Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JAQUES BRAND

    Em Curitiba, o instituto Goethe levantou acampamento e deu no pé, sob pretextos orçamentários, mas no fundo como resultado de uma certa indiferença e até arrogância da diplomacia da Nova Alemanha em relação às velhas raízes germânicas plantadas no Brasil e no caso nas Araucárias. Essas comemorações da embaixada a propósito dos 200 anos são meramente protocolares, sem uma grama de emoção. Pra inglês ver. Melhor brindar com um caneco no "Schwarzwald".

    Responda
  2. MARCIO HEIDMANN BLASIUS

    Entrevista muito interessante sobre os interesses da Alemanha no Brasil. E viva os 200 anos de imigração!

    Responda
  3. Cristiano Braune Wiik

    Folha. A primeira colônia alemã fixada no Brasil foi em NOVA FRIBURGO, Estado do Rio de Janeiro.

    Responda
  4. Florentino Fernandes Junior

    Promessas, promessas. Vai acreditando

    Responda
  5. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Lula na política externa só acertou no apoio a Palestina. Mais nada. Apoiar o ditador genocida russo amigo do trump é nojento. Apoiar a teocracia iraniana que apoia terroristas na Síria, Iemen etc é ser um governo de direita. Falta pro Brasil alguém de esquerda pra presidente.

    Responda
  6. LUIZ LEAL

    A embaixadora da Alemanha "defende que governo Lula esteja ao lado de Berlim para fazer Rússia sair da Ucrânia". Tudo bem. Em troca deveria propor que seu país deixasse de apoiar a ocupação nos territórios pals e exigisse a retirada total das tropas que estão cometendo geno cidio.

    Responda