Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. gilberto schoncer

    Alckimin, pegue seu boné e comece a se preparar p ser o futuro Presidente do Brasil

    Responda
  2. gilberto schoncer

    sa u de se gu ran ça e du ca ção nota zero //, Alckimin deveria se preparar p ser presidente...

    Responda
  3. RICARDO SASSON SAAT

    Faltou a matéria descrever onde estão as renuncias como 88 bi simples nacional, 74 bi possível taxação de dividendos, 54 bi zona franca, 40 bi desoneração cesta básica, 31 bi refis, 24 bi abatimento de despesas médicas, etc.

    Responda
  4. SERGIO NEVES

    O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e uma péssima distribuição de renda. Subsídio, que inclusive foi concedido por um dos governos do PT, sempre existiu. Querer aumentar os impostos para manter o luxo é mais um tiro no pé desse desgoverno. Carga tributária elevada só serve para deixar o pobre mais pobre.

    Responda
  5. Vinicius Chaves

    A gente, não é possivel. Esta informação, para um presidente de dois mandatos, com experiencia. Isto ele deveria saber já na transição, na pior das hipoteses

    Responda
  6. Zelis Pereira S Junqueira P F

    Impressionada estou e preocupada . Recebi uma notícia agora de brasileiros que moram em Miami dizendo que Lula vai colocar João Vaccari novamente na Petrobras. Isso é verdade? Alguém pode me falar? Deve ser brincadeira.

    Responda
    1. antonio brito

      Na Vale e na Petrobras. Indicou o financeiro da Petrobras, que foi da previ, que mantem parte da vale, que está as mãos do Vacari

    2. SERGIO NEVES

      Não é brincadeira não! Diz as notícias que ele já está mandando. Tentaram o Mantega mas não passou.

  7. Felipe José Fernandes Macedo

    Grandes empresários que adoram um subsídio, empréstimo a juros baixos e refinanciamento de dívida é a mesma turma que pede estado mínimo pro povo. Claro, máximo pra eles

    Responda
  8. José Felipe Ledur

    Subsídio pros endinheirados e suicídio para os remediados. Essa a receita no país desde quando aqui chegaram os portugas.

    Responda
  9. Milton Nauata

    Muitos q aqui comentam fica a focar miudezas. Nem sabem o q é desoneração de tributos, tracando em miúdos quer dizer q o governo nos três níveis deixam de recolher impostos daqueles q deviam pagar notadamente grandes empresas q por benesses do governo tem esses benefícios q não tem nenhuma contra partida, muitos desses subsídios favorecem justamente àqueles q querem q o governo corte dos pobres, os gastos devem e podem ser revistos sim como um todo, mas de longe as desoneraçoes são mal maior.

    Responda
    1. Antonio Sergio Gouveia Franco

      Meu irmão no Brasil nunca faltou comida no prato de ninguém quando tem saúde e coragem pra trabalhar. Aqui no Brasil toda vida teve serviço pro trabalhador: desde quando se quer trabalhar. O que cansa no Brasil é a maneira como é Governado. Principalmente agora que quem mais trabalha acorda todos os dias com mais um impostos e isso desanima ao INDUSTRIAL E EMPRESÁRIOS A DAR MAIS EMPREGO. E gerar mais renda. Mais o que o Governo quer é mesmo acabar com o empregador

    2. SERGIO NEVES

      Temos uma das maiores cargas tributárias do mundo e isso reflete no bolso do mais pobre. Lamentável esse raciocínio de pagar mais imposto quando o único prejudicado é sempre quem vive do salário. Achar que o empresário vai tirar do bolso para entregar ao governo é ser muito ingênuo. Óbvio que ele vai repassar para os preços.

  10. Anete Araujo Guedes

    Lula não tem apoio do Congresso, da mídia conservadora, da bancada da bala, do boi, da bíblia, do banco, do agro. Se a população não o apoiar, não se inteirar do que está acontecendo, marcharemos rumo ao retrocesso. Os cortes serão realizados no andar e baixo, para que as desonerações, sonegações de impostos, taxas desproporcionais e privilégios sejam mantidos no andar de cima.

    Responda
    1. Felipe José Fernandes Macedo

      Exatamente, Anete. E o bolsonarista paga de "contra sistema" e "subversivo" sem ser. Só o campo progressista se preocupa com o povo.

    2. ricardo caselli moni

      Desde bum mil 500 as Elites gov o país

    3. Anete Araujo Guedes

      A proposta dos poderosos da Faria Lima é retirar verbas dos programas sociais, da educação, saúde, bem estar social etc.

  11. Florentino Fernandes Junior

    Impressionante ne? E sabe em q gov houve uma expansao brutal? Estocadora de ventos

    Responda
  12. Carlos Leston

    Sugestão de corte de gastos: extingue-se as renúncias fiscais, refis da vida…aposentadoria do setor público, incluindo juízes, promotores, militares na mesma base que empregados da iniciativa privada. Corte de verba do exército, transfere verba a ciência/ tecnologia e educação. Se a conta não fechar extinguir o exército, assim como fez a Costa Rica.

    Responda
  13. elmar barbosa stori

    0 Lula não ficou impressionado com o perdão do Tofolli para a Odebrecht tambem.....? Tadinho.....

    Responda
  14. gilberto schoncer

    sa u de se gu ran ça e du ca ção nota zero igual o investimento nesses profissionais , zero

    Responda
  15. ricardo caselli moni

    Subsídio aos ricos e banana aos pobres

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Vai lá reclamar do perdão aos mensaleiros, petroleiros, etc...

  16. Ricardo VR

    Enquanto isso, o "amigo do amigo do meu pai" perdoando acordos de leniência e multas bilionárias.

    Responda
  17. gilberto schoncer

    sa u de se gu ran ça e du ca ção nota zero igual o investimento , nota zero

    Responda
  18. gilberto schoncer

    para s a u de e du ca ção se gu ran ça N A D A , só bla bla bla

    Responda
  19. Alexandre Machado Kleis

    Lula ficou impressionado? Ele não sabia?

    Responda
  20. Zelis Pereira S Junqueira P F

    E aumenta os gastos sem pudor. Para Educação nada.

    Responda
  21. Vital Romaneli Penha

    Se em 2023 tivemos uma renuncia fiscal de R$ 529 bilhões por que o governo não propõe um corte linear em todas as atividades com renuncia fiscal de 10% ao ano e em 10 anos não teríamos mais renuncia fiscal e a sociedade tomaria conhecimento das áreas com privilégios.

    Responda
  22. Zelis Pereira S Junqueira P F

    Ele deveria repensar nos gastos do governo. Está escandaloso. Como defender o indefensável

    Responda
    1. Valdemir Barboza

      Por favor enumere esses gastos excessivos, mas pro favor inclua e ou compare com os subsídios existentes.

    2. Denis Guedes

      Exemplos por favor

  23. Andre Rizzo

    Outra vez esse descondenado vem com essa conversa que não é meu, que não sabia.!!

    Responda
    1. Felipe José Fernandes Macedo

      Andre, Trump está condenado nos EUA, mas aposto que vc é um apoiador fiel dele né, patriota de Taubaté

    2. Valdemir Barboza

      Do que vc , um adepto do condenado no futuro está falando.

  24. FERNANDO AUGUSTO MEDEIROS SILVA

    Grupos de interesse tomam o estado a anos, uma discussão séria sobre benefícios deve ser feita sim. Inclusive empacotar a remoção dos subsídios junto com o reajuste da tabela do imposto de renda. Deixando claro que vai tirar o benefício dos ricos e recompor para os trabalhadores, de quebra resolver o missallocation que temos a torto e a direito no país. Acabar com zona franca de Manaus Acabar com benefício de montadoras Acabar com benefício para quem importa e finge que constrói aqui

    Responda
  25. Celso Corrêa

    O Lula não ficou impressionado com os gastos do governo ?

    Responda
    1. Rafael Lopes

      Acho que o senhor não entendeu. Leia de novo.

    2. Dagmar Zibas

      Sim Gastos com saúde e educação ele acha que devem aumentar Não ao ajuste em cima dos pobres.

  26. Antonio José Santana

    Duvido que os empresários e banqueiros, vão abrir mão destas mamatas, ou vão querer jogar a conta mais uma vez nas costas do povão ou da classe média, seja com corte de programas sociais ou aumento de preços, como o agro está fazendo por conta do desastre no Rio Grande do Sul.

    Responda
  27. Luiz Bartolotti Bartolotti

    Empresário brasileiro quer moleza , os carros elétricos foram taxados , os chineses iriam quebrar a indústria automobilística nacional e somos obrigados a pagar um absurdo por veículos que só ainda são fabricados aqui . Cadê a indústria nacional ?

    Responda
    1. luis anjos

      Concordo. Digo mais , é uma hipocrisia vários setores da economia reclamarem da carga tributária de um lado e por outro lado, receberem um absurdo de isenção fiscal (6% do PIB). Por que o governo e os empresários não param de brincar e, acabam com esse absurdo de isenção fiscal e ajustam a carga tributária em níveis mais razoáveis para todos? A regra fica clara ( será que é isso que não querem???).

  28. Pery Pedro

    Tem um artigo bom na Veja que coloca uma perspectiva diferente. O Lule, apesar de achar que o boom mundial de commodities de seus dois primeiros governos terem sido genialidade sua, surfou uma onda boa de aumento de arrecadação. Pra mim foi mérito dele ter mantido o déficit sob controle, ou do Palocci para os mais críticos, mas não dá pra negar. Hoje age como um pai que, desempregado, olha pela primeira vez a fatura do cartão de crédito e comenta: Tudo isso de restaurante? Vocês votaram nele.

    Responda
  29. gilberto schoncer

    governo perdulário e gastador

    Responda
    1. Valdemir Barboza

      Demonstre, falar é muito fácil.

  30. gilberto schoncer

    mo llu s cão no sso dinhei ro aca bou e não te mos um tos tao no bol so, lo go mais, ire mos pro tes tar, no mi nimo , pro tes tar

    Responda
  31. Adauto João Pulcinelli

    Renúncia fiscal? Isso é o liberalismo econômico da direita no Brasil

    Responda
    1. Pery Pedro

      Essa desoneração da folha tem nome e sobrenome. Dilma Russef. A moça que saúda a mandioca. A direita tem muitos pecados. Este é de vocês.

    2. Augusto Colombo Junior

      Adauto, quem concedeu os benefícios fiscais foi a esquerda. Não esqueça.

  32. Tersio Gorrasi

    Só não se impressiona com os altos salários, privilégios e benesses pagas com dinheiro do contribuinte nos três poderes. Além de políticos e magistrados, muitos deles são também empresários, E aí, não são super ricos também que deveriam ser taxados?

    Responda
  33. neil pena

    Um país com população pobre, tanto beneficio social, tanta corrupção, onde a carga tributária é excessiva para quem produz e paga imposto, benesses para juízes, querem tirar da previdência e aumentar imposto, só um governo perdulário e gastador para pensar nisso, triste o pensamento da esquerda .

    Responda
  34. Rafael Moraes

    Mercado quer o pib só pra ele. Lula ja fez arcabouço, limitou gastos e agora querem limitar mais. Congresso q se vire pq lula tem q gastar.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Arcabouço? Limitou gastos? Só faltou vc dizer que a terra é plana. O arcabouço foi um desastre no aumento das despesas e limite de gastos não faz parte do vocabulário das esquerdas e do presidente kor ru pto. Se informe mais.

  35. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

    Revisão acelerada do BPC? Como assim? Vão aumentar o limite idade pra 90 anos?

    Responda
  36. RINALDO SOUZA COELHO

    Nosso atual regime político reúne o pior do presidencialismo com o pior do parlamentarismo. Temos um parlamento que vive livre de responsabilidades fiscais e orçamentárias, pede o que quer e exige com base em acordos que mais se assemelham a chantagem e extorsão. Um parlamento formado por elites criminosas que sabem que no final das contas quem paga e será culpado é obexecutivo, não importa que linha ideológica tenha. Não importa quem se sente na presidência do país, o Centrão dá as cartas.

    Responda
  37. jose prado

    Aaaiii! Que susto!

    Responda
    1. Pery Pedro

      Melhor comentário

  38. Marcelo Magalhães

    Lula sempre soube que a maioria das grandes empresas recebem muito dinheiro público, mas ficou quieto, pois estava conseguindo dar algum para os pobres. A Faria Lima apertou o cerco e mandou o Pacheco devolver MP. Assim é hora de dar o troco, que é trazer essa informação a público. Mas todo mundo sabe.

    Responda
  39. Antonio Melo

    517 bilhões SÃO SÓ OS SUBSÍDIOS FEDERAIS, com ESTADUAIS E MUNICIPAIS ULTRAPASSAM 750 BILHÕES. Essa é a MÃE DE TODAS AS BATALHAS, pois é o principal fator da concentração de renda e da má qualidade dos serviços públicos. A imprensa, corrompida pelo capital, não quer saber dessa questão, esconde e evita o debate, pois tb não paga imposto. ESSE TEM DE SER O PRIMEIRO CORTE PARA O AJUSTE FISCAL E NÃO CORTAR AS APOSENTADORIAS E BENEFICIOS PTEVIDENCIARIIS. "O POBRE NO ORÇAMENTO E O RICO NO IMPOSTO"

    Responda
    1. Pery Pedro

      É uma ótima discussão Antonio. Infelizmente ainda discutimos se os juros altos são culpa do gasto indiscriminado e da emissão de dinheiro ou da vontade do presidente do BC, que foi apontado pelo Bolso e está sabotando o governo. Quando o Lule se for politicamente, e esta esquerda castrista dos anos sessenta com ele, Gleise, Mercadante e Boulos, talvez consigamos discutir com o Haddad e o Buarque quais devem ser nossas prioridades na alocação do orçamento. Até lá, estamos presos aos anos sessenta

  40. carlos uemoto

    Um governo que tem mais de 30 ministérios para acomodar os apoiadores não pode ser um governo sério. Menos de metade deste número já seria o suficiente para englobar todos os setores do governo. Cada ministério com mais dezenas de amigos do rei. Como podemos esperar que o Brasil seja um país sério para contradizer o presidente francês Charles de Gaulle afirmou que Brasil não é um país sério . Pelo visto nunca será.

    Responda
    1. zilmar rodrigues

      Acabar/reduzir com os subsídios do agro..... a quem interessa.

    2. José Afonso Mota Mota

      Tem razão, Carlos. Lula sempre gastou muito. Por isso essa guerra constante para aumentar arrecadação. Mas do jeito que gasta não tem arrecadação que dê conta.

    3. José Antônio

      Com 1 milhão você pode ter 1 ministério com 1 milhão; com 4 ministérios, 250 mil para cada um ou dividindo de acordo com a abrangência ou importância de cada um; com 1 milhão ministérios, 1 real para cada um ou 0,50 para um, 0,25, ...

    4. RONALDO F VAZ

      Argumento de quem não tem o que falar. Um ministério é composto por 20 a 30 assessores, um chefe de gabinete e o próprio ministro. É dinheiro de pinga. O subsídio de impostos não recolhidos é de 6% do pib.

  41. Graça Almeida

    E o espetáculo continua! Quinto mandato do PT e o Lula ficou mal impressionado com o tamanho das renúncias ficais? Não é de hoje que o país do empresariado nada de braçada no lombo do povo. E os juros da dívida pública? Nos últimos doze meses quase R$800 bilhões pagos. Isso é gasto ou não é? Enquanto aposentado de classe média/ baixa e o trabalhador precisam pagar IRPF. Ajustem a justiça que dá certo.

    Responda
    1. Graça Almeida

      É preciso fazer uma geral, auditar dívida e negociar os juros, cortar subsídios dos ricos. A oitava economia precisa dividir com a população a sua riqueza, acabar com esses bilhões de emendas parlamentares de resultado zero, reformar Legislativo obeso, o Judiciário ser como o país é e não um Versalhes togado, acabar com mortos fictícios dos militares e outras bizarrices, rever altos salários do funcionalismo público e as mordomias do Executivo. Vamos ter recursos pra tudo e um pouco mais.

    2. Graça Almeida

      Oi! É isso mesmo? Juntando juros da dívida mais renúncias fiscais é coisa de um trilhão e trezentos bilhões?

  42. Augusto Colombo Junior

    Os governos dos kor ru ptos petistas implantaram a maior parte dos subsídios e agora vem com essa de que não sabia? Aliás, o "não sabia" sempre foi a estratégia do Lula pra se passar por inocente.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Sr. Antônio, não estou aqui pra defender o Bozo - um es kro to. Mas sei que a dívid pública no governo do kor ru pto aumentou um trilhão. Portanto, me parece que 14 bi não refrescam nada.

    2. José Antônio

      A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65% (Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana). Ao deixar o ''governo'', o Inominável deixou a relação ´dívida PIB` abaixou ou acima dos 65%?

    3. José Antônio

      Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bilhões de dólares em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bilhões de ''korruptos'' em 70 dias. Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do país subirem significativamente. Ex-presidente de extrema direita foi o único que diminuiu 'poupança' (Jornal do Brasil).

    4. Antonio Melo

      Implemeranram com Dilma mas o empresariado ao invés de investir na produção enfiaram o dinheiro no bolso. É hora de acabar com essa mamatas qconcentra renda e prejudica os serviços públicos. São mais de 750 BI AO ANO tb considerando i Estrados e Municípios . Não há + roubo de joias e tráfico de drogas no avião presidencial (não há corrupção )

    5. Augusto Colombo Junior

      Sérgio, quem da, e muito, subsídios e privilégios é a esquerda! Isto é inquestionável!

    6. sergio santana

      Quem gosta, e muito, de subsidios e privilégios é a direita! Isto é inquestionável!

  43. Márcio D'Avila Ribeiro

    Eu li isso?

    Responda
  44. IVONE VONLANTEN LEITE

    É sério que os ministros da área econômica não sabiam dessa festa dos subsídios? O que eles estiveram fazendo nos últimos 18 Meses?

    Responda
    1. Antonio Melo

      Essa é a grande questão q impede o ajuste fiscal duradouro e justo. Lula já dizia q queria o pobre no orçamento e o rico jo imposto de renda. 517 joljoes sai apenas os subsídios à iniciativa privada emnprejiizo da União. Domados is prejuízos à Edtados e Municípios, os subsídios (isenções) é mais de 750 bilhões. A imprensa sempre esconde essa questão. A MAE DE TODAS AS BATAKHAS.

  45. NACIB HETTI

    Lula tem apoio para acabar com todos os incentivos fiscais, como fez o Milei. Quem quiser invista sua grana própria. Correr risco com o dinheiro do contribuinte é muito fácil.

    Responda
    1. José Antônio

      Espero que não, mas quem sabe se o Milei algum dia implante o programa ´Grande de mais para quebrar`?

  46. Eduardo Farias

    Vão cortar os benefícios de quem ganha salário mínimo e não vão tocar no privilégios de empresários que parasitam o Estado às custas do contribuinte?

    Responda
    1. antonio fernandes

      Deixa de ser burro, empresários geram empregos, governo geram despesas, igualmente teu ladrão de estimação

  47. LUIS FERNANDES

    A gastanca publica com tantos ministerios, STF, cargos publicos com salarios vultosos so pode continuar com maiores impostos a quem ja esta quase quebrado. Limpe a propria casa q o dinheiro aparece

    Responda
  48. Antonio Sergio Gouveia Franco

    O Lula tem uma política muito ruim para o Brasil: ele quer igualar o pobre com o rico!!! Só que ele não pensa no futuro: daí como vai ter patrão para dar emprego se todos vão ficarem iguais em poderes. Acaba o patrão e quem vai dar emprego? Como vai ficar as indústrias e o comércio se não vai ter donos e nem atendentes? Será que tem algum país que todo mundo é pobre ou é rico?

    Responda
    1. zilmar rodrigues

      Fazer o que fez o governo anterior, congelou a merenda escola em R$ 0,35, por 5 anos, o que as crianças comiam com isso?

    2. Cesar Goncalves

      Sim. Comunismo todos são pobres. Apenas a elite política tem dinheiro

    3. sergio souzadosreis

      Sobre qual valor de renda está se referindo para equiparação de pobres e ricos?

    4. Claudio Rodriguez

      que pensamento raso, me-dio-cre e preconceituoso. Não se quer acabar com o rico igualando aos pobres, se quer melhor distribuição de renda! onde TODOS tenham condições de comprar e usufruir do resultado do seu trabalho, pago dignamente.

    5. Claudenor Barbosa

      Ele falou isso foi? Ele quer apenas que o pobre tenha condições p uma vida digna.

    6. roberto cardoso

      Nessa discussão, ouvi um pobre mediano, dizer, o que seria do pobre se não houvesse o rico? Fica difícil, mas vamos em frente.

  49. LUIZ COSTA

    ele não sabia nunca sabe não foi ele kkk

    Responda
  50. ANGELA BUENO

    Eu faria uma " tabela" bem básica e compreensível, com as despesas e receitas mensais, para o povo saber onde está o dinheiro: Arrecadação $ A; Desoneração $D ; Emendas $E; Salários juízes $ J; Salário Servidores $S; Salário Professores $P; Salário Congressistas $ C; Salário Aposentados $ AP; Salário Militares $M. Enfim, deu para entender...vamos por as contas e o contra cheque na mesa e descobrir onde o buraco é maior.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      No portal tudo passa e some

    2. zilmar rodrigues

      Isso tudo existe no Portal da Transparencia.