Luiz Felipe Pondé > Não há futuro eleitoral para a direita se não for ligado aos evangélicos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Um dos melhores textos do Pondé. Sou evangélico e é exatamente isso, é exponencial o crescimento evangélico. Aqui na Europa é a mesma percepção quanto ao crescimento da direita, a esquerda e os partidos de centro ainda não perceberam que o povo quer doses de realidade e não discussões sobre gênero, identidade, pronomes...assim, vão ver novamente Trump, Le Penn, Milei...e vão continuar surtando pois se esqueceram da pauta da realidade,
Resumindo, o m7ndo tá virando um Afeganistão.
O cara é tão sem noção que o tÃtulo da coluna é estritamente sobre a direita, mas o conteúdo, adivinhem só, é lascar a lenha no psol, no pt, no Lula...esse cara tem é que tomar vergonha na cara!
Evangélicos - burros = direita. Sempre achei que muitos evangélicos estão longe, muito longe de serem cristãos.
Parei na parte do "esquerda, por ser elite..." Começou no aeroporto e foi terminar na lua esse texto.
Eu idem
Hoje Pondé finalmente saiu do armário: admitiu q é terraplanista! Está lá no texto " é tão falsa quanto a Terra ser redonda". Depois de negar Galileu e Newton, afirmando q um gordo cai mais rápido q um magro. Depois de dizer que o Homo neandertalis pertence à espécie sapiens (é nearderlalis, né?), ele nos brinda com mais uma revelação: Gente, a Terra pondesca é plana! Que "fisólofo" original!
Alexandre comemorando a sua descoberta de q a Terra não é plana? É isso Alê, redonda, esférica, esferoidal! Não é plana como vc pensava. Parabéns pela evolução!
Esférica, mas muito imperfeita. Esferoidal.
Acho até que a afirmação " é tão falsa quanto a Terra ser redonda", esconde alguma mensagem que, confesso, não entendi. Não é possÃvel que o Pondé, escrevendo para a Folha , seja um ignorante terraplanista...ou a Folha está contratando pelo menor salário solicitado, o que não creio ser verdade.
Pois é Andréa, quem diria q a FSP um dia iria publicar uma coluna q afirma q uma idéia " é tão falsa quanto a Terra ser redonda"?
Eu li e reli essa frase e por ter esperança na humanidade torci para ser um erro de grafia/ dislexia. Daà continuei a leitura! Mas parei. Não dá, não passa pela garganta.
Não é à toa que o Pondé adora a Idade Média!
Um saco preto na cabeça em um quarto escuro nos daria mais visão da realidade do que esse texto.
Idade Média é o q Pondé chama de cultura avançada. Veja no artigo q ele afirma q " é tão falsa quanto a Terra ser redonda". Ele crê q a Terra é plana! Também já renegou Galileu no passado. O homi é um poço de curtura e intilijensia (o poço onde elas desaparecem).
Ele se entregou de vez. E como gosta de de demonstrar ser avesso ao Lula e ao PT. Ódio mortal.
Respeito muito o Pondé, mas discordo que o futuro do Brasil seja evangélico. Os jovens filhos dos evangélicos de hoje, com escolarização notadamente maior que a dos pais, já percebem a inconsistência, a irracionalidade e o preconceito contidos nos discursos de um Malafaia ou de um Sóstenes Cavalcante (o deputado pai do PL do aborto). A educação no Brasil avança muitÃssimo devagar e a duras penas, mas avança. E onde a educação avança, as mitologias perdem espaço.
Vc respeita um sujeito q acabou de afirmar q " é tão falsa quanto a Terra ser redonda". Deveria escolher melhor a quem respeitar.
Tomara que Pondé esteja errado, de novo, senão ...
Está errado, como sempre. Veja q ele escreve no artigo " é tão falsa quanto a Terra ser redonda"? Se erra até nisso? Rárárá.
Pura lacração filosófica, nada mais.
Lacrou belê ao afirmar " é tão falsa quanto a Terra ser redonda".
muito mais pra lacração do que pra filosofia, diga-se de passagem
A oposição ao PT é bem mais diversificada do que apenas evangélicos. Na última eleição, metade da população votou contra Lula. Essa oposição abrange também empresários, industriais e grandes agricultores, por exemplo, preocupados com polÃticas econômicas, tributárias e regulatórias que possam afetar seus negócios. Profissionais liberais, pequenos e médios empresários, classe média alta insatisfeitos com a corrupção associada ao PT, alta carga tributária e questões de segurança pública.
Não há futuro ao paÃs enquanto os evangélicos, o agronegócio e os empresários continuar investindo pesadona formação de polÃticos para comandar o paÃs.
Não há futuro ao paÃs enquanto os evangélicos, o agronegócio e os empresários continuar investindo nas campanhas de polÃticos incompetentes e corruptos.
Sou católica praticante e somos milhares. Jamais votamos na esquerda. Na minha congregação não
O Pondé está se tornando um novo Olavo de Carvalho
No fundo, ele é a próprio figura do inteligentinho que tanto crÃtica; e reveste com essa aura acadêmica todo o delÃrio que emerge do seu profundo ressentimento.
Uma vez eu li que o Baudelaire considerava o burguês antes de tudo um horror estético. É mais ou menos como eu vejo a classe operária protestante. Nas fábricas onde trabalhei eles pareciam mais confiáveis que a maioria, e nesse sentido eu gostava deles. Mas quando entravam numa de querer todo mundo rezando de mãos dadas antes de um lanche comemorativo por exemplo era insuportável. Pegajoso demais.
Não consigo chegar ao terceiro parágrafo sem sentir vontade de vomitar.....
Grande sertão: Veredas.
Esse crescimento de evangélicos nos levará de volta a idade média. A escola está sendo odiada e os templos venerados. Vamos ter que repetir amém a tudo.
Misoginia, feminicidio, todes, negro ou preto,ajuste fiscal, arcabouço fiscal,pautas de costume a esquerda precisa entender esse crescimento evangélico pois, as pessoas preferem ilusões reconfortantes que verdades inconvenientes. Há igrejas evangélicas frequentadas pela elite também e aos poucos galgaram o poder e seremos em breve Afeganistão ou Indonésia, um povo sem educação de qualidade, com pouco arcabouço intelectual, fragilizadas São cooptadas por evangélicos e com razão.
Pondé certeiro como sempre. Retoricas raivosas provam que não há debate sem haja flexibilidade de idéias. Veja, a própria soberba esquerdista em - no melhor dos casos - relativizar as demandas conservadoras evangélicas está servindo como uma retroescavadeira com defeito, colocando terra donde se deveria tirar. Aqui, nós da direita liberal, assistimos de camarote.
Dani, quem acha sua linguagem asquerosa é a moderação da FSP. Veja qtos dos seus comentários foram apagados!
Soa engraçado o tal Ricardo falar em linguagem asquerosa sendo que ele mesmo destila seu fetiche pelo Bozó em praticamente em todos os seus comentarios. Quando eu o chamo de limitado, taqui uma boa amostra.
Dá pra perceber q sua mente está bem adelgada, Dani. Quase imperceptÃvel de tão pouca espessura e densidade. Falta pouco para ela se desvanecer no vazio de suas idéias.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Dani, vc não percebe, mas é vc quem parte para o ad hominem, usando a linguagem asquerosa dos bolsomìnions. É por isso q a moderação te corta, meu querido. Seus comentários são tÃpicos de gente alterada, sem contrôle emocional. Eu sei q depois vc se magoa, acaba chorando, e pede iluminação pro seu pneu. Vai lá então buscar consolo. Falando em consolo, se conecta com seu plug, vai te preencher!
Kkkkkkkk
TresloUcou-se!
Dani treslocou-se! Soltou a franga!
Comigo: redbanho, mugindo, jamais será vencido! Repitam! Eu rio demais com as ruminações. Só falta Liaz para completar a trÃades dos millitontos icones do baixo clero petista que habita este espaço.
Daniel Troll Fascistão sempre arranjando confusão com sua fantasia iluminada de direita liberal moderada, mas que quando abre a boca denuncia logo quem é. Se você tivesse mais inteligência emocional, você teria um maior potencial de engambelação.
Ih, Dani, seus comentários mal educados ficaram famosos, te "apagaram". De novo! Já percebi tbém q vc é outro chato da bibliografia. Quem não tem argumento, cita qquer coisa pra se justificar.
Luiz, até iria lhe responder mas sua retórica enviesada sobre os evangelicos e suas crenças me mostra que voce é parte dos 20% dos intelectuais de cabelo azul que Pondé critica. Leia Keynes e Acemoglu, irá te ajudar.
Daniel, você poderia nos explicar que "direita liberal" é está? Compreendo perfeitamente que a direita brasileira não suporte o Lula, que mal ou bem defende os trabalhadores, o que os escravistas de sempre não conseguem conceber. Mas "assistir de camarote" uma luta onde um dos lados é o conservadorismo evangélico é absurdo, pois esta gente busca algo como um "neomedievalismo" onde tudo será destruÃdo: as instituições, a terra, o povo. Pela glória de Deus, é claro...
Falou o homi do plug conectado. Onde é q v conecta mesmo?
Valeu, ecil!
Ricardo, para bom entendedor meia palavra basta.
Nossa, Dani, como vc está metafórico hoje! Vc escreveu essa "poesia" ouvindo Wagner? Vem cá, me explica esse negócio de "adelgar" a mente. Vc passou a sua sob um rolo compressor até adelgá-la como uma paqueca? Ficou tão plana e rasa qto a Terra do Pondé, q no artigo afirma q " é tão falsa quanto a Terra ser redonda"?
Bozismo "moderado" não é direita liberal. NarcÃsio, Caiado, Zema e Ratinho jr. Não são direita liberal. São apoiadores do Bozo e do seu movimento golpista, anunciado há mais de duas décadas. É a turma das escolas cìvico-fascistas, para formar a juventude nazibozista, da criminalização de vÃtimas de estupro, da polÃcia assassina, da tortura, do negacionismo da ciência e da crise ambiental. A tchurma da barbárie, talquei?
Pondé reproduz o discurso da extrema-direita contra os imigrantes na Europa, q são responsaveis por uma parcela pequena dos crimes ocorridos. Não apresenta sequer uma estatÃstica. Claro q a extrema direita propagandeia os casos envolvendo imigrantes, para criar bodes espiatórios. E criar ódio, mêdo e caos, q favorecem seu discurso de ódio. Em nada diferente do q os nazifascistas fizeram no passado.
Ih, parece q eu atraà a ira dos bozonazisfascistas. Cães na minha cola. Tbém, fui pisar nos calos dêles e apontar seu racismo delirante, agora tenho a aguentar esse aluguel!
Xiii, apertaram o botão? Mude de canal, camarada, essa compulsão bozonazifascista começa a parecer um ato falho. Kkkkkkkk. Peça ao handler para ensinar outro truque!
"...é tão falsa quanto a Terra ser redonda". Ato falho ou ironia não planejada?
Rátárá, saiu do armário, assumiu q é terraplanista!
Difamar a esquerda dizendo q querem destruir a famìlia tradicional é o modo desonesto do colunista dizer q é contra o casamento gay e a adoção por homossexuais. Acusá-la de colocar professores contra pais é sua forma de apoiar a censura de livros q falam sobre racismo. Claro q se vc aperta-lo, ele espana, pq não tem coragem de assumir seus preconceitos publicamente.
É o estilo de Pondé. Faz de propósito. Relaxe e goze, como diria uma grande pensadora da “esquerda”.
O que não é obviedade, é reducionista (pontuado pela costumeira desonestidade intelectual e má-fé) . E ainda propõe que não deve haver contrapontos, discordâncias e resistências (pois senão você está alienado na sua bolha, como a "turminha do audiovisual"). Mas assim ele se coloca como futuro Ministro desse "Brasil para Cristo" conservador. Há muita opinião diversa boa pra precisar empregar Pondé e Joel Pinheiro.
Eduardo, a FSP de fato não precisa demitir apoiadores do discurso de extrema direita se quiser continuar a ser um veÃculo q propagandeia o neofascismo "moderado'. Só deve se livrar dessas colunas de opinião se quiser ser um jornal q privilegia o debate (aqui o Pondé admitiu q o despreza) e a diversidade democrática.
Que curioso. Quando defende que o Pondé seja “desempregado” pela Folha, você acaba demonstrando de forma cabal a tese dele: em suma, se há “desonestidade intelectual”, que seja excluÃdo do espaço.
Ainda bem que eu pago R$ 1,90.
Parte do pessoal nos comentários acha que todo pastor é corrupto, mas que toda a esquerda é pura de coração. Lula, Dirceu, José Guimarães, Dilma... todos a encarnação do bem na terra.
o fim do mundo está próximo - Apocalipse cap., vinte e cinco, verso quinze .
Antes eu vc até achava que a esquerda poderia conquistar parte do eleitorado angélico, mas hoje acho que é impossÃvel. Temos que simplesmente desprezar. Se o Brasil gerar 20 milhões de empregos e o PIB crescer 8% eles continuarão a votar no Bozo.
Pois é, Jarbas... Vejo todo o esforço do Lula para acudir o Rio Grande do Sul e penso: se o presidente fosse o Bozo, este ficaria passeando de jet ski em Balneário Camboriú e dizendo "Tá tudo cheio mais ao sul? E da� Não sou bombeiro nem salva-vidas!". E mesmo assim, não perderia um único voto dos cidadãos de bem deste estado...
O recente PL que obriga meninas e mulheres estupradas a ter filho mostra que a direita não tem os mesmos anseios que o povo, que só quer, na verdade, oprimir o povo. A esquerda luta, sim, por mais oportunidades, maior igualdade econômica, onde isso é avesso às necessidades reais do povo? Mais do que o crescimento dos evangélicos, cresce mais no Brasil o número de pessoas sem religião e o pentecostalismo crescente no Brasil é muito atrasado, resultado de nossa péssima educação básica.
Embora discorde de muitos textos do Pondé, ele tem certa razão neste último. O problema, a meu ver, é que a esquerda, principalmente os mais extremados, não veem que é necessário equilÃbrio. O radicalismo dela, gerou esta extrema direita fanática e abjeta, representada pelo bolsonaismo evangélico.
Fernando. Constatar os fatos, não é falácia, mas realidade.
Sempre a falácia de atribuir a culpa ao outro.
Sou da direita liberal e acho essa mistura que a bancada evangélica faz de polÃtica com religião puro retrocesso. Mas concordo com o artigo sobre a questão eleitoral. Todavia, acredito que isso será uma fase. Logo, logo o próprio "povo de Deus" vai perceber que seus lÃderes são um bando de embusteiros corruptos.
Nesta vereda da Folha, daqui a pouco teremos Silas Malafaia como colunista. Lamentável o que esse jornal se transformou:palanque para a extrema direita. Até quando? Provavelmente, pelo caminhar das coisas, Luizinho será sócio do Jornal.
Viveremos os próximos anos sob o governo da extrema direita. É melhor saber o que eles pensam. Por exemplo, eles acham que a violência não tem relação com a desigualdade social que não tem relação com o baixo nÃvel educacional. Por isso investem mais em armas do que livros.
No curto prazo histórico o Pondé, “homem de bem” está certo. Quando a Idade Média voltar, com a queima de livros, deixaremos de ser “inteligentinhos” e nos tornaremos “bruxinhas”.
“Bolha do cabelo usado “ é muito hilário. Estou rindo feito um condenado. Não precisa comentar, guarde o ódio do bem para você
Quem responde a seus comentários fascistóides pouco se importa com v c, o faz para apreciação dos outros assinantes. Gente com suas idéias é caso perdido, perda de tempo se ocupar do seu ódio do mal (amado?).
quem tem pena se sente superior, responda sem problemas, não tenho medo de discutir, e sim, odeio quem introduz no Estado o pensamento religioso
ser evangélico é aceitar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, portanto, todo cristão é evangélico
o que é ser evangélico ?
fui censurador .
O cara inverteu as coisas! Me lembrei da frase, papagaio come milho, e periquito leva a fama.
Adoro ler o Pondé porque ele me descreve perfeitamente: sou o "inteligentinho" que tem "nojinho" do povo que quer construir um "Brasil pra Cristo" hahahaha
Lag, vc lê sim. Mas as pessoas não tespondem pra, mas para expor o ranço fascistóide de seus comentários para os outros assinantes.
Tenho pena de você, não responda porque não lerei , guarde o ódio do bem para você
Eu sou burrinho, mas tomei nojo dos evangélicos. Onde eu moro há uma igreja em cada esquina, e o fumacê de maconha, deixa doidão até quem não fuma a bagaça.
Não que eu concorde com Pondé sendo Pondé. Mas a grande maioria dos comentários inteligentes confirma a análise de Pondé. Provavelmente, muitos inteligentes fazem a mesma análise, mas não sabem como resolver a situação. Talvez porque não há solução à vista.
Pondé está certo onde?
A escola filosófica de Pondé é a cÃnica. Ao cinismo acrescenta um estilo de polemista provocador, propositalmente politicamente incorreto. Numa época de sinalizadores de virtude e de gurus de moral woke (?), ja viu o resultado, né?
Parabéns pelo Artigo, Pondé. Você foi brilhante. Um texto para quem é de esquerda refletir bastante. A realidade é dura, mas temos que enxergá-la.
Concordo plenamente Pondé, a esquerda precisa aprebder e abraçar algumas pautas evangélicas muito justas como a segurança. Noutras, temos que avançar na educação, para que haja um povo evangélico que pense e não siga cegamente pastores loucos por poder e dinheiro. Ser evangélico ( eu não sou), é uma escolha de casa um. O que não pode é ser evangélico e não conseguir questionar um pastor quando este claramente está apenas seguindo seus interesses pessoais, sua ganância.
Depois de ler os comentários dos leitores sobre este texto, mudei de opinião. Falei besteira acima. Deixei-me levar pelo pessimismo do Pondé.
O artigo é de uma brutalidade e desinformação que não deveria nem mesmo ser lido. A desonestidade intelectual transita de forma gritando em todo o discurso do “ filósofo”. A argumentação decadente é o que mais salienta o texto.
Não. Os evangélicos querem o PL do fim do aborto de meninas estupradas. Mas não adianta escrever nada. A Folha não tira esse cara.
Imaginar que o Brasil será cada vez mais conservador, é ignorar os movimentos históricos ora pendendo para a direita, ora esquerda, pelo menos nas democracias. Não, ainda tenho esperança que os jovens entenderão cada vez mais a necessidade de sociedades laicas, inclusivas e globais, bem como a importância (até por sobrevivência) de se cuidar do meio-ambiente. E a direita defende o oposto disso.
O problema Ricardo é o número. No meio de muitos jovens que querem um estado laico há um número enorme de ignorantes pois a maioria da população (a humanidade aliás) é composta por ignorantes.
Um “fisólofo” q nåo crê em diálogo e debate não é um filósofo. Nem um democrata, sequer uma pessoa civilizada. Pondé é seguidor do fascismo “light”, mas só depois q apoiar o Bozo ficou impopular. Mas continua um gde admirador do Olavão. Em tempo, com fascistas de fato não há como debater, como demonstram a truculência e o dogmatismo do colunista.
A piada do Leite é boazinha. Já o NarcÃsio é o bozismo em forma de poste. A Zambelli é o Bozismo mais CAC, q caça de arma em punho eleitor de esquerda negro pelas ruas de Sampa. Ratinho Jr. é o bozismo mais vida animal-jr. Zema é o bozismo mais queijin di Minas, uái! Caiado? Esse é só mais um fascistóide mesmo.
Rolando Lero, semana passada o problema era a cabeça aberta dos ditos por ti, inteligentinhos, alias hoje o termo é colocado pela primeira vez, ainda que ironicamente, inteligentes sem diminutivos depreciativos, próprios da tua suposta erudição. Hoje se entende melhor a critica aos cabeças abertas da ultima semana, pois és de fato digno representante dos cabeças fechadas do bolso narismo, do precon ceito com quem pensa diferente, da terra plana. Lembranças para Huguinho e Zezinho, caro Luizinho.
O artigo é um mar de fake News. Acusar de querer destruir a famÃlia clássica é um absurdo; a luta é pelo direito de formar famÃlias não-clássicas e não serem atacadas. Apesar da esquerda precisar se reciclar na questão da legislação penal, há discordância na polÃtica de segurança de armamento e do cada um por si. Sobrou até para a direita liberal por não se envolver na fé. Vocês não escondem que utilizam a religião para ganhar eleições e o motivo é pilhar com o neoliberalismo .
A doutrina cristã está bastante relacionada à s pautas da esquerda. Acontece que algumas seitas que se dizem cristãs se distanciaram da doutrina, seja pelo declarado apego aos bens materiais, seja pela intolerância à população LGBT, seja pela sede de punição a quem erra. A coletividade, a fraternidade, a comunidade e a tolerância vem sendo substituÃdas pelo individualismo, meritocracia, radicalismo, preconceito. O próprio Cristo não caberia em muitas seitas cristãs de hoje
Parabéns. Constatação perfeita.
... o processo Sagrado de boycott contra aos não-evangélicos foi reiniciado pelos crentes insurrecionistas, conspiradores, ladroes-honestos para eles abastecerem de ouro suas caixas isentas de tributaçao! É uma questão de tempo, os não evangélicos imolementarãono boycott,em larga escala, contra todos os comerciantes crentes-traÃrss, ladroes-honestos
Para Pondé, o futuro é comermos todos com as mãos.
Os negociantes da fé, os Neopentecostais, crescerão muito porque não ameaçavam os poderosos em décadas passadas. Agora começaram a entrar na polÃtica e seus lÃderes acumularam fortunas, não se contentam mais em roubar só os fiéis, agora querem impor suas crenças e ganâncias a toda sociedade. Esse crescimento tem limite, na medida que você incomoda outros interesses.
Tomara que detenham mesmo essa legião do mal.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Não há futuro eleitoral para a direita se não for ligado aos evangélicos Voltar
Comente este texto