-
JAQUES BRAND
Em Curitiba, o instituto Goethe levantou acampamento e deu no pé, sob pretextos orçamentários, mas no fundo como resultado de uma certa indiferença e até arrogância da diplomacia da Nova Alemanha em relação às velhas raízes germânicas plantadas no Brasil e no caso nas Araucárias. Essas comemorações da embaixada a propósito dos 200 anos são meramente protocolares, sem uma grama de emoção. Pra inglês ver. Melhor brindar com um caneco no "Schwarzwald".
-
MARCIO HEIDMANN BLASIUS
Entrevista muito interessante sobre os interesses da Alemanha no Brasil. E viva os 200 anos de imigração!
-
Cristiano Braune Wiik
Folha. A primeira colônia alemã fixada no Brasil foi em NOVA FRIBURGO, Estado do Rio de Janeiro.
-
Florentino Fernandes Junior
Promessas, promessas. Vai acreditando
-
Sílvio Luís Guimarães de Mello
Lula na política externa só acertou no apoio a Palestina. Mais nada. Apoiar o ditador genocida russo amigo do trump é nojento. Apoiar a teocracia iraniana que apoia terroristas na Síria, Iemen etc é ser um governo de direita. Falta pro Brasil alguém de esquerda pra presidente.
-
LUIZ LEAL
A embaixadora da Alemanha "defende que governo Lula esteja ao lado de Berlim para fazer Rússia sair da Ucrânia". Tudo bem. Em troca deveria propor que seu país deixasse de apoiar a ocupação nos territórios pals e exigisse a retirada total das tropas que estão cometendo geno cidio.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.