Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. marcus vinicius fernandes

    Não gosto de vinho Português.

    Responda
  2. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Os vinhos portugueses custam três vezes mais aqui do que lá. Isso não é só impostos. É malandragem do importador? É ignorância do brasileiro? É lobby dos fabricantes nacionais para ficarem competitivos?

    Responda
  3. Galdino Formiga

    Boa notícia é o estilo da coluna. Os vinhos portugueses também.

    Responda
  4. Juarez Mercante

    Os portuga não se cansam de empurrar os seus vinhos encalhados para o Brasil e tem alguns aqui que acham isso uma beleza !!!

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      São vinhos excelentes.

  5. Klaus Serra

    O problema são os preços exorbitantes com que os bons vinhos (leia-se, medianos) chegam aqui, os impostos são excessivos, concordo que precisa tributar, mas desanima e é um ruim pra toda a cadeia produtiva e comercial. Até os ótimos vinhos do sul custam muito caro devido à tributação, isso deveria ser revisto para estimular o consumo.

    Responda
  6. Soares Pop

    Portugal tem excelentes vinhos. Mas alguns produtores portugueses de vinhos básicos passaram a não dar nomes às uvas que compõem o vinho, e isso me parece um tiro no pé, cheira a embuste ou descontrole com a produção.

    Responda
  7. Florentino Fernandes Junior

    Otima coluna isabelle. Adoro

    Responda
  8. Henrique Marinho

    Acabo de chegar do Douro, e não creio na afirmação da jornalista. Pelo preço de um vinho mediano deste vale (ex Quinta do Ventozelo, E 30, lá) se compra um Alma Negra argentino, que é superior. Um Cartuxa reserva está a bagatela de 55 E, que perde de um Epu chileno, pelo mesmo preço. Viva a América do Sul.

    Responda
  9. Waldemar Stocco

    estamos fadados por que? eu não bebo, não gosto, não gasto um centavo com vinhos portugas. que matéria idi-ota, cada um bebe o que quer. E aqui no Brasil e vizinhos temos espetaculares vinhos, com carne tipo grelhada ou churrasco mesmo, qual é melhor que tannat, malbec, ou um cabernet franc ou mesmo uma assemblage entre malbec, cabernet franc com bonarda? folha cada dia pior

    Responda