Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Barbosa

    Pensava que isso era preconceito dos americanos e cheguei até pensar "por que não estudar na China"? Entrei no site do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e o que fala da China é a realidade: reconsiderar a viagem ao país porque lá você pode ser preso arbitrariamente, sem um julgamento justo, por qualquer motivo, principalmente se você for jornalista, ativista dos Direitos Humanos ou crítico de alguma coisa do governo e, nessa situação, não poder voltar pro seu país.

    Responda
  2. Aderval Rossetto

    Serial killer só nos preconceituoso EUA, Terra que se tentava afirmar como da Liberdade. Normal nos Eua invadir universidades proibindo os alunos manifestantes pelo massacre, executar prisão de Assanges, proibir livros, impedir imigração, bloquear transgêneros, banir Tiktok, proibir investir na China, negar escravidão, eliminar população indígena, grávida de separar. Basta de hipocrisia?

    Responda
  3. José Cardoso

    Só seria viável com cursos 100% em inglês. Sei que isso existe em universidades japonesas. Aprender mandarim a ponto de conseguir assistir uma aula está fora de questão.

    Responda
  4. mizael dias

    Não generalizando, conheci pessoas bacanas, mas lá nos EUA tem um clima racista muito pesado. Fui tratado como lixo por branco, por negro. Mas lixo mesmo, racismo puro.

    Responda
  5. mizael dias

    Se oferecer ir lá estudar Pastel de FLango, pensaria em ir. Mas brasileiro como eu, que já fui legalmente como estudante para os EUA, com visto, fluente em inglês e ser tratado como lixo, prefiro não sair daqui.

    Responda
  6. GETULIO MOURA DE SIQUEIRA

    O tropeço brasileiro continua na política, para atrair políticos sérios, de presidente a vereadores. A bancarrota não tem precedentes.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Cento por cento de acordo Chicon!

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      O tropeço maior está essencialmente nos eleitores, irresponsáveis contumazes que votam por impulso e não acompanham a atuação do parlamentar eleito com o seu voto ou com os da sua região. É bem verdade que ao eleitor falta instrução básica, no mais das vezes. Mas o que dizer de gente graduada que passa décadas babando de idolatria por sujeitos como lula e bozo ?

  7. Antônio Augusto Soares

    Estudar fora do país de origem muito contribui para o amadurecimento da pessoa, mas na China é excentricidade.

    Responda