Mercado > Produtividade trava crescimento, e nível brasileiro é 1/4 do americano Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Aumento de produtividade é obrigação do empresariado. Tudo é feito em um tripé (combo). Treinamento de mão de com professores qualificados, automação e inteligência artificial . É obrigação do CEO da empresa. DifÃcil é pedir para produzir 4X mais ganhando 10X menos.
A folha vem discutir filosofia, evolução antropológica , bem no governo do pt. Façamos isso nas próximas décadas. Mas exatamente agora , precisamos reconstruir o paÃs. Lula até que já vem fazendo milagre. Se a direita arruaceira toma o poder, aà eh que a( i)tola de vez.
Se a baixa produtividade não decorre da qualidade da mão de obra e sim do ciclo de renovação do processo de produção, significa que a "incompetência" é da burguesia, classe dominante que prefere ganhos mais fáceis via financeirização. Por isso a fúria contra os aposentados e servidores públicos cujos proventos competem com o pagamento de juros da dÃvida pública, escoadouro do capital especulativo !
Sou do tempo em que os culpados pelo crônico baixo crescimento brasileiro eram a sobrevalorização cambial e os juros mais altos do mundo. Pois bem, o câmbio agora está subvalorizado e os juros, e não estão nas mÃnimas, caÃram, e a produtividade brasileira continua uma lástimca. A solução de longo prazo, claro, é melhorar a educação — não apenas quantitativa, mas qualitativamente. Enquanto isso não acontecer, seria possÃvel aumentar a produividade numa canetada: zerando tarifas de importação.
O que trava o crescimento são investimentos bilionários e incentivos em setores que nunca vão fazer o paÃs progredir (agro, montadoras de carros e eletro-eletrônicos na zona franca). PaÃses que enriqueceram nas últimas décadas investiram em indústria criativa, serviços, tecnologia. A "produtividade" dos EUA é alta por causa das empresas de tecnologia com 5 mil funcionários e 10 bi de faturamento. Coisa que nem agro nem montadora vão chegar perto.
Um bom exemplo é o ciclo de vida dos automóveis. Os serviços de manutenção e funilaria necessários para manter uma frota antiga rodando tem evidentemente uma produtividade menor que levar o carro velho para uma siderúrgica, onde é fundido e um processo automático o transforma em chapas, que se transformam em carros novos numa montadora. Mas é um ciclo vicioso: os baixos salários desses serviços não permitem renovar a frota, o que demanda a existência dessas atividades.
Se assim é explica então pq os EUA estão baraando Tik Tok e a Europa os veÃculos eletrificados chineses! Com administrações tipo Americanas, Enel e Concebra não há produtividade que dê jeito!
Principal problema sao Selic e juros cobrados pelos bancos. Enquanto ambos nao cairem drasticamente, economia do pais continuara patinando. Quando selic cair para menos de dois%, ai sim investimentos produtivos serao feitos e produtividade sera gerada.
Será?
Tá bom. E vamos comparar o salário?
Eu moro em um paÃs "rico" e o caixa de loja é tão ineficiente quanto no Brasil (uns nem se comunicar sabem) e ganham o equivalente a 10 mil reais por mês. Quero ver empresário chorão manter loja pagando 10 mil reais por empregado.
Essa baixa produtividade tem tudo a ver com o nosso capitalismo, primário e explorador direto e predador - de mão de obra humana e de recursos naturais. Nosso empresariado não se dedica ao problema de sua responsabilidade de treinamento e educação dos trabalhadores, nem com o manejo do impacto ambiental de seus negócios. A seu ver, isso reduz seus lucros, tira sua energia, os obriga a terem responsabilidades indignas de suas duplas cidadanias: a brasileira e a que deseja ser outra coisa.
Engraçado Sr Olavo, tu sempre discursou pelo Estado mÃnimo, agora o quer máximo a serviço dos capital ?
Vc está certo. O Estado não tem responsabilidade nenhuma com educação e preparo do povo para o mundo do trabalho. A culpa é toda do capitalismo. kkkkkk.
A economia brasileira sendo comprada com a economia da "eterna" (??!!) potência mundial! Certamente, com o PT, mudamos de patamar! rsrsrs
Na verdade o petê que ficou quatro mandatos no poder r nunca mudou a realidade da educação brasileira. O discurso é uma coisa , a prática é manter a população dependente de programas sociais distribuindo esmolas . Enquanto isso o sudeste asiático e china com a revolução educacional em seus paÃses vai passando o trator em cima da América Latina com seus populismo ridÃculo e apoiado por artistas e intelectuais. Ainda bem que o jornalismo da Folha, está acordando.
O governo é o maior tomador de empréstimo do mercado. A gastança desgovernada pelo sistema fracassado na administração pública brasileira é que dita o custo do dinheiro no Brasil. É muita desonestidade intelectual jogar esse ônus para o sistema bancário. É ir totalmente contra a lei da oferta e procura. Mas essa é a narrativa que pregam os atuais mandatários brasileiros. Podem ter certeza que estão sendo muito benefÃcios com esse modelo. E o discurso sempre é outro
A culpa nunca é do petê. É sempre do Bolsonaro ,Temer , Lira , Campos Neto e agora o mais novo inimigo . O agro. Só um im. Becil. Pra acreditar nisso. Ou faz parte só esquema
Aà você está totalmente enganado. O PT foi o partido que mais investiu em Educação na História do Brasil, tanto que os melhores resultados vieram durante governos petistas. As vagas em universidade públicas deram um salto, o ensino técnico deu outro salto. A razão do nosso atraso está em só investir em agronegócio. Nosso paÃs é governado por lobbies: bancos que definem taxa de juros altas, agro que não paga imposto e por aà vai.
O PT não sabe o que é destruição criativa, criação de incentivos para a geração de riqueza, as vantagens de se conectar às cadeias produtivas globais, etc. Não vamos avançar com essa turma.
Obrigado, PT!
Começou a campanha da extrema direita e sua mÃdia, pra acabar com o bolsa famÃlia, pro pobre e miserável voltar ao mercado como mão de obra "escrava" principalmente pro agronegócio, afinal, ninguém que tenha o mÃnimo de inteligência, vai passar a vida toda trabalhando por "merreca" . Melhor mesmo viver de bolsa familia, afinal de contas, o trabalho que a elite podre desse paÃs quer oferecer ao povão, não enobrece ninguém, só apodrece!
Trabalhar que é bom e estudar ninguém quer. Agora bolsa famÃlia tem fila pra receber. Vai te catar rapaz. Você é mais um dos que apoiam exploração da miséria no paÃs pra fins eleitorais
Comprei salgadinho pelo Zap, a atendente, que até hoje não disse o nome, despediu-se com um "obrigado" - erro de concordância nominal - e um coraçãozinho de amor. O Brasil é o paÃs do atraso.
Produtividade de serviço no Brasil é limitada por excesso de legislação. Um exemplo os frentistas de posto de gasolina. Enquanto nos EUA um único caixa toma conta de 10 bombas aqui temos o caixa mais dez frentistas. No shopping tem mais atendente que cliente em qualquer loja.
Concordo. Na oitava economia do mundo, ônibus tem cobrador.
Dessa forma a escravidão resolve o problema!
O retorno à escravidão resolve!
Outro fator que o texto não abordou é, como vai ficar o PIB do Brasil quando o grão poderoso Agro começar a ser afetado pelos efeitos do aquecimento global.
A verdade é uma só, se não fosse o Agro que tanta gente odeia, esse PaÃs seria uma BolÃvia gigante. A produtividade do brasileiro é reflexo da baixa educação de base, que entra Governo, sai Governo e ninguém melhora. A Ditadura já acabou faz 40 anos, destes metade foi o PT que governadou o PaÃs. Sem horizontes à vista!!!
Sim Marcos, graças a sua enorme bancada no congresso eles sempre tem os juros de financiamento de máquinas e caminhões mais baixos do paÃs, e isso demais setores, como conseguir com nossos juros estratosfericos ??
"...A produtividade do brasileiro é reflexo da baixa educação de base..." é a afirmação sua que concordo!
Boa parcela dos brasileiros só quer saber quando será o próximo feriado, de preferência numa quarta ou quinta-feira, para "enforcar" e emendar com o fim de semana. Se for de BrasÃlia então ...
Produtividade não é tempo trabalhado, mas quanto se produz naquele tempo.
Puro suco de senso comum. TÃpÃco comentário de quem elegeu como "solução" um polÃtico que nunca trabalhou na vida. Em relação aos fatos, o povo brasileiro é um dos que mais trabalha no mundo. Na comparação com paÃses ricos, Brasil seria, na média, o paÃs com a quarta maior jornada semanal de trabalho.
Muito interessante essa matéria. Mas o que sei na prática da vida .e que cada pessoa que saia do campo para a Cidade ocupava o as áreas dos morros e áreas desocupadas dando origem as favelas.enquanto deixando sua roça sua famÃlia onde ele tinha comida pq plantava .e era feliz .o que faltou ao governo dar condições para esses povo ter educação saúde e ficar na sua cidade .Isso é que os economistas Cientistas deveriam estudar ..
Textinho de patrão com pensamento feudal extrativista. Esperando o dia em que a Folha vai abandonar a visão econômica dos yuppies do século passado.
Por causa de pessoas com mentalidade igual a sua, a produtividade do PaÃs é baixa.
Segundo os colegas aqui, o que acontece no RS é só um efeito colateral. Precisamos crescer, precisamos lucrar! E isso confiando num bando de primatas armados gritando uga uga. Só progresso.
Camarada, aumentar a produtividade, numa economia competitiva, diminui os preços do que você compra. Economia é jogo ganha ganha, não é soma zero. Como você deve gostar de dizer: vai estudar.
Quebre o termômetro que a febre passa.
Impressionante como as pessoas não conseguem entender um texto, nem entre assinantes de jornal. Produtividade: Quatro meses atrás, a pedidos, comprei uma impressora - copiadora muito mais eficiente para o escritório. O pessoal saiu usando sem ler o manual. Quebrou faz duas semanas e perdi a garantia. diagnóstico: mal uso.
Sem estatÃstica não explica nada!
A produtividade não vai aumentar com Lula, já que ele não sabe o q
Faltou acrescentar - os acólitos de Lula também não sabem como gerar riqueza e produtividade. Acreditam, em sua maioria, que "gasto público é vida"!
andré, aposto que vc votou como alternativa um sujeito que nunca produziu nada, certo? produtividade zero. Meu esporte favorito é expor a hipocrisia dos bolsoafetivos
O Lula pelo menos trabalhou algum dia em empresas que produziam alguma coisa. Já os heróis de quem escreve essa bobagem produziram o quê em suas vidas?
Gerou bastante nos governos Lula 1 e 2. Esta patinando no 3, espero que não tenha um 4. Precisamos de novos rumos.
A produtividade não vai aumentar com Lula, já que ele não sabe como gerar riqueza.
O agronegócio é a única atividade econômica que aproxima o Brasil dos paÃses desenvolvidos. Não é mera coincidência que seja também o mais odiado e atacado pelos esquerdistas, "progressistas", estatocratas e todos os amantes do estado hipertrofiado e intervencionista.
sem o "bolsa agro" o nosso agronegócio quebraria em menos de 1 ano. Adoram uma mamata... uma teta do governo. Claro, tudo pago por nós, contribuintes
Provou que não leu a coluna. Um dos fatores que contribuem com a queda da produtividade é o crédito subsidiado, que para o agro é quase quinhentos bilhões por ano, celebrado com pompas como "plano safra". Tira esse crédito subsidiado e o agro vai à falência, como todos os setores que não recebem crédito subsidiado. Pelo visto você é um esquerdista, progressista e estatocrata que defende o setor mais subsidiado de todos com dinheiro público. Cite qualquer paÃs que tenha ficado rico com o agro.
Se você tivesse honestidade intectual, não iria comparar um paÃs que usa os agrotóxicos que o mundo rejeita com qualquer paÃs bem desenvolvido. Isso sem falar na grilagem que destroi a biodiversidade para roubar terras e no trabalho escravo, praxe no agronegócio. Não precisa ser de esquerda para não ignorar o fato de que o agro tem sido um péssimo negócio para o Brasil.
Quantas pessoas trabalham em cada setor estudado? Substituir gente por máquina aumenta a produtividade? É isso que acontece no agronegócio? Aumento de produtividade é bom exatamente para quem? Para os acionistas? Crescimento do PIB só é bom se a renda mÃnima subir junto. O maior patrimônio de um paÃs é seu povo. E PIB não dá para subir pra sempre. O planeta não aguenta.
O mais assustador é que a inteligência artificial vai substituir, eventualmente, toda a mão de obra humana e se não aprendermos a incluir todos na nova economia, o velho raciocÃnio fascista, que discrimina os arianos dos outros vai preponderar. Mas no curto alcance, aumentar a produtividade sempre é bom, mesmo que seja para fechar negócios internacionais, pois o brasileiro não tem poder de compra.
Nos paÃses ricos o PIB sobre sempre é estão cada vez mais fazendo a transição para um modelo sustentável. Análise simplista e idealizada não resolve problemas.
Aumentar a produtividade significa que menos gente produz mais itens. Se 10 pessoas produzem 10 cachos de banana, vai ter 1 cacho para cada um. Se as mesmas 10 pessoas produzem 200 cachos, poderão comer mais bananas e vender o excedente pra trocar por uns chocolate ou roupas eventualmente. Com o detalhe que o preço da banana cai pra quem quer comprar. Não dá pra ser contra aumentar a produtividade. É muita burr ice
Lendo alguns comentários por aqui, percebo o quanto ideologia polÃtica extremista consegue cegar suas visões e bloquear suas mentes a ponto de não entenderem que produtividade não tem nada a ver com aumento de horas de trabalho. Está mais relacionada à qualidade do que quantidade.
1) a elite brasileira é do atraso e não do progresso. 2) apesar - e justamente por isso - do item 2, não é ela quem escolhe o que o Brasil fará de sua economia, por isso o motor que leva o Brasil é o A gro. 3) a escolha do agro e a priorização da agenda e da grana para o setor primário é que vai refletir o atual estado de coisas. Só arrancamos da terra (sem se preocupar com pessoas e biomas). 4) vale dar atenção fala sobre o tema da teoria da de pend ência de fran k
Tem que explicar direito logo de inÃcio, na chamada da matéria, não é o trabalhador brasileiro que é "improdutivo", são as empresas que gastam menos recursos do que deveriam com P&D, o brasileiro no geral não lê a matéria toda, principalmente os empresários.
hahaha o próprio comentário indica a situação de forma didática : brasileiro sequer lê a matéria hahaha
Explicar com figurarinhas, balõezinhos e escala de cores? Ou deixar o leitor exercer a capacidade de leitura? Sua conclusão é rasa e simplista. Tem três componentes. E não é questão de achar culpados mas apontar caminhos: estudo, investimentos e foco.
A empresa é um ser autônomo, com vontade própria, sob autogestão e de geração expontânea ?
A empresa é um ser autônomo, com vontade própria, sob autogestão e de criação expontânea ?
Estou farto desse jornal e o pior q dificultam o cancelamento dessa bosta!
Comunique por via postal, com AR, o seu pedido de cancelamento. Depois disso, pare de pagar. É o modo mais eficiente e simples. No entanto, a realidade do paÃs permanecerá.
Os EUA só é tudo isso devido Bretton Woods, em permissÃveis bolhas de endividamentos, lastreados pelo forçado Petrodólar. PoluÃram em crescimento OITO vezes mais per capitos acabando com a saúde do planeta, assinando seu atestado de óbito pelas energias renováveis para todos.
"...Bretton Woods...", e industria armamentista!
'só têm isso tudo', mas tem.
Blá-blá-blá…. E a Coreia do Sul? E a China?
A maioria dos congressistas não se preocupa em implementar nem o saneamento básico em seus redutos. O autor poderia aproveitar o assunto para cobrar do congresso uma atuação capaz de construir uma nação.
A economia neoliberal foi exercida pelo governo anterior. O que ela fez foi tornar a agiotagem como prática econômica normal. Ninguém mais investiu na produção, mas sim nos polÃticos que precarizaram os contratos trabalhistas, confiscaram a previdência e aprovaram um teto de gastos sociais para sobrar dinheiro para pagar dÃvidas. E a forma de manter essa dÃvida paga é exigir produtividade, que para o pobre significa trabalhar de graça, ou na condição de escravizado como é comum no Brasil.
Prezado Dalton, eu concordo com você que Idolatria não é racional, por isso eu jamais votaria em alguém que atendesse quando chamar de Mito. Quanto à s estatÃsticas, encontram se no escopo dos modelos neoclássicos que desconsideram as condições sociais, isso é negacionismo. É muito fácil dizer que a vida é assim mesmo, estando no conforto com ar condicionado. Não é. Não há ódio, mas sou inconformado com o trabalho sistemático da folha contra o governo do presidente Lula.
Eu respeito o Dalton sobre negacionismo e idolatria, já que ele vê um todos os dias quando olha no espelho.
Leia outra vez, e dê uma olhada numas tabelas e gráficos com estatÃsticas dos últimos 50 anos. Alheio a isso, tente desapegar das paixões e evite o ódio. Racionalidade é imprescindÃvel ao bom entendimento. As coisas não são como gostarÃamos. E não passarão a ser porque detestamos como são. Negacionismo não é coisa só dos outros. Em geral, idólatras são negacionistas, e idolatria não é algo racional.
Tudo tem que culpar os outros. Como dito na reportagem, entre 2010 e 2023 a evolução foi praticamente nula, isso não vem de um governo só
o artigo que fazer crer que uma agenda derrotada nas urnas é a causa da baixa produtividade do paÃs. Basta ligar nos serviços privatizados que a gente percebe que essas soluções aà não são a panaceia que vendem.. as relações de causa e efeitos são ridÃculas. Se déficit fiscal indicasse baixa produtividade o Japão era pobre hahhahha
O ruim da internet é que ela exacerba o efeito Dunning-Kruger, e advogados falam como se fossem doutores em economia, por exemplo.
Déficit fiscal não indica baixa produtividade. A matéria não diz e não sugere isso. Tampouco diz que a baixa produtividade tenha relação direta com resultados de eleições recentes. Aliás déficit fiscal não é problema onde há produtividade e expectativa futura de ganhos em produtividade. No Brasil, não há um bem outro. E essa situação, conjugada ao contumaz déficit fiscal, impõe o custo de rolagem da dÃvida pública tal como é.
O povo brasileiro trabalha até demais, em subempregos, e a custa de sua saúde fÃsica e mental. Quem não produz um par de sapatos é a torre de marfim da faria lima onde vivem empoleirados os abutres da especulação.O que atrapalha a economia é essa polarização tosca junto com pautas inúteis de costume que não melhoram a vida de ninguém.
Sim, trabalha muito e produz pouco. Não adianta chorar. Agora, se especulação gerasse pobre, os EUA seriam o paÃs mais pobre do mundo. AcordeÂ…
Então estamos trabalhando demais. Afinal, o salário mÃnimo estadunidense (pois americanos somos todos que nascemos nas Américas) é de dez dólares por hora, uns cem dólares por dia. Aqui o salário mÃnimo é de duzentos e cinquenta dólares por mês. Precisamos trabalhar noventa por cento menos pra ficar justo.
Numero de horas nao e proporcional a produtividade.
Será que os escravos da vincula Aurora eram produtivos ?
O que travou a nossa economia foram dois fatores, quais seja, a voracidade dos capitais do agronegócio e rentista, em se apropriar das riquezas produzidas pela classe trabalhadora, e da receita do Estado, com os juros exorbitantes, para o pagamento da dÃvida pública - já quitada.
Nossa, quanta certeza de tudo. Devia trabalhar, ou melhor, dar consultoria para o Banco Mundial.
A matéria só entrevista homens e não fala com sindicatos e trabalhadores. Eles devem ter um visão da produtividade. Talvez apontassem o patrimonialismo das empresas e a baixa eficiência da gestão. No final a matéria reforça a pesquisa que mostra porque ninguém aguenta mais esse tipo de matéria enviesada.
LuÃs, o pior cego é aquele que não quer ver.
Sim, a Folha inventou toda essa pesquisa e os critérios e os impôs ao mundo. Se a verdade dói, feche os olhos e não veja que ela muda.
Chega dessa história de produtividade e austeridade. Por que não falar de educação? Desenvolvimento humano? Distribuição de renda? Tributação de verdade? Com escola militar e salário mÃnimo não dá.
Precisamos crescer per capita em paridade por poder de compra, via distribuição de rendas estreitando o fosso social, para ter um consumo sólido ! Esse governo está buscando reduzir custos de energias via petróleo, já que se não produzir aqui outros o farão. Triste ver meu Agronegócio, "porteira dentro", fornecendo máquinas rurais de dois milhões de reais para trabalhadores semi-analfabetos.
Ele pode ser até analfabeto,o que interessa é ele saber operar a máquina.
Com nosso nÃvel educacional e nosso nÃvel de desenvolvimento dos empregos, jamais melhoraremos.
Um ponto que não é levantado por nenhum estudo de produtividade que vi até hoje é a baixÃssima capacidade gerencial dos gestores e a arcaica estrutura organizacional das empresas, centrada em bases familiares e com alto nÃvel de amadorismo. Um exemplo, que foi pesquisado em um grande seminário, mais de 70% das empresas não fazem um simples fluxo de caixa de curto prazo e 95% não possuem sistemas estruturados de gestão financeira. Em resumo, nosso empresariado é péssimo e trava a produtividade.
Outro fator é o próprio desinteresse do trabalhador em produzir mais por hora, fazem corpo mole e está no DNA a indisciplina e rejeição à ser mandado e cobrado. Eu já morei 17 anos fora do paÃs e trabalhei como um mouro, lá fora é diferente e aà sim dá pra notar o quanto nossa classe trabalhadora é ruim de produtividade. Trabalhei com ucranianos, russos, moldavos e outros, e de longe os brasileiros eram os piores, com seus bonezinhos e havaianas a ponto de muitos patrões recusarem até de graça
Eu moro em um paÃs "rico", trabalho com pessoas de todos os paÃses, e o corpo mole deles é igual ou maior do que o dos brasileiros. Produtividade não é sobre corpo mole. Só um completo mentecapto associa as duas coisas.
O Brasil tem uma elite ruim e patrimonialista (tanto elite econômica quanto elite polÃtica); uma população medÃocre e pouco capaz e uma cultura anti competição (inclinação de empresários). Nos próximos anos começará a envelhecer...Vamos ficar no pior dos mundos: velhos, pobres e ignorantes.
Finalmente, alguém fez um resumo adequado, sem procurar culpar esse ou aquele. A culpa é de todos nós brasileiros, que não sabemos onde queremos ir, como ir, nem por onde ir.
Investir na indústria, na educação e manter um forte combate as desigualdades. Esse é o dever de casa, distribuir renda nunca foi prioridade das elites, que não abrem mão desse modelo concentrador nefasto.
"Significa que o trabalhador brasileiro leva uma hora para fazer o mesmo produto ou serviço que um americano realiza em 15 minutos." Escrito dessa forma é uma bobagem. Um garçom não traz o pedido 4 vezes mais rápido nos EUA, e a quantidade de garçons por clientes também não é menor por lá. Um professor ou um médico não são 4 vezes mais rápidos para ensinar os alunos ou atender um paciente.
"uma consulta medica dura menos que no Brasil". Cada vez que eu levo minha mulher ao ortopedista, a sala de espera está cheia, e o médico praticamente despacha os pacientes após muito pouca conversa e exame. Duvido que lá seja mais rápida que isso.
A sua comparacao nao leva em conta que mesmo estas profissoes (garcom, medico, professores) possuem outras estruturas de suporte para executar os seus trabalhos. Por exemplo: uma consulta medica dura menos que no Brasil mas parte do trabalho e' executado pelas enfermeiras e com muito pouca burocracia. Jose, a sua analogia nao considera que a produtividade e' baseada na economia como um todo e nesse quesito o Brasil perde (infelizmente).
Exato, é uma abstração sem tamanho.
Percebe-se que é puro achismo .Viralatismo .
Esse texto é um complemento das sandices do Ciro Nogueira. O missivista é um porta voz do Insper que é a catedral do neoliberalismo brasileiro, onde proliferam os pensamentos de uma cultura de desigualdades. Em momento algum, o autor faz qualquer referência à péssima distribuição de renda e ao comprometimento do meio ambiente, caso haja aumento no que se trata como produtividade. A elite desse paÃs vem da produtividade de 380 anos de escravidão e 144 de análogos. Essa é a baixa produtividade.
Exato. Produtividade é um conceito que somente faz sentido quando é bilateral, isto é, deve beneficiar o trabalho e a sociedade, que não é uma massa difusa a serviço do capital. No final a matéria melhorou um pouco, ao mencionar as carências de infraestrutura e de educação como fatores de influência.
Além do desemprego e despreparo do colaborador, temos um comércio que não cria valores, destrói valores, serve apenas para dobrar o preço dos produtos
Falho Ãndice de produtividade !! Vindo da receita ou PIB, dependente do produto em valor agregado, dividido pela quantidade de mão de obra! Nosso agronegócio, vice-lÃder mundial em volumes exportáveis, só passou a usar máquinas rurais mais potentes, que apenas depende do investimento empresarial; pouco tendo teto para verticalizar receitas.
Investimentos empresarial com empréstimos subsidiados, o que os demais setores não tem, tá aà uma explicação pelo avanço desse setor
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Produtividade trava crescimento, e nível brasileiro é 1/4 do americano Voltar
Comente este texto