Mercado > Ofensiva do governo Lula contra Campos Neto eleva expectativa sobre placar do Copom Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. PAULO ROBERTO HASSE

    Todos votaram de forma unânime por manter a taxa de juros , até os indicados pelo governo . Mais uma mancada do L

    Responda
  2. PAULO ROBERTO HASSE

    Até os indicados pelo governo L votaram a favor de manter a taxa de juros em 10,5% . Mais uma bola fora do L Loroteiro

    Responda
  3. Luiz Carlos D Oliveira

    O que há de errado no Brasil Para ter uma taxa de juros reais de sete%, com uma inflação metade disso, esse Neto do Campus tá arrasando conosco. Sabemos muito bem que aos poucos a inflação vem caindo, mas vai subir, pois juros altos tem custo e causa inflação, além de desestimular investimentos produtivos

    Responda
    1. WILSON FILHO

      Está caido por causa disso, segurando os juros pelo Campos. O brasileiro tem que trabalhar e não pedir dinheiro emprestado.

  4. VIRGILIO VIRGILIO

    Bob Fields precisa sair JÃ

    Responda
  5. Thiago Limeira

    Pra todo mundo ver o que é a auton0mia que a FSP defende: auton0mia em relação ao povo e ao governo. Uma auton0mia que segue a risca os desejos do mercad0, e se esquiva de agir como regulador. Se um sujeito que desde 2018 dá piru3tas políticas por aí pode ser o signatário de uma suposta instituição independente... só a independente desejada pela FSP. Independente de quem??

    Responda
  6. Thiago Limeira

    Pra todo mundo ver o que é a autonomia que a FSP defende: autonomia em relação ao povo e ao governo. Uma autonomia que segue a risca os desejos do mercado, e se esquiva de agir como regulador. Se um cara que desde 2018 dá piruet4s políticas por aí pode ser o signatário de uma suposta instituição independente... só a independente desejada pela FSP. Independente de quem??

    Responda
  7. MARIA STELA C MORATO

    Lula: pare de bater no Campos Neto e vá bater no Lira!

    Responda
    1. WILSON FILHO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  8. FABIO FIORAVANTI

    O presidente anterior liderava manifestações pelo fechamento do congresso e do STF na pandemia, na falta de vacinas e no sufoco de Manaus, quando o Brasil atingiu 1 óbito por minuto: tudo ficava meio que normal. Agora o tri-presidente Lula faz apenas uma critica ao presidente do BC por escancacar seu projeto político e o jornal e o tal mercado ficam em agonia, entram em transe. Dedução: é muito mimimi.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Garoto, com Manaus foi assim: O governo do presidente anterior liberou verbas para a compra de respiradores, mas o consórcio de governadores do N/NE, desviaram as verbas. Depois, quando vcs quiseram, foi feita uma CPI e deixou de fora todos eles. Coisa de país bananeiro.

  9. Dionisio DeBarros

    No currículo de campos neto deveria constar: especialidade em arruinar finanças públicas, quebrar empresas e transferir renda da população para rentista via juros surreal mente altos. Vai arranjar emprego bom em qualquer hedge fund

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Considerado pelo mundo? Quem? A faria lima? Os fundos especulativo a do arminio fraga? Wall Street e buscadores de renda fácil em cima de bancos centrais que servem a eles e não ao país para o qual deveriam trabalhar?

    2. WILSON FILHO

      Para sua infelicidade, ainda é considerado pelo mundo como o melhor presidente de Banco Central. Vá estudar, papagaio. Quem quase quebrou o País e desempregou muitos brasileiros foi a roubalheira do teu partido, conjuntamente com esse larapioque está hoje na presidência, e a baixa de juros feito a canetada pela Dilmabura. Vá estudar, liso.

  10. ADILSON RIBEIRO

    Esse Roberto Campos Neto presta um desserviço ao país para estimular a cultura dos ignorantes do quanto pior melhor. E a imprensa do grande capital manipuladora tem culpa. Querem o país rico do povo miserável. Ao contrário do que digitam alguns leitores(se é que se pode chamar assim), Lula é uma figura pública sábia, experiente, muito bem articulado e já está no seu terceiro mandato. Por isso as viúvas podem chorar, se espernear, mas ao final o Brasil da justiça social vai prevalecer.

    Responda
  11. JOAO CARLOS DA SILVA

    Para a felicidade do Brasil o mandado deste Campos Neto está chegando ao fim. Ele que seja candidato pelo bolsonarismo.

    Responda
  12. Dionisio DeBarros

    Boletim fucus eh uma pesquisa de opinião entre banqueiros sobre se o que pensam da inflação futura. Como expectativa de inflação alta garante Selic nas alturas, não eh surpresa que o tal boletim sempre apresente expectativas de inflação alta. Eh como perguntar a raposa se as galinhas podem ficar livres para fugir. Obviamente a resposta eh Não.

    Responda
  13. Lis P Junqueira Safra

    Lula não tem credibilidade nenhuma.

    Responda
  14. Nelson Vidal Gomes

    O que Lula diz não se escreve. Sua pseudo indignação é a mesma do PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), quando governaram o Brasil com os maiores juros do mundo e Presidente do Banco Central um banqueiro privado internacional nomeado por Lula. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  15. Antônio João da da Silva

    Didaticamente inventaram o boletim focus para passar vaselina nos jornalistas de economia, que acreditam piamente que o mercado financeiro está certo, mesmo com baixa inflação deve-se manter a maior taxa de juros real do planeta. O Banco Central é banco do mercado financeiro, uma meia dúzia de bilhonários, com um bando de sacerdotes com alta remuneração e a imprensa devidamente recompensada.

    Responda
    1. Antônio João da da Silva

      Corrigindo: de julho de 22 a maio deste ano a taxa média de juros real foi de 8 pontos percentuais, a maior do planeta para o período ....

    2. Antônio João da da Silva

      De maio de 22 a maio deste ano a taxa média de juros real foi de 8 pontos percentuais, a maior do planeta. Invenção tupiniquim de campos neto, querendo saber mais que as autoridades monetária dos países desenvolvidos, arrogância de complexo de inferioridade, abençoada pelo mercado finaneiro. Por que nenhum dos 'especialista' do mercado vem a público discutir os juros da dívida?

  16. antonio barreto filho barreto

    Apesar de ter certeza que este veiculo de comunicaçã0 tendencioso não vai publicar, vai aqui um desabafo!! Quando o Povão perceber o quanto é feito de idiota pelo poder Financeiro, talvez tenhamos uma manifestação a nivel nacional apoiando governantes que efetivamente se preocupa com os desprovidos de recursos. A quem interessa taxa de juros elevadas? Vamos deixar a hipocrisia de lado!!!!

    Responda
  17. Ataualpa Sousa Borges

    Esse senhor é um sabotador do governo Lula. É um bolsonarista empenhado em destruir a economia brasileira. Em breve nos estaremos livre desse sabotador e do abjeto Lira. O Brasil agradece.

    Responda
  18. Antônio João da da Silva

    Não existe autoridade monetária independente, o mercado financeira pauta e Roberto Campos Neto cumpre. Assim se mantm a maior taxa de juros real do planeta, de julho de 22 até maio desse ano´, são 8 pontos percentuais positivos essa taxa, nesse período essa taxa transferiu do povo para os rentistas 600 bilhões de reais. A conta de maior desequilíbrio das cosntas públicas.

    Responda
  19. Valter Junior

    Quais economistas?

    Responda
  20. Daniel Menezes

    Ofensiva da folha é dizer que o "independente" que se encontra com políticos de oposição , frequenta jantares da oposição, e se oferece como ministro da oposição, é da oposição? Neto não só é da oposição, como se comporta como oposição a Lula. Parem de dizer que é independente.

    Responda
  21. Vinícius Freire

    Como eu disse ontem, quem está sabotando o governo Lula é o próprio Lula. As taxa de juros dos títulos de longo prazo, da qual o BC não tem controle, estão cada vez mais altas por causa desta política fiscal insustentável na qual o mercado não está acreditando que será revertida em superávits. Isso prejudica os investimentos no médio e longo prazo. Mas o pessoal não está nem aí pra isso, acham que é a taxa de curto prazo, que é a selic, nada haver.

    Responda
    1. antonio barreto filho barreto

      Quando o Povão perceber o quanto é feito de idiota pelo poder Financeiro, talvez tenhamos uma manifestação a nivel nacional apoiando governantes que efetivamente se preocupa com os desprovidos de recursos. A quem interessa taxa de juros elevadas? Vamos deixar a hipocrisia de lado!!!!

  22. Vinícius Freire

    Galípolo e outros diretores nomeados pelo lula podem fazer o seu trabalho técnico, como sempre foi o trabalho do BC, desde Illan, sem medo da reação de lula, ele não pode fazer nada se todos eles votarem pela manutenção da selic, o que é mais provável dado que as expectativas de inflação estão cada vez mais desancoradas da meta, e a de serviços observada, persistente.

    Responda
  23. Alberto A Neto

    Um ponto Selic é igual à velha CPMF: R$ 50 BILHÕES. Da receita administrada pela União, quase a metade (47%) é direcionada ao pagamento de juros, sem haver R$ 0,01 de redução no estoque da dívida. Daí que, desde o Plano Real - incensado na mídia grande pelos mentores que se tornaram bilionários da "Grande Indústria Farinhas Lima" -, o país se endivida em progressão geométrica. Não para crescer. Mas, cada vez mais, para não crescer! 1995/2023 é a menor média histórica de crescimento econômico.

    Responda
  24. JOSÃ OLIVEIRA

    Os 04 diretores indicados pelo Pelo Presidente Lula, têm o dever de votar por uma queda de 0,5% na Taxa Selic. Para mostrar a estes especuladores que eles não têm poder algum, para pretender chantagear o governo.

    Responda
  25. Roger Hoefel

    asqueroso

    Responda
  26. Valerio Marques

    Banco central canadense acaba de baixar a taxa de juros.

    Responda
    1. Vinícius Freire

      E sabe o porquê, Valério ? porque as expectativas de inflação de 2 a 3 anos a frente estão ancoradas na meta de 2,0% do BC canadense. É só entrar no site do BC deles e verificar. A inflação observada deles até agora é de 2,7%, mas há a expectativa de cair para os próximos anos. Mas aqui as expectativas só aumentou, atualmente em 3,88% em 2 anos a frente, desancorada da meta de 3,0%. A política fiscal insustentável deste governo até o momento contribui para elevá-las.

  27. jarbas cabral

    Porque a Folha só pega opinião de agentes do sistema financeiro, donos de corretoras, etc, mas não entrevista um empresário da indústria? Gostaria de saber daqueles que produzem e geram empregos a opinião deles sobre os juros.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Jarbas, a Folha não quer "melindrar alguém cujo apoio é importante"

  28. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    7 x 1 contra o Brasil.

    Responda
  29. Wlander Kwasniewski

    Essa notícia não deveria ser a principal. Não tem novidade nenhuma aí, vai se repetir por muitos meses ainda. FSP vamos falar de Educação, resultado do Pisa, isto sim é alarmante! É a verdadeira tragédia brasileira!

    Responda
  30. Hamilton Octavio de Souza

    Todo mundo sabe que as contas públicas não fecham, que a desoneração de vários setores da economia (desde a Dilma) causam rombo enorme nas receitas, que a reforma fiscal ainda é incerta e ficou só na tributação indireta, que o governo não teve coragem para tributar a renda dos mais ricos e grandes fortunas, que não enfrenta o Congresso com o abuso de emendas secretas, que não enfrenta o STF com suas mordomias e penduricalhos, que continua a farra no BNDES, enfim, o problema é só da gestão.

    Responda
  31. Luiz Gomes

    Nao ha razao para termos os mais altos juros do planeta, alem da extrema ganancia do mercado financeiro, que nao produz nenhum riqueza para o pais. Campos Neto e os jornaloes sabotam o governo tds os dias. Impossivel esse pais ter alguma melhora na vida do cidadao comum, qdo as benesses do capitalismo vao somente para os mesmos. Infelizmente, os que patrocinam a imprensa enos jornaloes apenas acolhem os bancos O povo? Bem, esse q se lasque, como sempre.

    Responda
  32. José Eduardo Campos

    FSP os juros estão altos demais ou baixo demais? O Campos Neto tem tido comportamento republicano ou não? Seus interesses políticos, enquanto no cargo, são legítimos? E, se esse comportamento está ou não afetando o mercado de um ou outro jeito? Talvez pudesse a FSP fazer um editorial nesta linha. Pois são assuntos que interessam a todos os leitores sejam a favor ou contra um lado ou p outro

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Alto para o país, baixo para os banqueiros.

  33. Francisco José Bezerra de Menezes

    E a extrema-direita satisfeita com a sabotagem ao Governo. Esses juros extorsivos não interessam ao país e ao cidadão brasileiro mediano, mas só a elite econômica.

    Responda
  34. Ricardo bento terres

    O titulo certo não seria 'Ofensiva de Campos Neto contra o governo"?????

    Responda
  35. Victor Saeta de Aguiar

    Lula quer o controle do BC para fazer seus proselitismos sobre baixar juros. Vai seguir atacando o presidente do banco para terceirizar a incompetência de seu poste.

    Responda
    1. Valerio Marques

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  36. Marcelo pires

    Campos Neto ainda não renunciou??? Tá difícil!!! Ele deve ser igual ao Paulo guedes tem dinheiro em paraísos fiscais

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Ele já foi pego também nos "offshores". Nunca falha

  37. Fatima Marinho

    Tem que baixar os juros. Se o tal do mercado quer juros altos eu que quero que baixe. Os mercados e seus mercadores agem contra o Brasil, sequer trabalham, vivem do saque.

    Responda
  38. Clovis da Silva Leitão

    A tática de sempre: quando você (governo) está mal das pernas, elege um inimigo externo e atira contra ele, até que todos passem a acreditar que aquele é o inimigo real e não a incompetência do governo de turno. Igual a caça ao boi no pasto que o Tuma fez, igual aos marajás do Collor, igual aos comunistas do Bolsonaro. Eles avaliaram que é melhor não bater no Tarcísio pra não prejudicar o Boulos. Coisas da política menor!

    Responda
    1. Valerio Marques

      Vai ter Boulos contra o Tiririca miliciano carioca o fora Tarcísio de Freitas.

  39. JAILSON DE BEZERRA

    O mais interessante aí é, segundo algumas pessoas, o Campos Neto em reuniões reservadas com o empresariado detonar o governo. Aí quando o Lula se revolta e fala a verdade, vem o pessoal do politicamente correto e diz que ele agiu errado. Pois por mim ele falou foi pouco.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Lula tem que expor mesmo essas tenebrosas transações que acontecem nessas reuniões reservadas

  40. Evandro Loes

    Se eu fosse o Campos Neto e tivesse a maldade que o Lula diz que ele tem, eu cortaria os juros em 025% nesta sessão do COPOM, pois os reflexos seriam daqui a seis meses na inflação, chegando ao final do mandato dele (Campos Neto) no BC. Ou seja, a provável inflação decorrente deste corte, viria somente mais a frente, forçando o futuro presidente indicado por Lula a aumentar os juros já na estreia, ou estourar a meta.

    Responda
    1. Márcio D'Avila Ribeiro

      Nossa! Quanta visão de futuro! Parabéns! É economista?

  41. Erivaldo Pereira de Lima

    O BC é o guardião de nossa moeda, o Estado de São Paulo paga as contas, inclusive dos estados perdulários com o Brasil.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Boa, Gilmar. Nada melhor do que expor as mentiras dos bolsonaristas. Para quem ficou curioso. SP é o estado que mais deve à união. Atualmente o valor está na faixa de 280,8 bilhões de reais. Quem não acredita, só ir naquela ferramenta de pesquisa famosa

    2. Gilmar Maghenzani

      Está mal informado hein, pq o Carioca ainda nem pagou a divida do estado de sp quem dirá dos outros

    3. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      O BC é sim, o guardião da moeda dos bancos privados. Vá o senhor precisar de um empréstimo dessa turma. Veja, por exemplo, o relatório trimestral de tais bancos. Nenhum deles lucra menos de 3 bilhões de reais. E tem mais: só conseguem sobreviver, e bem, devido a essas taxas de juros lunáticas. Já viajei meio mundo e nunca vi uma agência desses bancos no exterior. Quero ver esses bancos sobreviverem com uma taxa de 4,5% aa, como praticam em países civilizados.

  42. Hilario Guimaraes

    Esses sujeito nada mais é do que um braço dos banqueiros e trabalha com todas as forças para inviabilizar o o governo.

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Penso exatamente como você, caro Hilario. E tem mais: esses banqueiros brasileiros só conseguem sobreviver, e bem, no Brasil, onde esfolam a população. Pode ver que os bancos brasileiros não têm filiais no exterior. Quero ver se algum deles instala um filial em um país com uma taxa de juros civilizada, tal como 4,5% aa. Só aqui que um tipo como o tal Roberto Campos Neto vira presidente do BC. A propósito, o Banco Santander chegou aqui e foi cooptado, copiou literalmente as taxas dos pikaretas

  43. Valter Luiz Peluque

    Lula crítica, com toda razão diga-se, o presidente do Bacen é o mercado vem pra cima manipulando queda da bolsa e subindo o dólar. Coisa rotineira. O fato é que Lula nunca esteve tão certo e já era esperado que superasse a fase de tolerância. Espera-se que continue falanddo sobre a m do neoliberalismo que quase destruiu o país.

    Responda
  44. Antonio Catigero Oliveira

    Nesta terra de agiotas, quem quer investir na produção e geração de empregos, paga os maiores juros do mundo para bilionários parasitas.

    Responda
  45. Antonio Catigero Oliveira

    Vejam só que negócio lucrativo: em nome do ''combate à inflação'', 3%, o Bacen paga os maiores juros do mundo. Ou seja: quanto maior é o movimento$ da economia real, mais aumentam os juros para ''conter a inflação''. É a única receita para conter a inflação que esses falsos liberais conhecem. Falsos liberais porque, se quisessem realmente conter gastos públicos, pensariam numa taxa de juros menos pornográfica e não pressionariam o governo por privilégio das desonerações.

    Responda
    1. José Cardoso

      No México o juro está em 11. Com inflação similar à nossa. Deve ser por isso que o AMLO tem ampla popularidade e elegeu sem dificuldades a sucessora. Não fica brigando com o BC porque sabe que a inflação aleija qualquer governo. O Lula devia calçar as sandálias da humildade e aprender alguma coisa com ele.

    2. Gilmar Maghenzani

      Pois é para conter a inflação e os gastos do governo é preciso que o juros seja baixo, vc está certo, mas na verdade o que ele quer o Bob Field é preservar o juros para os banqueiros e aumentar o dólar pq ele tem aplicação no exterior, e a o mesmo tempo minar este governo se o TCU analisar o escândalo da FOCO ele vai pre so

  46. Benedito Claudio Pacifico

    O mercado quer adivinhar o resultado do jogo é o placar , coisa patética .

    Responda
  47. LUIZ CARLOS DE SOUZA

    Cada vez que ouço Lula falando de improviso me lembro do Romário falando do Pelé: - Calado ele é um poeta!

    Responda
    1. JAILSON DE BEZERRA

      Realmente. Você perdeu a oportunidade de ficar calado.

    2. Felipe Macedo

      para quem vive na realidade paralela da gadolândi, a verdade dói

  48. José Cardoso

    Realmente a grande aposta hoje nem é pela decisão final, mas pelos votos dos indicados pelo Lula. Eu acredito que vão votar por uma redução mínima de 0.25%. Dentro do princípio: nem tão rápido que pareça medo nem tão devagar que pareça provocação.

    Responda
    1. José Cardoso

      Gilmar, eu falei sobre os votos dos indicados pelo Lula.

    2. Gilmar Maghenzani

      Não acho isso pq se não os argumentos da votação anterior vai por agua a baixo, para serem coerentes e mostrar que estavam corretos deveriam aumentar a taxa, veja o que eles estão fazendo com o País e isso é de indignação

  49. adel eddine

    Quanto tempo o estagiário da folha necessita entre 'seus comentários estão em análise' - sem nenhuma palavra , expressão ou número inadequados - e uma eventual publicação do mesmo?

    Responda
    1. Yuri Fagundes

      O Sr podia abrir um jornal e fornecer a notícia "exata" sem "fake" que aí a gente tem mais confiança

  50. anderson santos

    O Banco Central responde às demandas do mercado; nenhum presidente do BC reduzirá a taxa de juros em um ponto percentual por conta própria, pois é o mercado que dita o ritmo. Reduzir os juros de forma arbitrária causaria inflação e faria o dólar subir, o que, por sua vez, aumentaria ainda mais a inflação. Com a inflação e o dólar elevados, os assalariados seriam os mais prejudicados, levando a um aumento significativo da pobreza

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      vc está discutindo atoa onde foi que discordei de vc?

    2. anderson santos

      Gilmar, economia é uma coisa desenvolvimento do País é outra, para atender uma economia aquecida precisa de desenvolvimento isso passa por infraestrutura, fabricas construindo e aumentando sua capacidade de produtividade e logística, mais rodovias e estradas para receber todo esse aumento de logística, energia para receber o aumento de consumo de novas fabricas ou equipamentos, enfim é uma serie de coisas, dinheiro circulando sem desenvolvimento é só inflação.

    3. Gilmar Maghenzani

      Mas economia aquecida tbm aumenta a produção eu não disse isso que vc colocou

    4. anderson santos

      Gilmar, a redução artificial dos juros gera inflação. Aquecer a economia sem aumentar a produção das empresas para atender à demanda eleva os preços dos produtos e pode resultar na escassez dos mesmos. Serviços incapazes de atender à demanda também geram instabilidade. Uma economia aquecida precisa não apenas de mais dinheiro em circulação, mas de toda uma cadeia produtiva para sustentar esse crescimento. Sem isso, o resultado é inflação e alta do dólar.

    5. Gilmar Maghenzani

      Se reduzir os juros a economia aumenta substancialmente e isso não aumenta o dólar pelo contrário, com a economia aquecida a demanda e a procura aumenta na mesma proporção e a inflação não sobe cai.

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.