Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rafael Theodoro Silva

    Tenho duas perguntas sobre este projeto de lei: caso a mulher seja menor de idade em caso de um aborto como ficaria a pena? Segunda: Como um político deste, de linha desumana, cruel e fundamentalista consegue ser eleito, que tipo de pessoas votam nele?

    Responda
    1. Sam Duart

      Não pensaram nesse ponto. Porque o projeto não foi pensado no social. O único objetivo do projeto era avacalhar com o governo. Mas pelo visto o tiro saiu pela culatra.

    2. Eduardo soares

      Essa resposta é fácil. Os 33% que apoiam o discurso do bozo, todos hipocrítas e cuidado estão todos por aí ainda.

    3. Felipe Macedo

      Pessoas despolitizadas, descrentes e com ódio à atividade política.

  2. Jose Roberto X de Oliveira

    A bancada pró estupro é fascistoide e é ligada à Bolsonaro e seus asseclas.

    Responda
  3. Paulo Domingos

    A "cambada" evangelica do mal está tão obcecada pelo caos politico do governo que não conseguiu produzir uma proposta com uma coerência básica. Eles querem desmoralizar o governo para tet um pretexto para o impeachment de Lula.

    Responda
  4. Alberto Henrique

    Será que não pode pedir à prisão desse deputado por abuso de ym3ecilidade?

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Estava pensando nas mesmas linhas. Temos um princípio chamado irretroatividade, pelo qual direitos sociais concedidos não podem ser removidos (em que pese isso ter acontecido em alguma medida com a reforma da CLT que passou sob Temer). A mera proposta de uma lei que contrarie o preceito constitucional supremo da dignidade humana deveria sujeitar o legislador à pena por improbidade. Aí esse circo ideológico poderia sair de cartaz.

  5. Matheus Battistoni

    Vai ser aprovado, sim. Não é aceitável permitir o assassinato cruel de bebês formados com base em falsa acusação de estupro. Os médicos se recusam a sujar as mãos.

    Responda
  6. Andre Moraes

    Vão ter que arranjar outra forma de tirar dinheiro do governo federal e desgastar o stf; se aproveitar de crianças e mulheres violentadas sexualmente, reforçando seu sofrimento com ameaça de prisão, acabou pegando mal. Esse é o nível dos nossos políticos e do que são capazes para conquistar seus objetivos de poder e dinheiro. Se você ama seu país, nunca vo-te em um candidato do pl ou do centrão; são perversos demais.

    Responda
  7. Luiz Almeida

    Sóstenes está legislando em causa própria, a do homem abusador.

    Responda
    1. Renato Letizia Garcia

      Abusador e m@u Kr@ ter !!!

  8. Andre Moraes

    Vão ter que arranjar outra forma de tirar dinheiro do governo federal e desgastar o stf; se aproveitar de crianças e mulheres violentadas sexualmente, reforçando seu sofrimento não pegou bem.

    Responda
  9. neli faria

    Deve parar de ser cúmplice de assediador, indiretamente, e colocar Educação Sexual nas Escolas a partir dos dez anos.Crianças são assediadas, ou pior ,muitas vezes, por não saber o que é sexo. Gravidezes precoces seriam evitadas se nossas crianças, meninos e meninas, tivessem aulas de Educação Sexual.Deputados: qual Brasil querem para o Futuro? Um Brasil onde nossas meninas, e meninos, sofrem violência sexual? Ah, Oportunista POLÍTICO de Esquerda e de Direita, só pensa NA próxima eleição.

    Responda
  10. Fernando Lima

    #forabancadadoestupro

    Responda
    1. Renato Letizia Garcia

      Em resumo, essa turma estava indo longe demais, na onda E Van gé li ca e achando q os pastores conseguiam fazer todo o seu RE BA NHO P@S TAR

  11. Amaury Kuklinski

    A diferença é grande e aparente. Um lado possibilita o aborto, não obriga. O outro quer obrigar a não fazer. Só faltava o viés religioso além de tentar pautar o pós vida, pautar a vida do cidadão. Não aprenderam que essas coisas não se misturam? Livre arbítrio.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Inserir ideologia religiosa no meio das razões para o projeto de lei foi uma das coisas que o envenenaram. Deram um tiro no pé, sujando a própria reputação e a de suas igrejas junto. Igreja não deve promover violência. Lei não pode ser pautada por igreja. Precisamos de uma PEC que proíba os atuantes em igrejas de se elegerem no Legislativo. Melhor ainda: incluir membros das Forças Armadas e das Polícias Militares na proibição - outra turma que só traz ideias terríveis.

  12. Paulino Fernandez

    Isso mostra ao povo brasileiro a força que o povo tem. O mundo inteiro sabe disso, só o povo brasileiro não se liga. Todo poder emana do povo. Isso é evidente. O povo brasileiro tem sido lerdo. Não dá pra ser indiferente quando é no seu lombo que vem a pancada. As seitas politico-religiosas tem se aproveitado dessa indolência do povo e usado o seu rebanho de zumbis, inclusive para entulhar o Congresso com a sua gente e o seu pensamento estúpido e odioso.

    Responda
    1. MIRIAM PAVANI

      perfeito

  13. weber tavares da junior

    O real objetivo era constranger o Lula, que teria que vetá-lo, mas a repercussão e a postagem do Lula, que se mostrou contra o aborto e contra o PL (projeto) frustrou o plano do PL (partido). Se a preocupação do nosso congresso fosse com os fetos de 22 semanas ou mais que são abortados, teríamos PL para ampliar a rede de assistência SUS; facilitar o trâmite jurídico que autoriza o aborto legal; ampliar o acesso à informação às menores, etc...

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Sim, a resposta do Lula foi estratégica para desmontar o discurso do PL. Militantes de esquerda intransigentes condenaram a fala dele, mas não entendem que os autodenominados progressistas partissem cem por cento para o enfrentamento, seria mais uma derrota garantida depois de muitas outras.

  14. Sebastião Aluizio Solyno Sobrinho

    Agora eu quero que o PL do Aborto seja votado! Vamos lá Lira! Mostre que você manda!

    Responda
    1. CAMILA AMARAL TAVARES

      Não, Sebastião. Nós nunca colocamos os direitos daqueles que são fragilizados em risco. Porque pode vir um revés. Não dá para brincar com os poucos direitos reprodutivos que restam as meninas e mulheres

  15. marcius carvalho

    Ainda existe sanidade entre os políticos. Este projeto é nefasto.

    Responda
    1. Renato Letizia Garcia

      Sanidade acho que não é bem o termo. Parece muito mais medo de perder votos. De qualquer forma, o q importa é q a população está mostrando que não é tão IM b cI L !!!

  16. Gilberto Rosa

    Folha desavergonhadamente continua protegendo o traste do Lira, e todas suas falcatruas, grande jagunço da elite do atraso, faz o que o Cunha fez antes.

    Responda
  17. Fatima Wanderley

    Criminalizar o aborto é assustar ainda mais mulheres e crianças que sofrem violência sexual, é intimidá-las ainda mais a não denunciar. Por isso, esse PL apoiado pela bancada da bíblia é, sim, o PL dos Estupradores. Seria um atraso imenso manter a tramitação desse projeto assustador.

    Responda
  18. LORENA PARDELHAS

    Nem deveria ter chegado onde chegou. Essa PL é de um horror indizível.

    Responda
  19. Nelson Vidal Gomes

    A desonestidade informativa está campeando desavergonhadamente. Não se trata , in casu, de abraçar a teocracia por votos nem de tolerância com o estuprador e sim de respeito à vida e de salvá-la, para o que foram treinados os médicos e para o que enceta o direito natural e a moral. Se há prescrição para dívidas e todos os crimes, porque não haveria para o prazo de abortar? Que direito tem o que já possui a vida de negá-la a outro? Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      * Silvia. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. Nelson Vidal Gomes

      Silva. O que falei em relação ao que disse Jocimar e outros, se aplica in totun ao que diz você. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    3. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Interessante que, antes da censura envergonhada perpetrada pelo namastê, meu comentário descobrindo a hipocrisia misógina por trás dos namastês já contava com quase vinte concordâncias. Como censurar isso?!

    4. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Um hipócrita misógino que, por sentir-se desmascarado, denuncia meus comentários.

    5. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Agora está claro que, por trás do hipócrita namastê, se esconde mais um misógino.

    6. Nelson Vidal Gomes

      Jocimar. Imagina se na sua mesma linha eu considerasse um assassino aquele que defende o aborto de um ser humano viável, e outros tantos fanáticos aqui. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    7. Daniel Liaz

      As suas réplicas só reforçam o grau de ignorância da sua posição. Primeiro: se um médico tem objeção de consciência em cumprir a lei, que saia então do sistema público se saúde e vá trabalhar numa clínica religiosa. Mas, melhor ainda, que mude de profissão. Ademais, se vc se informasse um pouquinho, saberia que o tal projeto prevê como homicídio todo e qquer aborto feito após 22 semanas. Repito: todo e qquer, mesmo naqueles casos em que a lei permite o aborto

    8. Daniel Liaz

      Eh Nelson. Acho que conseguiu ter um pouco mais de atenção com suas **. E eu achando que vc já havia atingido o fundo do poço. Mas não né?! Sempre dá pra afundar um pouco mais. Com essa cheguei a sentir saudades do PEB ou até de sua crítica ao Bozo pq ele recuou em seus ataques golpistas no sete de setembro de vinte e um

    9. Nelson Vidal Gomes

      Registre-se, ademais, para os fanáticos, que uma criança não leva uma gravidez até o final sem risco para a sua vida, situação na qual o aborto é recomendado pela Moral e amparado pelo Direito. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    10. Fatima Marinho

      A desonestidade e crueldade está formatada no PL do Estuprador. Quem defende isso é a favor do estupro.

    11. CAMILA AMARAL TAVARES

      Infelizmente o médico já pode se negar a realizar um aborto mesmo em caso previsto por lei. E esse é um dos motivos que, por falta de acesso, meninas e mulheres não conseguem realizar rapidamente o aborto em caso permitido por lei, tendo que arrastar por hospitais, cidades e semanas de tortura e tristeza. O marco de 22 semanas penaliza exatamente crianças que não entendem bem o que aconteceu, que não conseguem denunciar seus agressores e que os adultos só vão notar depois que a barriga cresce

    12. CAMILA AMARAL TAVARES

      Se não tem útero, não tem opinião. Se houvesse qualquer risco do senhor engravidar de uma violência, não falaria o mesmo

    13. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

      Existem dezenas de crimes prescritos. Isso impede que continuem ocorrendo aos montes? Ninguém faz campanha para que se faça aborto. A questão é que eles continuarão ocorrendo aos montes, por diversos motivos. Qual o papel do Estado? Prestar uma assistência psicológica, financeira e médica à esta mulher? Ou jogar em uma cela por 20 anos como querem os pseudocristãos e namastês que apoiam essa barbárie? Clínicas clandestinas continuarão com sua clientela certa. Enquanto isso encarcera as outras?

    14. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    15. marcius carvalho

      Salvar vidas? Imagine uma criança de 13 anos parindo um bebe. Extremamente complicado, traumatizante e arriscado. Tu é doido cara?

    16. Jocimar Bruno dos Santos

      Nelson, impor uma criança a levar sua gravidez por estupro é muita estupidez! Ideia de pústula, bisonho, e mau-caráter.

    17. Nelson Vidal Gomes

      Quanto a violência que se quer perpetrar contra a consciência dos médicos e os cânones da medicina, os fanáticos favoráveis ao aborto incondicional, não ousam se manifestar. Com efeito, as hipóteses morais para a realização do aborto, são com acerto previstas em nossa legislação: em caso de risco para a vida da gestante; por estupro e anencefalia. A proposta legislativa não altera essas previsões, estabelece em respeito à vida, um marco temporal para a utilização da segunda hipótese. Namastê!

  20. Genésio Marcelino

    Há, seus cara pálidas. Foram afoitos achando que podiam introduzir uma pauta de costume retrógrada guela abaixo das mulheres. Se ferraram, podaram-lhes os chifres.

    Responda
  21. LORENA PARDELHAS

    Assim seja, Mônica Bergamo. Essa monstruosidade nem deveria ter chegado onde chegou.

    Responda
  22. Jairo Ramos

    Mas o nobre relator não disse que tinha 300 votos certos? Continuem elegendo gente assim: Deu$, Pátria e Famil(íc)ia que vai para frente esta espelunca!! Como a revogação da Lei Aurea!

    Responda
    1. Daniel Gomes Pereira

      O que você escreveu agora, foram usadas nas mesmas passeatas em apoio ao golpe militar de 1964, tanto no Brasil como o ditador em Portugal.

  23. Dimas Oliveira Silva

    No Código Penal crimes contra a vida sempre foram mais gravosos.

    Responda
    1. Maria Isabel Martinez Pons

      Nesse caso o crime é contra a vida das mulheres e crianças.

    2. cesar baldon

      Mas faz algum sentido punir com mais gravidade a mulher que comete o aborto do que o estuprador?

  24. ADILSON RIBEIRO

    Os deputados da base "Evangélica" pensaram em suas cabeças doentias que poderiam gerar um fato novo. Só não contavam que sociedade civil organizada gerou uma onda de protestos em forma de ultimato. A impressão é que nenhum deles tem filhas mulheres, porque se tivessem não se davam a cometer tal desatino. O pior disso, é ver parlamentares que se dizem mulheres, defender essa atrocidade.

    Responda
  25. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Esse episódio mostrou que a maioria da população brasileira (oitenta e oito por cento) ainda guarda uma boa dose de racionalidade e bom senso. Os doze por cento restantes são doentes irrecuperáveis.

    Responda
    1. Renato Letizia Garcia

      é ! dá um certo alento ! Nem todos viraram AMEBAS desprovidas de cérebro !!!

  26. Luís Henrique Oliveira Nogueira

    E se a gente inindar os e-mails oficias desses "nobres" e de "reputação ilibada" deputados com mensagens mostrando a indignação com esse retrocesso?

    Responda
  27. APARECIDO MARIANO

    Esses extremistas evangélicos são doentes mentais . Não pensam . Não avaliam bem os problemas da sociedade . Eu sou contra o aborto. E acho que a maioria da população também. Mas é preciso pensar num projeto coerente, que tenha sentido . Esse Pl beneficia o estuprador frente a mulher .

    Responda
    1. cesar baldon

      Temo em discordar, porque as investidas deles são bastante inteligentes - jogam o tema no ar e contam com o apoio discreto de seus pares e o silêncio da grande imprensa. Tudo feito, se colar colou. Simples assim.

  28. cicero lopes da silva

    Agora é botar pressão para derrotar o PL das drogas do senador Rodrigo Pacheco e no seu lugar um outro PL que permita-se o porte de até 25 g de maconha.

    Responda
    1. Antonio Benedito Alves da Silva

      Se o álcool que é o pai de todas drogas vive solto e destruindo milhares de famílias, então a maconha, que eu acho, menos nociva pode ser autorizada com o devido controle de quantidade. A hipocrisia faz muito mais mal que a maconha...

  29. SERGIO FERNANDO MOREL ALMEIDA

    Só na cabeça de um machista, despreparado e atrasado deputado como o pastor Sóstenes que uma medida retrógrada como esta seguiria adiante. Para tudo há limites, até para o atraso civilizacional que os pastores evangélicos da bancada Bíblia querem nos impor na marra.

    Responda
    1. maria alvarenga de araujo barreto barreto

      Na cabeça de muitos católicos conservadores tbm. CNBB a favor, Igreja machista

  30. Erich Georg

    Esse projeto dá ânsia de vômito. Típica iniciativa dos "cidadãos de bem" do legislativo.

    Responda
  31. Marcelo Barbosa Câmara

    No Brasil, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a legislação prevê que menores de 18 anos que cometem atos infracionais não são submetidos ao sistema penal comum, mas sim ao sistema socioeducativo.

    Responda
  32. Antonio Carlos Zava

    Esse PL traz uma grande lição a políticos brasileiros de todos os espectros. Para os extremistas de direita, que há limite para tudo, a paciência anda curta e o país tem problemas de verdade para resolver. Para a esquerda - e particularmente para o PT, que quando existe uma comunicação bem feita e agregadora, a opinião pública se mobiliza sim. Não será negando suas origens e suas bandeiras históricas que a esquerda irá derrotar a direita. Neste caso, faltou esquerda - e coragem, a Lula e ao PT.

    Responda
  33. Paulo Lessa

    Chamem pelo nome certo, PL do estuprador.

    Responda
    1. Renato Letizia Garcia

      Exatamente isso !!!