Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE FRANCISCO DE PAULA SALLES

    Excelente esclarecimento, a Selic por si serve mais para juros de curto prazo, não pode ser usada como desculpa pelos juros cada vez mais altos da maior parte da dívida pública. Estes cresceram (nível mais alto em 17 anos) por dúvidas sobre a condução econômica do governo. O Pr do BC não deveria se politizar, mas usar a Selic como bode expiatório é um vício recorrente do L. E as pessoas aceitam passivamente essa argumentação.

    Responda
  2. Maria Lopes

    Concordo com o colunista sobre os efeitos negativos das falas do Lula. Campos neto, como o o Lula diz e o colunista também, enfiou o pé na jaca, modelito Moro. E foi votar com a camiseta de Bozo, jantar com o carioca Bozolino, o que foi claro conflito de interesses. Se ele quisesse realmente manter posição independente jamais teria feito isso. Lula tem razão mas não deveria dizer o que diz, porque prejudica o próprio governo.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Amorim: concordo com o prof Conrado Hubner Mendes, que escreve semanalmente nesta Folha e vale a pena ler, faça isso. E,como ele, reprovo o comportamento de vários ministros do STF, mas apoio que nos tenham salvado do pior de tudo, o chefe da quadr, digo, famiglia. O perigo não passou, e continuarei apoiando quem defende a democracia. Que não são os bozolinos, esses já, como dizem os hermanos, deixaram que lhes comessem o coco (os miolos).

    2. Daniel Liaz

      Amorim e a desonestidade clássica dos bozolinos: para defender o comportamento indecoroso dos seus, muda de assunto. Maria: perfeito e irretocável seu comentário.

    3. Ricardo Lobo

      Seu Carlos Amorim, foi votar com a camiseta do traste inelegível, desde a eleição ( já presidente do BC), deixa claro que apoia um irresponsável que acabou com o país, juntando com churrascos, jantares etc. Ainda pairam dúvidas? Lembra sergio moro?

    4. Carlos Amorim

      Só pra eu entender, se juiz do STF vai jantar com políticos você acha que esses juizes deixam claro que tem lado?

  3. José Roberto Pereira

    Recomendo que ouçam a opinião de Eduardo Moreira do ICL sobre manipulação dos Bancos nos dados da Selic. Inclusive o Ministério Público e o TCU foram acionados para apurar. Vinícius parte de uma premissa errônea para defender a alta taxa de juros, e por consequência, Campos Neto. É exatamente o contrário, estão aumentando a taxa de juros futuros (e inflação) na marra, no grito e na manipulação.

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Eduardo nao é aquele cara que achava a reforma da previdência desnecessária e coisa de golpista? Não tem deficit ele dizia. Imagina se não tivesse sido aprovada...? Lula e Haddad hoje já estão sambando pra fazer caber nas contas. Esquece esse cara.

    2. José Roberto Pereira

      As projeções* de inflação, Rodrigo. O BC baseia-se no Boletim Focus para decidir a taxa de juros, e o boletim é confeccionado numa pesquisa mensal ouvindo mais de 300 agentes do mercado financeiro (bancos, corretoras, etc). A denúncia é de que alguns desses agentes estão manipulando dados, e por exemplo, respondendo com dados exageradamente altos para alterar projeções de inflação, câmbio, etc...

    3. Rodrigo Castro

      Imagina você acreditar que é possível aumentar a inflação de um país do tamanho do Brasil "na marra"

  4. WILSON FILHO

    Onde anda o dinheiro da china, dos EUA, da russia, da união européia. Não vem nada para cá, nenhum investidor, nada. O governo do nada, com a máquina inchada, com um bando de incompetentes. Melhor entregar logo para o crime organizado, que é mais organizado, que esses malandros.

    Responda
  5. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    É muita cara de pau a oposição (e qualquer um) defender banco central independente, quando o presidente do banco central procura emprego na oposição. Isso é conflito de interesse. Deveria ser demitido imediatamente.

    Responda
  6. Pedro Gonçalves

    Os donos do dinheiro querem ganhos exorbitantes ao custo dos mais pobres e do crescimento do país. Não faz sentido o Brasil ter uma das maiores taxas de juros reais do mundo. A inflação está controlada, uma queda na taxa de juros só causa o ruído no meio financeiro devido a ganância sem igual daqueles que o colunista chama de donos do dinheiro. Pelo menos Campos Neto prestou um grande serviço ao país ao mostrar que esse papo de BC independente é balela, estória pra boi dormir e enganar idiotas.

    Responda
  7. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    O tarcisinho paraguaçu é o mais lambe botas, maior puxa saco do robertinho netinho ET.

    Responda
  8. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

    Sr. Vinicius poderia ensinar e esclarecer porque o Brasil tem os juros mais altos do Brasil? O sr. concorda que o Roberto Neto é um bolsonarista com carteirinha, votou no Bozo, se junta com bolsonaristas e ainda sabota o governo que o emprega?

    Responda
    1. Galdino Formiga

      A Rússia tem.

    2. Ruy Humberto Godoy de Mesquita

      ...o Brasil tem os juros mais altos do mundo

  9. Vital Romaneli Penha

    Volta Alexandre Tombini.

    Responda
  10. CARLOS SANTOS

    A nação pagando o juros real dos mais alto do planeta, equivalente a quase 7% d PIB, p meia dúzia de especuladores. Um BACEN cujo PR (Sabo Tador) se guia pelas previsões do mercado financeiro p definir a SELIC, se lança candidato a ministro de oposicionistas e a FSP ainda vem procurar desculpa p este descalabro descarregando parte da culpa em L? Vai te catar.

    Responda
  11. José Davi

    VTF sempre na defesa de quem assina seu cheque. A política de juros está ligado diretamente aos interesses do mercado financeiro, esquece o nobre jornalistas que na época do Bolsonaro e do Guedes atrocidades eram faladas e executas todos os dias e o mercado financeiro fazia ouvido de mercador. O problema não é Lula falar, mas ele falar em fazer política para trabalhadores e pagadores de impostos que carregam esse país na costas, o agronegócio e faria lima são fardos pesados.

    Responda
  12. Jorge Rodrigues

    A taxa de juros é praticamente o único mecanismo que o Banco Central tem para tentar manter a inflação dentro da meta. Por sua vez, a inflação é fomentada por práticas deletérias do governo federal, entre elas gastar de forma perdulária o dinheiro do contribuinte. Se o governo abolisse a gastança, enxugasse a máquina pública, fizesse reformas e modernizasse o estado, adotasse boas práticas de gestão e privatizasse a inflação deixaria de ser pressionada e o juros cairiam.

    Responda
    1. RONALDO F VAZ

      Aponte onde se dá a gastança! Com saúde, educação e políticas públicas?

    2. José Davi

      Demorou muito para aprender esse papo furado ? Aguentar sonegador tá beleza, ter uma dívida pública sem auditoria pública melhor ainda, ter um congresso descompromissado com o país legal. O problema deve ser os aposentados com o salário mínimo, funcionários públicos mal pagos e com condições insalubres, talvez seja esse SUS subfinanciado ou esse bolsa família. Estado perdulário que gasta mais com rico do que com pobre.

  13. Mauricio Borborema de Medeiros

    Que mané Argentina! Conversa mais boba. A economia brasileira tem fundamentos infinitamente mais sólidos que a dos "hermanos del Plata". O Brasil vai ganhar grau de investimento com Lula -- e pela segunda vez. Isso tudo para o desespero dos porta-vozes do mercado.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Kkkkkk. Como eu gostaria de viver como você, no mundo da ilusão

  14. Rodrigo Castro

    Aguardo ansiosamente a indicação de Lula para a presidência do BC, dessa forma ele não vai mais conseguir culpar os outros pela condução desastrosa da economia.

    Responda