Ilustríssima > Descobri, meio século depois, por que Chico não gostou de perfil dele Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Em primeiro lugar, Chico estourou em 1966 com A Banda. Em segundo, a tal entrevista se encontra disponÃvel para consulta gratuita no próprio site oficial do Chico.
Que motivo mais bobo para não gostar de uma reportagem. E que tem ele já naquela época ser rico e falar das nossas desigualdades? Eita mentalidade underdog do brasileiro tanto da escritora do texto quanto dos comentários. Sim, música quando é sucesso deixa seus autores e interpretes ricos e tudo bem eles serem e mesmo assim defenderem o socialismo e denunciar as mazelas sociais. Só quem vive com dignidade tem condições de olhar o que aquele que vive sem não tem condições de denunciar.
Pq vc acredita na versão da colunista, q não apresentou nenhuma evidência, nem perguntou ao Chico se ele tinha algo contra a coluna? O próprio pai emitiu uma opinião com um "Parece", portanto nem ele tinha certeza. Nenhum jornalista sério publicaria este artigo sem checar com outras fontes e ouvir o outro lado.
Bom que a jornalista seja informada que Chico Buarque "explodiu" com "A Banda" num Festival da Record com apenas 23 anos, "Construção" foi a comprovação da sua incrÃvel genialidade! O pai desta moça deve estar super constrangido em ler este texto, uma coisa sem pé nem cabeça!
Corrigindo: com apenas 22 anos
Bem que Tom Jobim afirmou que o Brasil tem dificuldade em conviver com o sucesso alheio. Chico Buarque é das raras unanimidades no Brasil! Com uma obra monumental na música, o que produziu em quantidade e qualidade nos anos 70, culminando com "Construção" já dava para justificar sua riqueza e a inscrição do seu nome como um dos maiores na história da nossa música popular! Buscar seus defeitos, fazer ilações porque não concedeu uma entrevista, quando comemora oitenta anos é de uma pobreza só!
O repórter Hamilton Ribeiro identificou o motivo das sucessivas recusas de Chico Buarque: "Parece que o Chico não gostou da matéria porque somei o que ele teria ganhado de dinheiro até então e ficou claro que ele estava rico." Millor Fernandes sobre Chico: "Desconfio de todo idealista que lucra com seu ideal".
Irineu: "Parece que o Chico não gostou da matéria porque somei o que ele teria ganhado de dinheiro até então e ficou claro que ele estava rico."
Millor então desconfiava dele mesmo?
Vc tem como provar a causa da recusa do Chico? Perguntou pra ele? Verificou se no mesmo perÃodo não recusou ouyras entrevidtas? O próprio José Hamiton disse que "Parece que" . Não afirmou com certeza, e certamente não o diria publicamente sem verificar, como fêz a filha.
Felicio, o Millor foi agredido por chjico Buarque na saÃda de um restaurante no Rio. Millor disse isso no programa Roda Viva, no final dos anos 1980. As duas frases - verdadeiras - mostram que o genial Chico Buarque tem problemas em admitir que é rico. Só isso. Se você não acompanhou, ou não sabe dar um Google, pare de usar este espaço em vão.
Toda a genial obra de Chico Buarque foi escrita pensando em dinheiro não é? E pare de usar o santo nome de Millor em vão!
Convivi algum tempo com Hamilton Ribeiro, na época do jornal Dia e Noite em Rio Preto, quando ele lançou o livro Pantanal Baguá. Otimas e saudosas memórias.
"Haja o que hajar, péra lá! Me inclua fora dessa". (Vicente Matheus)
O Chico está com cara de maracujá esquecido em gaveta faz décadas.
Só alguém sem nenhuma noção de música e história escreveria algo assim. E com muita inveja também, claro.
Chico é um grande compositor, um grande escritor e grande brasileiro. Quem não gosta das obras dele não respeito pela cultura brasileira.
Menos ódio, mais Chico !
Politizar os motivos do mutismo do Chico, faz parte dessa onda de intolerância, que politiza tudo e empobrece o debate. Afinal, são rarÃssimas suas entrevistas em sua longa carreira. As escolhas polÃticas não diminuem a obra do Chico.
As escolhas polÃticas só aumentam o valor da sua obra. Sempre ao lado do povo, não dos golpistas de ontem e de hoje.
Ao contrário, as escolhas polÃticas de Chico só aumentam sua obra.
Este sujeito é um chato insuportável, não sei porque perder tempo com ele. Não comente, guarde o seu ódio do bem para você
Para julgar alguém "chato insuportável " é necessário conhecer de perto esse alguém. Improvável que o grande Chico tenha se dado ao trabalho de conhecer essa anônima criatura.
Chico só pode ser cha to para os nés cios que não tem cultura , nem nÃvel intelectual para entender sua obra. Fiquem com sertanejos bregas e chiques ( não com os autênticos)
Falou aquele q jã abre seu comentário insultando, expressando seu ódio do mal. Obviamente um bozista sertanejo.
Propaganda de livro? Qual o problema. Que tenhamos mais propaganda de livros e menos de intolerância e obscurantismo. Muito oportuno seu texto. Chico está entre os maiores, mesmo sem as entrevistas. Que você tenha mais espaço nessa folha. Você é necessária.
Não há problema em propagandear livros. A falta de ética está em trazer especulações maldosas não comprovadas sobre uma pessoa famosa, q nada tem a ver com o livro tralmente, só pra vender mais livros. Eu me pergunto, quem será q detém os direitos de autor do José Hamilton?
A autora deveria considerar a possibilidade do Chico não ter priorizado uma mÃdia ligada à FSP, q chamou a ditadura q ele tanto combateu de "ditabranda", menosprezando seus crimes. Que apoiou a tramóia (não se pode chamar de golpe, né?) q levou ao impeachment de Dilma, que proibiu seus jornalistas de dizerem q o Bozo era de extrema-direita, para ajudar a elegê-lo, e se colocou em editorial como "neutra" na eleição q escolheu entre o fascista e o democrata.
FSP que impediu - e impede - de tratar Bozo como genocida que é.
Nunca, desde os anos sessenta, gostei do Chico. O José Hamilton Ribeiro? Conheci, há uns anos, em Santa Catarina,na Balsa ItajaÃ-Navegantes,e achei super simpático. O jornalista sempre admirei.E,parece que agora, quem não gosta do Chico é bolsonarista, cruzes! Nos anos sessenta nem imaginava que dois boiadeiros iriam, quase, dividir o PaÃs, nos anos vinte dos dois mil. O Brasil invés de evoluir, regride.
Senhor Ricardo: não denunciei seu comentário. Não fui eu , porque sou democrática. Quem apoia ditaduras, esquerda, direita, civil, militar, ateia ,religiosa, não respeita o pensamento alheio.
O red snowflaque não admite quem não comunga com suas ideias. Desde o surgimento não gostei, porque agora, para satisfazer o snowflaque do cowboy sindical terei que gostar? Aprenda a respeitar a diversidade de pensamento alheio.
DifÃcil entender como alguém não gosta do compositor, bem difÃcil. E a maioria não imaginava que um ge no ci da iria governar o paÃs e deixar que mais de 700 mil pessoas morressem e ele fazendo piada. Poderia ter evitado ao menos a metade dessas mortes, mas não o fez por ser negacionista. Comparar essa criatura com o atual é, no mÃnimo, não ligar para as vidas perdidas.
A poética e harmonia única, inteligentÃssima, das obras musicais de Chico não são compreensÃveis por todos. Há que ter cultura musical e poética para entender sua grandeza.
Quem não gostava de Chico lá no inÃcio era ruim da cabeça. Quem não gosta agora é bolsominion. Não mudou muito.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Parece até que a folha secou e sem servir de fertilizante! Pois é cada artigo de gente sem noção que publica, que deixa o bom jornalismo rubro de vergonha.
Quanta bobagem! Aposto que, se Zé Hamilton quisesse e existisse hoje uma revista como Realidade, Chico toparia escreverem a quatro manos o seu perfil aos 80. E ririam das sandices dos leitores da Folha.
Chico é um demagogo. Vive em um confortável apartamento aqui em Paris. Ontem apareceu na avenida com uma bandeira do MST foi tão ridicularizado que não demorou 10 minutos
Se ele tem o apartamento foi porque trabalhou e ganhou para comprá-lo, não ficou fazendo fofoca sobre os outros. Nem ficou na rachadinha, como a famiglia do inelegÃvel. Agora ele ter dinheiro não tirou dele a preocupação com os mais pobres, o que muitos polÃticos, como o suposto governador de SP, amigão do golpista, nem sabe o que significa. Só se preocupa em agradar o ex-atual-chefe, que só quer comprar casas com dinheiro vivo.
Isso não é demagogia. Ele não precisa ser agricultor para apoiar os trabalhadores sem terra.
Que vergonha. A autora e a Folha deveriam se desculpar por matéria tão oportunista. Saudades de Hamilton e muito orgulho de acompanhar Chico há mais de 50 anos.
Oportunismo barato para vender o livro do pai.
Claro que Chico Buarque deve ter inúmeros defeitos e equÃvocos em sua trajetória profissional e humana. O fato de ser sua fâ desde a adolescência não me impede de reocnhecer isto! O que me incomoda não é que esse seu lado humano seja divulgado mas sim que o seja justo agora, aproveitando os holofotes da comemoração de seus 80 anos. Por que não antes ou talvez daqui a seis meses? Por que "pongar" na data para despertar atenção? Talvez também a resposta seja o lado humano dos colunistas da Folha!
Já que na matéria houve propaganda de livro que não cita Chico, faço propaganda do meu que fala sobre o exÃlio de Chico, Gil e Caetano: "Omissão um Tanto Forçada: ExÃlio e Retorno em Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque", lançado pela editora Alameda. :D
Aos 40 anos, Caetano Veloso tirou a virgindade de Paula Levigne, à época com 13 anos.
É verdade ou você inven tou isso?Vai alegar que não pode di vulgar suas fon tes?Qual a importância disso para o tema da repor tagem ?Comentário tÃpico de fu xi queiro.
Faço comentários sem agressões pessoais, sem termos chulos e muitas vezes sou censurado. Como passa um comentário olavista desses sobre Caetano e ainda fora da matéria?
Por essas e por outras tira zero em redação. Aonde estamos falando aq de caetano ?
Em 1971 fez sentido expor um pretenso comunista e quanto o trabalho dele rendeu ?Não li a reportagem do sr Hamilton mas NÃO , em 2024 isso não deveria ser mencionado!Perdeu a perna numa guerra absurda que inflama novamente!!!
Por que tamanha agressividade? Seu pai foi relevante no seu tempo e ao seu modo, ela também tem sua relevância a contribuição na sua área de atuação e o Chico é avesso a entrevistas e o fato narrado pode relação com sua recusa. Parece que o pai ter sido um jornalista de destaque por tanto tempo, implique que ela tenha que se anular, para não caracterizar nepotismo. Os tempos são desafiadores Teté Ribeiro, mas não podem anular seu talento e sensibilidade. Gosto de tudo que você expressa e faz.
Não, ela não tem q se anular para não caracterizar nepotismo, muito pelo contrário. Ela deveria era "anular" a influência do pai e solicitar profissionalmente a entrevista, sem tentar constranger o entrevistado usando o nome do pai, o q ela admite ter feito. Agressividade é atribuir ao Chico uma vingança rancorosa para negar a entrevista. E péssimo jornalismo, pois não checou com outras fontes, nem ouviu o outro lado.
Kkkk, mas sobre o que exatamente é o artigo? É só uma publi sobre o livro a respeito do pai? O que um dos maiores compositores do Brasil tem a ver com isso, se a matéria da Realidade com ele ficou de fora? Eu, hein.
Em 1971 fez sentido expor um pretenso comunista e quanto o trabalho dele rendeu( não li a reportagem mas NÃO em 2024)! Perdeu a perna numa guerra absurda que inflama novamente!!!
O Chico Buarque não teve "espaço" no livro do seu pai? Mas teve bastante espaço e utilidade na sua coluna para promover o livro, não é mesmo? Não deveria ter feito seu pai passar essa vergonha junto com você.
É isso ai. Vergonha na famÃlia. Talvez o pai nem mereça.
Esqueci de assinar o comentário acima, que saiu em nome de Flávio, assinante da Folha. Meu nome é Marisa.
Esqueci de assinar o comentário acima, que saiu em nome de Flávio, o assinante da Folha. Meu nome é Marisa.
Xiii... Gustavo Alonso começou, a autora segue a toada da Malhação de Chico em "homenagem" aos seus 80anos.
Sinceramente, o que essa mulher escreve, faz sentido? Com certeza, colheu algum favor devido ao pai, por que, não dá para escrever na Folha. DifÃcil de aguentar...
Algum jornalista, por favor, divulgue o imposto de renda da jornalista e de seu pai nos últimos cinco anos pelo menos.
Chico trabalhou e tinha o direito de ganhar dinheiro com seu trabalho. Queria q ele fosse pobre e morasse em um pardieiro ?
Tito, vc lê pensamentos? Leu o pensamento do Chico pra saber o q vc afirma? O próprio José Hamilton disse "Parece que", e não divulgou publicamente a suspeita pq, como bom jornalista, não o faria sem uma confirmação. O q vc e a filha dele fazem, sem muita ética.
Mas Chico não queria ser visto como "rico". Para a esquerda que o cultuava não pegaria bem.
Na vdd Batista vc é so outro Fulgêncio
Queria q Morasse em Cuba ou na Venezuela! Q defende!
Como assim?! Não entendi o artigo. José Hamilton Ribeiro foi um grande jornalista, dos maiores e Chico Buarque de Holanda não precisa de apresentação. O que Teté quis mostrar?
Tampouco entendi.
José Batista Bozista gosta é de sertanejo. Direito dêle, uai. Nóis só vai ri da sua reiva faxista.
Chico é um equivocado, metido a humanista q gosta de lei Rounet e Paris!!
Também não entendi, chamou pra falar do Chico Buarque mas parece que só queria falar do livro do pai
Tenho 70 anos de idade e posso afirmar com conhecimento de causa e efeito: A maior parte dos jornalistas são covardes, mal intencionados e mau-caráter. Para fazer sucesso nas suas reportagens inventam fatos e são capazes de condenar e matar a própria mãe e pai. Cito o senhor Guzo do Estadão como exemplo dessa espécie de gente suja e nojenta. As exceções são poucas e raras.
O senhor diz que afirma com conhecimento de causa e efeito .Tenho 63 anos , leio muito desde criança e adolescente e nunca vi qualquer menção ao seu nome dentro da imprensa. Por que tanto ran cor de jornalistas ?Conhece todos?Acredito que seja só mais um caso de jornalista pou co talentoso e fracas sado , que foi buscar outro ofÃcio. Mas o ran cor persiste tiu por décadas.
Por favor, isso não se aplica a JOSé Hamilton Ribeiro.
Acho que não vou agradar as pessoas que já comentaram. Mas não consigo deixar passar injustiças. José Hamilton Ribeiro foi um grande jornalista, muito respeitado no seu meio. Não merece esses comentários negativos. Independente de Chico, o livro fará sucesso, cabia à sua filha enaltecê-lo. Talvez vocês sejam jovens e não conheçam bem seu trabalho e como foi inovador no seu tempo. Chico não precisa ser defendido porque não foi atacado.
José Hamilton não foi atacado, aponte o comentário em q isso ocorreu. Foi de fato um jornalista respeitável, q por sua vez não atacou Chico, apenas fez uma especulação privada à sua filha. Quem faz declarações oportunÃstivas é a autora do artigo, talvez por demais habituada a usar o nome do pai para obter privilégios para si. Essa sim atacou Chico, descrevendo-o publicamente como rancoroso e do tipo q se vinga sobre os filhos por desavenças com os pais.
Seu pai foi de uma grandeza Ãmpar. Sempre educado, aberto ao diálogo. Acompanhei sua carreira desde 1968, na revista Realidade e, por fim, aos domingos no Globo Rural.Sempre tratou muito bem os entrevistados. Muito triste vê-lo criticado com tanta parcialidade. Chico também é um compositor genial, mas nunca foi uma pessoa gentil, há inúmeras histórias sobre seus bofes. José Hamilton não merece ser cancelado na mesma proporção que Chico não deve ser endeusado. E vice-versa.
Ninguém atacou José Hamilton, de fato um jornalista respeitável, q por sua vez não atacou ninguém, apenas fez uma especulação privada à sua filha. Quem faz declarações oportunÃsticas públicas é a autora do artigo, talvez por demais habituada a usar o nome do pai para obter privilégios para si.
Chico é Chico, grande artista, grande intelectual, não faltou em todo tempo, alguém querendo tirar uma casquinha do seu merecido sucesso. Nada disso atinge uma figura Ãmpar como Chico Buarque de Holanda. A reportagem em si é muito pobre de conteúdo. Viva Chco Buarque, patrimônio cultural e moral do Brasil.
Que texto mal escrito, que matéria pÃfia - afinal, ela usa o Chico para falar do pai? do livro que vai sair, onde não coube nem a foto inteira que ela mostra? Que fiasco!
IncrÃvel como a autora dá como certa a razão da negativa do Chico em função de uma mera especulação de seu pai. Tambëm não tem o menor pudor de deixar claro q é usuária da carteirada nepotista para obter privilégios pessoais. O tradicional "Sou filha do fulano" não funcinou no caso, o q parece tê-la levado a esta pequena vingança de retrata-lo como rancoroso. Além da oportunidade de propagandear a si mesma e o relançamento do livro de seu pai, é claro.
A autora “esquece” q não só ela, mas um sem número de outras mÃdias receberam não como resposta por décadas, pois Chico é notóriamente avesso a entrevistas. Assim, a especulação de q ele “puniu” a filha pelas ações do pai soa especulativa e mesquinha. Gente acostumada a nepotismo, né? Mas chama a atenção, vende bem.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Descobri, meio século depois, por que Chico não gostou de perfil dele Voltar
Comente este texto