Bernardo Guimarães > A política monetária e a política Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Melo

    Caro Bernardo, seu texto é isento, só que não. O presidente do BC tem lado conhecido e faz manifestações políticas rasteiras às vésperas das reuniões do COPOM e isso, para você, não é interferência na política monetária do País. Tá certo.

    Responda
  2. LUIZ COSTA

    mas qual a culpa de um governo que gasta muito só quer aumentar imposto??

    Responda
  3. José Cardoso

    Saudades dos 2% de inflação e 2.25% de Selic há exatos 4 anos atrás, quando o presidente anterior tinha o mesmo tempo de cargo do atual. O fato é que inflação alta e juros mais altos ainda são a marca registrada do PT. Não entendo isso, por ser um partido que supostamente defende os mais pobres.

    Responda
  4. Anete Araujo Guedes

    Está mais do que evidente que Campos é um bolsonarista de carteirinha. Mantém sua dependência com a elite financeira, pois são eles os únicos que lucram com esses juros elevados, descabidos. Joga no time do adversário, não está alinhado com os projetos econômicos de Lula e Haddad, faz parte da turma do quanto pior melhor.

    Responda
  5. mauricio silva

    Campos tem partido e é a Faria Lima!

    Responda
  6. RAQUEL DE FREITAS OLIVEIRA

    Foi campanha da Dilma Rousseff, e não da Marina Silva a cena com os pratos sumindo de cima da mesa mencionada pelo autor da coluna.

    Responda
  7. LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

    Meu caro Bernardo, o senhor esta errado.

    Responda
  8. THALIA VIANNA

    O que há de mal em um partido criticar o BC ou qualquer outra Instituição? É preciso descolar o PT do presidente, a despeito de ser ele, do partido, porque está mais donque provado, que não há como Lula seguir as diretrizes do partido em toda a gestão governamental. Lula está certo, não há nada de independente neste BC, haja vista a escancarada aproximação do presidente RCN com o ex presidente e com o governador de SP. Sem falar que o BC segue os interesses do mercado e não do país. Fora RCN.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Há mal no fato de que a crítica produzida é infundada, mentirosa e voltada a razões eleitorais. E se presta a criar conceitos como esse seu. Mercado não é um 'ser' com volições individuais. Você é o mercado, eu sou o mercado, todos somos o mercado.

  9. José Bernardo

    "Campos Neto errou em votar com a camisa da seleção": apenas nisto? Há, de fato, razões técnicas para a manutenção dos juros no presente patamar? Poderia o articulista dizer o que realmente pensa a respeito sem desagradar ao patrão?

    Responda
    1. Nunes de Carvalho

      Claro que há, os dados estão aí e são públicos, você pode encontra-los tanto no site da Anbima quanto B3. O fato do Lula desconhecer o que é curva de juros não muda o fato desta existir.

  10. Marcus Minervino

    Excelente artigo!

    Responda
  11. João Vergílio

    Acho que, no fundo, existe a percepção de boa parte dos leigos, como eu, de que (i) não é ético usar o desemprego como instrumento de política econômica, (ii) a independência do BC retira do eleitor um dos principais instrumentos de decisão política e (iii) as expectativas medidas pelo boletim Focus medem, entre outras coisas vieses ideológicos. Se um conservador está no comando, as expectativas tendem a ser ótimas. Um heterodoxo terá que enfrentar tempestades. Não parece justo.

    Responda
    1. João Vergílio

      Aliás, você que é especialista, me instrua. É ou não é verdade que o Boletim Focus é um dos principais balizadores do BC na hora de tomar decisões sobre a taxa básica de juros? É ou não é verdade que esse boletim é reconhecidamente precário e, em última instância, manipulável? É ou não é verdade que as expectativas futuras do mercado têm viés ideológico, pois são expectativas de pessoas que acham que qualquer política econômica que se desvie do mainstream está condenada a repetir "a Dilma"?

    2. João Vergílio

      Que tem que estudar é você, para compreender que leigos em economia também votam e precisam formar suas opiniões a partir de dúvidas razoáveis. Esse tom que você usou tem dois efeitos em quem é leigo, como eu: antipatia, claro, mas acima de tudo desconfiança. Em algum assunto qualquer um de nós não é leigo, e sabe que, entre especialistas, a marca da competência é a tranquilidade. Só quem não confia na própria palavra sai gritando e ofendendo os outros. Gente boa, como o Bernardo, fala baixo.

    3. Nunes de Carvalho

      Realmente, você é leigo. Única solução é estudar, não tem jeito. Política monetária é condução de expectativas, BC controla apenas o overnight e não a curva futura então ele precisa SIM ser conservador, sem surpresas, comunicação clara.

  12. Cleomar Ribeiro

    ... todobtipobde instituiçao pública é passívelvde captura por agentes políticos que operam sistemas econômicos! Somente puppets-ladroes-honestos de anhangueras-fgv têm a audácia e a cara-de-pau de dizer que somente em narratives o BC é imune a captura por agentes políticos!... Este guimaraes vêm nos ludibriando a décadas, ele é um dos agentes que vivem a homenagesr o dictador getúlio Vargas!... Um puppet de anhanguera-fgv!...

    Responda
  13. Humberto Isidoro

    pode ter uma discussão politica econômica mais saudável.. concordo. Então falemos sobre Campos Neto, que vai a regabofes com a oposição e destampa a fazer conjeturas sobre o futuro do pais e sobre o anfitrião candidato. Vai a eventos nos USA onde da as dicas de como será a taxa de juros. Telefona pro André esteves do BTG (palavra o próprio) e pergunta qual deve ser a taxa de juros. Tudo isso é bastante saudável. Eu hein?? Essa gente finge de sonso ou será que pensam que nós todos somos?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.