Painel > MP do TCU quer apurar influência de bancos na definição da taxa Selic Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Antônio Spadao Marcatto

    Banqueiros mandam no Brasil.

    Responda
  2. Nilton Silva

    Seria o caso típico da raposa cuidando do galinheiro?

    Responda
  3. José Roberto Pereira

    Recomendo que ouçam a opinião de Eduardo Moreira do ICL sobre essa manipulação dos Bancos e Corretoras nos dados do Boletim Focus, e por consequência, da Selic. Tem vídeo explicando direitinho, busque por "Eduardo Moreira manipulação Focus".

    Responda
  4. ALOISIO T MIRANDA

    Parabéns ao sub procurador, que age a partir do interesse público.

    Responda
  5. Daniel Salomon Guimarães

    É comovedor quando alguém redige uma peça alardeando a própria ignorância e assina embaixo. O Boletim Focus colhe informações de mais de 100 instituições financeiras sobre diversos indicadores econômicos. A taxa SELIC é somente um deles. É tragicômico enxergar conluio na elaboração desse informativo. O MP/TCU na verdade está indo contra um mecanismo de discussão pública sobre os rumos da economia nacional.

    Responda
    1. Daniel Salomon Guimarães

      Sim, essa é uma boa hipótese sobre a última reunião. Ou, talvez, e com maior ênfase, como constou na última ata, "concluiu-se unanimemente pela necessidade de uma política monetária mais contracionista e mais cautelosa, de modo a reforçar a dinâmica desinflacionária.". A ver na próxima ata. No mais, não podemos esquecer que o Presidente do BCB somente tem um voto no COPOM. Seu otimismo ou pessimismo não tem tanto poder assim, embora ele de fato erre em acenar ao campo político.

    2. Fernando Nascimento

      Acredito que o consenso entre os formuladores da taxa selic, foi uma forma de baixar a fervura no debate economico. Isto é bom. Mas seria prudente o Campos Neto não fazer previsões pessimistas, em eventos patrocinado pela oposição. Historicamente os presidentes dos bancos centrais são otimistas ou são discretos. Pois o pessimismo eleva a pressão inflacionaria, que eles tem a missão de desinflar.

    3. Daniel Salomon Guimarães

      Agradeço pela resposta. Pesquisei e não encontrei a dita variação nos boletins dos últimos meses. Aliás, se eu entendi o argumento do Eduardo M., feito há pouco mais de um mês, teria havido uma manipulação para justificar, "ex post facto", a posição dos membros indicados pelo último governo para reduzir a taxa em patamar menor daquele sugerido pelos indicados pelo atual governo. Argumento deveras curioso. Qual, agora, é o argumento considerando que houve unanimidade em parar a redução da taxa?

    4. Fernando Nascimento

      Voce com certeza não ouviu os argumentos do Eduardo Moreira. Na formulação do boletim focus se disse que as instituições previam inflação futura de 8%. Mas nenhuma instituição reconheceu ter feito esta previsão.

  6. Gustavo Ferreira

    A solução para não pagar ou pagar menos juros para rentistas é bem simples. Não precise deles para comprar sua dívida. E para eles é simples também, não pagou o quanto eu quero, não empresto. Papo muito furado esse: Você está precisando absurdamente dos bancos para te emprestar e no outro dia diz que está pagando muito, basta não pegar ou pegar menos, mas não, isso não pode.

    Responda
  7. paulo Raulino

    "...não possui o efeito de controlar a inflação, conforme alega o Bacen, mas sim o de quebrar o país, enriquecendo alguns aplicadores do mercado"...Mas só agora descobriram isso?!! É claro que essa relação do sistema financeiro e o BC não exala bom odores.

    Responda
  8. Marcos Gandelsman

    Na minha opinião o Sr. Campos Neto deveria ser objeto de uma investigação dada a sua questionável atuação à frente do BC

    Responda
  9. Paulo Sales

    É estranho como se fazem de desentendidos, todow. Já tem matéria de semanas atrás, que óbvio , não é desse jornal, está no youtube, no ICL, mostrando que uma ou duas instituições, forçaram o indice para cima, informando números surreais nos seus boletins.

    Responda
  10. Jose Roberto X de Oliveira

    Boletim Focus é produzido ouvindo o lobo sobre sua alimentação. Existem outros setores da economia para serem ouvidos como serviços, indústria, agricultura, trabalhadores e sindicatos... e o Presidente do Banco Central, Campos Neto, age como político fazendo mesuras a fascistoide em eventos e jantares aliás isso deve ser desonesto e incompatível com o cargo. O sujeito se ofereceu para ser Ministro da oposição! Isso é ser independente? Fdm

    Responda
    1. paulo Raulino

      "...não possui o efeito de controlar a inflação, conforme alega o Bacen, mas sim o de quebrar o país, enriquecendo alguns aplicadores do mercado"...Mas só agora descobriram isso?!! É claro que essa relação do sistema financeiro e o BC não exala bom odores.

  11. Marcio Kuwakino

    Com estes argumentos, ele vai entrar com ação contra livros de economia, aulas de economia, etc… até aonde vai o fanatismo

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Nos Estados Unidos existem algo parecido com o boletim Focus. Eles consultam outros setores como varejistas, indústria, agricultura, trabalhadores, sindicatos. Acho que consultar o lobo sobre sua presa é ser bem tolinho não acha? Onde está o problema dos apontamentos feito pelo Ministro do TCU?

    2. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

      Nada que um estudo coloque por terra esses "frágeis" argumentos. Se não existir interferência, ótimo. Se existir, providências poderão ser adotadas para corrigir eventuais falhas. Não pode subsistir dúvidas. Bom para todas as partes.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.