Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Denis Guedes

    A agência Moodys discorda da folha

    Responda
  2. Antônio João

    Quem disse que o Banco Central é independente? O estadão traz manchete intimidativa para os diretores, quer decisão unânime para a manutenção da Selic. Campos Neto o menino do mercado financeiro não ousará desobedecer. Miley tem razão, prá que banco central, só para aumentar custos? Vamos ficar apenas com o relatório Focus na Internet, não custa nada.

    Responda
  3. Daniel Barbosa

    E a vida do povo, hein? Para nós, aqui do andar de baixo, importa se o salário subiu, se melhorou o nível de emprego, se o preço da cesta básica está estável, se a desigualdade diminuiu... Mas isso não importa para a Folha. Só o Deus Mercado importa. Ao povo não importa se o dólar e a bolsa especulam com nossa miséria. Ler a Folha está cada vez mais deprimente.

    Responda
  4. Antonio Catigero Oliveira

    'As mesmas pessoas que falam em cortes de gastos são as pessoas que têm isenção' (Lula). -- Que tal se a dona folha e demais empresas colaborararem com a economia renunciando à desoneração que têm privilégio? Centenas de bilhões doados pra bilionários sem contrapartida alguma, e querem tirar do pobre que sequer tem o que comer...

    Responda
  5. Eusebio Luis Pinto Junior

    Viciaram os investidores com juros de dois dígitos por anos, eles foram o que for necessário para a manutenção disso, é uma opinião como essa da Folha explica muita coisa rs.

    Responda
  6. Eduardo Giuliani

    Falta QI em macro para a Folha. As evidências demonstram que nosso problema é a gestão do juro e da taxa de câmbio. Ambas as variáveis nas mãos do BC protegido pelo mercado dos desonestos rentistas liberais ideológicos. Tentar jogar a culpa no governo é uma pregação religiosa. Direitos sem responsabilidades.

    Responda
  7. marcos renaux

    Votei no Lula, porque obviamente não havia (e continua não havendo) qualquer possibilidade de votar em terraplanistas genocidas. Mas esse homem poderia muito bem parar de falar besteiras (refiro-me ao Lula). O mercado existe! Não é uma farsa. Farsa é fazer discursos ufanistas que só pioram a situação. Fique de boca fechada, Sr. Lula. Cuide do que realmente importa. Que situação, esta em que estamos. Não há alternativas. Ou um terraplanista ou um populista inveterado. Pobre Brasil!

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      O tal mercado são cerca de setenta mil pessoas que especulam com bolsa de valores e dólares. Eles valem mais dos que os outros milhões de brazucas? Ainda bem que Lula respeita os milhões de pobres, como eu, para quem essa especulação é um acinte.

  8. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    E que interessa aos cidadãos brasileiros o tal de mercado? O que importa é que nossas importações estão ótimas, o desemprego vem caindo e a renda média subindo. As especulações estão sofrendo? Tadinhas...

    Responda
    1. Giovanni Bruno

      Isto não será bom somente para os investidores, mas para o país também. Com menos dívidas, o governo poderá se dar ao luxo de oferecer taxas de juros menores, o que obriga os investidores a saírem do rentismo para protegerem o patrimônio e se arriscarem no mercado privado. Isto irá fazer a roda da economia girar e beneficiar todo mundo. Querer que os juros baixem “na marra”, sem contrapartidas, não vai funcionar. Dilma já tentou e não conseguiu.

    2. Giovanni Bruno

      Luiz, interessa porque são indicadores das pessoas que tem dinheiro pra investir. Se a confiança vai embora, eles também vão. Os retornos de commodities não estão tão favoráveis quanto há 20 anos atrás, portanto as importações não tendem a permanecer ótimas. Os índices de desemprego e renda melhoraram, mas tendem a ter um gargalo se as taxas de juros não caírem. Isto só será possível se o governo prosseguir com reformas e perseguir o déficit zero, que animará os investidores novamente.

  9. jose prado

    O grupo Folha da Manhã tem alguma sugestão de medidas para compensar a desoneração das folhas de pagamentos cujo o próprio grupo e demais midias são benefeciarios diretos?

    Responda
  10. Hercilio Silva

    Engraçado, a economia real vai bem, a turma do dinheiro só tá esperneando pra impedir baixa de juros. Além do velho vício, tem a questão de que foram alimentos com juros de 8% real ao ano, e agora não querem que volte ao patamar histórico de 4%, que já era bastante.

    Responda
  11. José Augusto Bernabé

    Esse é um, só um dos resultados do Golpe técnico que deram nas últimas eleições para elegerem esse governo medíocre que nunca teve Plano de Governo e sim Plano de saques via Petrobrás e anulação dos feitos da Lava-jato, vem mais por aí, temo que até o fim desse governo estaremos como o pobre povo da faixa de Gaza.

    Responda
    1. Luiz Walter Corsetti Doederlein

      Esta o Guedes não usou porque ainda não havia a guerra no oriente médio. Mas prenunciou caos como a Argentina e a Venezuela. És do time do posto furado Ipiranga?

  12. Domingos Sávio Oliveira

    Como faz falta na Folha o equilíbrio de um Otávio Frias! A folha se transformando em um panfleto, uma sucursal da "jovem" Pam......

    Responda
  13. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Os petralhas encastelados no jornal estão babando de raiva.O Dilma 3 conseguiu ser pior que o Dilma 2 de triate lembrança..De nova Matriz Econômica para o natimorto "Calabouço". Equipe econômica, de araque ,batendo cabeça e o lula falando besteiras, tonto e sóbrio também. Estamos ferrados de novo

    Responda
  14. Daniel Liaz

    Uma vez que várias e várias previsões (quase todas) desses especialistas mostraram-se erradas no último ano e meio, acho prudente aguardar. Dito isso - e considerando que a responsabilidade por esse quadro precisa ser dividida entre governo, congresso e BC- achei esse editorial bastante equilibrado e razoável, apontando dados objetivos do mundo das finanças. Pode-se concordar ou não com a lógica de fundo mas o texto é bastante honesto

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Parabéns

  15. Rafael de Carvalho Cardoso

    É impressionante como se quer uma criar artificialmente uma crise econômica. Quando se mexe com o andar de cima, eles iniciam uma forte campanha midiática contra o governo. Os generosos benefícios fiscais dos setores econômicos favorecidos tem de acabar, pois não oferecem contrapartida. O trabalhador não pode pagar mais uma vez a conta. O Brasil tem crescimento do PIB maior do que o esperado; baixa inflação; aumento recorde da renda; e diminuição do desemprego. Não caiam nesse falso alarmismo.

    Responda
    1. Tuiuan Almeida Veloso

      Daniel, você citou exatamente os três índices que são mais influenciados pelo "humor" do mercado financeiro. Então, sim.

    2. Daniel Liaz

      Não entendi. Vc acredita que os juros futuros subindo, real desvalorizando e bola caindo se dá apenas por uma campanha contra o governo? É isso?

  16. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    São opiniões, so isso. O representante do estrupicio facista no BC , baby Bob field , pode ou não estar sabotando. Considerando que a elite financeira brasileira construiu esse monstro social deformado que eh nossa sociedade, quem em sã consciência acha que neto eh bem intencionado?! Só quem participa com ele da sabotagem, e o séquito de ignaros da classe media privilegiada por esmolas dos banqueiros.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      De fato tb fico em dúvida se ele está ou não sabotando ativamente o governo. Mas o que ninguém pode duvidar é que uma pessoa com a origem dele, com a posição que ocupa no mundo, com seu meio e relações mais próximas só está interessado em fazer seu restrito grp de privilegiados se tornar mais privilegiado ainda

  17. Tuiuan Almeida Veloso

    A Folha é um absurdo. Cadê os dados de crescimento econômico, inflação e, para surpresa da "deterioração fiscal", o do déficit primário, que estão perfeitamente na média ou melhores que os emergentes? O que a Folha quer, ajuste recessivo pra afundar o governo mas entregar o palácio pro Tarcísio? Bom que mudou o slogan, jamais foi a serviço do Brasil.

    Responda
  18. Peter Janos Wechsler

    À espera da "novíssima matriz econômica".

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Nossos economistas tipo Mantega/ Mercadante estão na idade da. pedra. E Lula ainda acredita no que. fracassou no mundo.

    2. Daniel Liaz

      E?

    3. Peter Janos Wechsler

      Olá. Daniel. Está denominação é propriedade feDilma/Mantega de triste lembrança.

    4. Daniel Liaz

      Desde que não seja a "novíssima" matriz neoliberete de sempre, tipo a do "brilhante" Paulo Guedes, já fico aliviado

  19. José Cardoso

    Se fosse só o executivo, mas o congresso agisse como fiscal dos contribuintes... Os 3 poderes competem pelo troféu do "não estou nem aí, quero mais o meu" em relação ao estado das contas públicas.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Vc tem razão, mas esquece do principal ator, que comanda todos os poderes : os banqueiros. Esses não são políticos, são movidos a interesses que se não limitados (e pra isso só o povo tem esse poder) devoram tudo que lhes passa a frente. Mas o povo precisa ser treinado, para um lado ou para outro. E como lhe dizem que a direita da mais chances a ele, a praí que pedem.

  20. Mario Donizete Pelissaro

    Inflacao sob controle, taxa de desemprego baixa e caindo, crescimento do PIB alta e acima do esperado, aquecimento da economia interna, diminuicao da pobreza, Brasil sobe no ranking de paises bom p investir, etc...esses é que sao "os piores indices do mundo"???

    Responda
  21. Gil Carlos Dias

    Pergunto a Folha: o que eles acham de bom no governo atual. Claro, o que estiver eles vão omitir. Saudades do Otávio pai e do Otávio filho. Esse Luiz só enxerga cifras.

    Responda
    1. Luiz Walter Corsetti Doederlein

      Saudades do Otávio pai. Com o filho começou a degringolada.

  22. Luiz Antonio Sypriano

    Depois de se desvelar que os indicadores econômicos são maquiados pelo grande capital, sim, estão dando uma trégua à sua voracidade de acumulação privada.

    Responda
  23. Igor Cornelsen

    O PT comete sempre os mesmos erros, fica fácil perceber para onde está indo a economia do país e quais são as possíveis consequências para as atividades e para os ativos dos cidadãos. Vem o desconforto e o medo e isso acelera o processo.

    Responda
    1. josé SOARES

      Pois é; inflação e desemprego baixos, PIB estável e com viés de alta.Nessa toada é possível que ao fim do governo atual teremos aumentadas nossas reservas internacionais em dólar, como já ocorreu nos dois governos Lula anteriores.

    2. josé SOARES

      Pois é ; infkaçao e des

  24. Adauto João Pulcinelli

    Mais um pensamento da Folha redigido por estágios. Sem noção. Bom mesmo eram os indicadores no governo do ignóbil.

    Responda
  25. MARIA F LUPORINI

    Verificando o comportamento da inflação, ainda há gordura para queimar com o corte dos juros. É que esse caminho, a Folha e seus sócios do Mercado financeiro não querem tomar. Querem ajuste fiscal em cima do lombo do povo.

    Responda
  26. MARIA F LUPORINI

    Os cães ladram e a caravana passa.

    Responda
  27. Antônio Alves

    A economia não está bem, pelo contrário. O próprio presidente assumiu isto esta semana e pediu empenho dos seus ministros na contenção de gastos. A longo prazo prazo, é um desastre. Aqui nos comentários tem gente que é passional, defende o governo de qualquer forma e culpa o jornal pelas notícias ruins.

    Responda
    1. Rafael de Carvalho Cardoso

      Antônio, ele não assumiu isso. Ele se espantou com mais de 500 bilhões em benefícios fiscais.

  28. Antônio Alves

    A economia não está bem, pelo contrário. O próprio presidente assumiu isto esta semana e pediu empenho dos seus ministros na contenção de gastos. A longo prazo prazo, é um desastre. Aqui nos comentários tem gente que é passional, defende o governo de qualquer forma e culta o jornal pelas notícias ruins.

    Responda
  29. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    A economia vai bem, mostram os indicadores. Vai mal para a imprensa, dominada pelo mercado financeiro, pois detestam dividir qualquer tostão.

    Responda
  30. Deborah Teixeira

    Uma análise honesta deveria se acompanhada de uma linha do tempo. Acho q a tal piora falada e.cantada pela Folha (e outros órgãos da imprensal inclui o movimento especulativo das últimas semanas, especialmente depois do encontro entre o presidente do Banco Central e Tarcísio e Luciano Huck.

    Responda
  31. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Witold Kula disse que não existe em si um fato econômivo "puro". A economia real como um todo vem crescendo, o que interessa à maioria d@s brasileir@s. Por que o mercado financeiro não vai bem quando a economia real cresce?

    Responda
    1. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Por que a FSP o mi tiu, de forma premrditada, o fato objetivo de que a economia está crescendo e é justamente nesse contexto de crescimento da economia real - ligado a atual política econômica - que começaram midiaticamente os ataques em favor de uma política econômica que beneficia um ambiente de negócios favorável ao capital podre, especulativo?

  32. Lazaro Cunha

    A análise da FSP sobre a economia brasileira sob o governo Lula é uma forma de terrorismo econômico, tentam emplacar um programa econômico draconiano, derrotado nas urnas e anteriormente aplaudido pela Folha. Esse programa, rejeitado na reeleição, demonstra que não é a saída para o país, pois só um governo muito ruim perde numa reeleição como perdeu. Portanto, o pessimismo é descabido, a FSP continua a defender um programa rejeitado nas urnas, ignora os avanços e esforços do governo Lula.

    Responda
  33. MARCO ANTONIO POLISELI

    Segundo Miriam leitão ta ruim mas tá bão

    Responda
  34. José Fernando Marques

    Concordo com Marcelo Magalhães. Os que apontam os riscos do desequilíbrio fiscal para o país têm de apontar alternativas para resolvê-lo que não onerem os mais pobres. Somos um país rico em que a população é majoritariamente pobre. Isso corresponde ao fato de que os impostos se acham mal distribuídos. Restringir benefícios já modestos dados a quem não tem nada é outra forma de aumentar impostos - mas sobre a renda já escassa dos que têm menos. Este é o verdadeiro impasse.

    Responda
    1. Antônio Alves

      Você mesmo já apontou a saída. Os cargos políticos dos três poderes consomem recursos demais, o sistema tributário penaliza os mais pobres, militares com pensões e aposentadorias insustentáveis, democracia claudicante... mas não se vê vontade política de mudar nada disso.

  35. Armando Simoes

    Os aliados do caos que a FS quer que exista estão no Centrão e Extremadão do Congresso Nacional. Os inúteis subsídios como a já provada ineficiente desoneração das folhas, que não explica nem um dos 900 mil empregos formais criados em 2024, associados ao juros inexplicáveis mantido pelo agente bolsonarista plantado no BC, são parte da construção do CN para onde foram se refugiar os que perderam as eleições presidenciais. Até quando se vai defender o andar de cima dessa forma tão desavergonhada?

    Responda
  36. FREDERICO LUIZ BARBOSA DE MELO

    Os dados do mercado financeiro citados mostram que os donos do dinheiro se uniram contra o governo. Não há descontrole fiscal ou monetário que justifique o patamar da taxa de juros e da taxa cambial. Roberto Campos, o bolsonarista neto daquele da Ditadura, deu o sinal para a matilha dos especuladores ao discursar em Nova York.

    Responda
  37. Marcelo Magalhães

    Está dado o golpe. A única opção do governo do presidente Lula é voltar a retirar dinheiro dos mais pobres como fizeram os governos após o golpe na presidente Dilma, ou então perecerá. Assim, as grandes corporações não aceitam perder suas benesses recebidas do governo, pagas pelos pobres, como a desoneração da folha de pagamento recebido pela folha, e ainda acham que eles devem ser privados de políticas públicas constitucionais, como o BPC e pisos da saúde e educação. Não quebram vidraças.

    Responda
  38. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Punição de Lula vai ser uma aposentadoria dourada, mas ao povo vai restar um país endividado, com pouco dinheiro para serviços essenciais e um poder de compra corroído.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Não entendi qual a graça Antônio. Marcelo nesse caso não está dando uma opinião. Está apenas expondo números e dados que representam fatos objetivos. Qual a graça?

    2. Antonio Emanuel Melo dos Santos

      Marcelo, você deveria fazer stand up. Ri tanto desse seu comentário.

    3. Marcelo Magalhães

      Perdão, mas não podemos deixar de aproveitar o seu comentário. Você descreve exatamente o cenário deixado pelo governo do Bolsonaro. Ele saiu com varias aposentadorias e deixou um país desindustrializado, com as instituições paradas, com os serviços essenciais desmontados e 135 milhões de pessoas em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. O presidente Lula inverteu essa situação e hoje todos os índices são favoráveis, como a inflação baixa, queda do desemprego, neoibdustrialização etc.