Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Augusto

    Até forças armadas estavam entrando na onda golpista e por sorte não foram todas, senão já estaríamos numa ditadura.

    Responda
  2. Almir Alexandre

    O golpe estava com apoio da grande parte do agronegócio , empresários , evangélicos, caminhoneiros . Só não aconteceu porque ele era um capitão expulso das forças armadas e o STF teve coragem de ser o contrapeso na democracia.

    Responda
  3. Getulio Cunha

    Mas para o STF existiu e existe criminosos de alta periculosidade com bandeiras na mão pronta para o golpe. Muitos progressistas acham pouco o q estão fazendo, destoando as leis, encarcerando velhotes e velhotas sem o menor sentido. Alexandre de Moraes se transformou em uma espécie de herói para eles, e o mesmo se sente poderoso a ponto de fazer o que bem entende e jogar a constituição fora. Tenho comigo que se Alckmin não estivesse no poder de vice, nada disso teria acontecido.

    Responda
    1. Ronaldo Oliveira

      O Getúlio original deve estar se remoendo na cova com as barbaridades do fake aqui. Desgraçada a internet que deu vozes a tanta ignorantia.

    2. Ataualpa Sousa Borges

      Os criminosos terroristas que destruíram o congresso, o palácio e o STF merecem pena máxima estipulado pela constituição. Se hoje no Brásil temos uma democracia devemos agradecer ao Ministro Alexandre de Moraes. Se a escória da extremista da direita tivesse vencido, hoje o Brasil seria um republiqueta miliciano/evangélica. Uma mistura de Afeganistão com Arabia Saudita.

    3. Laercio Correa De Barros

      Independe da idade, se adolescentes ou idosos, quem comete crimes tem que responder por suas escolhas. Na verdade, tais velhotes e velhotas foram usados(as) por políticos e religiosos inescrupulosos, que os colocaram no centro do redemoinho e silenciaram covardemente ou fugiram do país, como fez o chefe. A sociedade brasileira deve muito ao destemido ministro Alexandre de Moraes, garantidor da democracia brasileira.

  4. Rafael Salviati Germano

    Discordo totalmente. O ex-presidente aceitou o resultado? Sério isso?

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      concordo, é serio essa analise dos autores????

    2. Getulio Cunha

      Entre aceitar e golpear tem uma distância muito grande

  5. AILTON SOUZA

    Não tiveram credibilidade pra vocês mas que o Brasil passou por um fio claro que passou, a história está escrita e ninguem muda e se não fosse a mão de aço do Ministro Alexandre de Moraes e rejeição das Forcas Armadas, Bolsonaro teria tomado o poder a qualquer custo.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      A história vai ser escrita por quem não tem parcialidade para isso. Mas outros contarão as suas versões. Alexandre não teria feito nada se estivesse sozinho sem o apoio das forças policiais. O que prova que tudo não passou de uma grande baderna promovida por um bando de descontrolado. Essa narrativa tem um objetivo que é combater a direita nas palavras de um ministro. Essa postura não ajuda a pacificar o país. O efeito é o contrário.

    2. Getulio Cunha

      Não sei sua idade e muito menos o que vc se formou, mas chamar aquele circo de golpe e desconhecer a historia ... Alexandre de Moraes nada mais é que um dislumbrado com a fama de carrasco, o poder lhe deixou cego.

  6. Francisco Estevam da Silva Neto

    Só não deu um golpe porque o Exército não aderiu. Simples assim!

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Não acredito que foi somente porque o Exército não aderiu. As Instituições reagiram e principalmente, Lula não assinou a GLO da intervenção, como pretendida, ao contrário assinou a intervenção nas forças que não estavam agindo em 08/01. Os autores fazem um errático exercício de História alternativa, mas se esquecem que se Lula tivesse dado poderes de GLO, talvez os acontecimentos tivessem sido bastante diferentes.

  7. Daniel Halfen

    Lendo os comentários se percebe que muita gente não lê e, quando lê, não entende. A premissa não é que ele não tentou. A premissa é que nossa democracia está tão consolidada que ele não conseguiu avançar uma ruptura. Os conceitos político e jurídico, de golpe, no caso, não são coincidentes..

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Acho q é vc quem lê e não entende. A maioria dos comentários discorda de q não chegamos perto da ruptura e q os autores erram ao negar q vivemos em uma democracia fragilizada. E por qqier conceito, o Bozo tentou um golpe. Quem chama os comandantes das FA para pedir o golpe, já o iniciou.

    2. Getulio Cunha

      Nunca a palavra democracia foi tão subjulgada nesse país. Não vivemos uma democracia a tempos, os eleitos fazem o que querem e nunca a vontade popular foi colocada no jogo. O povo só interesssa quando é para votar, depois disso, os eleitos fazem o que querem. Democracia não caça oponentes, não atropela a constituição, não cala as pessoas e não tira o direito de seja quem for, de poder se defender.

    3. Bruno Araujo

      Exatamente! Ele tentou com apoio de boa parte da população e das forças militares. Mas a solidez da democracia brasileira é de suas instituições não permitiu. Cabe à justica punir definitivamente os envolvidos para comprovar ainda mais o peso e o valor da nossa democracia.

  8. Elisabeth Beraldo Faria

    Nunca foi ameaça real , porque Lula ,Janja e outros democratas acordaram à tempo!

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Democrata é o que vence as eleições nas urnas, voto a voto. Candidatos a ditadores desprezam a soberania popular, vencem através de golpe, da força bruta, do poder das armas.

    2. Anete Araujo Guedes

      Democrata é o que pertence ao campo da democracia, que processa seus princípios. Bolsonaro está fora está fora do campo democrático. Trata-se de um extremista da direita fascista, que exalta ditaduras, militares e torturadores. É avesso ao diálogo e favorável ao confronto, às armas e à truculência. Tentou instalar o caos no país. Diante do caos, teremos ira. Um povo irado faz qualquer coisa, age sem pensar.

    3. Getulio Cunha

      Defina democrata

  9. Marcos Arrais

    Mas que coisa hein Folha. Todo dia uma matéria dando destaque para passada de pano na tentativa de golpe do inelegível. Está ficando muito evidente a tendência ideológica desse jornal.

    Responda
  10. alex carvalho

    Todo evento e festa de militar, policia, etc. O Jair messias dizia nos discursos, vai chegar a hora que vamos precisar de vcs, conto com vcs! O cara só não conseguiu por os EUA não apoiaram.

    Responda
  11. Luís Filipe Bueno

    Em suma, não houve risco nenhum para a democracia... Nem continua havendo... Sério ?

    Responda
  12. Roger Hoefel

    Sem anistia mesmo com matérias/teses pagas.

    Responda
  13. Roger Hoefel

    Fraco e fraquinho estão alucinados.

    Responda
  14. orlando gomes de freitas

    Eterna vigilância, é o preço! Bolsonaro quis dar o golpe, sim ! Não se iludam, as ocorrências do dia 08 foram graves.

    Responda
  15. Sam Duart

    Passada de pano concluída com sucesso. Devem receber um biscoito canino depois do inominável.

    Responda
  16. CARLOS FREDERICO cardoso ayres

    me impressiona os ´´cientistas politicos´´ que negam o obvio ululante,distorcem a realidade,para garantir seus empregos,num veiculo como a FSP,que despediu jornalistas do quilate de reinaldo azevedo e cristina serra que ancoravam seus textos na pura ddescrição da verdade.me envergonha esta Folha

    Responda
  17. Humberto Giovine

    O golpe não se concretizou porque bolsonaro é ignorante demais e sem nenhuma capacidade cognitiva, além de completamente desequilibrado em todos os sentidos. Entretanto, plantou uma semente que floresce à toda força. Vide o congresso nacional, as assembleias legislativas, e a quantidade de pessoas que ainda o apoia. Os autores deste livro estão fora da realidade

    Responda
    1. MATEUS FERREIRA

      Exatamente! Se tivesse sido reeleito, colocaria mais meia dúzia de Nunes Marques no STF. Então já era! Ele e sua família ficariam mais vinte anos no poder.

    2. Luiz Almeida

      Excelente ponto de vista. Permita-me acrescentar que os autores são ghost writer do bozo.

  18. Ricardo Lobo

    O jornal lança todos os dias ingredientes para a receita de livrar o traste inelegível das barras da lei. Punição. Sem Anistia.

    Responda
  19. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

    Sim! Ele deu a rasteira, porém, quebrou a perna ! Agora, fala que escorregou !

    Responda
  20. Fernando José Nicoli

    Apesar de tudo o povo brasileiro é um povo de brio,excetuando a família Bolsonaro que é da espécie Rattus Norvegicus.

    Responda
  21. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    A FSP encontra "cientistas" para tudo, até para aliviar para o Bozo.

    Responda
  22. José Carlos Soares Costa

    Sim claro! O cara te ameaça com um revolver, atira, o tiro falha por não estar carregado, ele não sabia disso, mas depois alega que era só para dar um susto, uma simples brincadeira.

    Responda
  23. Cristina Murta

    O golpe fracassou, o que já demonstra que foi uma ameaça real. Bolsonaro atacou a democracia durante toda sua vida política, era óbvio que tentaria um golpe, que foi urdido durante todo o governo dele. Os fatos indicam que foi por muito pouco que não houve golpe. As instituições funcionaram e a sociedade barrou. Se houvesse golpe, não iriam longe, é fato. E ele nunca aceitou o resultado das eleições, enganam-se os autores. Certamente ele sabe que as urnas estão corretas mas jamais dirá isso.

    Responda
  24. Carlos Rogerio Camargo

    A Folha, hoje, é um braço da direita, às vezes extrema. Todos os dias matérias dando ares de deslegitimação das ações do judiciário, como esta, ou glorificando a barbárie, como ontem, a matéria que apresenta aquela senhora caricata no Senado, em tom de press-release. Muito triste tudo isso, onde isso vai dar?

    Responda
  25. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Foi sim. E se o Biden não tivesse se posicionado contra, provavelmente teria acontecido. Ficar passando pano não ajuda em nada a democracia brasileira. Muito pelo contrário, impunidade aos golpistas gerará novas tentativas de golpe.

    Responda
  26. Ilio Montanari Jr

    Nossa democracia esteve por um fio. Se Lula tivesse invocado a GLO teria perdido o controle da segurança e o golpe sairia vitorioso.

    Responda
    1. Fernando José Nicoli

      Isto é uma opinião ou um desejo?

  27. Marcilio Souza

    Tese difícil de engolir, parece uma passada de pano. Se Bolsonaro tivesse conseguido se reeleger, com esse Congresso que está aí, a democracia brasileira estaria em sério risco sim.

    Responda
  28. Lazaro Cunha

    Curioso para saber o que esses autores dizem sobre as ditaduras brasileiras e sobre a ascensão de autocratas em vários países do mundo seguindo a mesma cartilha que Bolsonaro seguiu, não deu certo por muito pouco, mas entrou como estudo de near miss, portanto não é o caso de passar pano agora e tentar aliviar porque não deu certo.

    Responda
  29. Paulo Sarmanho

    Tem gente querendo aliviar para os golpistas. Já não basta a demora para a prisão do golpista e seus asseclas. Quando menciono prisão aos asseclas não me refiro aos pobres de direita que estão na Papuda. Falo dos peixes grandes do golpismo que estão Farias Lima, no Agro....

    Responda
  30. FREDERICO LUIZ BARBOSA DE MELO

    Inacreditável a análise proposta pelos autores! Nossa democracia esteve por um fio. E só não foi pro beleléu porque houve resistência cidadã e, sob pressão dos EUA, as Forças Armadas se dividiram. O livro devia ser colocado na estante de ficções das livrarias.

    Responda
  31. Anete Araujo Guedes

    O golpe de Bolsonaro nunca foi ameaça real porque falhou. A minuta já estava pronta e alguns militares das forças armadas deram guarida aos que clamavam pelo retorno da ditadura. O inelegível nos EUA, para não ser culpabilizado, caso os generais não se dispusessem entrar em cena, para debelar o caos e tomar o poder. A destruição, física e simbólica, causada nas sedes dos três poderes, não passou de uma brincadeirinha, de um acaso. Quem se responsabilizou pela reconstrução?

    Responda
  32. noel neves

    A incompetência dos envolvidos, família, partido liberal e militares de pijama impediu o desastre. E óbvio, a reação da nação brasileira contra o golpe.

    Responda
  33. Paulo César de Oliveira

    Quem disser que 08/01 foi tentativa de golpe tem de explicar em que universo seria possível derrubar um governo e criar outro mediante a ocupaçao de prédios vazios num domingo. E por que não foi feito nenhum esforço para neutralizar(exilar, prender ou matar) o incumbente, a providência mais básica em qualquer tentativa de golpe.

    Responda
    1. Ronaldo Oliveira

      Por aí, por esse bate bola de dois minions, cheios de conjecturas sem nexo, é que percebemos claramente quando os sujeitos são de lingo entes.

    2. SERGIO NEVES

      Narrativa para tentar combater um modelo de governo que foi contra o sistema. A frase "é só não roubar que tem dinheiro", incomodou muita gente. Bolsonaro teve suas virtudes como presidente ao revelar muita coisa que acontecia nos bastidores. Continuamos com o luxo e os penduricalhos de quem vive do dinheiro público. O sistema não tem pudor.

    3. Paulo Roberto Taveira

      É o q todos enxergam e vêem. Mas não se pode falar porque os cegos guiados pela globo se ofendem.

  34. RONALDO F VAZ

    Como se o Congresso Nacional fosse obstáculo para o golpe. Em caso de GLO se casssaria a parte do centro e a esquerda. O PL é a maioria do Centrão daria legalidade ão golpe. Livro de golpistas enrustidos

    Responda
  35. antonio brito

    Gastar R$ cem para concluir que nos países de renda média para cima as ditaduras são inviáveis é para quem tem tempo e dinheiro para jogar fora. Haja paciência de leitor para esses marketing

    Responda
  36. Nelson Luiz

    A Folha querendo naturalizar a tentativa clara de golpe.

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Pode-se falar de tudo da folha mas jamais da fidelidade dos seus portas-vozes.

    2. Antonio Araújo

      Aprenda a ler e não ser leviano. Não tem nada disso aí.

  37. Ricardo Santos

    Os autores fraquejam ao dizer que o inominável se contentou com a perda da reeleição. Ora, orquestrou com os seus ex-generais o golpe do 8/1. Mas, como bons poltrões que são, o falastrão fugiu antes, enquanto os áulicos se esconderam negando participarem da intentona fascista. Nada machos…

    Responda
  38. zilmar rodrigues

    Papo de buteco, para que tantos milicos estarem juntos.......

    Responda