Ilustríssima > Chico Buarque chega aos 80 no auge musical, mas menos ídolo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Os detratores passarão, invisÃveis, inócuos, desimportantes. Chico Buarque de Holanda é eterno.
Chico é um dos nossos gênios, salve, texto bom, chamada rasa, idolatria , unanimidade não cabe em artistas dessa grandeza
Leonardo, na maioria das letras o autor, apesar de usar o pronome eu, sempre está criando uma história, isso é o óbvio. O que eu quis e disse é que eles não tem a menor noção do que é viver assim. Espero, sem muita esperança, que você entenda. Ozenildo, grato também, mas do papa atual eu jamais exigiria coerência de uma cara que ama Lula, Dilma e Maduro, sem chance. Claro que o compromisso com a verdade não existe, mas um pouco de coerência quando se fala de pobreza, acho bastante necessário.
Salve Chico Buarque de Holanda! Salve José Saramago!
Excelente artigo sobre este gênio incrÃvel da música brasileira, meu Ãdolo como compositor. A lamentar o fanatismo. Uma vez fiquei indignado com sua irmã Ana, a ex-Ministra, que conheci na PUC, por dizer que nada errado havia acontecido no governo do PT. Sua resposta foi desfazer nossa amizade e dizer que "achei que o Claudio era legal mas vejo que tem o mesmo sangue do pai". Em seguida passei a ser insultado por seus seguidores, sem que pudesse me defender.
Ozenildo, uma coisa não tem nada a ver com outra, mas vou te dar um exemplo: Gente Humilde, de Chico Buarque e Vinicius de Moraes. "tem certo dia em que penso em minha gente... eu vindo de trem de algum lugar" licença poética, claro, mas estes dois nunca pegaram um trem de subúrbio para enxergar "em cima escrito que é um lar". Claro que é poesia, mas não gosto de esquerdista mesmo. Inspiração? isso não tem nada a ver com o ser polÃtico. Pelé e Edson eram duas pessoas que habitavam o mesmo corpo
Você não entendeu o texto! Ele fala exatamente do que não viveu. Da gente sofrida que vai em frente sem nem ter com quem contar. Ele fala do povo pobre e trabalhador. Ele não fala dele, mas do que ele sente ao pensar no próximo. Enfim, não entenderia mesmo.
Meu caro Evandro, primeiramente, agradeço pela resposta considerável. Sei que a arte é produzida a partir da contribuição de outras criações poéticas, filosóficas, etc. Para um artista que se dedica à música popular, por exemplo, não precisa ter coerência entre a mensagem musical que apresenta com sua condição social. Esse compromisso com a verdade não deve ser exigido de um artista, nem mesmo do Papa.
Como compositor, um gênio. Construção com todas as frases terminando em proparoxÃtonas para mim é sua obra prima, dentre outras, claro. Como escritor, mediano, como Cantor, se adapta e se torna muito bom. O problema do Chico é o ser polÃtico que habita nele. Ser amigo do Lula por interesse, passa, mas apoiar MST, Chaves, agora Maduro, FamÃlia Fidel, o torna diminuto.
Pois bem Sr. Evandro... se não fosse esse "ser polÃtico que habita nele" sic, não haveria inspiração para construir sua grande obra musical. Roberto Carlos nunca se posicionou porque é medÃocre como ser polÃtico, embora seja o maior dos intérpretes brasileiros.
Ao contrário. Depois que visitou Lula no cárcere, depois que recebeu o prêmio Camões das mãos de Lula, Chico Buarque superou o auge musical e se tornou mais Ãdolo também na polÃtica e na literatura.
O que chama a atenção é a queda de prestÃgios dos Ãdolos atualmente e parece que isso tem a ver com os que fizeram ou ainda fazem o L, é o Caetano perdendo ações civis, a Ivete e a Ludmila cancelando turnês, a Anita se desmentindo, etc etc, o PT tá levando todo esse pessoal pro buraco. Que pena.
Quem apoia MST, Maduro, FamÃlia Fidel não merece mais do que isso.
Sr. EmÃlio, a ARTE, principalmente a musical, serve para contemplação da mente, não para alienar, como os escritos bÃblicos. O tempo e a experiência que adquirimos na vida e como discernimos os fatos e a polÃtica é que nos fazem tomar o rumo que julgarmos competÃveis e coerentes com nossa visão de mundo. Talvez a revolução de que pensa fosse encarar o mundo como o Olavo de Carvalho propôs. Arte é arte, e a terra não é plana.
O artigo foi escrito por quem conhece grande parte da obra do artista maior. Inclusive trata o texto como "resumo" o que de fato não passa de retalho da grande obra cancioneira de Chico Buarque. Tanto é que não lembro de um grande disco que o artista lançou no inÃcio dos anos 80 -VIDA. É nessa obra que encontramos uma das mais belas canções: Bye, bye Brasil.
Música chata e repetitiva , sujeito insuportável metido a dono da verdade . Não precisa comentar , guarde o ódio do bem para você
Obra Genial, composições incrÃveis, Parabéns para o velho Chico!
Porque não vive na mÃdia puxandoos.é menos Ãdolo??? Chico é patrimônio nacional. É Ãdolo eterno! O maior poeta contemporâneo que o Brasil tem ...Chico p.sempre!
O comunista caviar.
Frase feita oriunda do esgoto da ultra direita. Nao é necessário ser pobre para para defende-los, mostrando a vida difÃcil deles, criticando a desigualdade, denunciando a desumanidade das FA.
Como ainda não recebeu o Prêmio Nobel de Literatura? Não há poeta maior.
Belo texto, com ricos comentários sobre as tramas melódicas da obra de Chico.
O que será que será se não tivéssemos o Chico nos tempos da ditadura.
Chico não tem culpa, o Brasil emburreceu.
Acho que sou fã do Chico Buarque desde sempre. E quase sempre surge uma canção dele que eu ainda não conhecia. É impossÃvel não admirar e respeitar este Ãcone da nossa cultura, que está ao alcance de todos. Muitos, devido a posicionamentos polÃticos atuais, criticam e agridem o Chico; mas, reservadamente, curtem sua obra. Este gostar de Chico, não me impede de ouvir Anitta, Charle B. Jr, Santana o Cantador, Belchior, sertanejos, etc. Sem separa-los por sua ideologia, admirando a todos pel arte
Um embusteiro
Excelente texto, Professor Sidney Molina!! Claro, didático, sem qualquer preocupação em mostrar erudição, Molina analisa na perfeição as diferentes fases da produção de Chico Buarque, explicando em especial o porquê os desavisados fazem sempre comentários como “eu gostava do Chico antes”. Antes do quê, cara pálida!! A esses sobram, como disse o autor de comentário anterior, “os sertanejos, bundanejos e similares”
Obrigado pelo belÃssimo texto. Lembro-me de ouvir Construção a tocar no carro de meu pai, quando criança, com cerca de sete anos, e como chamava a atenção o intercâmbio das palavras nas frases ao longo da música. Costumo comentar como esta música é sofisticada e ao mesmo tempo acessÃvel, algo nada simples de se atingir. Comoveu-me a citação final do artigo sobre a história do trabalhador que "tropeçou no céu como se ouvisse música".
E o público de hoje sabe lá o que é qualidade Musical? Hoje é Anita, Pablo Vittar e os cantores de funk. Essa geracao não conhece música não, só conhecem B…
Na verdade é a nossa sociedade que cada vez mais se vê desprovida de inteligência , embalada na preguiça do pensar e nas palavras criminosas de gente que se aproveita da crença em milagres ou de sucesso instantâneo. Entender Chico, Caetano, Gil, Milton, VinÃcius, etc. é coisa impossÃvel para ignorantes. A estes resta o sertanejo/gospel.
Texto belÃssimo! Poético como a obra que descreve.
Coitada da FSP. Às vezes fico com desse jornal. Todos os Shows do Chico ficam esgotados com muita antecedência. O sujeito se mantém na vida cultural do paÃs há 60 anos entre adolescentes, jovens, adultos, idosos. O tÃtulo da matéria é de quem nunca foi a um show do Chico.
Beethoven tambem nao é unanimidade .A maioria da população é educada pela midia para consumir porcaria produzida por Ãdolos de papel . Temos muitos exemplos . Quem entende de canção popular é unanine : Chico foi e ainda é um dos maiores Ãconoes da nossa musica e da nossa lingua . Uma obra inigualavel e.... não politizem a arte . Deixem ele ter suas convicções politicas . A qualidade da sua obra é independente disso
Composições belÃssimas , todavia com seu carisma , não contribui para minorar o sofrimento da GENTE HUMILDE que compôs . Tornou-se um parisiense com escalas em CUBA . Não se pronunciou sobre as falcatruas e corrupção dos governos do PT . Apoia o LULA incondicionalmente e a Lei ROUANET . Pertence a ELITE das esquerdas atrasadas .
Tenho a mesma opinião. Um cara que apoia MST, Lula, Maduro, famÃlia Fidel, pode ser um gênio musical, mas é um ser diminuto pelos motivos acima.
Comentário de quem não leu nada sobre a história dos últimos 60 anos. Ou leu mas nada entendeu.
Até gostava mais é defensor de corruptos. Acho seus shows sem plateia se deve a isso
Desculpe-me, mas o sr não está falando da mesma pessoa. Isso mostra nem saber de quem está falando. Os ingressos para os shows de Chico Buarque esgotam em poucas horas. Por que dar palpite sobre aquilo que não conhece?
Artigo muito bom! Obrigada!
Perdi os melhores anos da minha juventude por causa do Chico, Gil e do Caetano. Suas músicas amorteceram meu cérebro. Eu poderia ter me tornado um revolucionário se não as tivesse escutado. Lamentável.
MAolina fez um bela e lúcida análise da obra do Chico. Enquanto isso, a matilha bosonarista continua berrando as meldas de sempre:,"lei Rouanet", " compra músicas"... eu só rio... Chico já tem seu nome imortalizado entre os dez maiores compositores de nossa música popular de toda a nossa história
A produção musical de Chico, não o meu cãozinho, o Buarque, definhou com a queda do regime militar. Regime mais ridÃculo que militar, aliás.
Poucas vezes vi uma reportagem tão realista do nosso tempo e tão importante. Infelizmente, para o Brasil, pessoas como Chico são "esquecidas" pela mÃdia, que prefere os "sertanojos". Chico tem uma importância histórica para o paÃs como poucos. Sua coragem e ideologia foi fundamental para embalar os movimentos democráticos dos anos de chumbo. Chico merece nosso respeito e consideração. Merce uma medalha pelos serviços prestados ao Brasil!
Parabéns, Chico Buarque, que venha mais 80 anos de poesia e muita beleza!
Eu sou um profundo adorador da obra do Chico de 1987 pra cá. O artigo está correto: é uma outra seara. É preciso entrar no mundo dos álbuns com muito mais intensidade e atenção, pra sentir um Chico grandioso, um poeta maior que o Chico setentista. O disco de 1989 e o As Cidades de 1998 são coisas de ET.
Parabéns.Uma das melhores análises que já li sobre o gênio: profunda, honesta e imparcial.
Salve Chico! Querido!
QUAL A RAZÃO DA MÃDIA NACIONAL, PRINCIPALMENTE AS TVS E RÃDIOS em divulgar apenas a "sertanojenta milionária", qdo o Brasil tem a valiosa MPB e outros generos musicais como o Sertanejo Caipira e BLUEJAZZ que andam sumidos faz tempo... Que me perdoem os que gostam do "sertanojo", mas eu não gosto, porém respeito ao gosto dos fans, apenas acho que é tudo uma questão de marketing das gravadoras, que têm o poder de mobilizar à s legiões de jovens que querem se divertir...
Chico é GÊNIO.
A recepção atual da música de chico acompanha a crise atual das novas gerações em fabular, metaforizar e contextualizar. Por isso, Chico é cada vez mais uma referência de formação.
Gênio das palavras. Vamos deixar o povo que repete bobagens de Lei Rouanet até pra justificar o pôr do sol. Chico tem composições geniais.
José, sobre a Rouanet é só pesquisar pelo livro que você vai saber quanto ele pediu e quanto ele conseguiu. Rapaz, procura outro, como você diz "desinformado", que aqui não tem vai ter sossego não. Infelizmente, gostam de defender o errado mesmo!
José, é normal, no meio musical, compor música para um cantor especÃfico. Isso é tão natural quanto alguém gostar ou não das "composições" dele. Quanto a lei Rouanet já foi publicado diversas vezes os artistas que são financiados pela lei.
Sergio, vc se julga bem informado, entao diga "quanto" ele ganhou c/ a Lei Rouanet e quais composicoes que ele assina nao sao realmente dele?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Grande Chico. Só não entendo o que ocorre no último show estava vazio
Não mais consigo rever o texto para corrigir os erros de de digitação, pontuação, orografia e sintaxe. Foi tudo escrito de supetaæo, sob o domÃnio da emoção. Peço que relevem.
Chico se inscreve em minha jornada como uma tatuagem. Com ele aprendi a entender, as complexidades do paÃs, das formas de amor, da humanidade, com o olhar voltado ao paÃs e à história. Chico me acompanha até a maturidade, em sua visão dos desafios que ainda se nos impõem como povo e paÃs. Chico é como um grande amigo mais velho de infáncia que me viu e me fez crescer. Salve, Chico! Seu lugar está reservado no panteão dos grandes artistas. Obrigado, Sidney Molina pelo delicioso e impecável texto.
Primoroso texto, Sidney Molina, à altura da grandeza da obra musical e literária de Chico. Foi um deleite desfrutar o texto e a análise sofisticada d impecável, especialmente sob o ponto de vista musical, das composições do autor. Considero-me privilegiado de ter, criança, assistido com meus pais na TV, Chico nos festivais, e, mesmo sem entender muito bem, conhecer o paÃs moderno de BrasÃlia, da Bossa Nova e da tropicália. De ter crescido como o adolescente que ouve Chico cantando liberdade.
Para mim, Chico é o maior de todos.
Com suas músicas de conteúdo polÃtico Chico fez para o PT mais do que todos os ideólogos do partido. Não gosto do PT mas o Chico merece ser reverenciado.
Pendurado na lei Rounet e equivocado como sempre. Adora Cuba e mora em paris. Produto da ditadura, sem ela talvez nada seria!
Em 60, Chico 16 anos e já era um baita sucesso
Jose Batista ainda espalhando as fake News que colheu da extrema direita. Suas músicas já faziam muito sucesso nos anos 60, mesmo sem falar sobre a ditadura. Na realidade se ele tiver uma duzia de músicas que falam sobre a ditadura é muito. E essas não foram os seus maiores sucessos.
Só sabem falar da Lei Rouanet, que nem conhecem, De resto, Chico nunca precisou dela, é um talento reconhecido mundo afora.
Sérgio, discordar pode, mas espalhar "fake news" não. Por mais que eu discorde das posicoes polÃticas de Chico Buarque, a qualidade dele como compositor, autor e cantor são inegáveis. Há algum tempo, Lobão (de cujas opiniões discordo,eu cartas (bem divulgadas) a Chico, Caetano e Gil cobrando explicações ao apoio que davam ao PT. Pois bem, mesmo nesta carta, ele faz ressalvas a Chico Buarque justamente sobre a Lei Rouanet. E depois, ele manda uma carta pedindo desculpas (esta, pouco divulgada).
Eduardo, no mundo que você vive existem pessoas com o direito de discordar dos mesmos pensamentos que vocês. Dói tanto assim mortadelo? Quando vocês vão superar isso?
Doi tanto assim o cotovelo, ga*do?
Um número telefônico escrito por Chico diz muito mais e muito melhor do que um universo inteiro de tolices veiculadas, hoje, como letra de música, inclusive com recibo passado de prêmios e boa parte, se não toda, da mÃdia corporativa. Há muita coisa boa sendo produzida, na atualidade, inclusive por artistas como Chico, mas o que vende é o que acaricia o ego da massa e enche os cofres dos empresários do ramo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Chico Buarque chega aos 80 no auge musical, mas menos ídolo Voltar
Comente este texto