Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ney Fernando

    É bem mais provável que a "base" tenha sabido do PL do estupro pelos próprios "pastores" deputados eleitos por ela, e que o tenha aplaudido entusiasticamente. Só agora, quando viram o mico que criaram, é que todos resolveram abandonar essa canoa.

    Responda
  2. João Paulo Zizas

    É capcioso atacar o PL 1904 propugnando o reles sofisma de que mulheres que decidem fazer amblose devido a haverem engravidado num estupro devem se acertar com Deus, sem serem colocadas sob os rigores da justiça mundana. Evangélicos eventualmente influenciados por esse ardil são apenas inocentes úteis a serviço de seus inimigos abortistas e anticristãos. Isso fica ainda mais claro quando se observa o fato de o atual debate só abranger procedimentos realizados após 22 semanas de gestação.

    Responda
    1. Raimundo Carvalho

      Você não é cristão coisa nenhuma. No juízo final, o Cristo vai cuspir na sua cara e mandá-lo pro inferno, lugar de carrasco de mulher pobre e sofredora e de meninas abusadas sexualmente. .

  3. Marcos Benassi

    Também não sei dizer, Juliano, se o cabra "escondeu" das bases. Do público em geral, mesmo do jornalismo, não escondeu que era pura safanagem, "teste ao Lula", eixcrotidão pura. Não haverá de ter sido isso a mobilizar os concidadãos evangélicos, senão os motivos que você elencou. Creio puro erro de cálculo. No caso da saidinha de presos, outra birra iiiddiota, colou: já há "culpa" no apenado, ninguém viu nada de mais. Bem como "maconheiro", se indevidamente tratado como traficante, importa pouco

    Responda
  4. Cleomar Ribeiro

    ...tem o visto de todas as lideranças evangélicas das igrejas-militares!... Todos os evsngicis crentes traíras estão zombando da cara da população!!!... Pró-chaos!

    Responda
  5. Telma Saraiva

    Tem que haver o não voto a políticos pastores. Não mais porque os que estão no parlamento apenas contribuem para o aumento do preconceito contra cristãos, principalmente evangélicos. É só ler os comentários, no espaço dos leitores, em todas as matérias sobre o PL do S. Cavalcante. São de arrepiar. Para tirar a dúvida, basta substituir a palavra 'evangélico' por 'muçulmano' ou 'judeu'. Eles seriam processados por islamofobia e antissemitismo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Olha, Telma, falá pocê l: tão poucos põem-se claramente contra a destra-pastologia, a pregação pastoral de direita, e tosqueira, que 1uase me esqueço que tem evangélico Bípede. E tem, bem sei. Mai tá Soda.

    2. Telma Saraiva

      Marcos, ninguém se coloca como cúmplice. As propostas dessa bancada é o bolsonarismo são contestados faz tempo nas redes sociais por outros evangélicos. Há, pelo menos, um livro escrito. Ex.: por pastor Batista tradicional (Idolatria política: como governos se tornam deuses). Não temos um papado, nem bispado pra falar em nome de uma igreja. Somos um universo vasto e diverso. Nunca votei em pastor político.

    3. Marcos Benassi

      Telma, confesso: tô de saco cheio com a cruzada que estampa o nome de "evangélica", quer assumam eles ou não a defesa de tais princípios. Pô, faz anos que questões de foro pessoal, de escolhas comportamentais individuais, vêm sendo tratadas como pautas do país como um todo, e legiferadas. Ora, enquanto os fiéis tementes a Deus não se posicionarem contra essa exploração de imagem, vão se colocar como cúmplices. O filme queimou.

    4. Telma Saraiva

      Leia-se: "seriam" e "outros".

    5. Telma Saraiva

      Em março os Houthis, do Iêmen anunciaram que nove homossexuais seria crucificados ou apedrejados. Na Arábia Saudita e Emirados Árabes e em outris países, a homossexualidade é crime. O que acha disso? Os pa les ti nos escreveram aos "Queers for Palestine" que não aceitam o que eles fazem e muito mais. O que acha?

    6. Felipe Araújo Braga

      Não é preconceito, mas os evangélicos são os que mais perseguem LGBTs e membros de outras religiões.

    7. Telma Saraiva

      Há muito ódio aos evangélicos. É visível.

  6. Osmário Mendonça

    O problema é que esses evangélicos, como esses objetos da pesquisa do colunista, são as pessoas mais vulneráveis e manipuláveis. Eles acreditam em qualquer coisa que o pastor falar pra eles. Não acompanham a tramitação de um projeto de lei. Nem ficam sabendo quando foi aprovado qualquer dispositivo legal e muito menos conseguem interpretar com clareza o conteúdo.

    Responda
  7. Beckenbauer Souza Simas

    Excelente leitura da conjuntura. Pegou mal para o Lira também.

    Responda
  8. Claudio Lourenço Rocha

    Claro que essa gente para confundir, coloca que, Quem é contra essa PL do estuprador é a favor do aborto; Ninguem é a favor do aborto, mas é contra a criminalização de meninas ainda crianças estupradas que serão violentadas ainda mais se esse PL for aprovado., . Esse projeto sera votado, nao tenham duvida, pois Lira precisa do apoio desta bancada fundamentalista, dita evangelica para eleger seu sucessor. Discurso facil para agradar a bancada evangelica num Pais onde não se investe em educaçao s

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sei não se será votada, Cláudio, o peçoau já tá KHagando pra trás. Firmes em sua posição de oportunistas e covardes, tão abandonando o barco.

    2. Telma Saraiva

      Não é correto afirmar que aquela bancada é fundamentalista porque, se o fosse, ela leria a Bíblia com literalidade, o que não é o caso. No livro de Êxodo há passagem em que Moisés não trata o aborto como ho mi cí dio. Essa bancada evangélica não é conservadora e fundamentalista, mas reacionária.

  9. Alberto A Neto

    "Qualquer coincidência tem o dedo de Deus ou do diabo". (Nelson Rodrigues)

    Responda
  10. Telma Saraiva

    Digo e repito que a maioria dos evangélicos não está interessada nos assuntos da bancada evangélica.

    Responda
    1. Telma Saraiva

      Aqui nessa coluna do Spyer, ninguém falou sobre Is rael.

    2. Felipe Araújo Braga

      Você defende Is ra el aqui por quê?

    3. Telma Saraiva

      Quase reelegem o inelegível por causa da campanha eleitoral que é feita nas igrejas em época de eleição.

    4. manuel rodrigues

      Ledo engano, Telma. tanto é que, inocentes Evangélicos mais o Católicos conservadores, quase reelegem o Imbrochável.

    5. manuel rodrigues

      Ledo engano, Telma. tá interessada sim. tanto é que, inocentes Evangélicos e Católicos Conservadores, quase reelegem o Imbrochável.

  11. Sérgio Silva

    Evangélicos sabem perfeitamente o que acontece. São mestres em urdir o ódio a tudo que lhes seja diferente e aniquilam qualquer um que deles discorde alegando serem porta-vozes da verdade absoluta. Eles odeiam. Simplesmente odeiam.

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      ... Estes autodeniminafos evengélicos Sao Protestantes fake com figurino de ser da cristandade!... Sao fake, dizem como Hitler também dizia no final de de seus discursos da escuridão!!!... O chaos é o que eles operam!... Eles empurram a população no chaos e deixam a todos desconfortáveis, e zombam da cara de Toda a população!..

    2. Telma Saraiva

      Se for assim, o mesmo pode ser dito dos adeptos de outras religiões, incluindo os adeptos do ateísmo. Se você duvida, é só frequentar canais do YT da Índia pra ver as brigas e ódio no espaço do chat entre hinduístas e mu çul ma nos. Não generalize os cristãos. Quem demonstra muito ódio é você.

  12. Telma Saraiva

    Sr. Spyer, a resposta a sua pergunta é 'sim'. É possível que o PL tenha sido escondido de sua base. No momento, estou desigrejada, mas a julgar pelos vários anos em que frequentei a igreja, posso dizer que o tema "aborto" NUNCA foi abordado.

    Responda
  13. Adriano Santos de Oliveira

    Fora Lira e leva com você esses marmanjos, barbados, cavalão em cima das crianças, leva pra sua casa

    Responda
  14. Adriano Santos de Oliveira

    Fora Lira e leva com você esses marmanjos, barbados, cavalão em cima das crianças, leva pra sua casa, voces não gosta do povo brasileiro, voces gosta é de caos, ódio, covardia, e de muito dinheiro né .

    Responda
  15. Filipe Quintans

    É a melhor coluna de humor do jornalismo brasileiro.

    Responda
  16. Telma Saraiva

    Todas nós queremos escolher quem será o pai dos nossos filhos. Ter esse direito negado é uma violência. Até as leoas podem escolher o leão mais imponente, o que tem a maior juba para ser o pai de sua prole.

    Responda
  17. LUIS PASSEGGI

    Juliano, gosto muito dos seus textos. Mas a ideia de que a bancada evangélica pode ter escondido o PL, nao procede, embora vc apresente opiniões nesse sentido. Pelo contrario, a direita seguiu as etapas “normais” nas redes. Leia a coluna “Encaminhado com freqüência”, nesta mesma edição da Folha que explica direitinho o roteiro do impulsionamento/rejeição do PL nas redes. Continue com seu bom trabalho!

    Responda
  18. Rafael Moraes

    Acho que a melhora econômica do país, está produzindo menos pobreza, e faz não precisarem recorrer ao pastor para tomar decisões.

    Responda
  19. Telma Saraiva

    Item 2 indica que evan gélicas concordariam que o aborto deveria ser descriminalizado (?) como votou a ex-ministra do STF Rosa Weber. Sou contra o aborto para mim, quanto as demais mulheres, que Deus as julgue. Quem sou eu para julgá-las? (1 Coríntios 5:12-13).

    Responda
  20. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Lá vem o Spyer com essa conversa , " não, os evangélicos comuns (sic) não sabiam, não tinham noção"... Chega dessa tentativa espúria de misturar crença religiosa e políticas de Estado! Pela estrita separação entre Estado e Igreja!

    Responda
  21. Murilo Belezia

    Prezado senhor Spyer, usa-se demais a palavra evangélico sem que, na minha opinião, tanto o autor do texto quanto o leitor saibam muito bem o que é isso. Será um genérico de cristão? Já que a Folha o contratou para falar de assuntos dessa área, peço que algum dia nos brinde com um ou mais artigos para nosso esclarecimento. Essa palavra funciona como um guarda-chuva para o bem e para muita picaretagem. Aguardo.

    Responda
  22. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Lá vem o Spyer com essa conversa , " não, os evangélicos comuns (sic) não sabiam, não tinham noção"... Chega dessa tentativa espúria de misturar crença religiosa e políticas de Estado! Pela estrita separação entre Estado e Igreja!

    Responda
  23. sergio ribeiro

    Esse projeto é tipicamente bolsonarista; segue a filosofia do "e daí? não sou coveiro." Não são esses líderes que engravidam, que ficam 9 meses sofrendo as complicações, indo aos médicos e depois tem de cuidá-los para a vida toda. Fazem a gestação parecer um castigo para as mulheres.

    Responda
  24. Victor Ivar van Halst

    A base de evangélicos não tem motivo para se surpreender. Para quem apoiou candidato que fazia apologia aberta ao estupro, à pedofilia, à tortura e ao aborto do próprio filho (não podemos esquecer que o próprio Bolsonaro admitiu pedir o aborto do filho 04), esse PL do estuprador não é algo que deveria surpreender.

    Responda
  25. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Não só nos humanos, como em outras espécies, deixar descendentes envolve boas escolhas e seres especiais no bom sentido. Descender de estuprador é péssimo

    Responda
  26. Helena Hawad

    'Tenha o filho e dê para adoção' é um argumento simplista de quem vê as mulheres como coisas: receptáculos para gerar bebês. A gestação tem custo físico, emocional, social, financeiro para a gestante. Em todo caso, se ela quiser 'ter e dar para adoção', ou quiser ter e criar, ou não quiser ter o filho de um estupro, só cabe a ela mesma decidir. Imposição, nesse caso, é violência.

    Responda
  27. Fatima Marinho

    PL do Estuprador tem que ser arquivado. Algo tão cruel tem quer ser enterrado, sem chance de ressuscitar e vir nos assombrar.

    Responda
  28. Felipe Araújo Braga

    Vejo que os evangélicos querem impor sua religião ao resto da sociedade!

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      O pior é que nem fazem questão da religião, basta que todos sigam seus preceitos, digamos, "morais", mesmo que conduzam a absurdos.

  29. Anete Araujo Guedes

    O interessante é que foi a sociedade que se mobilizou, mostrou sua força, recebendo logo após o apoio do governo federal. Queremos seguir em frente, avançar, transformar, e não retroceder, retornar à idade média, permitindo que as leis constitucionais sejam abarcadas pelas as crenças religiosas, pelos pastores mercenarios que se entranharam no campo político.

    Responda
  30. Rodrigo de Sousa

    Para mim é difícil acreditar que o Malafaia "deu ponto sem nó" ... Talvez o tempo esclareça o que aconteceu de fato. Mas é importante que o crente consiga sair da bolha, até para perceber que existem outros crentes que não os Sóstenes da vida.

    Responda