pelos estados devedores? A colunista está devendo um série de matérias sobre o assunto.

    Responda
  3. Antonio Pimentel Pereira

    Trinta anos de plano real, é hora de plano fiscal, o momento é de buscar baixar as despesas do governo pra sobrar pra investimentos, ampliar carga tributária, chega, esse discurso todos apoiariam, pois é bom pra todo mundo e a oposição iria capitular pois eles querem tocar fogo no mar pra comer um peixe frito, a crise é essa e o governo tá perdendo o time, vide a taxa das blusinhas q o congresso viu e faturou, plano fiscal, marca o anúncio e corta tudo, hadadd mão de tesoura, é o caminho acredit

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Adriana, minha cara, dá-me uma mistura de preguiça e engulhos que dificulta bastante comentar. Tô tão cansado de ficar no fim da picada, sem gente pra com facão pra prosseguir...

    Responda
  5. João A Silva

    Desconfiguração da reforma tributária com um monte de exceções para beneficiar grupos empresariais, exigência de emendas impositivas de R$ 50 bilhões, devolução da MP que procurava acabar com a farra dos créditos do PIS/COFINS e agora essa "renegociação" da dívida dos Estados. Então, quem afinal está escolham bando as contas públicas?

    Responda
  6. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Pior legislativo nos níveis intelectual e moral da era republicana. Vejam as atitudes e comportamento de Lira e Pacheco. Lira não merece nem ser mencionado no momento. Pacheco, bolsonarista camuflado como pose de bom moço da o tapa e esconde as garras. Interessado em governar Minas vai trabalhando em beneficio próprio, não importa se o país está em crise política, econômica, o umbigo dele fala mais alto. O seu modus operandi é igual de todo congresso, lucrar com emenda$$ e com likes nas mídia

    Responda
  7. FERNANDA Salgueiro Borges

    Veta tudo e vai à TV explicar a tentativa de gol pe do Congresso Nacional.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahaha, excelente. Fernanda, do ponto de vista político, acho que não funciona. Mas como desagravo ao fígaro, acho que seria ótemo! Hahaah!

  8. José Cardoso

    Não é novidade. O Congresso e o Stf sempre se uniram para empurrar para a União a dívida dos estados. Não porque esta seja mais responsável fiscalmente, mas porque tem o monopólio de fabricar dinheiro. Uma solução seria permitir o pagamento de funcionários e pensionistas dos estados com moeda emitida localmente. Minas por exemplo teria o "minério".

    Responda
  9. NACIB HETTI

    A ideia do Pacheco é boa: os Estados pagam suas dívidas transferindo suas estatais para a União. Vai ser bom para o Lula que precisa de cargos para seus apaniguados. Minas tem duas no ponto: Cemig e Copasa.

    Responda
    1. Mario Donizete Pelissaro

      "apaniguados"??? O termo mais adequado seria achacadores ou vampiros.

  10. geraldo yamassaka

    Alguém coloque um "balão" sobre cabeça do Haddad, com os pensamentos dele, com esse olhar "cheio de amor" ao Pacheco, por favor ?

    Responda
  11. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Aonde quer chegar o congresso? Gestando um novo golpe.

    Responda
  12. José Cláudio fernandes correia

    E se Lula convocar a sociedade para confrontar abertamente esse Congresso descaradamente corrompido e comprometido com o pior do empresariado de benefícios e regalias tributárias?

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      É um sonho meu, mas, parece-me, sonho impossível, infelizmente.

  13. Antonio Carlos Farias

    Esse congresso nem abre mão das emendas parlamentares, nem permite que o governo federal arrecade. Quem fiscaliza a execução de obras do legislativo. A constituição permite que o legislativo abandone sua função de fiscalizar e passe a executar obras, sem coordenação, sem planejamento, tudo aleatoriamente?

    Responda
  14. jose prado

    O interesse do Pacheco não está em SP e sim em Minas, onde pretende se candidatar! O STF deu prazo até julho para Zema fazer um acordo , caso contrário terá que voltar a pagar a divida, coisa que nunca fez desde que se tornou governador! Pacheco quer usar como plataforma eleitoral essa negociação! Deixa vencer o prazo sem acordo e acaba a esperteza do Zena e do Pacheco e corta a biquinha de. Tarcísio e de Castro, td junto! Simples assim!

    Responda
  15. Igor Cornelsen

    Pela velocidade que governo e Congresso aumentam o déficit público, o dólar vai continuar subindo, o valor das empresas caindo, principalmente as com ações na bolsa, parece muito com o início de 2016. Isso nunca acaba bem.

    Responda
  16. Eder Marchi

    Já falei e insisto: o governo precisa escancarar aos olhos dos eleitores quem são os urubus que ficam sobrevoando a carcaça do estado brasileiro e prejudicando, no fim das contas, a própria população, em favor de seus interesses particulares. Só a plena conscientização dos malefícios causados pela aliança entre mídia & rentistas ( com Lira e Pacheco como marionetes) e pelos crentes desvairados é que poderá corrigir o rumo disso aqui.

    Responda
  17. lilian santos

    Temos um congresso desqualificado, atrasado, truculento, medíocre...que se junta com uma mídia mais atrasada, desqualificada, medíocre intectual que não consegue criticar , denunciar, informar de forma clara o que este congresso é e faz para piorar a vida do Brasil e do brasileiro...destro deste antros estão o que de mais virá lata deste país....

    Responda
  18. Luiz Ferretti

    Coloca não Sra., quem iniciou o desgoverno foi o Descondenado "aprovando" a PEC da Gastança. O resto, sim estamos passando por ele, é desdobramento. Mostrou a que veio agora segura a onda. Simples assim.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Errado! Tendencioso! Mentiroso!

  19. Luiz Ferretti

    Coloca não Sra., quem iniciou o desgoverno foi o Descondenado "aprovando" a PEC da Gastança. O resto, sim estamos passando por ele, é desdobramento. Mostrou a que veio agora segura a onda. Simples assim.

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Errado, errado, erradissimo

  20. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Para mim as ações de Pacheco e Lira beiram a chantagem. Independente dos benefícios para a nação, tomam medidas contra o executivo que visam somente a atingir o governo para obter favores e poderes. Mas me assusta muito a atitude da imprensa, da sociedade organizada, das entidades, se calarem diante disso e muitas vezes, sem razão, cobrarem apenas do executivo. Todos querem cortes de gasto mas desde que não seja seus privilégios. E parece que a sociedade aceita isso.

    Responda
  21. ademir sampaio de campos

    Pacheco era uma esperança de renovação na política mas termina se mostrando como mais um político medíocre e atrasado. Sem chance!!!

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Pacheco foi esperança quando?!

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Concordo, cem por cento.

  22. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    O Bolsonaro que não sabia para onde ir, deu ao congresso o parlamentarismo secreto. Agora temos que conviver com sua evolução, o parlamentarismo sem responsabilidades. Adoram mandar, executar orçamentos, etc. Detestam prestar contas e fazer contas antes de propor seus jabutis.

    Responda
    1. marco martins

      É, mas mesmo assim todos eles se matam por votos nas eleições para o executivo. Todo mundo reclama mas ninguém quer largar o osso da política.

  23. José Rafael Novaes D'AMICO

    O governo bem que poderia começar a cobrar impostos das igrejas em todo o Brasil . Entraria muito , muito dinheiro . E zeraria o déficit publico num só pulo . Que tal a Receita Federal nas Igrejas ?

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Tô praticamente vendo o extrema destra Dagmar babando de prazer no comentário. São essas pessoas que estão destruindo o país, e se achando grande coisa. Eu teria pena, se não percebesse a maldade por trás.

    2. Dagmar Zibas

      Só rindo? Conhece a bancada evangélica no Congresso? Seria motivo para impeachment

  24. antonio pereira

    Qual seria a intenção do Pacheco? - Quebrar o Brasil? - Fazer com que Lula transfira o Governo para ele? - Agradar empresários virtuosos (caso PIS cofins)? A troco de que? Como mineiro está difícil de entender

    Responda
  25. José Antônio

    ´´Camisa-amarela coloca nova faca no pescoço de Haddad``. Abaixo o(a)s camisas amarelas!

    Responda
    1. marco martins

      Verdade, enquanto esse país viver nessa camisa amarela vs camisa vermelha, o País não sai do buraco.

  26. Eduardo Elói

    Prova de que Pacheco era pra estar com o Lira lá na turma chamada baixo clero. Bem lá embaixo.

    Responda
  27. Denis Guedes

    Com a devolução da MP é o senado que terá de encontrar 17 bi para cortar e cobrir a desoneração das prefeituras. É triste como esses colunistas informam tudo pela metade ou de forma errada

    Responda
    1. Roberto Freire

      Entendi. Então a derrota do Haddad foi uma vitória. Pra você o PT não perde/erra nunca. Mas a Dilma caiu, não caiu? E o Lula foi em cana, não foi? Então...prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

  28. MATILVANI MOREIRA

    O Haddoste foi bem, e estava feliz, enquanto tinha dinheiro para gastar. Não soube fazer continhas de somar e a festa da gastança está chegando ao fim. Nem do Lulad tem mais apoio. Só restou o cercadinho do Lulad, para passar o pano! A USP lhe espera!

    Responda
    1. José Antônio

      Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bilhões de dólares em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bilhões de ''gastanças'' em 70 dias. Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do país subirem significativamente. Ex-presidente de extrema direita foi o único que diminuiu 'poupança' (no Jornal do Brasil).

  29. AILTON SOUZA

    Depois que o congresso passou tomar conta do orçamento não se sabe onde vai parar tantos bilhões. O povo precisa se unir e ir às ruas pra acabar com essa farra de negociações.

    Responda
  30. Manoel Cardoso

    O Brasil em voo de galinha sempre. O Brasil com muita pobreza e miséria sempre. O Brasil com classe média empobrecendo sempre. O Brasil com alta concentração de riqueza sempre. O Brasil no fundo do poço sempre. Viva o Parlamentarismo Branco.

    Responda
    1. marco martins

      Essa terra sempre foi um salve-se quem puder e isso nunca vai mudar, não adianta lutar contra.

    2. José Antônio

      Abaixo o parlamentarismo branco!

  31. Waldir Roque Maffei

    Essa jornalista da Folha usa termos descabidos para o título, a fim de ter likes porque está tocando terror ao governo.

    Responda
  32. Anete Araujo Guedes

    O país está vivendo a um bom tempo um parlamentarismo escancarado. Os parlamentares não necessitam mais do governo. Impõem suas pautas. Não necessitam mais de cargos, nem de fotos com o presidente. Suas sedes por emendas são insaciáveis. Emendas que lhes permitem realizar obras, dão-lhes prestígio e votos em seus redutos eleitorais.

    Responda