Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Roberto X de Oliveira

    Olha, que tal diminuir aa margens de lucro que deixam os acionistas milionários e remunerar melhor os trabalhadores? Os jovens que chegaram recentemente viram essa exploração e caíram fora. Vc vai trabalhar pra deixar um fdm andar de jarinho? Neymar, Lemann, Lyras, etc? Chega de luxo e mais consciência sobre trabalho, qualidade de vida, comunidade, meio ambiente, outras espécies.

    Responda
  2. Eduardo Boghossian

    Resultado, historicamente, de autoridades de segunda classe.

    Responda
  3. Jorge Paiva Abrantes

    Mercado de trabalho engessado por leis que remontam a Getúlio Vargas, assistencialismo sem freios, sindicatos geridos por despreparados, justiça do trabalho que legisla e prejudica os empresários, feriados e mais feriados, 17 salários para 11 meses de serviço , etc, etc. Escolhemos o caminho da malemolência. As escolas nos governos nos governos pós constituição de 88 formaram uma legião de analfabetos funcionais. Falar em produtividade é piada. Superficial esta matéria da Folha...

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Qta bobajada. Garanto que esse tem uma portinha de comércio e se auto chama empresário.

    2. Paulo Augusto

      Estorinha de empresário preguiçoso: com todas esses quesitos, já tivemos uma indústria forte e com mais produtividade.

  4. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Nem uma mísera palavra sobre a brutal desigualdade social do Brasil, raiz de todos os desencontros econômicos.

    Responda
    1. Julio Bruno

      Realmente. Me impressiona que poucos veem que esse é o MAIOR PROBLEMA BRASILEIRO!

  5. Raul de Jesus Duarte

    Pelos poucos comentários aqui postados, percebe-se o porque da produtividade baixa, sao sempre os canhotos culpando os empresários e o agro, deveria ser ao contrário, mas não. Essa gente (esquerda) é a responsável direta pelo fracasso desse país, sao contra o trabalho e o capital.

    Responda
    1. Raul de Jesus Duarte

      Graças ao boom das comodities, a casa arrumada pelo FHC e plano real, e politica de superavit primario, cambio livre, qdo o pt caminhou com as próprias pernas, tivemos Dilma, uma burra q nao tem capacidada para tocar uma quitanda, e deu no que deu.

    2. Paulo Augusto

      São tão "contra" que a melhor época da história econômica do país foi num governo de esquerda...

  6. armando moura

    a economia americana se tornou uma economia de serviços, metade do pib vem das duas costas, oeste (california com tecnologia, sétimo pib do mundo) e da costa nova york e adjacencias com serviços financeiros globais. O meio dos EUA é da industria agropecuária, da industria de extração baseada apenas no petróleo, da obsoleta industria de transformação tem o pib somado que são o mesmo que vinte por cento das costa. O meio dos EUA é agro, extração, opióides e trump, high productivity?

    Responda
  7. Ricardo Andrade

    O problema que não vira manche é que os empresários brasileiros só querem aumentar a desigualdade econômica e social.

    Responda
    1. ALEXANDRE Cunha

      Nunca,ao contrário

    2. Ricardo Andrade

      Corrigindo: manchete.

  8. Paulo Augusto

    Empresários não investem em ferramentas e equipamentos e querem alta produtividade. Piada, né..

    Responda
    1. Fernando Alves

      Empresários não investem porque com juros do Campos Neto, deixam o dinheiro na renda fixa. Só investe em equipamentos quem ganha de mão beijada, tipo agro.

    2. Paulo Augusto

      Estorinha para gado dormir....os grandes fabricantes de veículos e mais alguns investem, independente das suas falsas alegações.

    3. ALEXANDRE Cunha

      Não investem por causa da criminalidade, juros altos, insegurança jurídica, bagunça tributária, altas taxas de impostos, governo que não controla despesas.

  9. Paulo César de Oliveira

    Excelente notícia. Podemos multiplicar a nossa produtividade por 4 apenas copiando os americanos.

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Máquina de Guerra e opressão social? I A indústria de propaganda deles é eficiente mas o país tem índices de idh ruins. Boa sorte morar lá

    2. armando moura

      a economia americana se tornou uma economia de serviços, metade do pib vem das duas costas, oeste (california com tecnologia, sétimo pib do mundo) e da costa nova york e adjacencias com serviços financeiros globais. O meio dos EUA é da industria agropecuária, da industria de extração baseada apenas no petróleo, da obsoleta industria de transformação tem o pib somado que são o mesmo que vinte por cento das costa. O meio dos EUA é agro, extração, opióides e trump, high productivity?

  10. armando moura

    A opção pelo agro negócio é o limite para altas produtividades, fosse a opção para exportação de serviços, a produtividade seria alta, mas o brasil é o sonho do agro, um enorme celeiro, pesadelo cheio de estercos, sem água, apenas com agro tóxico. Patria da boiada, desmatamento e trabalho escravo. Editores comem estercos.

    Responda
  11. jose batista

    A verdade é q não aproveitamos o boom demográfico p crescermos, estamos ficando velhos e pobres!

    Responda
  12. armando moura

    Explosão de eficiência do agronegocio? Deve ser os trabalhadores nordestinos no sul no agro. Senão produzirem não comem. A próxima vai ser cortar um dos braços das filhas do trabalhador, o filho vai para colheita também. Só tem meldas neste jornal? Política de reciclagem?

    Responda
    1. ALEXANDRE Cunha

      Quando não se conhece um assunto é melhor não opinar. O agro brasileiro é tocado principalmente por descendentes de italianos e alemães.

  13. ALEXANDRE Cunha

    Enquanto não resolver o problema da criminalidade, vamos patinar mais cem anos. Enquanto tivermos políticos criminosos no poder,sem capacidade de resolver as finanças, vamos crescer igual rabo de cavalo.

    Responda
    1. ALEXANDRE Cunha

      Você tem provas disso?

    2. Fernando Alves

      É só a direita parar de votar nesses que votou para compor o congresso, que o Brasil tem chance. Ou será que alguém queria mesmo o Lira trocando qualquer lei por mais dinheiro para o bolso dele?

  14. MARCO ANTONIO FARIAS COUTINHO

    Essa manchete espelha bem um pensamento comparativo para bases completamente distintas, não acrescenta nada. É pena que o jornal persista nessa linha. Se tiver que se escrever uma matéria sobre o desenvolvimento do Brasil que se compare com países semelhantes. Ou mesmo que se faça a crítica do que vai bem e do que vai mal e como melhorar.

    Responda
    1. Julio Bruno

      Realmente é perda de tempo comparar Brasil x EUA! Vamos comparar com Paquistão, India, Nigeria, União Sul Africana, Iran, Colombia, Cazaquistão, etc.!

    2. ALEXANDRE Cunha

      Escrevo isso porquê a br cento e um norte do ES tem dez anos esperando licenças ambientais pra duplicar

    3. ALEXANDRE Cunha

      No fins do século dezenove éramos mais produtivos que os estados unidos. Getúlio Vargas atrasou o país em cem anos, agora o Ibama e ambientalistas do mundo inteiro interferem no nosso crescimento.

  15. Luciano Ferreira Gabriel

    Artigo interessante. Sempre acompanho os dados da produtividade para o Brasil e o mundo. Entretanto, há um erro, logo no segundo parágrafo... o setor de serviços não compõe um terço do PIB no Brasil. Em 2020, e.g., representava mais de 73 porcento do PIB.

    Responda
  16. Jean Sohn

    Na minha cidade, mediana de 200.000 habitantes, quando tem que tapar um buraco no asfalto, invariavelmente tem uns 12 funcionários da prefeitura trabalhando. Comentei isso no nosso grupo de futebol semanal e que numa viagem que fiz fora, ví um trabalhador com seu caminhão todo equipado estava fazendo essa tarefa sozinho. Tinha um amigo sindicalista que contestou e que o Brasil é um paraiso para trabalhadores pois dá emprego para 12 pessoas. Tem uma visão que glorifica ineficiência mas seduz.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Mas é essa uma parte da explicação do texto: falta de investimentos

    2. Fernando Alves

      Anedota que não explica nada

    3. Marcos Costa

      Realmente seria ótimo se uma pessoa fizesse o serviço de doze, e ganhasse doze vezes mais por hora. O problema é o que acontece com as outras onze. Vai ter emprego para elas?

  17. Aderval Rossetto

    Equivocado nos cálculos, sem conhecer detalhes! Um fazendeiro ou usineiro designa uma máquina agrícola rural, de quase dois milhões de reais, para um trabalhador ainda quase analfabeto. Esse falso crescimento agrícola, impreciso em receita por mão de obra total, foi apenas pelo investimento empresarial em país dominante no setor!!

    Responda