Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ivonete Liberato da Silva

    Porque essas mulheradas não usam o anticoncepcional.

    Responda
  2. Elizabeth Maria Fleury Teixeira

    Sou totalmente a favor do aborto legal e acho muito boa a lei brasileira existente, fruto de muito debate. A respeito do problema de saúde pública das centenas de milhares de abortos ilegais, cometidos cotidianamente no país, ja passa da hora de o Ministerio da Saude intervir na linha da prevenção e da promoçao da saude. Tem que existir politicas publicas eficazes p/ resolver isso. Tambem é preciso que o mesmo Ministerio ofereça as mulheres e condições p/exercer seu direito ao aborto legal.

    Responda
  3. Elizabeth Maria Fleury Teixeira

    Sou totalmente a favor do aborto legal e acho muito boa a lei brasileira exustente, fruto de muito debate. A respeito do problema de saúde pública das centenas de milhares de abortos ikegais, coketidos cotidianamente no país, ja passa da hora de o Ministerio da Saude intervir na linha da prevenção e da oromoçao da saude. Tem que existir politicas publicas eficazes p/ resolver isso. Tambem é preciso que o mesmo Ministerio ofereça as mukheres condições p/exercer seu direito ao aborto legal.

    Responda
  4. Fernando Lima

    #forabancadadoestupro

    Responda
  5. Joao Victor Celestino O W Pontes

    Por ser homem, não seria o mais adequado para tratar do assunto. Contudo, observando o que está a ser feito com a legislação brasileira, devo dizer que ela não está boa, pois é descumprida. Há uma clara discriminação e diferenciação entre mulheres, a depender da cidade ou do estado em que nascem. A lei aqui não se aplica ali, mesmo estando dentro do mesmo país. Sempre a depender do hospital, do médico (a). É no mínimo absurdo e inconstitucional. Está se misturando constituição com religião.

    Responda
  6. Magda Silva Araujo

    Sou a favor do aborto. Nunca fiz e pela minha idade não vou fazer. Mas acho que cada mulher deve fazer o que ela quiser. É saúde pública.

    Responda
  7. Anete Araujo Guedes

    Até quando vamos efetuar esse questionamento? Até quando vamos empurrar a liberalização da prática do aborto para o futuro?Quase todos os países já optaram pela legalização. Não se trata de uma questão que deve ser solucionada pela via dos achismos, do moralismo, da crendices, dos dogmas, da politicagem. Trata-se de uma questão de saúde pública.

    Responda
  8. Alexandre Rodrigues

    Ninguém é a favor do aborto. O papel do Estado é evitá-lo, dando educação sexual e fornecendo contraceptivos a fim de evitar a gravidez indesejada. Mas a criminalização não diminuiu o número de abortos, apenas penaliza a mulher negra e pobre, impedindo-a de fazê-lo de forma segura através do sistema público de saúde. Esse é o verdadeiro crime.

    Responda
  9. FLAVIA MARIA GONTIJO DA ROCHA

    Gostaria de opinar, mas o link do formulário não abre.

    Responda
  10. magda pereira silva shimizu

    Deve ser mantida a lei que já existe e pronto! Deve é punir religiosos de invadir a intimidade da vítima pra impor suas crenças!

    Responda
  11. Mayke Rocha

    Eu penso que o Brasil deveria seguir o que já é praticado no mundo desenvolvido em que esse tema foi superado há décadas. A vontade e liberdade de escolha da mulher deve prevalecer em qualquer circunstância que ocorra a gravidez. Não cabe ao Estado ou a meia dúzia de burocratas decidirem se o indivíduo deve ou não ter filho.

    Responda
  12. Felipe Vasconcelos

    Quando a gravidez coloca em risco a vida da gestante; quando há feto anencéfalo; quando a gravidez decorre de violência sexual. É o que determina a nossa atual legislação e a jurisprudência do STF.

    Responda
    1. ANA MARIA DOS SANTOS

      A lei não é cumprida. As mulheres nas situações descritas na lei encontram mil empecilhos. Um deles é que o médico se recusa a fazer o procedimento por receio de ser processado. Além disso as pessoas fazem sexo raramente estão querendo ter filhos. Especialmente se forem solteiras. Ou não tem condições de criar um filho ou mais um filho.

  13. Cristina Cabral

    O aborto deve ser permitido em todas as situações. Deve ser livre escolha da mulher. Meu corpo, minhas regras. Pela dignidade das mulheres e meninas. Que a elas seja dado pleno direito de escolha em qualquer situação. Se os homens parissem, a humanidade já teria aprovado aborto há milênios.

    Responda
  14. Vera Maria da Costa Dias

    A política pública para o aborto deve estar dentro da política de saúde pública. Acesso simples e rápido às modalidades farmacêuticas para anticoncepcão e interrupção da gravidez é, quando isso não for mais possível, aborto seguro, no caso de gravidez indesejada.

    Responda
  15. Marcos Araujo

    Esta é uma decisão que cabe às mulheres. Os homens já abortam há muito tempo. Basta ver a quantidade enorme de mães solo cujos pais abandonaram os filhos

    Responda
  16. Fernanda Magalhães Lamego

    Opinião de homem não conta. O aborto deve ser permitido e facilitado para qualquer mulher que queira interromper a gravidez. São apenas um monte de células! A vida começa, como todos sabem, após o nascimento. A ideologia religiosa é perversa e tem apenas um objetivo: controlar a sexualidade e o corpo das mulheres.

    Responda
  17. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    A mulher decide, com liberdade total e irrestrita.

    Responda
  18. João Herberthe Dos Santos Almeida

    Cada estado ou o país deveria convocar um plebiscito ou referendo. Só o povo e somente o povo pode decidir. Afinal ! Vivemos ou não em uma Sociedade Democrática ?

    Responda
  19. Rui Diogo da Silva

    Em caso de estupro o aborto tem que continuar a ser permitido, independentemente do tempo de gestação. Como obrigar a mulher a dar a luz ao fruto de uma violência? E o ser que nascer vai carregar esse peso para toda uma vida? É desumano. demais.

    Responda
  20. Edson Capistrano

    O aborto deve ser livre , a mulher deve decidir sobre seu corpo e sua vida. Quanto as formas de aborto já permitidos, no mínimo, não retorceder como pretende este congresso reacionário.

    Responda
  21. Regina Tavares

    A mulher deve ter autonomia para decidir o que fazer com uma gravidez indesejada a qualquer tempo, sem restrições e prazos. Meu corpo, minhas regras!

    Responda
  22. SERGIO DIAS CANELLA

    Tal prática deve ser de exclusiva vontade da mulher. Num ambiente democrático não se deve impor conceitos ou pré-conceitos, sejam eles pessoais, sociais ou religiosos. Abortar é uma decisão psicologicamente difícil e não ajuda em nada o julgamento de terceiros completamente alheios às razões que levam alguém a tal ato.

    Responda
  23. Sergio Scangarelli da Rosa

    O aborto deve ser livre para todas as mulheres e em qualquer semana de gestação. Exatamente igual ao tratamento disponível para as mulheres ricas, que fazem muitos e quando querem. Precisamos acabar com a hipocrisia.

    Responda
  24. João Larizzatti

    Ninguém faz aborto porque gosta. A primeira pessoa a ser ouvida e levada em consideração é a mãe, tenha ela a idade que for. Se ela foi vítima de um crime, isso é ainda mais importante. Uma criança não deve ser mãe.

    Responda
  25. SILVIA REGINA B A NEGRETTI

    Acho um retrocesso absurdo e total desrespeito a mulher que sofre literalmente sozinha nesta situação...Por políticas públicas mais coerentes!

    Responda
  26. Joao Cellos

    Deve ser de livre escolha da mulher. Em qualquer situação e em qualquer mês de gestação. Assim como já é para as mulheres ricas.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Até o óvulo é um ser vivo. E uma formiga também.

    2. Galdino Formiga

      Assassinato de ser vivo.