Bruno Boghossian > Tática de isolar extrema direita dá sinais de fadiga na Europa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Partido Militar segue no poder !
No Brasil a esquerda e a extrema esquerda chegaram ao poder e o que trouxeram? Mensalão, petrolão e agora o arrozão. Uma presidente (que exigia ser chamada de presidentA) com enorme incompetência polÃtica e administrativa. Um presidente que anda de mãos dadas é abraços com ditadores e que adora o luxo! Cansamos e fomos beber de outra fonte. Também deu bastante errado. É preciso ouvir os grotões do Brasil, mas preferem os castas que tomaram o Estado, com interesses corporativos!
Nem Dilma nem Lula fizeram o governo que o Sr. Maltivani fala. Na verdade, os ricos sempre continuaram no comando. O Congresso sempre foi composto por cerca de 80% dos ricos. Lula e Dilma fizeram o possÃvel para que as classes mais pobres tivessem mais dignidade, mas o rico nunca quis isso. Essa história de mensalão, petrolao e agora arrozao foi criação dos ricos, como ficou mais do que provado. O problema é que o rico não precisa falar. O pobre já fala pelo rico e vota em quem o rico manda.
Quem prefere os grotões para governar o Brasil, quer colocar o paÃs nos grotões.
Bem, Brunão, eu creio que a mudança social (as "preferências eleitorais") expliquem parte da coisa, sem dúvida. Mas a esperteza neo-ultra-direitista, sua destreza (hahaha) com as redes digitais e o espalhamento de versões e boatos sobre a realidade que se encaixam com os medos, desejos e raivas dos cidadãos, provavelmente expliquem a outra parte. Talvez um "cordão sanitário" não seja a resposta, mas algum tipo de fumigação de verdade polÃtica, acompanhado de ações policiais, sabe?
O povo brasileiro defende o Estado de bem-estar social, de esquerda, e costumes conservadores, de direita, e o empreendedorismo, presente no mercado informal, também de direita. Se houvesse um partido com essas caracterÃsticas, ele estaria em sintonia com a maioria da população e ganharia as eleições.
A direita tradicional não conseguiu deter os avanços do identitarismo e das revoluções sexuais, por isso ela perdeu espaço.
A novidade é justamente a naturalização da extrema direita. Passou a fazer parte do espectro polÃtico. Cem anos depois, parece que o mundo esqueceu.
Vivemos no mundo das Fakes news de Musk, Zuckerberg e Google, os reis da modernidade, e os interesses geopolÃticos que representam. Sem regulação da redes sociais, tudo isto tende a piorar. Imagina se um Bruno, não tem um mÃnimo de vergonha de colocar sua cara para se expor ao ridÃculo nestas colunas, o que não se pode fazer nas redes sociais, de forma anônima.
O engodo da austeridade neoliberal por um futuro melhor acabou, a próxima fase do neoliberalismo precisa da força para se sustentar, ai entra a extrema direita. Aqui no Brasil a Folha dá sustentação ao diuturnamente atacar um governo progressista e o STF, ao mesmo tempo que protege Lira, TarcÃsio e Campos Neto, expoentes da extrema direita e do neoliberalismo.
Então a gente precisa coordenar o campo progressista (de esquerda e centro esquerda), transformar e formar valores pra mudar as preferências e o comportamento polÃtico de parte significativa do eleitorado. As Ciências Cognitivas e os Estudos dos Letramentos ajudam nessa tarefa.
Existe uma extrema direita com aqueles que pregam uma ditadura onde se admite apenas um ponto de vista.Sabemos exs. no Brasil.Existe uma extrema esquerda que defende e apoia governos autocráticos onde se admite apenas um ponto de vista.Sabemos exs. no Brasil.Mas existe uma massa não-extremista conservadora que quer manter a democracia, mas não aceita as mudanças nos valores,nos costumes e na organização da sociedade no prazo curto.Este grupo é que está crescendo muito e deve ser ouvido,respeitad
A principal causa da dificuldade que o mundo civilizado tem de isolar a ultra-direita e mandá-la de volta ao ostracismo foi a falta de inteligência inicial, e após a covardia da direita tradicional, no primeiro mundo e nos paÃses emergentes. Este é o objetivo primordial que nos definirá como civilização.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > Tática de isolar extrema direita dá sinais de fadiga na Europa Voltar
Comente este texto