Poder > Golpe de Bolsonaro nunca foi ameaça real, dizem autores de livro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Discordo completamente. As ameaças a Democracia foram bem reais e ele apenas não conseguiu porque as Instituições constantemente atacadas reagiram e não houve a GLO como era esperada. Essa ideia de fazer História alternativa, como dizer que em um possÃvel segundo mandato nada teria acontecido é negar todas as coisas que aconteceram. Não tem base, nem fundamentos, são apenas palavras jogadas ao ar, sem ciência, sem dados, sem analise embasada.
Bolsonaro só não deu golpe porque nunca teve capacidade para isso, mas que tinha vontade, tinha. Os restos são divagações da pseudo intelectualidade que hoje procura motivos para não apoiar um governo democrático e não radical, alegando justamente o contrário. Mas o povo não é bobo e o resultado está aà hoje na pesquisa da Folha. Despreparado, tanto como lÃder como intelectualmente, certamente se o Bozo insistisse nisso levaria o paÃs a uma guerra civil e seria degolado.
Bolsonaro foi um perdedor que não soube perder. O resto é narrativa da esquerda e do sistema que morre de medo que ele volte. Só de falar na possibilidade da volta dele a turma perde o rumo. Volta Bolsonaro!
muitÃssimo fracos os dois professores, embora eu já tenha apreciado uma coluna de um deles na Folha uma vez. sobre isso há um comentário meu bem mais abaixo.
Análise tem fundamento, sim. Bolsonaro sempre teve o discurso mais radical que teve no governo. Me lembro que, quando Chavez assumiu na Venezuela, em 1998, Bolsonaro fez um discurso na Câmara a favor dele. Também declarou que votou em Lula, em 2002. Na realidade, tinha um saudosismo da ditadura, mas esta página está virada e os próprios militares não quiseram golpe. Muita gente estava iludida, por falta de leitura e instrução.
O PÃFIO DO BAIXO CLERO FICOU O TEMPO TODO "TENTANDO", PORÉM AO SEU MODO FRACASSADO E ATABOALHADO, tal qual como o povo acompanhou durante quatro anos pelo cercadinho e oito dias (08/01/23) com os três Poderes invadidos. Não vou ler a matéria por questões éticas como cidadão de esquerda apartidário, pois causa nojo e revolta ainda ter que aguentar estes idiotas patriotários, tentando se posicionar como crentes fundamentalistas sem objetivo algum, além da seita demonÃaca!!!.
A começar por "Em paÃses de renda média ou alta, a democracia é mais resistente do que parece" os autores mostram que não perceberam NADA do que aconteceu e nem dedicaram o tempo mÃnimo para estudar a história do Brasil e do mundo para perceber o que SIM, "quase" aconteceu. Contudo, nem por isso, devem tentar amenizar tamanho interesse de bolsonaro em dar um golpe.
Não houve golpe porque os militares não quiseram entrar nesta aventura sem a permissão do Tio Sam .
Exatamente Amarildo.
Sim, a tentativa de golpe não foi real e a depredação dos predios dos Três Poderes também não, tudo não passou de narrativa e as cenas de vandalismo foi apenas um filme de Steven Spielberg .....
Se os Kids Pretos, treinados para “Operações de Guerra Irregular”, ações de sabotagem e incentivo à insurgência popular, tivessem conseguido o apagão no dia 8 de Janeiro ao derrubarem simultaneamente 24 torres de energia, esse livro nem teria tido chance de ser escrito. Melhor ler a reportagem da Revista Piaui sobre o tema, que por sua vez foi abafado e "anistiado" pela grande mÃdia, inclusive essa aqui.
O tolo do Bolsonaro é incapaz de qualquer coisa, da mesma forma que todos os nossos presidentes do passado, incluindo o atual. Parece-me que para ser presidente do Brasil é necessário, também, ser men te capto.
Ronaldo, Falo, leio e escrevo em três linguas mas esta tua me é desconhecida. Seria possivel escrever em português, por favor?
Pra você bom seria o conje, não é, ma neh.
Não foi real, porque não aconteceu. O desejo e o plano eram reais.
Comandante de uma das forças aderiu. Generais 4 estrelas exerceram pressão sobre os outros dois para que aderissem. O golpe foi discutido em reuniões das forças. No Alto Comando do Exército havia simpatizantes. Os EUA achou necessário enviar emissários ao Brasil para dissuadir a tentativa de golpe. Mas segundo os "cientistas polÃticos" nunca foi ameaça real...
O Fora Bolsonaro, nas ruas, também cumpriu papel. Todavia, destroçou a vida de muitas famÃlias, seja, negando a pandemia e levando muitos seguidores para a cadeia e outros fugitivos.
Não teve golpe porque o exército não quis. Bolsonaro é um genocida.
Que papo furado, Basta ver o aparelhamento da PF e o desmonte geral dos órgãos de estado. As forças armadas foram "dissuadidas" pelos gringos.
Nunca foi "ameaça" real porque nunca se pretendeu isso, a real é que os Corruptos de sempre do Sistema plantaram essa ideia afim de retomarem o Poder através de um verdadeiro Golpe técnico que deram nas últimas eleições para elegerem o governo da panelinha atual, tudo isso com o apoio da Imprensa e do Judiciário petista atual. Isso sim foi um Golpe.
O amor venceu o ódio ,Deus fez justiça
Vocês perderam para si mesmos, pela incompetência, pela visão de mundo doentia, pela corrupção desenfreada de suas lideranças. Pare de culpar a oposição pelo seu fracasso polÃtico e vá se tratar, ó Bernabé!
Será? Concordo que Bolsonaro não visou uma mudança fundamental, simplesmente porque nem sabe o que seria isto. Ele é um incendiário que quer ver o circo pegar fogo. É o limite dele. Eis a razão dos militares não aderirem. O judiciário somente fez minimamente se serviço, se mantendo do lado da racionalidade - nada de petista. O atual governo é fruto da decisão popular que elegeu um viés mais nÃtido na presidência, mas optou por encher o Congresso de baixo nÃvel. O povo não quis governo.
Golpistas
Um dia vão descobrir q tais comentários são de gente q não passou incólume ao bozismo. Bozismo, em pessoas mais fracas, destrói completamente a cognição. Infelizmente, de forma irrecuperável. É triste.
Ricardo, saia desta turma daqueles que nem estudam, nem trabalham e ficam sem argumentos. Estude meu caro. Seus pais não votaram nele.
Obrigado Abreu, sua interpretação é tão sem noção q vc acha q eu seja um jovem. Deve ser por vc ter, digamos assim, uma coisa jovem, pueril mesmo. Sø assim para ser negacionistavdo bozo-golpismo.
Não vou jogar fora noventa e nove reais e noventa centavos. Nem para saber o que os passadores de pano pensam.
Muito fracos.Autores se detêm no golpe/não golpe,deixando de lado(esquecem?...)os golpes na trajetória:o que foi feito e o que não foi feito pelo então governo na saúde,na educação,na cultura,nos apadrinhmentos de gente inqualificável e nociva,no imaginário do povo, com repercussões até hoje. Essencial é reler, por exemplo, a série de 10 colunas de Conrado Hubner Mendes desta Folha de S. Paulo, "Corrupção bolsonarista, a série sem fim - Sem pandemia, sem corrupção e com Deus no coração'. "
concordo
Ricardo, nem vou perder meu tempo com você
Faz bem, já tem bobagens demais no artigo, é desnecessário q vc acrescente mais nos comentários.
Não deu certo porque o homem é fraco tido como louco no exército.
Imagino que em 1927 os dois teriam falado o mesmo após o Putsch da cervejaria em Munique. Aliás foi ignorar o risco nazista que levou Hitler a primeiro ministro com 1/3 dos votos.
Penso mais ou menos como os autores: Bolsonaro é mais um imbecil incompetente, incapaz de tomar o poder. Por outro lado os episódios do 8 de janeiro assemelham-se claramente a um quebra-quebra de pessoas isoladas, manifestando sua insatisfação e inconformismo; não há revolução sem armas.
Não foi "ameaça real" só porque não deu certo (poderia ter dado). Passar pano dizendo que não foi tão grave assim só serve para aliviar a situação do bolsonaro e dos seus golpistas.
Haja pano hein Folha. Até parece piada. Basta ver os comentários. Logicamente serão ignorados pelo Conselho e pelo ombundasman.
A f está lentamente preparando o terreno para o apadrinhado dela em 2026.
Os autores já iniciaram seu próximo livro, q vão lançar em primeiro de abril do próximo ano. O tÃtulo é "A Ditadura q não houve". No livro eles demonstram q o dito golpe de 64 foi na verdade uma festa cÃvica comemorando a democracia. Não houve ditadura, os generais foram eleitos democraticamente pelo Congresso. Como todos sabem, os comunistas Herzog e Rubens Paiva se suicidaram. Os autores tem até um chiste sobre o govêrno do perÃodo. Com todo seu bom humor, chamam-no de "ditabranda".
Boa
Inacreditável, os autores desconsideraram as declarações dos comandantes das forças armadas confirmando q Bozo lhes pediu o golpe. E desconsidera q um dêles, o da Marinha, topou. Que havia uma minuta de intervenção q pedia a prisão de ministros do STF. Qual o objetivo dessa farsa de negar o golpe e o quão próximos estivemos de uma ditadura? Arrisco a tesposta. É passar o pano para bozistas "moderados" como o NarcÃsio, e negar q façam parte do bozismo golpista. Tonenaà é o candidato da FSP.
PP, parece q seu nome consta do algoritimo da moderação, não se pode mencioná-lo. Estranho né? Vc tapa o Sol com a peneira assim sempre, ou é seu modo de se justificar por ter votado no Bozo golpista? Os comandantes da forças foram chamados para iniciar o golpe. Esse é o inÃcio do golpe. Se tivessem dito sim, iria até o fim. Como disseram não, o golpe desabrochou e logo morreu. Como na canção.
Mas este é o ponto. Existe uma diferença entre conspirar e planejar a tentar o golpe. Ele perguntou, assuntou, planejou, fez a minuta, mas nunca tentou. é sobre isto que fala o livro.
Discordo em gênero, número e grau dos autores, por apenas dois generais que o golpe não foi dado, se outros fossem, hoje estarÃamos num regime militar. Ignoraram que os militares sempre foram gol pistas, que abusam dos beneficios públicos, viúvas de vivos, pensões eternas de filhas, um mar sem fim de interesses escusos.
O conluiu para passar panos quentes e fazer uma maquiagem para a direita está evidente na imprensa e que a Folha vem sempre pautando.
Relevar as tentativas de Golpe durante o Periodo de Desgoverno do Sr Jair Bolsonaro , hoje o que estão tentando fazer com o Governo do Presidente Lula é a continuidade do Golpe, ou seja, um golpe parlamentarista.
Acho que a ameaça real foi menor que a propalada, mas existia. Pode ser comparada à ala do SÃlvio Frota durante o governo Geisel, que foi derrotada aparentemente sem grande resistência. Mas tinha lá sua força e seus apoios.
Bolsonaro foi e é um incompetente por natureza. Um desses votos de protesto de uma parte da população carente de discernimento. Sua trajetória é polÃtica é risÃvel, comparável a Trump nos EUA que foi considerado uma piada de mau gosto. Mas ambos quase levaram seus respectivos paÃses à bancarrota democrática.
Eu sempre falei isso e hoje tive a confirmação. Tem um comentarista bolsonarista que não pode escrever o nome dele sem seu comentário ir automaticamente para a moderação.
Nunca houve tentativa de golpe. O golpe verdadeiro foi colocar o descondenado através das urnas do TSE, sem recibo. Urnas eletrônicas existem, mas só as do Brasil não emitem recibo.
Os autores escreveram o livro para bozistas como vc e para tentar convencer os ingênuos de q NarcÃsio é um democrata q não ameaça a democracia. Apesar de ele ter lançado as escolas cÃvico-fascistas, q irão formar a Juventude Nazibozista.
Bolsonaro deu uma rasteira no sistema democrático, quebrou a perna, e agora tenta minimizar dizendo que escorregou.
ALTO LÃ! Como assim "nunca houve risco real"? Convenhamos: a extrema direita (elites econômicas, militares parasitas, pentecostais sanguessugas, ruralistas escravocratas, etc) só não atingiram seus objetivos porque escolheram, como testa de ferro, um ex-militar ignorante, vaidoso e absolutamente carente de inteligência...
Perfeito, falou tudo.
FSP querendo ressuscitar o tri inelegÃvel.
ALTO LÃ! Como assim "nunca houve
"Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la.” (Edmund Burke)
O fato do golpe não ter se concretizado não significa que não tenha sido serÃssimo. Sim, a democracia não morreu, mas está moribunda, haja vista o quanto cresceu o fundamentalismo nos últimos anos, sufocando a polÃtica. PolÃtica, aqui, no sentido das divergências que não ameacem a democracia e o republicanismo como bases do Estado moderno. Temos hoje uma Câmara de Deputados que conta com pelo menos 370 parlamentares que estão pouco se lixando para a democracia e a República.
Pery acha normal ter escolas cìvico-fascistas, chacinas perpetradas pela PM, a negação da ciência por governantes e a criminalizaão de crianças vÃtimas de estupro. Ele diz q sempre foi assim. É seu modo de tapar o Sol com a peneira e buscar uma desculpa por ter votado no Bozo. E sua justificativa para continuar apoiando o bozismo, votando no NarcÃsio, o poste golpista do Bozo.
Não seja ingênuo, o Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) nunca foi preenchido com republicanos convictos ou democratas roxos. Sempre foi a bagunça que nós vemos hoje, com fundamentalismo ou não. Ou nos esquecemos de que o FHC comprou votos a favor da emenda da reeleição, em 1997? Está bem documentado na imprensa da época, só pesquisar. O Brasil pós-ditadura é isto: nem radicaliza nem cumpre o seu projeto de emancipação. É essa coisa morna e molenga.
Sempre tivemos, João. São o reflexo da sociedade. FHC governou com eles, Lule um e dois mais mensalão, Temer, Dilma e Bolso. Sempre estiveram aÃ. A diferença é que os outros não eram ex detentos de joelhos. Negociavam ao invés de se curvar.
Perfeito!
Bolsonaro já era considerado um pária pelo Exército durante a Ditadura, um mau militar. O ponto de inflexão que o desqualificou definitivamente para dar golpe foi a demissão do alto Comando das Forças Armadas em 2021, por causa das urnas. Os militares viram ali não haver qualquer possibilidade de serem comandados por um estúpido. E agora ainda temos de aguentar a estupidez de um idoso vitimado por uma encefalopatia alcoólica progressiva e irreversivel.
Adonde os moçoilos querem chegar? O pogrom 64 ainda ainda não terminou. O atentado de 8 de janeiro 23 foi grave e muito grave.
Leitura dispensável!!!
bastante.
Qual o interesse dos autores? Anistiar o Bolsonaro? Perdoar os golpistas? Foi tudo brincadeirinha?
Vai promover o livro ? Se é tão bom nao precisa. Nova oban ?
A não foi uma ameaça real, está bem. Vamos supor que o Alto Comando do Exército e da Aeronáutica tivessem apoiado o golpe do Bolsonaro como o fez o Alto Comando da Marinha. Hoje já terÃamos um coronel dizendo o que a Folha poderia publicar ou não.
Peri votou no Bolsonaro, por isso vive em denial.
Ahhh não. Nunca esteve perto de acontecer. Se os militares tivessem embarcado ainda teriam que convencer suas tropas e os demais comandantes militares. A hierarquia não é automática nesse momento. Ainda acho que não aconteceria.
Justamente! A democracia brasileira não sucumbiu por um triz. A sequência, não necessariamente um segundo mandato, seria algo em direção ao que é hoje a Hungria. Mas, vamos ler o livro para entender mais sobre o que pensam os autores. Há divergência...
O Bolso sempre agiu dentro das quatro linhas. Chegou sim a considerar um golpe, conversou, debateu e fez minutas. Dormiu com elas, desistiu, entregou o poder e foi embora para Flórida. Não cometeu nenhum crime, em que pese um projeto de lei para criminalizar a conspiração, mas não se condena baseado em projetos de lei. Perdeu não pelo pacto federativo nem pelo centrão, mas por ter sido eficiente em acordar todos os dias de camapnha e pensar Como posso perder votos hoje? Conseguiu.
Eu parei no Bolso, o que não é, e sim Bozo, ma neh. Esse Peri neo deve ser o Carluxo disfarçado, tentando aliviar a barra do Papys.
Discordo, discordo, discordo. Não foi massacrado de jeito ennhum. Assassinaram e roubaram durante toda a ditadura. A Dilma ajudou a planejar roubos até os anos oitenta. Eu me baseio nas entrevistas do Gabeira, que ajudou a sequestrar o embaixador dos EUA em sessenta e nove, libertando o Dirceu. Ele diz que nunca quis a democracia, e sim, a ditadura do proletariado. Foi ouvir falar em democracia nos anos oitenta. Não julgo, só relato o que aconteceu. Fora das Narrativas.
Um dos argumentos mais desonestos daqueles q defendem a ditadura de 64 é a de q a esquerda revolucionária estava perto de dar um golpe. É falso. Eles de fato não eram democratas, mas o movimento era absolutamente incipiente. Tinham poucos adeptos, pouco dinheiro ou estrutura militar. Nada, um pequeno bando delusional q foi rapidamente massacrado. Mas foram a desculpa para os 22 anos da ditadura q vc defende.
Entendi, vc gostaria q ninguëm tivesse sido torturado, mas acha q a tortura e os assassinatos foram necessárias para livrar o paÃs dos comun nistas. É o q diziam os ditadores. Maravilhoso vc minimizar os crimes. Ditabranda, né? O pessoal da FSP deve te adorar. Dá pra entender pq vc votou e defende tanto o Bozo e nega seus crimes contra a democracia. Almas gêmeas.
Meu livro é a coleção do Elio Gaspari. DifÃcil de ler, mas vale a pena. Gostaria que ninguem tivesse sido torturado ou desparecido, mas os tempos eram outros. estávamos entre duas ditaduras, de esquerda ou direita, e a de direita foi a mais branda do continente. A de esquerda teria sido melhor? Ao invés de quatrocentos, terÃamos tido quarenta desaparecidos? Quatro mil? Três mil, como no Chile? Os trinta da Argentina? Agora dizer que a esquerda queria as diretas ja em sessenta e quatro é men tira
Eu rejeito qquer tortuta, seja em Cuba ou Guantanamo. Diferente de vcs bozistas, q defendem a tortura aqui pq tem tortura lá. O seu livro de cabeceira tbém é o do Brilhante Ustra?
Em denial extremo, vc pergunta, indignado, quais ditaduras o Bozo defendeu. A ditadura de 64, esqueceu! Esqueceu dos elogios ao Brilhante Ustra, vosso herói? E defendeu a sua própria ditadura, a qual anunciou há mais de duas décadas, qdo avisou q daria um golpe se eleito. Fecharia o Congresso, mataria 30 mil adversários. E q defendeu perante os chefes militares qdo presidente.
O opinião do desse assinante sobre o Bolsonaro é menos imparcial do que a opinião da Micheque. A paixão dele é maior.
Todos são, Elilio. Todos eles são.
Bolsonaro é um louco populista
Ele sempre defendeu ditaduras? Quais ditaduras ele defendeu? Venezuela e Nicarágua? Ele tem sua própria versão do perÃodo militar brasileiro. A esquerda acha um absurdo as torturas daqui, mas não condena as torturas e prisões cubanas. Discordo.
Bozó nunca agiu dentro da lizura democrática. Sempre afrontou outros poderes. Sempre pregou a favor de ditaduras e tortura. Nem ética esse ser abjeto respeitava. Era rachadinhas, Joias e outras maracutaias.
Aos poucos a mÃdia vai mostrando o que todo mundo sabe. Os manifestantes estavam ali para protestar pela ascenção ao poder de um criminoso condenado com amplas provas em todas as instâncias, cujo processo caiu por prescrição, como Collor, Quercia e Maluf. Justo e legÃtimo. Depredaram e invadiram prédios públicos, e deveriam responder só por isso. Conforme a história dissecar este cadáver insepulto, veremos os excessos do STF e a escalada de tomada de poder com esta desculpa. Mais alguns anos.
Havia duas mil pessoas, das quais mil cento e cinquenta foram presas, coordenadas com um objetivo comum? Quem coordenou? Não faz nenhum sentido. Até hoje tem faixas pedindo intervenção militar nos encontros do Bolso. Daà a dizer que todos os milcento e cinquenta queriam e apoiavam o golpe que já estava planejado, é um delÃrio.
Vc lê o q escreve? Vc disse q o povo do 8 do 1 foi lá protestar contra a eleição do Lula. Mentira. A imprensa mostrou muito bem q a palavra de ordem era criar o caos para forçar a intervenção das FA, q supunham traria o golpe e o Bozo. Há um famoso video mostrando bozistas comemorando sua prisão por soldados do exécito, pois pensavam q era o inÃcio da intervenção. Vc ainda não percebeu q peneira não tapa a luz?
Que falta faz a Cecy.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Como eleitor do Bozo vc não poderia dizer nada diferente. Bozo-golpistas passando o pano para o Bozo é normal. Como é q vcs vão conseguir tentar outro golpe se não defenderem isso? Agora, dizer q a culpa da tentativa de golpe é do Lula e não dos nazibozistas é pra lá de risÃvel.
Livro escrito por colunista da Folha e outro do Estadão que em todas as colunas vibram com "as derrotas de Lula" no congresso, isentam o congresso de qualquer responsabilidade pelo que eles aprovam, atacam STF, acusam o governo atual de querer "acabar com a liberdade" e pregam que o governo deveria entregar a chave do cofre do tesouro para banqueiros. Quem comprar esse livro vai jogar dinheiro fora.
Enviezado. Neoliberal? Conservador?
Só maluco acredita que um bando de descontrolados iriam tomar o poder pelo simples fato de invadirem as sedes dos três poderes sem armas. O que conseguiram, além de baderna e serem presos, foi danificar patrimônio público. A esquerda fez muito mais no passado e não conseguiu.
Um bando a serviço do maluco mor, que sonhava ser chamado a voltar dos States e levado pelos braços dos milicos, sabemos boa parte fachistas, para voltar a governar essa terra tupiniquim. Mesmo que tabajara, mas foi tentativa de golpe sim, não enxerga quem não tem interesse que a história real seja contada e os responsáveis responsabilizados.
Mário, provavelmente você deve ter nascido depois de 1980. Só conhece o passado de ouvir falar por quem defende o que aconteceu. A esquerda pode te dar aulas sobre os métodos do passado.
Picar et a não é ar ma ? Ou iriam fazer alguma obra ? Não viram a pol icia do congresso tendo q segurar os golp istss ? Ou aquilo tb não foi a sério ?
Picare ta não é arma ? Ou iriam fazer alguma obra ? Não viram a p olicia do congresso tendo q segurar os golpis tss ? Ou aquilo tb não foi a sério ?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Golpe de Bolsonaro nunca foi ameaça real, dizem autores de livro Voltar
Comente este texto