Lygia Maria > Congresso abjeto Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Orasil coelho pina

    Parabéns, a Folha é disparado o jornal mais democrático da grande imprensa! OrasilBajulador!

    Responda
  2. Daniel Liaz

    Há dona Ligia, encontramos aqui dois problemas que se somam. Tanto esses políticos qto as pessoas que os apóiam tem por um lado limitações cognitivas que impedem de compreender de forma um pouco menos simplória a situação; por outro, têm sérios obs de caráter que impedem que façam uma análise honesta daquilo que se tenta esclarecer para eles

    Responda
    1. João Paulo Zizas

      correção: quem aprova, não "que aprova"

    2. João Paulo Zizas

      Daniel, acerca da sua resposta ao meu comentário mais abaixo e também sobre o seu acima, vou reescrever o que eu disse a você dias atrás. Um bom caminho para começar a entender a questão de modo menos simplório e ir ao cerne dela é se inteirar sobre como o aborto é feito após 22 semanas de gestação. Tem sérios desvios de caráter que aprova esse tipo de procedimento compreendendo-o. Ademais, vale estudar a realidade de um ser humano durante todo o período no qual ele ainda está dentro de sua mãe.

  3. Orasil coelho pina

    Estimada Lygia, talvez o Congresso esteja apenas querendo desviar a atenção com esta lei do aborto, não que esta não seja muito importante, mas para os poderosos o que mais interessa neste momento é a questão das delações premiadas, esta sim só beneficia a turma de cima! Lembra do famoso bode expiatório! OrasilDesconfiado!

    Responda
  4. Márcia Meireles

    A palavra foi bem escolhida, é mesmo um congresso abjeto.

    Responda
  5. alessandra alves florentino

    Ou a colunista está abusando de ironia, ou é absolutamente desonesta intelectualmente, seja pela afirmação de omissão do Executivo (que no final das contas não faz leis), seja pela surpresa com o comportamento dos mesmos a quem apoia e endossa e não é de hoje. Esse filho, tambem é seu

    Responda
  6. Fernando Alves

    A coluna dela sempre fica no topo da página junto com a do Pondé quando ela escreve alguma ofensa gratuita à esquerda e ao poder executivo. Como ela falou mal do congresso, sua coluna foi "rebaixada" e substituída pela coluna da Korich, que nunca aparece lá a não ser quando ela decide ofender quem é contra o extermínio de crianças paleztinas.

    Responda
  7. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

    Nada melhor que conversar com as mulheres que possam relatar suas experiências fora do ambiente de pesquisa. Faça isso, ou fale com quem o faz em ambientes nos quais elas não sejam questionadas, mas falem disso espontaneamente.

    Responda
  8. João Paulo Zizas

    É normal abortistas de diversos matizes terem reações coléricas e tergiversarem quando se veem diante de contextos que desafiam o complexo sistema de crenças ao qual se apegam para justificar suas aprovações ao ato de matar de modo intencional e horrendo um ser humano cuja existência está só começando. É nítido exemplo disso o texto "Congresso abjeto", de Lygia Maria. A colunista jamais discute no escrito a real natureza das ambloses e os modos como elas são feitas após 22 semanas de gestação.

    Responda
    1. João Paulo Zizas

      Na resposta à mensagem do Daniel mais acima, comento o que ele disse aí embaixo.

    2. Daniel Liaz

      É como comentei acima. Gente de bem tem limitação cognitiva para compreender a complexidade do assunto e ou tem obs de caráter para tratar da questão com honestidade. No caso em tela a única dúvida é de quais dos casos se trata aqui, se é que não é de ambos

    3. João Paulo Zizas

      Por lapso, enviei o comentário sem perceber que nele estavam escritos os termos “modo” e “modos”. Não gostei dessa repetição. Abaixo está uma versão com o problema resolvido. O “modo” foi substituído por “forma”.

    4. João Paulo Zizas

      É normal abortistas de diversos matizes terem reações coléricas e tergiversarem quando se veem diante de contextos que desafiam o complexo sistema de crenças ao qual se apegam para justificar suas aprovações ao ato de matar de forma intencional e horrenda um ser humano cuja existência está só começando. É claro exemplo disso o texto "Congresso abjeto", de Lygia Maria. A colunista jamais discute no escrito a real natureza das ambloses e os modos como elas são feitas após 22 semanas de gestação.

  9. Edson José Neves Júnior

    Todos sabemos que falta honestidade intelectual à tal Lygia, mas dizer que o governo "lavou as mãos" é uma ofensa grave. Afinal, se a "jornalista" afirma que o Congresso usou o projeto como moeda de troca, o que deveria ter feito o governo? Aceitado a ameaça e barganhado? Não o fez e condenou a proposição da bancada retrógrada evangélica. Lula saiu enorme desse debate e o peso político ficou com os congressistas conservadores.

    Responda
  10. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

    Odalci, sobre estupro de meninas, eu acho que um jeito melhor de lidar com a dor delas seria a aplicação de penas mais duras para os estupradores, não para o feto. A sede de justiça seria saciada e elas não precisariam matar ninguém, pois a dor da gestação de um abuso duras alguns meses, mas a agonia de a si mesma se estuprar pelo assassinato de um inocente perdura a existência inteira.

    Responda
    1. Oscar Vigna

      Como se tudo fosse uma questão de vingança e sede de justiça contra o agressor. Enquanto os homens, baseados em seu "profundo conhecimento" da psique infantil e femina, opinarem desta forma, a população estará sujeita aos retrocessos que constantemente são sugeridos.

  11. Fernando Alves

    Todas as semanas essa colunista defende os interesses de quem formulou esse projeto de lei. Agora finge que se sente traída, como se não soubesse que os candidatos em quem ela votou e por quem ela faz campanha semanal em sua coluna queriam isso. Não é o congresso que é abjeto, são os políticos da matiz da qual a colunista pertence.

    Responda
  12. José Cardoso

    PL, PP, MDB, União Brasil, Avante, Psdb, Republicanos, Psd estão envolvidos nessa excrescência. São 8 partidos em 30, poretanto não dá para generalizar para toda a casa. Mas os eleitores deveriam tomar nota dessas siglas.

    Responda
    1. Odalci José Pustai

      E a autora desse artigo defende as pautas desses deputados que ela critica seletivamente. Oportunismo típico de articulistas de direita.

  13. Gustavo Michelin

    É a democracia que estava ameaçada, Lygia.

    Responda
  14. Vinicius Figueiredo

    Subscrevo: congresso abjeto.

    Responda
  15. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Hoje a Lygia acordou fora da Terra Plana. Amanhã volta.

    Responda
  16. MARCOS CAVALCANTE UCHOA

    Abortam-se a criança e a mãe ao mesmo tempo, pois só quem já viu a dor no olhar de quem matou um ser humano no próprio ventre sabe que a maior crueldade do aborto é com a genitora, que carregará em seu corpo a eterna marca do matricídio.

    Responda
    1. Odalci José Pustai

      Sobre estupro de meninas nada? O aborto legal e necessário somente existe em função de um estupro. Acorda velhaco!!!!

  17. Anderson Santos

    A direita brasileira é assassina.

    Responda
  18. Amarildo Caetano

    República Teocrática do Brasil

    Responda
  19. Edailson Monteiro Rodrigues

    Caiu a ficha madame? Ou semana que vem volta ao normal?

    Responda
  20. Amarildo Caetano

    Ser contra o aborto de meninas estu pradas é hipocrisia.As mulheres deles , endinheiradas abortam em clínica particulares .

    Responda
  21. Amarildo Caetano

    Temos o pior parlamento da história com a bancada do BBB.

    Responda
  22. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    O.unjcl foco que.nao podemos peeder é que esse congresso somente existe em função da ignorância política, cultural da população, e, que interessa aos donos do dinheiro. Todos uma corja.

    Responda
  23. Anete Araujo Guedes

    Em vez do avanço, o reacionarismo.. Em vez da lógica, a crença. Em vez da ciência, o achismo, a cloroquina. Em vez da racionalidade, o dogma, em vez do Estado laico, um Estado teocrático.

    Responda
  24. roberto foz filho

    Abjeto em quase todos os assuntos de interesse da nação. Minúsculo.

    Responda
  25. José Bernardo

    Único posicionamento digno de um ser humano que pense e sinta. Mas seria utópico esperar que a colunista reveja seu apoio ao "bolsonarismo moderado", que ajuda a produzir pérolas como esse PL?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sim, creio.

  26. Paulo César de Oliveira

    Estão fazendo avançar o que havia se pior no governo anterior, a chamada pauta dos costumes, e deixando d lado aquilo que havia de melhor, as reformas de Paulo Guedes para equilibrar as contas públicas, reduzir o tamanho do Estado e aumentar a produtividade e eficiência.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Você gosta de Guedes porque ele exprime seu ideal: reclama de domésticas indo para a Disney e do filho do porteiro na universidade. Sua cara.

  27. Dorgival Pedroso

    A mulherada deveria ter tomado as ruas desse brasilzão e protestado fortemente contra essa insanidade. Estão quietinhas demais.

    Responda
  28. Fernando Dolci

    Ora Sra. Lygia, generalizou o congresso, não tenha receio, dê nome aos bois, no caso aos politiqueiros e fanáticos, não é todo o congresso q assim age, sabemos que mais da metade é formada mesmo por elementos abjetos, mas esses devem ser nomeados sem medo de retaliação.

    Responda
  29. Marcos Benassi

    Poi Zé, Lygia, poi Zé: neste caso, como na quase totalidade das questões, estão em jogo a barganha, como você mencionou, ou a pura birra. "Vejamos que pode mais" ou "Vejam como podemos". Não é um acinte? O Executivo tem mais o que fazer, o Sul está todo (al)quebrado, e os sujeitos a provocar enfrentamentos inúteis, "de costumes". Ora, deveriam ser cuidadosamente enviados de volta às suas casas, "aos costumes", com chutes no traseiro. É esse peçoau que, volta e meia, é defendido aqui.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, caríssimo, tenha Santa paciência, quequéisso? Dar o troco, onde já se viu? Aferir a "resistência" do Lula, que foi outra fala que rolou dia desses? Ora, vão lamber sabão.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Ontem ouvi o autor da façanha o evangélico Sóstenis Cavalcanti, dizendo que foi uma resposta à decisão de Alexandre de Moraes que suspendeu os efeitos de outra do CRM, (aquele órgão, que apoiou a cloroquina e que jamais pune médicos quando matam), que proibia a acistolia fetal. Ou seja, pura disputa de egos.

  30. Anete Araujo Guedes

    Jogam com as questões da mulheres, transformando-as em meros objetos, para alcançarem seus objetivos pessoais, políticos e de poder. O dia em que a prática do aborto for legitimada, os extremistas de direita perderão um dos seus motes, para alardear suas virtudes com o sofrimento alheio. Não mais farão seus costumeiros dramalhões, e terão que reconhecer os avanços da sociedade e da ciência. Não dá para tentar impor aos outros seus dogmas ou crenças.

    Responda
  31. Ricardo Andrade

    A colunista está dando sinais de cura da insanidade e da lepra. Pode ser apenas sinais enganosos, mas são sinais de cura.

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Que nada! Ela não contava com a reação popular. Para não ficar feia na foto adotou a tática camaleonica. Malandra!

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não. Apenas sentiu a água chegar na cintura.

    4. Marcos Benassi

      Ricardo, desculpe-me, mas significa simplesmente que lhe doeu, pessoalmente, uma barbaridade perpetrada por aqueles pelos quais tem simpatia. Depois d'amanhã, passa.

  32. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Objeção de consciência institucional. Objeção de consciência institucional. Objeção de consciência institucional. Institucionalizada.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Considerando-se a possibilidade, muito tênue, de estes parlamentares tem consciência.

  33. Silvio Adriani

    Sobre todo e qualquer assunto( futebol, alienígenas, festa de aniversário, .....) nesse país tem sempre as palavras ''bolsonaristas' , Bolsonaro ,Lula e PT '' acabou o debate, ele se inicia e acaba com essas 4 palavras, se resume a isso o pensamento do povo brasileiro, lamentável, triste, deprimente.

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Perguntaram a Churchill pq ele, um anticomunista histórico, havia se aliado a URSS. Sempre bom nas palavras, disse que se Hitler invadisse o inferno, no mínimo uma menção elogiosa ao diabo ele faria na Câmara dos Comuns. Nosso caso é similar, posto que só sobrou o PT para de fato se contrapor ao capetão, pois os outros, inclusive um que se dizia novo, venderam suas almas.

  34. Felipe Macedo

    Todo santo dia os bolsonaristas dão um jeito de fazer algo que só confirma que o país fez muito bem em não reeleger o líder dessa seita de fanáticos extremistas e desumanos. Esse PL é só mais uma prova de como essa gente é nociva e perversa

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Sim, por muitos, mas não pela maioria. Resta agora a nós, mostrar isso nas ruas e nas urnas.

    2. Ricardo Candido de Araujo

      Sabe o que é o pior? Umberto Eco tinha razão, porém, talvez nem ele imaginasse que haviam tantos representantes do personagem que ele citou. Essas medidas, infelizmente, são aplaudidas por muitos.

  35. Silvio Adriani

    Sobre todo e qualquer assunto( futebol, alienígenas, festa de aniversário, .....) nesse país tem sempre as palavras ''bolsonaristas' , Bolsonaro ,Lula e PT '' acabou o debate, ele se inicia e acaba com essas 4 palavras, se resume a isso o pensamento do povo brasileiro, lamentável, triste, deprimente.

    Responda
  36. paulo werner

    Crise na direita brasileira! Jornalista especializada em caçar twitters pra estigmatizar a esquerda usa a edição de domingo d Folha pra abrir discordância com a turma do Gileadistão.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Gileadistão é menção ao seriadinho, né, Paulo? Eu costumo chamar a mesma porção territorial de Filhadaputistão, por uma questão apenas de clareza.

  37. Marcos Barbosa

    Repito sempre aqui acerca da colunista, será candidata a um cargo político, e apoiará um bolsonarista

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Daniel: diga algo desabonador de Bolsonaro a um bolsonarista e a resposta é automática: petista! Com os petistas (como você) dá-se o mesmo, a única réplica que conhecem é: bolsonarista! Mais uma das inúmeras provas de que petistas e bolsonaristas são farinha do mesmo saco, a exemplo dos respectivos ídolos. Para azar do Brasil, são milhões de cada lado, a nos condenarem ao atraso e cada lado achando-se o dono da virtude e atribuindo ao outro todos os males do país. Manada, não passam disso.

    2. Daniel Liaz

      Hermes: certamente existem pessoas que desprezam ambos. Mas não é o seu caso. E nem precisa acompanhar seu histórico de comentários para saber isso. Apenas os que vc faz nesse artigo, por sua linguagem, já revela sem sobra de dúvidas que és um bozolino

    3. Hermes Yaly

      Fernando Alves: será que há um único petista com massa encefálica maior do que a de um pardal para acreditar que existe gente que despreza igualmente Bolsonaro assim como Lula? Você certamente não é...

    4. Fernando Alves

      Quando a pessoa coloca no comentário que votou no Lula, é porque lacrou 22 na urna e acha que todo mundo é crédulo como ele.

    5. Hermes Yaly

      Sua bola de cristal não é daquela marca que previa a vitória do Lula no primeiro turno em 2022? Parece que sim... E para que você não faça feio igual o seu colega abaixo, aquele com nome de papa, informo-lhe que votei em Lula no segundo turno de 22.

  38. Francisco José Bezerra de Menezes

    Abram o olho, isso é só o início da investida do Governo de São Paulo para implantar DITADURA GOSPEL. Recentemente fez cortesia com o chapéu alheio para os fundamentalistas travestidos de pastores e os comitês políticos travestidos de igrejas evangélicas. Salvem a Capital da seita maligna do bolsonarismo!

    Responda
  39. Rodrigo Flexa

    Mas é a senhora quem defende a liberdade de expressão dessa turma.

    Responda
  40. Alex Sgobin

    Os fascistas do PL e seus pastores parasitas mostram a que vieram. E quem vota nesses pulhas é tão pulha quanto eles.

    Responda
  41. Joao Cellos

    Uai, missivista!? Essa aí é a sua laia. É esse pessoal que você fortalece com as suas colunas reacionárias e que se assemelham a panfletos fascistas. Agora não pode achar ruim e querer se passar por limpinha e isenta. Ajudou a chocar o ovo da serpente. Agora tem que gostar e achar bonito. Parabéns pelas suas escolhas afetivas e apoio objetivo a esses fascistas!

    Responda
    1. Joao Cellos

      Fazer críticas a um governo é totalmente diferente de querer desestabilizá-lo. Isso não deve ser difícil de entender.

    2. Hermes Yaly

      Foi só falar em petista típico que começa a aparecer a manada... Taí abaixo mais um que tem na ponta da língua a única réplica de que são capazes: quando não é "bolsonarista", é "cloroquinado" ou equivalente... Pudera, fossem capazes de argumentação mais consistente não seriam petistas!

    3. Francisco José Bezerra de Menezes

      Esse Hermes é cloroquinado, cuidado para não pegar a sarna do inelegível.

    4. Hermes Yaly

      Típico comentário de petista típico! Para vocês, é inadmissível alguém, em qualquer momento da vida, fazer a menor crítica a Painho Santo porque, se o fizer, será marcado indelevelmente como bolsonarista! São os adeptos do "nós contra eles" que o seu ladravaz propaga. Vocês alardeiam ojeriza a um ladrão de rachadinhas mas não veem problema em quem rouba bilhões. Laia é a sua, que não difere em nada da outra que se veste de verde-amarelo!

  42. Gaya Becker

    Não sendo no deles, deixa passar a boiada que o negócio é dinheiro e votos. Com um congresso desses, quem precisa de inimigos?

    Responda
    1. Francisco José Bezerra de Menezes

      SP patrocinando do ta du ra gos pel recentemente o Zé Carioca fez cortesia com o chapéu alheio para os fun da men ta lis tas re li gi o sos e para os comitês políticos travestidos de igrejas evangélicas. Salvem a Capital da se i ta maligna do bol so na ris mo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.