Deirdre Nansen McCloskey > Liberdade de permissão na Argentina Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Os argentinos, incluindo o próprio Milei, estão mostrando que começam a crescer, igual a rabo de cavalo.
Vejam só, ela é de Chicago! Seria ela uma Chicago girl?
Disso tudo a coisa que me entusiasmou foi a proposta de explodir o Mercosul. É um anacronismo desde sempre. O Uruguai, que deveria amar o acordo, está tentando chutá-lo faz tempo. Mercosul é só uma muleta para empresários que vivem de subsÃdios.
Parece que a colunista conheceu o Milei ontem. Ignorou todos fatos anteriores. Esqueceu-se também de dizer algo que ele já fez pelo povo argentino.
Dona Deirdre vive numa realidade paralela onde o capitalismo liberal selvagem traria bem estar e igualdade social. Se fossemos avaliar sua idade intelectual ela não passaria dos 4 anos de idade. Ignor ância deveria ter limites, mas para alguns colunistas da folha parece não ter.
"Invejo a burrice, porque é eterna". (Nelson Rodrigues)
No caso da colunista me parece má -fé mesmo.
Uma coluna de dar náuseas a de hoje. Foi à Espanha aliar-se ao Vox, partido franquista, de trágica memória. E atacar a mulher do primeiro ministro, moda entre gente desse baixo nÃvel. Ele recebeu votos de desespero e a pobreza, a fome só aumentam. Parece que a senhora não liga mesmo muito para pobres e fome.
Madame, pode nos informar quantos passaram a ter fome depois da posse do Milei?
Sobre o expressivo aumento da miséria e fome, nem uma palavra. O norte sempre nos viu como descartáveis e essa senhora é um belo exemplo disso. Vergonha Folha!
Até uma Chicago Lady o nosso folhetim ultraliberal da Faria Lima contratou pra escrever… que desespero!
Rapaz, que dureza
Em que mundo vive essa coitada? Jesus!
Vivi pra ver uma colunista da Folha defender um sujeito escatológico desse! Fazer "ajuste" fiscal apertando mais o cinto de quem já é miserável é fácil. Quero ver arrumar a casa sem derrubar o telhado na cabeça dos mais fracos...
Joseberto, eu me informo pela mÃdia tradicional, jornalismo profissional, sim! Que ainda é a fonte de informação mais confiável. Fora isso, é tik-tok e redes sociais, com muita fake news, manipulação e ódio, que certamente é a sua escolha! Milei é um canastrão, enganador, sem nenhum caráter, iludindo um povo sofrido por anos de corrupção e incompetência, sim, mas que escolheu (como aqui, com Bolsonaro) o péssimo pra corrigir o ruim.
Ouve, logo abaixo...
Vc mora na Argentina? Claro q não. Ah, mas vc é bem informada! Claro q não. Vc repete o q houve a mÃdia dizer. A mÃdia recorta a realidade para dar o tratamento q lhe convém. Milei é um ser humano q acredita q pode mudar alguma coisa lá, onde ele mora. Se ele mudar um pouquinho da mentalidade submissa do povo argentino, já vai estar valendo!!
A extrema-direita e entende a liberdade como de livre comércio (como a própria articulista mencionou indiretamente no texto), de alguém comprar algo de alguém e não de condições, tal como o que rico comer, o pobre também comerá. Não é isso, longe disso. O texto reafirma inexoravelmente a ideologia capitalista que abomina e estado de bem estar social. Que os brasileiros não se deixem enganar por estes escritos simplistas. Fora a extrema-direita.
Quer dizer que a senhora fez uma viagem do norte para o sul global para faer um discurso de 10 minutos a favor de que a Argentina faça algo que os EUA não fazem? Eu preciso dar um jeito de ganhar um dinheiro tão fácil.
"Vamos rapazes cresçam" é boa. Um mÃnimo de pragmatismo faria bem aos dois paÃses.
Adulto, um sujeito que anuncia solenemente que daqui a quarenta anos a Argentina será a primeira potência mundial? Talvez, no máximo, um adulto delirante.
Inacreditável! FSP com Milei e Bolsonaro. Isto é realmente o fundo do poço do jornalismo...
Essa Deirdre é a pior das piores. Me dá náuseas.
Só veremos o resultado desta polÃtica de forma completa daqui uns 4-6 anos, onde se poderá avaliar se os ganhos para a nação argentina foram maiores que as perdas. Economia, como mudança de hábitos comportamentais, mostra resultado amplo a médio / longo prazo. Aà pode ser que os liberais tenham ganho o jogo e seja um exemplo para o Brasil e brasileiros darem mais crédito para liberais (associados à direita burra local)..ou pode ser que seja um desastre e a esquerda se vanglorie...
Perfeita analise, Wlander. Ainda é muito cedo pro já ganhou
O liberalismo jamais esteve em questão. Em suas várias vertentes que começam na social democracia e chegam até os partidos da direira clássica, trouxe crescimento, paz, e prosperidadae para o planeta. Milei e a nova leva de polÃticos europeus são libertários, proto fascistas ou declaradamente fascistas. Isso nada tem a ver com o liberalismo.
4-6 anos talvez seja pouco considerando meio século de governos populistas kirchneristas e peronistas que quase quebraram o paÃs. Mudanças significativas podem levar uma geração para serem implementadas. Desconfio que os argentinos não terão a paciência necessária. A oposição, ao que parece, conta com isso.
É fácil o cativo admirar o torturador porque resolveu poupá-lo por hora. Imagine o quanto estariam chiando os economistas se a sangria fosse aplicada na elite.
Quando chega ao fundo do poço, só resta o crescimento vegetativo.
Os agourentos seguem esperneando enquanto Milei e sua equipe livra a Argentina da hiper-inflação que deixa os Argentinos mais pobres e sem poder de compra. A lei onibus vai trazer menor burocracia para novos negócios e menor peso do estado nas contas publicas, onde inadmissÃveis 20% da população ativa trabalha. Em resumo, reconstrução de décadas de destruição Peronista e Kirchnerista. Fuerza hermanos! Nosotros te apoyamos!
Ricardo, quem tem saudades da ditadura é o Daniel, não o Dagmar...
Dagmar, a ditadura deixou um inflação gigantesca e uma dÃvida externa enorme. E pelo jeito saudades em você.
Dagmar, sua narrativa não tem base em fatos, voce compara bananas com maçãs. A hiper-inflação brasileira se iniciou justamente nos finalmentes do regime militar e fortaleceu após, concomitante com o empobrecimento da população brasileira.
Aqui na ditadura o paÃs cresceu até 6% ao ano. Mas a desigualdade é a miséria continuou. Assim é na Argentina. Crescendo para os ricos, sem qq proteção social, aposentadorias, saúde e educação massacradas.
Texto infantilmente ideológico e pura propaganda, que é totalmente diferente de publicidade.
Mas o Renato Terra se apresenta como humorista. Se for pra ler Sra Deirdre e achar engraçado o turbilhão de sandices eu topo
Infantil é vc q acha q gasto com corrupção é investimento!
Renato Terra escreve textos infantilmente ideologicos tambem, mas de sinal trocado.
Pensando de forma simplista, parece improvável que um mercado emagrecido atraia investimentos. Caso a Argentina comece a crescer logo e de forma consistente, mesmo com o enxugamento do Estado, é fundamental observar e tirar as lições.
Já passamos por isso. Na ditadura paÃs chegou a crescer 6% ao ano, com aumento da desigualdade e da miséria. Sucateamento da saúde e da educação e nenhum programa de assistência social. Estado mÃnimo dá nisso inevitavelmente. A história já ensinou.
Já passamos por isso. Na ditadura paÃs chegou a crescet 6% ao ano, com aumento da desigualdade e da miséria. Sucateamento da saúde e da educação e nenhum programa de assistência social. Estado mÃnimo dá nisso inevitavelmente. A história já ensinou.
A senhora economista só faltou elogiar o ex-ministro guedes. O governo milei não mostrou ainda, qualquer plano para o desenvolvimento da Argentina, a não ser, suas medidas draconianas na área econômica, que causam miséria. Um governo que preste, visa o bem estar de toda a nação, e não de pequenos grupos de poderosos. Um texto absurdamente ridÃculo, mas como a autora foi docente da "escola de chicago" tendo como expoente milton friedman, faz sentido.
Comentário perfeito!
Mais um defensor do gasto sem controle...
Cresce o exército de miseráveis, mão-de-obra barata e desesperada! O sonho da burguesia se realizando...
Paulo Araújo não brigue com números e estatÃsticas. O desemprego está caindo e a renda aumentando. Basta fazer uma pequena pesquisa no caderno de economia da Folha.
Exército de miseráveis está crescendo aqui, onde estuprador de crianças é considerado pai respeitado...
Texto ruim demais.
Texto bom é do Renato Terra, que faz o redbanho mugir de alegria.
Péssimo! A Folha acabou, não resta mais nada!
Cresce a pobreza e indigência, cresce a desigualdade social como nunca vista antes, cresce o arrocho salarial, cresce a defasagem das aposentadorias, todo esse crescimento fará crescer também a popularidade na mesma proporção!
De milei e dos responsáveis pelo crescimento !
O narcisismo neoliberal da comentarista ou seja, o individualismo capitalista radical que se manifesta em paixão na presença de Milei no seminário em causa, que experiência deslumbrante! No entanto a Argentina desmorona com violência em todos as dimensões sociais e civilizacional com o avatar da extrema direita internacional na América do Sul, o Milei.
Meu Deus... que texto medÃocre. Um tÃtulo com altas expectativas e um texto que não entregou nada...
Professora então explica por qual motivo o governo americano está taxando os carros elétricos chineses ? O que será que ocorreu com o livre comércio ? Não consigo entender.
Depois dessa ela vai explicar que vacina faz mal, e que não há mudanças climáticas e que a Terra é plana.
Quando a Argentina for para o buraco, ela vai esquecer que escreveu isso e continuará sua pregação ultra liberal em outras paragens.
Os pobres estão se enterrando cada vez mais. Crescimento baseado no sucateamentobdas aposentadorias, da saúde da educação e de todos os serviços sociais.
Tem que retomar a gastança né? Só assim a gente recupera o paÃs, gastando muito mais do que arrecada. A conta é problema do próximo presidente.
Liberdade essa para matar os pobres de fome, transferir dos pobres para os riscos, usar a polÃcia para espancar e matar manifestante e promover Fake News em redes sociais, é de dar inveja em Hitler, que no ponto de vista da colunista considera-O um excelente governo pois alias tirou a Alemanha da miséria. É a Folha sendo a Folha, estou envergonhado de assinar esse jornal.
E a folha continua dando espaço para a Deirdre Nãosei! É bom: diverte.
E o que é que meu comentário tem a ver com "Renato Terra e Boghossian", senhor Daniel? Se o senhor tem algo contra os artigos deles, faça a crÃtica no local apropriado, não no meu comentário.
Uai, a mesma FSP dá espaço a terrivelmente petralhas Renato Terra e Boghossian. Qual o problema?
Como é de sua conveniência não comentou o que resultou o ultra-liberalismo de Carlos Menem, que devastou a Argentina na maior crise econômica e social de sua história, no inÃcio dos anos 2000. Os Argentinos estão pagando a conta daquela época.
Na época sim. Hoje temos saudades do Menem. Em que pesem todas as acusações de corrupção e crimes que lhe renderam a prisão de ouro e ceifaram a vida de seu filho, o paÃs tinha futuro. Com a esquerda, foi só roubar, roubar e roubar. Como aqui.
Gramsch lecionou brilhantemente sobre a ideologia, destaco o ensinamento acerca de intelectual orgânico. No caso, esta economista, no caso da Argentina, prega que o ferrado deve ficar feliz, pois está dando o seu sangue pela Nação, não para os credores...
Os credores não são invasores. São solicitados a emprestarem dinheiro pelo estado. Como podem criticar os credores e aplaudir o déficit? Quem vocês acham que financiam o déficit?
Economista liberal que defende que aumentar o salário mÃnimo não ajuda o combate a pobreza. Realmente é um colÃrio as palavras sobre a Argentina...
Acho infantil essa comparação. Se a pobreza, que vinha aumentando há vinte anos, não parou de aumentar, então o governo de Milei não serve de nada. Como reverter o crescimento da pobreza se não pela reduçao da inflação? Como reduzir a inflação e os juros se não pelo fim dos déficits, para começar? Pela vontade do Banco Central? É desta adultização do debate que a autora fala. Eu achei muito pertinente.
Calma Dagmar. Vou dourar a pÃlula pra você. Durante o Lule um e dois, não interesa se por causa do Palocci ou do Lule, tivemos anos de crescimento econômico e distribuição de riquea, com a ascenção da classe D e C. Déficit sob controle, passou o bastão para a Dilma, que explodiu tudo e jogou o Brasil na pior crise da historia depois de vinte e sete. Não sei qual a sua idade, mas entenda que quem mais sofre com a inflação é o mais pobre, que não se defende. O resto é narrativa.
Mais que infantil é farsesco, hipócrita, cruel celebrar a queda da inflação a um custo humano trágico. Saúde, Educação, previdência social, toda proteção social sucateadas. Aqui, na ditadura chegamos a crescer 6% por anos e a desigualdade e a miséria só aumentaram. Acumulação obscena da riqueza nas mãos poucos. Essa é a cartilha do Milei, o palhaço dos neofascistas.
Parabéns! Lucidez aqui é coisa rara!
Querer que um presidente democrático cumprimnete um fascista é um pouco demais.
O Lula só faltou contratar Cheerleaders para receber o Maduro! Ou o Maduro é ditador, mas não é fascista? Vocês são muito complicados.
Os petralhas sindicalistas e marqueteiros do PT que foram enviados por lula para fazer campanha para continuidade do peronismo socialista que deixou terra arrasada, estão babando de raiva..São os mesmos terraplanistas dos anos 60 que não sabem administrar nem carrocicha de pipoca. Pobre Brasil que se lascou com dilma/mantega da Nova Matriz Econômica e agora se lascando de novo com lula/hadade do natimorto "Calabouço fiscal
Pagando os juros e devolvendo o dinheiro do tio Sam tá td bem!
Os economistas brasileiros se unem para eleger um ex. presidente que saquearam os cofres públicos durante 14 anos.
O que ela toma?
Só pode ser chá de ayahuasca.
Esta Senhora se esqueceu que os Estados Unidos não praticam o livre comércio. Os carros elétricos chineses são a prova mais recente.
Ah, tá bom. Os aposentados revirando latas de lixo para comer e a os obscenos 55% de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza são só detalhes... O que interessa é o "mercado" estar satisfeito e os "investidores". Texto obsceno sobre uma situação não só obscena mas macabra e cruel.
Caramba, ela cruzou dois continentes para verificar a maturidade de um louco de pedra? E ainda errou no diagnóstico?
texto ridÃculo, possivelmente a mando do capitalismo predatório chinês, sempre disposto a quebrar a indústria nacional/ local .
"...tanto lá quanto no Brasil você é impedido de comprar fora do Mercosul". O Mc Closkey se perde nessas frases exageradas. Vá numa loja no Brasil e compare quantos produtos são feitos na Argentina, Uruguai ou Paraguai. E quantos são feitos na China. Mas fora isso o Milei está certo em convencer os argentinos que as despesas devem caber nas receitas. O Lula ainda não aprendeu esse beabá.
Não me lembro de ter lido um "artigo" tão risÃvel e ridÃculo como esse na Folha desde que sou assinante. Essa senhora é muito corajosa, para não dizer outra coisa. Se o noticiário não mente, a pobreza aumentou na Argentina, a inflação continua lá, o argentino pula refeição e o dinheiro acaba na metade do mês. Sem contar que esse tal Milei já demonstrou inúmeras vezes simpatia pelos gorilas que impuseram a ditadura mais cruel na América Latina. Esse filme nós vimos aqui recentemente.
A Deirdre ama esse "filme" de que, a duras penas, escapamos... Choro por vocês, Argentina
Um governo que usa como bordão Viva lá libertad carajo, pode tranquilamente ser mandado a TNC por 40 por cento do povo que passa fome na Argentina?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > Liberdade de permissão na Argentina Voltar
Comente este texto