Dora Kramer > O dito de Ulysses Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Cara Dora não sei o ranking dos congressos anteriores,porém esse é disparado o pior de td era republicana,mas talvez os próximos sejam bem ruim ou piores que esse que aí está.

    Responda
  2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Finalmente, Lira, o nefasto, aparece num texto da Dora. Continue mostrando as barbaridades desse cara e de seus asseclas, citando os nomes, assim estará contribuindo para mostrar as atrocidades que cometem contra o progresso do Brasil.

    Responda
  3. José Cardoso

    "A partir de um determinado momento, por volta de 2003..." A colunista não nem um pouco sutil quanto à escolha do ano. Foi quando um determinado ex-sindicalista foi eleito presidente.

    Responda
  4. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "aquele grupo condutor perdeu espaço para o baixo clero". Considerando que a maioria deles é ou tem muita afinidade com temas religiosos, este termo não é uma alegoria é adjetivo real para este pessoal.

    Responda
  5. NACIB HETTI

    São os que servem ao mau governante, mediante módicas contribuições pecuniárias.

    Responda
  6. Anete Araujo Guedes

    Lula se encontra na pior ao ser obrigado a negociar com esses congressistas que agem em prol de seus interesses pessoais, políticos, financeiros e de poder. Não necessitam mais compor com o governo nas pautas que interessam ao país. O Orçamento Secreto lhes permite tocar obras nos seus redutos eleitorais, o que lhes rendem prestígio, apoio e votos.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      E pior que ele tende a ter razão. O que o PT fez (algo muito errado sem dúvida) é aquilo que sempre se fez ao longo de toda história. A diferença é que no caso do PT, graças a autonomia dada aos órgãos policiais e judiciais, a prática foi investigada a fundo (e em alguns casos de forma chriminosa) e agentes foram punidos, enqto no resto da nossa história imperou a impunidade

    2. Daniel Liaz

      Nosso amigo branco, que repete esse mesmo bordão em toda e qquer situação, não nota que com ela ele dá toda razão ao PT. Afirma e reconhece que seja nos dois primeiros governos, seja nesse, a questão mesmo é a existência de um congresso sem projeto, sem xinpromisso e que torna muito difícil (se não impossível) um governo que não perticipe do fisiologismo.

    3. Vinicius Branco

      Que falta faz o mensalão e petrolao, não Anete? Naquele tempo era mesmo tudo mais fácil.

  7. MARIA BILCK

    Excelente matéria. Parabéns. O pior momento do Parlamento em toda República. O bagaço da cana

    Responda
  8. Jose de Paula

    Infelizmente o congresso de hoje abriga o que há de pior na política, são seres que na sua grande maioria saíram do esgoto, nojentos e asquerosos. Realmente enquandram-se em uma quinta categoria. Esta bancada evangélica, que estão agora chamando de cambada evangélica, é uma das piores, sem ficar longe também de outras fisiológicas e retrógradas como as bancadas da bala e a do boi.

    Responda
  9. Marcos Benassi

    Poi Zé, dona Dora, está legislatura (legislarréia) de gato não é pior do que aquela que a antecedeu: é pior do que todas as demais. Só não digo que a próxima será necessariamente melhor porque no fundo do poço há sempre um alçapão - piadinha que atribuo ao Leonardo Sakamoto, mas não tenho certeza de que não foi reaproveitada.

    Responda
  10. roberta melissa oliveira sales

    Eu tenho nojo desse congresso nacional. Não por questões ideológicas. Isso é o de menos. Mas porque entra ano e sai ano e o povo continua na mesma: sem acesso a moradia de qualidade, sem emprego digno, a mercê da violência dentro e fora de suas casas e, agora, morrendo de calor e de enchente pela inércia e incompetência deles.

    Responda
  11. MARIO LUCIO CAMARGOS

    Édipo, desde o não-tempo, com olhos enormes e vermelhos, compara as duas hegemonias. Tebas suplantou Atenas, Esparta, Corinto... Mas, Sucupira, esta sequer existe fora do realismo fantástico... ou fantasmagórico, e no entanto é muito mais tragédia.

    Responda
  12. Paulo Sales

    O brasileiro tem problema cultural grave. Quando é coletivo, ou seja, muita gente junta, a ética a moral e a correção se dissolve. Grupos se formam e a culpa é abstrata, tipo, "o centrão' "o bloco" "a bancada" ninguém se responsabiliza individualmemte por nada e todos dão sua dose de atraso e sofrimento a sociedade.

    Responda
  13. renato soares

    Eu lamento muito, mas na minha opinião, vale o velho adágio: "Pra quem é, bacalhau basta". Simples assim.

    Responda
  14. Francisco Neto

    Nunca tivemos um bom parlamento, mas atualmente temos o pior de todos, deputados e senadores de Internet, gente sem noção que briga, xinga, ameaça, falam coisas sem sentido para postar e ganhar cliques em redes sociais.

    Responda
  15. adel eddine

    A pl do aborto embora séria, parece cortina de fumaça para outros retrocessos. Paralelamente jair faz campanha nos quatro cantos mas carregando a certeza de que perderá várias prefeituras. A direita consegue atrair sentimentos negativos a segmentos religiosos e fazer que homens de bem se privem de empunhar a Bandeira Brasileira.

    Responda
    1. Paulo Sales

      Como assim, a PL do aborto é uma PL séria?

  16. Gaya Becker

    O CN prova o quanto nossa sociedade piorou. Todos os que lá estão saíram da sociedade e foram eleitos por nós. Isto significa que devemos melhorar muito como seres humanos para um dia, quiçá, termos um CN digno e decente, desde que sejamos merecedores e passemos a votar em políticos tão dignos e decentes quanto nós seremos no futuro! O CN é o reflexo do povo brasileiro no espelho. Vamos mudar isso ou aceitar q dói menos...

    Responda
  17. José Fernando Marques

    Apesar da monstruosidade do PL do Estupro, a sociedade brasileira se mostrou viva. Despertou e respondeu. Daqui por diante, creio!, vai ser mais difícil os orangotangos de terno e gravata ou de saia e salto alto fazerem mal ao país. Os caras esticaram a corda a tal ponto que a coisa se voltou contra eles. Gente na rua contra o Congresso pérfido, eis o remédio.

    Responda
  18. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Dê poder a uma pessoa e... conheceremos seu caráter. Mas um congresso legislativo e militante inteiro? Seu caráter é a soma de seus maus-caráteres; se majoritária... não negará sua sanha, sua transigência, sua petulância.

    Responda
  19. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    Vai ficar pior, a direita oportunista ensaia uma união com extrema direita, os sinais da barbárie já são nítidos.

    Responda
  20. CARLOS SANTOS

    eSTE Kon Gresso parece mais um grupo (raras exceções) de sequestradores... só aprovam projetos de interesse da nação se abastecerem a caixinha, digo, emendas deles. (conhecem alguns "vossas excelências" q após 2 legislaturas n ficaram milionários? deve ter).

    Responda
  21. Fernando Lima

    #foralira

    Responda
  22. Lis P Junqueira Safra

    Precisamos urgentemente votar melhor no presidente. Esse já tínhamos o mapa completo. Sem credibilidade nenhuma ontem no G7 foi evitado por todos.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Acho que a própria Zelis é fake.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Você está falando do Milei? Ele ficou sozinho num canto, como Bolsonaro ficava nessas ocasiões, tentando conversar com os garçons. Lula foi recebido com aplausos, veja em qualquer mídia séria, e pare de tentar espalhar fakenews.

  23. José Alberto Dietrich Filho

    Parabéns Dora Kramer. Ótimo resumo da ópera

    Responda
  24. roberto foz filho

    Texto pertinente e verdadeiro. Parabéns

    Responda
  25. Alberto A Neto

    "Está achando ruim esse Congresso? Espera o próximo! Será pior e pior". O dito não tem exceção. Os óculos de Kramer são escuros ou ela esqueceu das CPI do Morcego Negro, Anões, Banestado? Da compra de FHC da reeleição e Tele-Gangue? O Parlamento tornou-se habitat de quem escapa de penitenciária, do hospício ou enriquece explorando a fé alheia! O samba de 78 da União da Ilha dizia:"Como será o amanhã? Eu serei feliz!". Sêneca profetizara o dito de Ulysses há dois mil anos: "Amanhã será pior!".

    Responda
  26. Alberto Melis Bianconi

    A paródia do subtítulo da coluna também funciona: quanto mais irrelevante o jornalista, maior sua estatura moral (pelo menos a pose). O presidencialismo de coalizão nunca deixou de ser presidencialismo, tanto que a colunista tentando levantar o moral do Congresso, elogiando períodos passados... faz referência aos presidentes de plantão. Mas a decadência é das instituições e não exclusividade do Congresso. A Lava-Jato, no judiciário e na imprensa, não vão me deixar passar por maledicente.

    Responda
  27. Lis P Junqueira Safra

    Infelizmente a corrupção está demais vai do presidente aos ministros

    Responda
  28. Fernando Lopes

    As privatizações dos anos 90 foram puro "balcão de negócios" e "malandragem". Não dá para separar essas coisas.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Exatamente. As privatizações naquele período foi uma farra. A da Vale um acinte.

    2. Fernando Lopes

      Dalton, não foi a privatização que melhorou o serviço de telefonia. Foi a revolução tecnológica (possibilitada por investimento público nos EUA, diga-se de passagem) do setor que chegou ao Brasil mais ou menos no mesmo período. O serviço teria sido barateado de qualquer modo. Só que agora, privatizado, não há o mínimo controle público efetivo sobre ele, já que o modelo de agências reguladoras foi feito para beneficiar os compradores das empresas públicas e não os usuários dos serviços.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      A da telefonia foi mais do que acertada. Pago, hoje, por 5 celulares corporativos, o mesmo valor nominal mensal que pagava por um único celular em 1996. E ainda tinha que adquirir a 'linha' por algo próximo a US$ 1k. Detalhe: não tinha cobertura na maioria dos locais e não raro ficava sem sinal em áreas de plena cobertura.

  29. Alexandre Pereira

    Um sistema eleitoral com cota lixão não poderia resultar em outra coisa.

    Responda
  30. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Infelizmente a corrupção(corrupção no seu sentido mais lato de passividade e atividade) é uma instituição no nosso no nosso país. Nem só no Congresso Nacional mas em todo o sistema político. No mínimo, o pragmatismo impera

    Responda
  31. Marcelo Silva Teixeira

    este é o pi0r parlamento da História....um bom presidente terá que fechá-lo

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Heim? Esse é o pior parlamento justamente por ser composto em grd parte por golpistas, reacionarios, fundamentalistas e autoritários. Ou seja: sua solução só agravaria o quadro

    2. Marcelo Pires Santana

      Um presidente que vice quer seria da turma do PL, um bozo, certo? Porque atualidades fascista como essa só vindo dessa turma.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Presidente que fecha Congresso não é bom presidente, aliás foi o que tentou o pior que já tivemos, mas não conseguiu... vai tentar de novo. O eleitor é supremo, não faz o menor sentido julgá-lo bom ou mau.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não seria mais adequado bons eleitores ?Inclusive para a escolha de presidentes ?

    5. Alexandre Pereira

      Ditadura, então?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.