Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto A Neto

    "A autonomia e a independência são a privatização do Banco Central". (Celso Furtado)

    Responda
  2. Marcos Longaresi Carvalhães

    Quando em agosto de 2016 a ensacadora de vento elevou a taxa selic 14.25%, ninguém falou nada, o povo da mortadela achou que era normal. E ainda sou obrigado a ouvir que o Lula entende de economia, é só perguntar para ele quantos livros de economia ele leu quando ficou por 580 dias fazendo um curso de leão de zoológico.

    Responda
  3. Hilton Japyassú

    Esta crença neoliberal num deus mercado sempre se esboroa. Em todas as crises econômicas os neoliberais recorrem ao estado para resolver as catástrofes que o suposto deus mercado causou. Na crise dos EUA de 2009 foi o estado que pagou a conta da malandragem do deus mercado. Economia é política e política é economia, e o estado é quem socorre o mercado, sempre.

    Responda
  4. Paulo Batista

    Como viaja o colunista, interessante não mencionar o custo imediato de juros escabrosos..como sempre, exercitam a futurologia econômica criando sombras futuras para justificar a ataque aqui e agora no erário. Os malandros acham que é sobre política que o Presidente fala, desculpe, trata-se de pura economia, a mais básica aliás, para alguém ganhar com juros escandalosos, alguém tem de perder, nesse caso somos todos nós, os contribuintes..

    Responda
  5. José Cardoso

    O crença econômica do PT sempre foi um terraplanismo sub-keynesiano: gastar mais, gerando deficit, mesmo com a economia crescendo, é positivo. A economia supostamente cresce mais ainda. Se o crescimento está abaixo da expectativa é culpa dos banqueiros, que inclusive controlam o BC, e exigem juros altos para encher a piscina do tio Patinhas. A inflação, para essa estranha seita, seria apenas um espantalho erguido pelos rentistas insaciáveis para assustar o governo.

    Responda
  6. Nelson de Paula

    O governo Dilma mostrou o que acontece quando se resolve ditar os juros.

    Responda
  7. Leonardo Genonadio da Silva

    As vezes falta a esquerda entendimento da hierarquia monetária internacional. Se os juros americanos não caem e o dólar está subindo não há como reduzir a Selic e diminuir ainda mais o diferencial de juros. Isso vai gerar inflação na certa, vivemos uma economia global importamos muito e o dólar é a chave desse mercado. Negar pode ser fatal

    Responda
  8. Daniel Salomon Guimarães

    "[A taxa SELIC] [i]nfluencia taxas de outros prazos, mas não as determina. Se cortada na marra e/ou situações de descrédito, as taxas dos demais prazos voam (assim como o dólar, talvez a inflação). O custo do crédito para empresas sobe. O investimento produtivo é desestimulado.". Quem diz apoiar o Presidente nem sequer parece fazer esforço para entender isso. Depois não sabe por que o governo precisa lançar na praça títulos públicos, para 2029, com juros reais de mais de 6% (IPCA+6,39%).

    Responda
  9. Marcelo pires

    Campos Neto ainda não renunciou??? Tá difícil!!!

    Responda
  10. Thiago Limeira

    O blogueiro está certo: é claro que índices especulativos devem determinar a política da economia real. "Como sempre foi, como era com nosso pais", as políticas liberais sempre foram predominantes no Brasil, e olha onde chegamos!!! Ontem, a China era tão pobre quanto o Brasil, mas seguiu uma cartilha diferente e caminha para ser a maior economia do mundo. Os liberais estão certos como sempre estiveram: a questão é: certos em que? e para que?

    Responda
  11. NACIB HETTI

    Fenômeno universal; todo governante em crise precisa de um inimigo para chamar de seu.

    Responda
  12. Daniel Marques

    Felizmente VTF tem propriedade no que fala. Artigo técnico irretocável. Infelizmente ainda existem os negacionistas e terraplanistas econômicos, cujo discernimento da alteridade entre as pessoas vs. a instituição inexiste.

    Responda
  13. MARCIO Gionco

    Engraçado, não vejo o Lula falar assim com o Juscelino, o inocente, esse sim apontado por ele e que responde a ele. Mas não adianta falar, Lula e PT precisariam ter a humildade para estudar o assunto. Também não adianta falar com os comentaristas petistas pagos que falam por aqui.

    Responda
  14. Lisandro Signori

    Mais um a repetir igual a um papagaio, a cantilena do mercado financeiro, poderia ter um pouco da coragem de Maria da Conceição Tavares, lhe faria bem.

    Responda
  15. João José Aguiar

    Só faltou desenhar mas para quem se move por ideologia e voluntarismo fatos e números não interessam. Lula elegeu o Roberto Campos como bode expiatório faz tempo, acho que o movimento político dele (Campos Neto) é legítima defesa.

    Responda
  16. anderson santos

    Pelos comentários grande parte da população não tem educação financeira para enxergar o obvio, manipular a taxa de juros para promover crescimento é um remédio amargo, especialmente para a população nas classes baixas, Lula essencialmente como chefe do executivo deveria fazer a lição e bater a meta fiscal, para assim começar a cobrar juros baixo até porque Campos Neto não decide sozinho a taxa.

    Responda
    1. Mário M Dias

      Redução artificial seria baixar de 10,5% pra 7% em uma economia sem capacidade ociosa. Baixar 0,25 ou 0,5 p.p. quando ainda não se está em 100% da capacidade instalada não seria artificial. Seria calibragem. Os juros estão caindo desde o início do governo e ainda não bateu na inflação. Claro que existem modelos pra se determinar a tx de juros de equilíbrio. Mas se é pra dar pitaco, eu tb posso dar. Dizer que uma redução de 0,5% vai trazer de volta o monstro da hiperinflação é o quê?

    2. anderson santos

      Mário, Bresser falou do plano real, mas a redução artificial dos juros gera inflação. Aquecer a economia sem aumentar a produção das empresas para atender à demanda eleva os preços dos produtos e pode resultar na escassez dos mesmos. Serviços incapazes de atender à demanda também geram instabilidade. Uma economia aquecida precisa não apenas de mais dinheiro em circulação, mas de toda uma cadeia produtiva para sustentar esse crescimento. Sem isso, o resultado é inflação e alta do dólar.

    3. Mário M Dias

      Não é manipulação. O nome correto é política monetária. E não é remédio amargo. É um instrumento de política econômica. Assim como a política fiscal. E ambas devem se complementar. O Lara Resende falou disso ainda esta semana. O Bresser também. Economistas de renome. Mas vcs preferem acreditar no jornalista palpiteiro.

  17. MARIA F LUPORINI

    Campos Neto é tchutchuca do Mercado.

    Responda
  18. Valéria Murad

    Uma coisa é certa, antes do Presidente Lula falar sobre o tema, nenhum articulista havia dito que o Campos Neto faz "militância política descarada", como consta do artigo. Nenhum jornalista tinha percebido isso? Não queriam falar que o bolso minion é inadequado para o cargo que ocupa?

    Responda
  19. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    Está na legislação da autonomia relativa do BC que este deva cuidar não só da moeda (taxa SELIC e inflação), mas também do nível de atividade econômica e também o do emprêgo. Campos Neto jamais teve compromisso com nível de atividade da economia e com o controle do emprêgo. Portanto, duas pernas do tripé de suas obrigações não são cumpridas como a lei manda.. Temos inflação elevada nos alimentos. De que maneira manter juros altos vai combatê-la? De nenhum modo.

    Responda
  20. José Fernando Marques

    O país cresce apesar de Campos Neto. Cresce contra ele. Em cenário de inflação baixa, por que juros tão altos? É contraintuitivo.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Releia o texto. Vai encontrar a resposta para a sua pergunta. Mesmo com os juros caindo a divida tomada no mercado sobe, sinal do descontrole na gastança do governo.

  21. José Cláudio fernandes correia

    O presidente do Banco Central se permite publicamente aceitar afagos de um político que se pretende candidato a Presidência da República, coloca-se à disposição para assumir futuro Ministério da Fazenda. Isso é o que? Chacota, militância? E Lula ê o algoz após criticar o que deveria ser papel da imprensa , que se calou.

    Responda
    1. Mário M Dias

      Falou tudo, José Cláudio. O bob fields zomba da sociedade e das instituições desde que foi votar com a camisa da seleção. A imprensa não dava um pio. Até agora. Até o presidente Lula botar o dedo na ferida. Situação semelhante com a guerra em Gaza. Muitos jornalistas já estão admitindo que é genocídio mesmo. Quando a imprensa faz cara de paisagem diante de tanta barbaridade, acaba sobrando pro presidente a tarefa de revelar o óbvio pra sociedade. E dá-lhe Lula 4 !

  22. José Bernardo

    O artigo tem a virtude de explicitar a quem interessa a manutenção dos juros no patamar atual: os "donos do dinheiro grosso", aos quais, e não ao interesse da nação, serve Campos Neto, o Técnico. Em sabotagem.

    Responda
  23. Anete Araujo Guedes

    Não é Lula que bate em Campos, Campos que bate em Lula, que trava seus projetos devido à dependência que ele mantém com a elite econômica e a extrema direita bolsonarista.

    Responda
  24. jose fior neto fior

    Corretíssima as falas de Lula sobre Campos Neto. É necessário mudar a sistemática de escolha do presidente do BC, para evitar no futuro um novo troglodita comandando o BC (basta os inevitáveis trogloditas na Câmara e Senado)

    Responda
  25. Joao Victor Celestino O W Pontes

    Se Lula vê todas essas “características” em Campos Neto, por que, em vez de combinar ataques com seus aliados, não faz uso do artigo 5° da lei de autonomia do BC e demite (ou exonera) o seu presidente, através do Conselho Monetário Nacional e submetendo ao crivo do Senado Federal? Mesmo que fosse negado, mostraria seu posicionamento.

    Responda
  26. delane José de souza

    Campos netos é o novo Bezerro de Ouro da imprensa a serviço "dos mercado"

    Responda
  27. Bruno Sebastião Neto

    Não existe motivo errado na fala do Lula ,pelo contrário, existe a verdade ,os cana lhas bolsonaristas do mercado financeiro/turma politica Bolsonarista, tem inventado que o governo deveria diminuir custo, mais não falam a onde cortar(Jogar pedra na vidraça dos outros é fácil )Agora quando Lula fala em diminuição de juros, ai sim ,partimos para diminuição de custos, simples assim !

    Responda
  28. adenor Dias

    Eu vou repetir mais uma vez! Vinícius Torres Freire para comandar a política monetária brasileira! O homem sabe o caminho das pedras!

    Responda
  29. Manoel Marcilio Sanches

    Não há nada que justifique o Brasil ter um dos juros mais altos do mundo. Entendo que o BC deve guiar-se por indicativos técnicos mas estes devem ter algum problema de origem.

    Responda
  30. Alberto Bianco

    Crescimento sem investimento não é possível, investimento com juros alto não é possível, ou entram num acordo ou a população vai ficar cada vez mais pobre e só o pessoal da FL vai ganhar com isso, se não entenderem que pra ganhar precisa ter mercado consumidor, estaremos fadados ao fracasso da nação.

    Responda
  31. antonio aragao

    Selic de 10,5%, inflação de 4%, juros reais de mais de 6%, não parece exagero? Certamente há espaço para baixar mais um tanto, disso o colunista nada escreveu.

    Responda
  32. Anete Araujo Guedes

    Gastos impopulares? No que diz respeito aos projetos sociais, ao socorro à população do RS, educação, saúde, moradia, bem estar social etc?

    Responda
    1. Galdino Formiga

      É o custo eleitoral.

  33. Anete Araujo Guedes

    Campos Neto, com sua política de juros nas alturas, favorece apenas a elite financeira. Joga no time da oposição, atua para deter os projetos de Lula e Haddad, rumo ao desenvolvimento, industrialização, autonomia, empregos, bem estar social etc. Campos é autônomo em relação ao governo, mas não goza da mesma autonomia frente aos poderosos da Faria Lima. Segue, guardando as devidas proporções, os mesmos passos de Moro. Pertence à turma do quanto pior, melhor.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Entender a política nacional é mais fácil do que compreender a política econômica.

  34. José Antônio

    Abaixo o camisa-amarela do BC (Banco Central)! Ou seria BCCA (Banco Central Camisa Amarela)?

    Responda
  35. paulo werner

    Os maiores juros do mundo pra uma inflação 0.7% acima da meta. BC amarrado ao humor ( expectativa não deveria ser democratizada?) dos comerciantes de juros altos (relatório Focus deu números ao seu pessimismo com agência anônima prospectando inflação de 8%, fraudando a média final). Se reclamar, eles batem mais forte. Tá certo, então.

    Responda
  36. paulo werner

    C. Neto pode avacalhar o parquinho q sua atuação na presidência do BC segue blindada pelo jornalismo especializado (pago pela banca dos juros altos). Faz sentido juros abusivos por 0,7% acima da meta? Parece cobertura de caso de corrupção: empresários corrompem agentes públicos, ficam com a maior parte dos desvios, mas os especialistas vendem a iniciativa privada como solução. Expor C. Neto é questão de cidadania e exigência moral.

    Responda
  37. Ricardo Pereira Ignacio

    Quando o Lula colocar o homem dele no BC será a pá de cal no nosso país

    Responda
    1. José Antônio

      Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bilhões de dólares em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bilhões de ''pasdecals'' em 70 dias. Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do país subirem significativamente. Ex-presidente de extrema direita foi o único que diminuiu 'poupança' (no velho, bom e famoso JB - Jornal do Brasil).

    2. José Antônio

      A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI ('presentinho' de FHC para o Lula pagar. Ele pagou e torno o Brasil credor do FMI. Você votou no FHC ou no Lula duas vezes?) , era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em *65% (Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana). Ao deixar o ''governo'', o Inominável deixou a relação ´Dívida/PIB` abaixo ou acima dos *65%?

  38. Joabe Souza

    E se, por esses dias, Galípolo fosse ao Congresso receber homenagem da bancada do PT? E se ao sair de lá, fosse jantar com Lula e outros petistas graúdos no Alvorada e se deixasse registrar dizendo que topa ser o próximo ministro da Fazenda, caso Haddad, por exemplo, precise sair pra se candidatar ao governo de SP? Os motivos para crítica seriam certos ou errados?

    Responda
    1. jose fior neto fior

      Leu, mas não entendeu nada. Galipolo NÃO É presidente do BC, e nem está pedindo emprego para ninguén.

  39. Manoel Cardoso

    Freitas: perdeu, não amola.

    Responda
  40. Manoel Cardoso

    Depois do encontro com Tarcísio, entendo que Campos Neto não merece credibilidade. BC independente pra inglês vê.

    Responda
  41. Ricardo Lobo

    Lula bate em Campos Neto porque o comportamento dele, a falta de decoro com o cargo, suas atitudes são exatamente iguais ao do juiz cana. Alha, sergio moro, desmascarado pela sua própria trajetória.

    Responda
  42. Vicente Ferrer Monteiro Costa Filho

    A questão dos juros não pode desconsiderar a defesa do consumidor, pois as pessoas físicas são vítimas de contratos de adesão redigidos pelas próprias instituições financeiras com juros abusivos, em afronta ao princípio do equilíbrio contratual, o que causa empobrecimento, sem a devida proteção do judiciário ao consumidor.

    Responda
  43. Alberto A Neto

    Luís Inácio está batendo, por quê? Campos Neto não sabe por que está apanhando? Até o mundo sideral sabe os porquês.

    Responda
  44. andre lunardelli

    Como de hábito, VTF correto.

    Responda
  45. Eduardo Freitas

    Campos Neto deveria se filiar a seita vermelha criminosa e seguir as regras do chefe? Se Campos Neto desagrada os laddrões do PT está no rumo certo.

    Responda
    1. Ricardo Lobo

      Vocês sobrevivem com factóides, zero argumentos, típico dos 30% de apoiadores do traste inelegível. Melhor investir em cultura, faz bem para o Brasil.

  46. Antonio Catigero Oliveira

    Há décadas leio este discurso: ''os juros vão baixar se o país fizer...'' Governantes fazem o que o ''mercado'' manda: privatizações de estatais estratégicas à soberania a preços módicos; cortes nos serviços de utilidade pública, como segurança, saúde, educação...; redução da previdência social; terceirização da atividade fim, visando reduzir salários... Já ouvi até 'analista' dizer que juros aumentam em 'pleno emprego'. Feito o que mandaram, acham outro motivo para sustentar a alta dos juros.

    Responda
  47. Bruno Freitas

    Muito bom! Faz sentido. Melhor o presidente não insistir nesse enfrentamento contra Campos Neto. Continue escrevendo sobre Economia, que a gente precisa aprender sobre isso.

    Responda
  48. ANTONIO F CARVALHO

    Campos Neto ocupa um cargo que não é iminentemente político, mas opera como tal. Dizem que é Bolsonarista, o que seria um desastre para a Economia e para o Mercado. Melhor seria que ele trabalhasse com o critério eminentemente técnico e deixasse a política para os congressistas, Chefes de Executivos estaduais e municipais e quem mais foi eleito pelo povo. A carreira técnica nacional e internacionalmente é bem mais promissora do que a política, notadamente nos dias atuais.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Os fundamentos e a atuação da equipe é técnica. Um simples jantar não apaga isso.

  49. Sebastião Barbosa

    O texto parece considerar que os "donos do dinheiro grosso" são invencíveis e que essa invencibilidade é um dado objetivo da realidade, contra o qual não adianta o governo esbravejar. Mas e aí Vinícius, vc teria uma opinião formada a respeito da conduta desses donos do dinheiro? Um colunista de economia deve cobrar responsabilidade deles também? Ou só do governo?

    Responda
    1. paulo werner

      Boa! Juros q não se vê em nenhuma outra parte do planeta, com direito a clamores histéricos por elevação da taxa básica, tudo isso justificado pelo medo dos 0,7% de inflação acima da meta, pelo resultado fiscal frustrado após aprovação de desonerações bilionárias.

    2. Antonio Catigero Oliveira

      Ótima pergunta, Sebastião.

  50. Gustavo Aguiar Fernandes

    O que me impressiona não são as baboseiras ideológicas repetidas há anos sem qualquer compromisso com a realidade, tudo em nome da acumulação daqueles poucos de sempre. O que me impressiona é a cara de pau nessa continuidade. Falam besteiras continuamente desmentidas pela realidade superveniente e ainda continuam a se colocar como arautos do debate público. O colunista conseguiu evocar a Argentina. Daqui a dois meses, falará da Venezuela. E recebe pra isso. Inacreditável.

    Responda