Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antônio Augusto Soares

    E a ENGESA que o governo federal de Col lor não socorreu?

    Responda
  2. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Primeiro internacionalizaram as terras agrícolas. Aí o brasileiro nem capataz da fazenda seria. (Acho que) o processo foi interrompido. Depois a Embraer. A Boeing desistiu. Agora a Avibras. Os australianos desistiram e agora estão renegociando. A Petrobras está na linha de tiro dos privatizadores. Vai sobrar o que? A pobreza do povo brasileiro vivendo de favor no Brasil. O Brasil precisa de um plano de longo prazo para o Brasil.

    Responda
  3. Paulo César de Oliveira

    Nunca vi obuseiro ser usado em defesa antiaérea,. Não seriam canhões antiaéreos?

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      "Grande explosivo" também ficou esquisito. Não seria um "explosivo de alta potência"?

  4. Diego Hernane

    Não é algo fácil de se desenvolver, é uma globalização... é reconfortante o não alinhamento com australianos. A pensar... e indepedente do lado, consigo ver estabilidade geopolítica em ambos os lados. Contudo, a China, arremete o Brasil à armamentos nucleares e intensa modernização. Tal escolha feita, me preocupa como se dará o processo multicutural. E oriundo do BRICS, liberar viagens como no MERCOSUL! Isso feito, legítima a defesa!

    Responda
  5. Alaor Magno

    Empresas devem ser dirigidas por grupos inovadores e homens fazedores de negócios a fim de que prosperem. Esperar que tecnologia e melhorias no sistema produtivo aconteçam do nada é apenas para falsos patriotas. Foi o que aconteceu com a Engesa, faliu por vender e não receber, não teve acompanhamento mercadológico e nem investimentos financeiros para continuar no mercado.

    Responda
  6. Alexander Vicente Christianini

    Quem estava mesmo a frente do Gov e do Min da Defesa em 2022 quando a empresa entrou em recuperação judicial, não eram os que se diziam patriotas? Só arranjaram boquinhas para eles próprios no período. O Gov atual pode bem conseguir um arranjo economicamenre viável, que preserve empregos e nossa soberania. Não importa, continuará a ser odiado por parte considerável desses que se dizem patriotas.

    Responda
  7. frankklim alencar figueiredo

    Fala sério Tietê, professor Lejeune, e muitos outros que amam o Brasil de verdade. Vamos fortalecer os nacionalistas pessoal. Vamos tirar o "Consenso de Washington" pra que o Povo coma direito, tenha saúde direito, tenha educação eficiente e more com decência. Entuanto esse tal consenso mandar no Brasil. Intrigas, fome e pobreza serão mantidos ao Povo.

    Responda
  8. frankklim alencar figueiredo

    Se vcs ouvirem geopolítica pelos canais convencionais, youtuber Prof. HOC, Prof. Marcílio, Globo, FSP, Estadão e outras. Vestirão camisa da CBF, enrolarão em bandeiras de Is Ra el e EUA vão dormir nas portas dos quartéis como zumbis.

    Responda
  9. frankklim alencar figueiredo

    Canais do youtuber, geoforça, arte da guerra, Ponderações com Joza Novallis, Pepe Café, GeanGrafia. Há outros bons.

    Responda
  10. frankklim alencar figueiredo

    Acorda pessoal. Vamos ouvir Rubem Gonzalles, Cmte Farinazo e outras estrelas nacionalistas, se não, vc vão se enrolar com bandeira de Is ra el e dos EUA, usando camisa da CBF. Acorda seus manés.

    Responda
  11. frankklim alencar figueiredo

    Patriotá rios que foram pedir golpe militar e se enrolaram com bandeira de Is ra el e EUA são acima de tudo otá rios e nunca souberam o que é ser nacionalistas, patriotas de verdade. São zumbis nas mãos de corruptos tran que i ras como o Bozo.

    Responda
  12. frankklim alencar figueiredo

    Temos nacionalistas brigando pelo Brasil meus caros. Cmte Farinazzo, Rubem Gonzalles ou Rubão para os mais íntimos, Pepe Escobar, Joza Nopvalis. Tem que fortalecer os canais dele. Farinazzo foi no Congresso na Quinta, com sua equipe. Dr. Rodolfo tudo pessoas que nunca vão vestir camisa da CBF e se dizerem patriotá rios. São nacionalistas de verdade. Vamos ouvir eles, tem muitas coisas boas pra nos ensinar.

    Responda
  13. Alexandre Cunha

    Será que algum grupo sólido brasileiro não resolveria este problema? Votorantim, Bradespar, Itaúsa, Gerdau,etc.

    Responda
  14. Dionisio DeBarros

    Empresa de defesa do Brasil em poder de pais estrangeiro, pode isso Arnaldo? E se o pais estrangeiro se tornar hostil? Passam a produzir cavalos de Troia?

    Responda
  15. frankklim alencar figueiredo

    Se depender de nossos generais, o Brasil continuará comprando JEEP e Baionetas dos EUA.

    Responda
  16. frankklim alencar figueiredo

    Olha o Brics se fechando aí Brasil. De parceiros econômicos a militar em pouquíssimo tempo. A China é parceira confiável.

    Responda
  17. frankklim alencar figueiredo

    China, parceira confiável. Não sabotadora de nossa soberania.

    Responda
    1. frankklim alencar figueiredo

      Vc recebe algo pra escrever aqui? Não sabia que é esse o critério. Achava que era liberdade de expressão.

    2. Marisa Coan

      Quanto vc está levando prá escrever este absurdo?

  18. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Será que qualquer uma das potências militares do mundo gostariam que suas empresas de defesa sejam compradas por de outros países, ainda mais se forem eventuais rivais, mesmo que seja supostamente aliado? Não vai, seja estatal ou privado, vai manter na sua esfera de influência. Geopolítico e estratégia militar não deveriam ser para amadores, essa cogitação de venda nem seria discutida, o governo agiria para estatizar ou formar um pool de empresas privadas nacionais.

    Responda
  19. A A Iuras

    Devagarzinho a China vai apertando o cerco no mundo. É uma questão de tempo!

    Responda
  20. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O q d marisa cosan não entende é q a avibras nao é estatal. E q os sindicatos de sjc estão rogando a deus q seja estatizada. Mas ela vai sair dessa crise como saiu a embraer. Da uma googlada antes de postar. É sempre bom. Avibras é estatal e avibras salários atrasados por exemplo. Tá no Google

    Responda
  21. Marcelo Barbosa

    É uma oportunidade não só de investimentos e salvar a empresa da falência mas, também, para transferência tecnológica bélica chinesa para a Avibras, a questão mesmo são os impactos geopolíticos que essa venda pode impactar, influência chinesa no quintal americano é preocupante.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Quanto os eeuu investiram em estratégia militar tecnológica no Brasil ? Perderam a venda dos jatos. Poderia ter sido os hornets . . Mas diferentemente da Suécia nao quiseram compartilhar tecnologia. Por isso estão se afundando enquanto a china da de sere a um.

  22. Marisa Coan

    Onde estão os defensores do estatismo nas empresas estratégicas? Sumiram? Coisa perigosa para o Brasil e nenhum pio da extrema esquerda.

    Responda
    1. José Antônio

      Não. Ele(a)s estão desde dois mil e oito nos EUA aprendendo ´´O que é Estado mínimo`` com o professor Grande Demaisparaquebrar.

    2. Marisa Coan

      Eduardinho, lesadinho é aquele que vc vê no espelhinho do seu banheirinho todas as vezes que entra e dá de cara com... vc. Noventa e nove por cento das empresas estatais levam o brás no nome, lesadão.

    3. Eduardo Rocha

      Lesadinha, o fato de ter "bras" no nome não significa que é estatal. Não é!

    4. Genésio Marcelino

      Não vejo perigo, pelo contrário, quando o mundo está prestes a ajoelhar para a China, que seja o Brasil o primeiro. Em tempos sombrios, é bom estar ao lado dos mais fortes. É bom mesmo o Brasil ser cortês com a Rússia.

    5. Marcelo Barbosa

      Ter quem defenda, tem, inclusive o NIB Nova Indústria Brasil, não sei se você chegou a ficar sabendo, vai injetar bilhões em um projeto para aumentar a participação da indústria no PIB do país e um dos eixos é a defesa e a segurança nacional, poderia sim esse dinheiro ir pra Avibras mas, como consta no último parágrafo dessa reportagem, não há meios jurídicos para que o governo possa injetar dinheiro e salvar empresas com importância estratégica.

    6. Jorge Ceretta

      Tá, agora vai lá e dá um esporro na Norinco avisando que estão proibidos de fazer propostas de compra.