Wilson Gomes > PL antiaborto mostra a face mais feia dos conservadores no Congresso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Florentino Fernandes Junior

    Ate o prof wilson tem seu dia de exagero. Mas o faz com a elegancia de sempre e ideias. Respeito muito

    Responda
  2. LC Oliveira

    Conservadores é um elogio e tem outro significado no universo político. Essa gente é reacionária, mal educada, violenta e autoritária. Qual é o projeto dessa gente para a educação? Para a economia? Para a saúde? O único projeto deles é o caos, para depois gerir o caos.

    Responda
  3. LC Oliveira

    Existe algum projeto de país consistente da extrema direita? O objetivo deles é impetrar o caos para fazer gestão deste caos. Eles cancelam todos os debates do parlamento com violência. Promovem a necropolítica, retirada de direitos de minorias e a volta do que há de pior em termos de costumes: machismo, racismo e autoritarismo.

    Responda
  4. JORGE CESAR BRUNO

    Os fundamentalistas do congresso nacional não passarão essa PL absurda e abjeta, que visa tão somente criminalizar as crianças vitimas de seu estupradores! Querem premiar seu algoz, com uma paternidade execrável e descabida! Esses pseudo defensores da vida, são os mesmo que se regozijam, quando inocentes, em comunidades carentes, são exterminados sem direito a qualquer julgamento!!Alias, qual a sugestão ou ação para que se evite os estupros de menores ? Patético!!!

    Responda
  5. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O próximo passo , a pedido das sacrossantas místicas das goiabeiras , será a excisão de clitoris

    Responda
  6. Wil Leon

    Sim, apedrejar. Se foi estuprada, algum argumento, va lá. Mas alguem transar, gozar e ficar gravida e querer que o Estado ajude a matar a criança não!

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Wil, apedrejamento merece gente como você. Na cabeça pra daí sim ficar lelé de vez.

    2. Andréa Haddad Gaspar

      Gente... o que foi isso?

    3. JORGE CESAR BRUNO

      A ignorância e um problema entre os extremistas! Artigo 124CP, já pune o aborto, pena de três a seis anos! Artigo 128CP, estipula que em casos de estupro, o aborto será permitido, independente de fase gestacional, assim como anencefalia e perigo de morte da mãe!! A bancada do estupro esta querendo retirar um direito que o código penal protege e permite, ponto final! Querer impor suas convicções na igreja junto aos seus devotos, sem problema, mas não a totalidade da população brasileira!

    4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Vá lá? Vá vc

  7. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Faltou um fato importante na análise. Estas PLs votadas em tempo recordo só estão tendo espaço agora porque o Lira quer agradar o maior número possível de votantes para poder eleger o sucessor e continuar dando as cartas no congresso.

    Responda
  8. João Paulo Zizas

    Querer impor a visão de uma crença religiosa ao modo como todos vivem suas vidas seria, por exemplo, propugnar que fossem criadas leis proibitivas das relações sexuais anteriores ao casamento. A situação do aborto é bem distinta, pois o cerne da questão está no debate objetivo sobre se o nascituro é ou não é um ser humano animado e, caso seja, até onde vai o direito de matá-lo deliberadamente. Assim, o colunista Wilson Gomes tergiversa quando põe a essência do problema na fé de alguns políticos.

    Responda
    1. João Paulo Zizas

      Ao reler o comentário, percebi que o "deliberadamente" pode ser considerado redundante. Abaixo está uma versão sem o termo.

    2. João Paulo Zizas

      Querer impor a visão de uma crença religiosa ao modo como todos vivem suas vidas seria, por exemplo, propugnar que fossem criadas leis proibitivas das relações sexuais anteriores ao casamento. A situação do aborto é bem distinta, pois o cerne da questão está no debate objetivo sobre se o nascituro é ou não é um ser humano animado e, caso seja, até onde vai o direito de matá-lo. Assim, o colunista Wilson Gomes tergiversa quando põe a essência do problema na fé de alguns políticos.

  9. Sam Duart

    Conservador nos costumes. Liberais nas roubalheiras.

    Responda
  10. José Cardoso

    É a beleza da democracia e do liberalismo. Todos podem propor o que quiserem, mas a maioria da sociedade dá a última palavra. Essa lei não tem chances.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Da democracia sim. Liberalismo eh outra coisa, muito diferente do que se costuma entender que seja no Br.

  11. Adriano Ferreira

    A imprensa precisa começar a chamar essas pessoas pelo nome certo. Não são conservadores, são reacionários.

    Responda
  12. Fernando Alves

    Precisou desse PL do PL para gente como Wilson Gomes perceber que não era um espertão usando os extremistas "de pouca inteligência" para avançarem sua agenda, mas ele que estava sendo usado. Não admira que isso venha pouco depois de uma série de inúmeras colunas do Wilson tratando a esquerda como buurros e "querendo ensinar a eles o que eles deveriam defender".

    Responda
  13. Joaquim Rocha

    A face dos "conservadores" do congresso sempre foi muito feia. Eles querem conservar o que? Nada. Vieram para destruir as conquistas humanas, sociais e políticas conquistadas nos últimos anos a duras penas. Esse é o legado do bozonarismo. Horror!

    Responda
  14. adenor Dias

    Um país que tem milhares de sem teto, milhões, de desempregados e uma miséria incalculável, não tem moral para ditar regras a seu povo. Os brasileiros poderia até serem muito mais rebeldes do que o que é...

    Responda
  15. MARIO RAMIRO

    Será que o Manual de Redação da Folha estabelece que "reacionário" é o equivalente a "conservador" ? Seriam conservadores esses carrascos teocratas travestidos de políticos?

    Responda
  16. NELSON LIMA

    Chamar mercenários e mamateiros de conservadores é o único elogio não merecido. Eles só estão lá para mamar nas tetas da porca do estado, vender votos e preocupação zero com a população. A única conservação que buscam é a continuidade do que já são, mercenários!

    Responda
  17. LUIS PASSEGGI

    Excelente coluna, como de hábito. Lucidamente crítica. Contudo, a bancada religiosa (que inclui católicos conservadores, sempre é bom lembrar), com certeza, pautou a discussão: todas as mídias foram obrigadas a falar do assunto, ainda que avassaladoramente contra o PL. Esse era um dos objetivos. O contra-ataque já começou nas redes.

    Responda
    1. LUIS PASSEGGI

      Completando: vale a pena ler a coluna de Pondé da 2a (Não há futuro eleitoral para a direita se não for ligado aos evangélicos), com seu estilo filosófico cínico e uma retórica provocadora, é um ótimo contraponto, com vários acertos.

  18. MARIO LUCIO CAMARGOS

    E vão querer impor a jyzia (imposto cobrado dos 'infiéis') a agnósticos, ateus, livres-pensadores, etc? E, no lugar das práticas forenses, vão reintroduzir filigranas como amarrar uma mulher e atirá-la num fosso, de maneira a condená-la por adultério ou bruxaria caso ela não morresse afogada? O ridículo é uma tática diversionista que amortece e exaure o escrutínio social até consumação da emboscada. Não há tempo pra rir do Bocó Haram.

    Responda
  19. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Caaaaara ! Isso é uma coluna ! Sem mais. Parabens Sr Wilson Gomes !

    Responda
  20. COLOMBO MELO

    Já a face mais feia dos "progressistas" é difícil identificar. São tantas...

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Ora, Colombo, faz um esforço, vai... Além de respeitar o modo de vida e o corpo de cada um, quais outros aspectos da "feiúra" dos progressistas lhe ocorre?

  21. Alexandre Marcos Pereira

    Era uma vez, num futuro não muito distante, um Brasil transformado. Não era mais a Terra de Santa Cruz, mas sim o Reino de Deus na Terra do Pau-Brasil. Um lugar onde a luz divina brilhava tão forte que ofuscava qualquer vestígio de liberdade ou diversidade. O país, outrora conhecido por sua pluralidade cultural e religiosa, agora respirava o ar sufocante de uma ditadura teocrática fundamentalista cristã. Tudo começou com a ascensão meteórica do Partido dos Justos, um grupo ultraconservador…

    Responda
    1. Nelson Santos

      O Brasil nunca teve diversidade religiosa. Quando eu era garoto vi muita gente se dizendo católico porque naompegava bem ser espírita e depois já adulto vi muita gente da umbanda e do candomble se dizendo espiritamporqie não pegava bem ser, digamos, macumbeiro. Na mesma época evangélicos eram chamados de crentes e isso tinha um sentido pejorativo. Ateus ainda são vistos com desconfiança. Muçulmano tem que explicar que não é terrorista. E por aí vai

  22. Anete Araujo Guedes

    Ainda bem que a sociedade reagiu, não ficou aguardando uma ação do governo. As mulheres se posicionaram e mostraram sua força. Vamos necessitar de mais movimentos. A população na rua amedronta, os fazem recuar. Não digo pensar, ali, na extrema direita, não há pensamento.

    Responda
  23. Anete Araujo Guedes

    Excelente! Nos países onde vigoram os regimes teocráticos/reacionários, têm por regra atacar, coisificar, restringir e situar as mulheres como desprovidas de cidadania. Os líderes religiosos sempre tiveram enorme influência nas decisões políticas em nosso país. Seguem mais atuantes nos tempos atuais, mantendo a firme pretensão, devido aos nossos avanços, de controlar nossos corpos, desejos, escolhas, falas e atos. Uma moral restritiva ao feminino, já que a imoralidade lhes pertence.

    Responda
  24. João A Silva

    Sim, perderam a mão. No oportunismo tosco e na falta de visão, não mediram a dimensão da truculência e deixaram explícita uma contradição que mostra quem realmente são. O que ficou desse abjeto PL foi a imagem de que consideram o estuprador, símbolo do pior mal que dizem combater, menos nocivo do que pobres meninas destruídas e indefesas. Que tal horror possa despertar nos seus eleitores a empatia que parece ter sido perdida nesta hipnose coletiva.

    Responda
  25. Ivan Zacharauskas

    Fica claro, com o apoio a este PL nojento, que os ilustres deputados não estão nem aí para as crianças, as mulheres ou os eventuais nascituros... Querem, do modo mais nojento e ultrajante imaginável, apenas os holofotes para angariar votos e mais um poder efêmero. São uns canalhas, homens e mulheres, a usarem crenças religiosas e desinformação para manipular, como sempre. Simples assim, canalhas!

    Responda
  26. Wilson Soares

    Mulheres do meu Brasil, informo que já estou fabricando burcas, material 100% nacional, para todas as idades e classes sociais. Aceitamos reservas para os modelos "Prime", que seriam verde-amarelas com os dizeres estampados: "Abaixo a Liberdade, Submissão é o meu desejo!", "Meu corpo pertence ao congresso. Minha vontade também!", "2024: O ano em que perdemos a nossa honra!"ou "Jesus, quando retornar, não nasça como menina; não vale a pena!" (Atenção: contém ironia).

    Responda
  27. Manoel Cardoso

    A câmara dos deputados mostrou a cara. Democratas de araque.

    Responda
  28. CARLOS BECKER

    Arthur, o padroeiro dos estupradores, é um sujeito do qual o Brasil tem que se livrar. Ele e Bolsonaro são as piores coisas que poderiam acontecer.

    Responda
  29. José Antônio

    ´´PL dois dois do antiaborto mostra a face mais feia do(a)s camisas amarelas (uns 428) no Congresso``. Abaixo os partidos e político(a)s camisas amarelas!

    Responda
  30. SERGIO LUIS PETRASSO CORREA

    Belo artigo, que desnuda o atraso mental em que estão mergulhados esse bando de fariseus, que são mistura do mal e do atraso...complemento informando que a pena por lapidação para o adultério é prevista também na "civilizada" Arábia Saudita , terra governada, de fato, por MbS, o "esquartejador"...Naquele pais, uma ditadura teocrática infame , há também uma policia religiosa...no Afeganistão no Irã e na Indonésia, há previsão de chibatadas para o adultério.

    Responda
  31. Fabrício Schweitzer

    Talvez a tentativa mais criminosa e hipócrita de reforma moral. Talvez a maior e mais escancarada tentativa de esconder os podres da dita bancada da bíblia. Esses são os verdadeiros conservadores da perversidade.

    Responda
  32. Moisés Santos da Siva

    Uma polícia moral igual a do Irã não é comparavel ao regime como um todo, que o Lula admira tanto onde os mais abjetos crimes são cometidos ( como punição)para os que infringem suas leis!

    Responda
  33. raul neto

    Perfeito.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.