Mercado > Juros altos são herança maldita do Plano Real, diz ex-ministro Bresser-Pereira Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Brasil virou um paÃs que a economia Só serve ao mercado e não a população, basta ver o que fazem com as taxas de juros e a chiadeira que os mercado faz quando há qualquer tentativa de mudar o oba oba deles. os mesmos para sitas que lucraram com a hiperiflacao, o overnight, o dólar , agora lucram com os juros.
Sobre Bresser Pereira, só há um comentário a fazer: os sem vergonha também envelhecem. Infelizmente! Só mesmo a Folha de SP para ressuscitar uma alma penada dessa, que vagava na sua insignificância. Ele usa a mesma tática de Lula, tenta reescrever a história, sem o mÃnimo compromisso com a verdade. O famigerado Plano Bresser quebrou o Brasil.
Quem criou o plano real foi um time de gênios da economia. Pena que Fernando Henrique se elegeu em cima disso e criou o tal fator previdenciário que ferrou todo mundo que se aposentou naquela época, inclusive esse aqui.
De julho de 22 a maio deste ano, a Selic teve média de 8 pontos percentuais acima da inflação, é a taxa de juros real, nesses vinte e dois meses, essa taxa real representou pagamento de algo em torno de 600 bilhões de reais, indevidos, a conta que verdadeiramente desequilibrou as contas públicas. Nenhum 'especialista' ousa comentar a conta juros, cova rdia, conivência e ignorância, um pouco de tudo.
O governo paga 8% ao ano de juros acima da inflação, o cidadão comum paga na faixa de 20 a 30 %. A coisa é complexa mas reduzir a selic na marra resultaria em inflação descontrolada, juros de longo prazo aumentados, provável repeteco da Dilma 2 ...
RidÃculo, nesta idade, vir combater o Plano Real, como fez o PT, exatamente quem passou no Ministério da Fazenda de Sarney e estabeleceu um controle de preços absurdo que levou a inflação a patamares nunca visto. Seu Plano Bresser foi um fracasso inconteste gerido por economistas aventureiros como o senhor.
Gigantesco fiasco na Fazenda, pode abraçar o Descondenado e o Poste com força. Os Senhores se merecem. Não esquece o Sarney.
Fez o L, né? Fique tranquilo Sr. Dor de Cotovelos, Descondenado e Poste vão acabar com o Real.
TÃpico caso de dor de cotovelo galopante.
Seus mentores se tornaram ultra-ricos! Plano Real trocou espiral inflacionária por endividamento crescente. "Imposto inflacionário" por aumento real da carga tributária. Antes do Real pagava-se 3% do PIB em juros, foi a 13% e são 7%. Sem falar na alienação dos centros de decisão! Antes do Real, juros custavam 22% da arrecadação.Hoje custam 47% para enxugar o gelo da dÃvida pública; sem reduzir estoques. Antes, dÃvida para crescer. Depois, dÃvida para não crescer. O Real custa carÃssimo ao paÃs.
Esperando uma solução...desde 88 sempre foram partidos aliados no poder e não conseguiu parir nada melhor
Plano Real trocou espiral inflacionária por endividamento crescente. "Imposto inflacionário" por aumento real da carga tributária. Antes do Real pagava-se 3% do PIB em juros, foi a 13% e são 7%. Sem falar ma alienação dos centros de decisão! Antes do Real, juros custavam 22% da arrecadação. Hoje custam 47% para enxugar o gelo da dÃvida pública; sem reduzir estoques. Antes, dÃvida para crescer. Depois, dÃvida para não crescer. O Real custa carÃssimo ao paÃs. Seus mentores se tornaram ultra-ricos!
"Em economia, todo ciclo de 'oba oba', corresponde a um ciclo de 'epa epa'.". (Maria da Conceição Tavares)
O capital nas democracias ou nas ditaduras comanda todos os governos eleitos ou não. O dinheiro elege polÃticos, compra polÃticos. Assim, qualquer plano econômico para ser aprovado precisa antes de mais nada satisfazer os banqueiros.
Colaram os juros nas alturas e até hoje somos esfolados. Quando se fala em baixar, a gritaria é estrondosa, criticada veementemente pelos editoriais dos jornalões.
E o plano real está incluso nesta realidade.
Está parecendo podcast ,quando uma subcelebridade fala de um caso de anos atrás,agora o Professor vem dizer que falou com FHC que com o plano real seria eleito. Engenheiro de obra pronta.
O senhor está ultrapassado. Quem sabe tem um plano alternativo.
Plano real definitivamente nao valeu a pena. Pode ser que acerte um dia. Serviu pare enriquecer um punhado de rentistas que ganharam tanto dinheiro que hoje tem poder para influenciar a sociedade de que juros altos sao bons e industrializacao eh conversa fiada. Aqui na Folha aparecem diversos deles acusando o governo de gastanca, por isso juros nao caem. Nao sabem, ou nao querem saber que as contas ficaram no vermelho devido ao aumento brutal da Selic nos ultimos dois anos.
Magoado, frustrado, fracassado! Torceu contra o Real equivocadamente e virou um zumbi resmungão!
Bom foi o plano bresser
Tem um ditado que diz que todo economista sempre escreve dois artigos: o primeiro sobre o que ocorrerá na economia com o seu plano maravilhoso; e o segundo explicando porque o mundo real não se comportou como previsto.
Derrubou o dragão da inflação, mas veio uma brutal desindustrialização. Hoje temos um perfil econômico dos anos mil e novecentos.
Aprendi com experiência de vida a não opinar sobre assuntos que não estudei profundamente. Não sou economista obviamente. Só tenho uma impressão de que há excesso de polÃtica nas decisões do Banco Central. Digo, excesso porque alguma polÃtica sempre há de haver, mas o excesso neste caso contraria o ditado popular: o que abunda não prejudica. Acho que prejudica sim, e muito...
Tudo bem, mas Selic acima da inflação 8 pontos percentuais nos últimos vinte e dois meses é um absurdo que nenhum 'especialista' do mercado financeiro ousa comentar. Observe que ninguém quer fazer essa conta, isso representou o pagamento de cerca de seiscentos bilhões de reais, indevidos nesse perÃodo. O único e verdadeiro desequÃlibrio das contas públicas.
Invejoso, fez o plano bresser e não deu certo, daà quer colocar na conta dos idealizadores do real esse descontrole nos juros e na dÃvida pública, graças vivi esse perÃodo e o problema q vivemos hj foi por conta do avanço da elite sobre o orçamento publico, saindo de uma carga tributário de um quarto do pib pra um terço. Se tivesse mantido o ajuste fiscal já estávamos o primeiro mundo após trinta anos, corrigir agora ficou difÃcil, pois eles dominam o congresso
Por algumas respostas, acho que os economistas antes heterodoxos, gostaram da "brincadeira" de inflação controlada e juros exorbitantes e o mantiveram até se fartarem.
O Plano Real foi o maior projeto social de nossa história recente, quanto eliminou o imposto inflacionário, que é especialmente cruel com os pobres. Parabéns pela bela entrevista! Bresser Pereira sempre lúcido, integrando a teoria com a prática. Não é fácil ser ministro da economia neste paÃs onde nunca os lÃderes querem encarar de frente a alta improdutividade do setor público.
Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Quem é causa ou efeito, os déficits ou os altos juros? Infelizmente os tratamentos heterodoxos nunca deram certo mas continuam encantando muita gente...
Diga qual plano ortodoxo deu certo.
Vivi o plano real e nunca em minha,vida tive meu salário com poder de compra tão alto como na época da URV , acho que uma URV era um dólar, depois da liberação do câmbio e que os preços dispararam , não tanto como antes mas sempre ascendente.
Baita inveja do Bresser Pereira que não fez nada que desse certo.
Com quatro mandatos de perdulários não há nenhum governo que resista aos planos econômicos. Aà está a Argentina.
Uma coisa é certa: Trocou-se a taxa de inflação absurda por uma Selic estratosférica. Todo mundo sabe que juros nos patamares próximos da inflação é incentivo a especulação com estoques, mas no nÃvel que se encontra vamos acabar no precipÃcio da entrega do estado aos especuladores da faria lima.
Posso concordar em geral, mas dizer que ninguém saiu perdendo chega a ser um desaforo. Assalariado perdeu, teve o salário convertido de URV para Real usando a conversão oficial. Enquanto isso os serviços converteram 1 pra 1, e saÃram reajustando. Alugueis aproveitaram a baixa oferta e triplicaram, escola duplicou. A inflação oficial baixou, e quem usava esses serviços pagou o Pato. O arrocho da classe média está na raiz da perde de apoio polÃtico de FHC.
Bom mesmo foi o PLANO BRESSER !
Foi bom, sim, pois o Brasil estava à beira de uma hiperinflação clássica quando o Plano foi introduzido. Com o Plano Bresser ganhamos pelo menos uns dois anos antes de chegar à beira do precipÃcio novamente. Bresser nos deu tempo para sobreviver à absoluta irresponsabilidade do Presidente Sarney.
Ele é o profeta do pós Apocalipse.
O Bresser falando, a Falha de SP ouve. Imagina se algum economista à esquerda fala isso. Mil editoriais criticando.
Todos tem sempre uma carta na manga . Após o jogo todos sabem o resultado .
Boa entrevista. Parabéns!
Concordo. A âncora cambial devia ter sido desmontada no meio do primeiro mandato do FHC. Os juros só permaneceram tão altos para evitar a sangria de dólares. Mas é fácil falar depois. O medo do retorno da inflação, após tantos planos fracassados era muito grande.
Ciúmes? Plano bresser ajudou muito a afundar o paÃs. Assim como Delfim, lucrou muito com as asneiras que fazia. Itamar, FHC e equipe, incluindo Ciro Gomes, salvaram este paÃs. Vade retro. Deve estar querendo o lugar do haddad, outro incom-petente, mas melhor do que este bresser
Ótima entrevista.
Sujeito complexado. Não conseguiu emplacar seu plano e sai falando mal dos outros. Nem o Abilio aguentou o cara, e preferiu aposenta-lo.
Efeito colateral veio no governo Dilma. Ate hoje o pais não se recuperou daquele show de incompetência. Criou a desoneração e agora deixa o pepino para o Congresso.
Não falou mal, pelo contrário, falou bem. Só apontou um efeito colateral...
Após o jogo ele alega que já sabia o profético resultado .
Quem viveu o governo Sarney, sabe que Bresser falhou ao tentar conter a inflação que passou dos 80% ao mês. Não ficou nem um ano como ministro da fazenda. Sinceramente, não gostaria de tê-lo como professor. Talvez tenha sido um bom economista na iniciativa privada.
Tenho dó.
Talvez seja preciso um plano real para os juros.
O plano Bresser foi uma das piores coisas que este paÃs já viu. Overnight, máquinas de precificar funcionando de manhã , tarde e noite, vc saia pra comprar leite de manhã e podia vender o mesmo leite no mesmo dia pelo dobro do preço. IncrÃvel como se pode dar luz a essa turma como ,ele, Mailson da Nóbrega, Delfim Neto , Zélia Cardoso, e outros que quebraram o paÃs sem pena. Infelizmente é falta de matéria.
Relembro que existiu um fracassado plano que prejudicou a maioria da população: plano Bresser! O seu plano, senhor, me prejudicou ! 0 meu parco dinheirinho que juntava para comprar uma casa, diminuiu .A hiperinflação continuou ,feliz da vida ,ajudando as classes superiores! O plano Real ajudou as classes médias e baixas .Criticar hoje o que deu certo ao longo do tempo. É fácil! Quando o senhor esteve no Ministério, com seu Plano, nos prejudicou e consequentemente o Brasil.
E o RCNeto, Sabo Tador oficial da republica, está explodindo as contas públicas em beneficio do "mercado" e rentistas. O conluio dele já ficou patente no almoço com o tarcisio.
Parabéns pela entrevista !
O saudoso Deputado Federal - Sérgio Miranda (MG), fez um livreto, criticando a visão neoliberal do Plano Real. Ótima entrevista do Ministro Bresser Pereira.
... bresser-Pereira, foi quem treinou os Anhangueras a capturarem as agências de regulacao no paÃs, o pai das captura das agências, pessoal???! Escola de treinamento, FGV,. Instructores, Anhangueras-fgv!... FGV,. mamadora de ouro de cofres públicos do Estado!!!...tem-se que desmamar estes traÃrss!
... professor surfista de inflação na Escola De Surf de Inflação, ondas gigantes FGV! ... O que se esperar de um anhanguera-fgv, pessoal???.... Mais uma homenagem ao Dictador G. Vargas!... É claro!....
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mercado > Juros altos são herança maldita do Plano Real, diz ex-ministro Bresser-Pereira Voltar
Comente este texto