Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Virgínia Oliveira

    Pergunto novamente aos leitores. Para reflexão. Qual limite gestacional deveria ser imposto ? 30 semanas? 38 semanas? 40 semanas ( a termo, ou seja, nenhum)?

    Responda
  2. Adriana Aranha

    Nesses casos , não é mais fácil fazer cesária e entregar imediatamente para adoção? As assistentes sociais não poderiam intermediar para a genitora não ter nenhum contato com o bebê e orientar nesse sentido? Não seria menos traumático? Minha opinião pessoal mas quem decide é a genitora, não eu, vc ou o governo.

    Responda
  3. Anete Araujo Guedes

    O que faz a religião, a fé, Deus tem um projeto para ela. O que quer dizer, ela não possui projetos, o projeto é do Outro. Taí a passividade, a espera, a submissão.

    Responda
  4. João Paulo Zizas

    Mesmo sem ter culpa de nada, o nenê, tadinho, foi assassinado.

    Responda
  5. LC Oliveira

    E o pedófilo estuprador livre e certamente fazendo outras vítimas.

    Responda
  6. Virgínia Oliveira

    31 semanas? Qual será o limite para o aborto? 38 semanas? A termo? Estabelecer um limite é necessário.

    Responda
    1. Johnny Nogueira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Maria Lourenço

      Demorou esse tempo todo porque tentaram de todo jeito dificultar o que era o direito da menina.

  7. renata de souza carvalho

    E nem chamaram a menina para iniciar a investigação, será que alguém procurou o estuprador? Deveria ser julgado e condenado à revelia se está sumido

    Responda
  8. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    Educação sexual nas escolas, atendimento imediato à menina ou adolescente que engravida por causa de um estupro. Que se cumpra a lei, que já existe há muito tempo. Esse PL é uma aberração total!

    Responda
  9. José Eduardo Campos

    Sr WILSON a coita dinha a que me referi é a menina-mãe, vi t ima.

    Responda
  10. Wil Leon

    Tudo é relativo. Moral inclusive. Matar dezenas de pessoas numa guerra que nem conhece e nunca lhe fizeram nada, pode. Matar o vizinho que matou seu cachorro, xingou e estuprou sua querida sogra, dá cadeia.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Comparações sem sentido, minimizando o sofrimento de uma criança, que não é de modo algum relativo, é de lamentar profundamente, para ser muito, muito educada.

    2. Gisele Araujo

      Não pode matar ninguém em nenhuma situação, mas em algumas não podemos fazer nada, quanto ao vizinho que matou o cachorro, xingou e estuprou a querida sogra, me desculpe, precisa ser internado imediatamente, isso dá hospital psiquiátrico..

  11. Marcos Barbosa

    Infelizmente se esses ver mes bozolistas continuarem as mulheres daqui a pouco vão estar no conto de aia ,serão só um pedaço de carne na mão desses lobos do mal . Mulheres se revoltem contra esses ba ndid os Sat Ani cos ,homens de bem não aceitem mais tratarem nossas filhas ,companheiras ,mães como um nada . Todos as pessoas que prezam por um bem estar das mulheres estão contra esse câncer que é essa pl que ri sata nicam ente do Brasil hoje !

    Responda
  12. Fernando Lima

    #forabancadadoestupro #foralira

    Responda
  13. Tuiuan Almeida Veloso

    Mas se tivesse muito dinheiro na mão, poderia pagar por um aborto clandestino numa clínica de luxo da cidade.

    Responda
  14. Francisco José Bezerra de Menezes

    A extrema-direita representada pelos comitês políticos travestidos de igrejas evangélicas, a goiabeira ungida da Damares, Mijoias, chupetinha, alambique capixaba, fariseu do Malafaia, a rainha do fake news do DF, o atropelador reincidente de GO e outros da mesma laia fazem silêncio sepulcral.

    Responda
  15. Ivone Patelli

    São Paulo nega atendimento à meninas grávidas que precisam abortar. Com a gestão que temos, surpresa zero

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Tem razão, e quem diz que os médicos por profissão se recusam a isso nunca leram uma reportagem deste jornal sobre a pressão que eles sofrem para não fazer? Pressão dos governos de extrema direita e dos negacionistas? Se há lei, eles têm de cumprir e cumprem, como no Recife, na Bahia. Em SP o governo é negacionista como o ídolo do fantoche, devem pressionar ao extremo os médicos para não fazerem para não serem demitidos.

    2. Gisele Araujo

      Ivone, quando é que você vai entender que os médicos não estão dispostos a isso, por uma questão de princípios morais, religiosos, sei lá. Médico faz um juramento para defender a vida e não para tirá-la. Poucos são os que se dispõem a fazer esse procedimento..

  16. Ivone Patelli

    Folha SP pela amor de Deus, chega a ser ridícula essa alegação que "seu comentário tem que passar por avaliação ". A frase não tem palavrão, não estimula ódio, não cita nome de ninguém, apenas fala que o aborto citado está previsto em lei. Não dá para entender seu critério. Vou procurar o Ombudsman

    Responda
    1. neli faria

      Mais do que reclamei ? Várias vezes! Dão um nem te ligo para a reclamação. Alguém, por rancor ou desconhecimento, denuncia um comentário, e automaticamente a Folha excluí. No ano passado, escrevi uma frase milenar em latim e um rancoroso denunciou. Reclamei para o Ombudsman anterior que me respondeu com uma conversinha cerca-lourenço.

  17. Ivone Patelli

    Sou a favor do aborto e viva a Bahia, que pode fazer o que está PRESCRITO NA LEI. Enquanto São Paulo nega atendimento.

    Responda
  18. Mauricio Milani

    Misturar religião com política nunca deu certo....

    Responda
  19. Flavia Sá

    O CFM tem a cara de pau de alegar que muitos casos de estupro não tem nome do autor, sugerindo que as vítimas mentem! Não é esperável ter medo de acusar o monstro abusador que muitas vezes habita a mesma casa?

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      O CFM não tem nível de Conselho, desde a pandemia o nome decaiu muito, não está antenado com a realidade e tem a mesma misoginia do governo anterior e do paulista agora. E quem apoia que não se cumpra a lei não pensa na violência sofrida pelas mulheres estupradas, tb tem muita mulher machista e misógina. Isso é o pior de tudo, deprimente não pensar no sofrimento das outras, que são milhões.

    2. Gisele Araujo

      É fácil ficar no blá, blá,blá e querer que o médico assuma o bisturi e faça o serviço sujo. Conheço médicos que não fariam isso por todo o dinheiro do mundo.

    3. Francisco José Bezerra de Menezes

      Médicos contaminados pela ideologia extremista do Talibã.

  20. GEIL LUIS OLIANO OLIANO

    Esse indivíduo merece morrer.

    Responda
  21. Gisele Araujo

    Para as adolescente pobres a solução é a mais radical e triste, um trauma p/ toda a vida, uma solução fruto do machismo e do preconceito dos adultos. Alguns questionam " eu queria ver se fosse sua filha". E, daí? Se fosse eu aceitaria numa boa, um bebê é um ser de luz, um anjo, que transborda amor e coisas positivas, um pedacinho do meu sangue, do meu DNA. Eu não teria coragem de fazer algo ruim com ele.

    Responda
    1. yara prates

      Como profissional de mentoria parental, posso afirmar com toda a certeza que a criança não desejada dificilmente terá um desenvolvimento dentro das condições ambientais adequadas para que ela possa desenvolver toda sua potencialidade.

    2. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Que bom que vc pode escolher. Ninguém vai lhe tirar esse direito. Mas não defenda que isso seja imposto a uma criança.

    3. Gisele Araujo

      Flávia, pelo visto você não teria mesmo condições de cuidar do bebê, é preciso leite, amor e carinho, e isso é demais para você, leite você até arrumaria, mas para a falta das duas outras coisas não há solução, ou melhor, há solução, dar o bebê para alguém que preencha todos os requisitos.

    4. Gisele Araujo

      Ivone Patelli, contrariando a tudo, quem sabe as pessoas não consigam ser felizes de um jeito torto? Quem sabe?

    5. Flavia Sá

      Que péssimas condições de vida eu poderia oferecer ao infeliz? Ter filho é uma imensa responsabilidade, havendo consanguinidade aumenta o risco de doenças genéticas. Quem vai cuidar de tudo?

    6. Ivone Patelli

      Que bom para você. Eu tiraria não importa o tempo do feto.

  22. Felipe Araújo Braga

    Segundo um homem de Deus na terra, Silas Malafaia, ela deve ser presa.

    Responda
  23. Selma Silva Leite Flores

    Fora Nunes! Abaixo essa extrema direita das trevas!

    Responda
  24. FERNANDA Salgueiro Borges

    Trinta e uma semanas poderia deixar na incubadora e dar pra adoção, né ? Acho que poderiamos como sociedade pensar numa hipotese melhorada ? Salva a mulher estuprada e a criança num caso assim?

    Responda
    1. neli faria

      Perpetuar o dna do cara?Sou contra! Por melhor que seja a índole da mãe, o dna dele tem metade. A senhora mamãe dele errou duplamente: não ter feito aborto, legal ou não, e não ter educado.

    2. CRISTINA PEREIRA CAMPOS

      Se a lei existente fosse respeitada e cumprida, talvez não se chegasse a isso. A lei diz que o aborto é legal em caso de estupro e ponto final. Colocam tanto problema para a vítima que opta por realizar o procedimento que o tempo passa e gera esse tipo de situação. Isso sim é inaceitável. Parece que as pessoas esquecem que a vítima tem que querer, não é uma imposição a ela, ora! Mas se quer, a lei garante que ela pode fazer. Por que tanto obstáculo?

    3. Wilson Luiz Antonio

      Cobre responsabilidades de quem praticou a violência sexual e do poder público, que postergou o procedimento para forçá-la a ter o fruto da violência. No caso, a vitima e sua família não têm culpa. Criança não é mãe, estuprador não é pai.

  25. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Brasil moderno , herança do Bozo. A folha evolui pra um misto de estadão do século vinte e notícias populares . Torcendo sai...

    Responda
  26. Felipe Macedo

    no fim o tempo revelou que eles não eram cidadãos "de bem", patriotas e muito menos cristãos. Era tudo mentira, assim como tudo que vem deles.

    Responda
    1. Flavia Sá

      É mesmo! Taí uma verdade (triste).

  27. JORGE CESAR BRUNO

    E os fundamentalistas querem impor suas crenças, religião e vontade a totalidade do país! Não sossegam enquanto não virarmos um Afeganistão!! Não a PL do estuprador!!

    Responda
  28. José Eduardo Campos

    Difícil tema, haja vista a criança no ventre. Mas, antes, há que se pensar na vi timi nha, coitadinha mesmo. E, finalmente, focar no cri min oso, aproveitador, co varde e, ainda, ..... im pune. F ora PL da ex trema di reita!!!

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Opinião e .. cada um tem a sua. Independentemente disso, há um Estado laico e uma lei que, há mais de oitenta anos garante à mulher vítima de estupro o direito de optar ou não pela interrupção da gestação, a qualquer tempo, fundamentada no princípio da dignidade humana. Tudo o mais situa-se no campo da opinião, de fundo religioso ou não, mas não se sobrepõe à Constituição e à lei.

  29. lenise de souza ferreira

    Sou totalmente a favor do aborto , mas por favor , realizar aborto com 31 semanas de gestação e a menina ainda se manifestar sobre a aparência da criança ? Não foi sedada? Não havia campo cirúrgico ? Estória meio mal contada . Com 31 semanas já poderia ser colocada para adoção . E 14 anos atualmente , as meninas já estão bem mais espertas , a não ser que tenha algum problema neurológico . Repito , sou a favor do aborto e contra esse projeto de lei , mas tudo tem que ter limites .

    Responda
    1. Gisele Araujo

      Preferir matar um feto prestes a completar a gestação, ao invés de pensar na doação da criança é de uma maldade e egoísmo atroz. É não querer a criança, mas também não doar para quem quer. E tem razão a comentarista Lenise, 14 anos não é bem uma criança, uma adolescente a quem a natureza deu todas as condições para pocriar, sem esquecer que no interior mocinhas se casam muito novas.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Os que acham que pode-se dar para adoção são tão desumanos quanto Lira, inimigo nº 1 das mulheres e Sóstenes. Por que obrigar uma criança a carregar um feto de um estuprador, fazê-la passar por isso para uma suposta fé ou opinião leiga e desonesta ser considerada? Carregar por meses a memória da agressão é demais. Nem todas as meninas são espertas. E estupradores são mais fortes e ameaçam. Aí a esperteza vira medo, incerteza, terror. Falta educação sexual na escola, os pais não dão.

    3. Jose Aparecido Pereira

      Acho que não tenho a inteligência necessária para entender isso. Porque matar antes de tirar? Por que não tirar a criança viva? Para mim é inconcebível. Chega a ser inumano. Sem viés religioso. Sou ateu.

    4. Francisco José Bezerra de Menezes

      Lembrei do Rei da Espanha com o Chaves: Cala-te!

    5. Edson Lacir Donadon

      Lenise iria adotar a criança? É sua filha? O corpo é seu? Ah não, nada disso? Então, cale-se!

    6. Maria Lopes

      Vc é do pior tipo, mulher de condena meninas. Ela pedia à mãe que tirasse aquilo de sua barriga, leu ou não consegue pensar? Estava desesperada. E está retomando a vida. É traumático? Claro, em todos os casos, ninguém faz por fazer. Como seria a vida dela se não tivesse feito? Adeus escola, adeus esportes, adeus futuro. Sentiu tristeza? Claro, uma menina normal e amorosa. Pensou no estupradores? Não. Veja o geral e não se deixe levar por sua imaginação e preconceitos. Nunes é um pulha covarde.

    7. Selma Silva Leite Flores

      Empatia zero a sua! Nenhuma palavra sobre o estuprador...

    8. Sam Duart

      Fácil falar quando a pimenta arde no olho do outro.

    9. Ormina de Almeida Ferreira

      Acho que cada história é uma história particular, com seus dramas e nuances, não cabendo nossas impressões e opiniões. Por isso, meu entendimento acerca desse assunto é que cabe a cada família a decisão sobre o assunto e é um absurdo criminalizar os envolvidos. O único criminoso em todo esse drama é o que causou primeiramente o drama.

    10. JORGE CESAR BRUNO

      Quem decide sobre seu corpo é a mulher!! Achar eu acho muita coisa, e guardo pra minha humilde insignificância!!

  30. neli faria

    Os mesmos que são contra o aborto,são aqueles que querem armar a população.Os mesmos que são contra Aborto, embasados numa frase com mais de três mil anos,são aqueles que querem a pena de morte no Brasil. Tem gente que bate no peito dizendo cristã e descumpre 1Timoteo5:8.Isto é, defende uma posta de sangue e deixa os idosos ao deus-dará, sem falar na Pandemia que apoiou ,indiretamente ou não,as mortes de mais de seiscentos mil brasileiros, dentre eles, minha irmã Clemeci que era contra o aborto.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      no fim o tempo revelou que eles não eram cidadãos "de bem", patriotas e muito menos cristãos. Era tudo mentira, assim como tudo que vem deles

    2. JORGE CESAR BRUNO

      Perfeito, são os mesmo que dão gargalhadas de felicidade e apoio, quando tem inocentes executados nas comunidades carentes!! Repito, caso homem engravidasse, o aborto já seria permitido a séculos!! O problema dessa gente é o ódio as mulheres!!

  31. José Gaspar

    Quando o Estado é tomado pela religião, ele torna-se uma teocracia!

    Responda
  32. LUIS FERNANDES

    O criminoso ainda esta nas ruas e a menina psicologicamente alterada aos extremos. Por ser um pais machista e sem punicao, esse mer dada continua solto.

    Responda
    1. Gisele Araujo

      Ele vai voltar para a avó, sem o fruto do crime para lembrar a todos do acontecido. É o que acontesse nesses casos.

    2. neli faria

      E jogando seu l i x o em outras meninas.

  33. Alexandre Gomes de Souza

    Incrível como as pessoas mudam o foco de quem deveria ser punido por ter cometido esta atrocidade, quem estupra deveria sofrer além da prisão, castração química, mas descontar a raiva no bebê e ainda mais com 31 semanas, 7 meses, com toda a condição de sobreviver e ir para uma adoção, a menina não precisa ser "mãe que cuida", já que querem tirar a criança que ao menos a tirem viva e a deem a uma família que criaria ela com amor e carinho. Casais que anos esperam na fila de adoção.

    Responda
    1. Jose Aparecido Pereira

      Maria, o que você acha que vai marcar mais o futuro da menina? Passar o resto da vida com a culpa de ter concordado com o assassinato do seu filho ou saber que tem um filho desconhecido que está sendo criado normalmente por outros pais?

    2. Maria Lopes

      Ah bom, é para atender pais que esperam na fila de adoção o futuro é a vida dessa menina não são nada? Quem tem de decidir é ela. Não gente como você. Oi como esse Nunes, um pulha oportunísta que abusou da própria mulher, o que outro pula, Lira também fez, até mesmo com acusação de estupro. Esses pulhas legislam em favor de covardes oportunistas e vc, ciente ou não, está ao lado deles. Eu escolho as meninas, as mulheres. 80 por cento menores de 14. Homens nojentos.

    3. Gisele Araujo

      Vinicius, o que é isso? Ninguém é monstro porque os pais o são. Ninguém é ruim e criminoso por herança. Toma tento! Uma criança é um ser de luz, especialmente um bebê, só transborda amor e coisas positivas.

    4. Vinicius Ferraz Siqueira

      raiva? A menina foi estuprada, o feto foi feito por um monstro.

  34. Ruy Pistelli

    Porque insistem em dizer aborto para gestação acima de 22 semanas ! É parto prematuro ! A justiça, e os apoiadores dessa prática, utilizam esse termo de forma incorreta.

    Responda
  35. Everaldo Silva

    Que bom que conseguiu interromper uma gestação indesejada. Já passou da hora de entendermos que o corpo é da mulher e não da lei ou da sociedade. A mulher deveria ter absoluto direito à interrupção da gestação - sem nenhuma cláusula com letras miúdas - em qualquer tempo (desde que seja seguro para ela), independente da vontade do Estado. Deveria ser um desejo dela tal como fazer a sobrancelha. Esse deveria ser o direito da mulher... E direito não significa que todas serão obrigadas a fazer.

    Responda
    1. Gisele Araujo

      Que mulher, Everaldo? No presente caso, trata-se de uma adolescente, sem maturidade, sem discernimento do certo e errado, do que fazer. Quem decidiu o desfecho foram os pais dela, e a pobre ainda sentiu pena do bebê com o cabelo igualzinho ao dela. A punição deve ser para os pais e o estuprador.

    2. Vinicius Ferraz Siqueira

      Alexandre, onde está agora esse Deus terrível ? condenar crianças vitimas de malditos e vermes estupradores? O estuprador está foragido após dilacerar a menina! Deus não se importa com isso? O estado deveria ser LAICO.

    3. Alexandre Gomes de Souza

      O corpo do bebê não é da mãe, o bebê no ventre é autônomo, e não existe aborto sem sequelas, emocionais, físicas e psicológicas, se o bebê tem condição de viver fora do ventre da gestante, porque não tira-lo com vida. Assassinato de inocente é um crime diante de Deus, e Deus há de julgar tais pessoas.

  36. marcos stein

    "Tadinho do bebê mãe,ele não tem culpa" 8 meses...

    Responda
    1. Maria Lourenço

      Marcos, o senhor não pensa nem um pouco na menina que foi estuprada, que foi humilhada pelo estado que ficou fazendo tudo para que ela não fizesse o aborto legal, que era o direito dela. Ela não deveria esperar tanto tempo e ainda ir para outro estado.

    2. marcos stein

      Flávia Sá, é assim que se justifica o assassinato de um bebê de 8 meses? Parabéns...

    3. Flavia Sá

      Se a mãe não fosse tão abandonada por todos, ou não teria sido violentada ou teria tido uma providência precoce...

  37. MILTON CESAR BITTENCOURT

    Muito fácil falar e dar palpites, mas, só quem está passando pelo problema é que realmente pode decidir, é uma situação degradante, em que a criança foi colocada, parece até a situação: SE FICA O BICHO COME, E SE CORRE O BICHO PEGA, ou seja, qualquer saída é muito dolorida, e trarão marcas à esta criança que jamais serão esquecidas, podendo até ficar com traumas por todo o sempre.

    Responda
  38. Leandro Eustáquio da Silva

    Cheio de casais que sonham em adotar bebês recém nascidos , aí vem as feministas e " mandam" uma criança que já é vítima de um crime cometer outro, o de homicídio!! Que tristeza!!

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      Primeiro, que não há crime quando a lei confere esse direito. Segundo, que, mulheres não são simples incubadoras de bebês contra sua vontade. E aí vêm os “machistas” e querem que, depois da violência e trauma do estupro, a vítima seja obrigada também a pensar, todos os dias, que o fruto da violência está por aí e pode a qualquer momento pode bater à sua porta.

    2. Selma Silva Leite Flores

      Vc não viu que a própria menina estava em vias de morrer devido a esta gravidez monstruosa, pois provocada por um estuprador? Ou se faz de desentendida?

    3. Edson Gabriel de Oliveira

      O fato de ter gente querendo adotar não tem nada haver. A menina não pode ser obrigada a ser fornecedora de filho. Não misture as coisas, pode ser conveniente para a sua forma de entender essa questão mas não é para quem não quer ter o filho.

    4. Gisele Araujo

      Márcia, você tem razão em uma coisa, tratamento médico e psicológico para essas adolescentes e uma remuneração para sustentá-las durante todo o processo da gravidez. Quando a criança nascesse, se a mâe persistisse no intuito de não querê-la, seria encaminhada para a adoção.

    5. neli faria

      Cheios de casais? Ele, o casal, que faça seu filho. Vítima só tem a Menina. Ninguém mais. Aliás, estou com Lula: que monstro sairá fruto da violência ?

    6. Gisele Araujo

      Mônica, essas crianças que você vê na rua têm pais, sabia? Que, inclusive, coloca-as para pedir. Tente um dia conversar com elas sobre as famílias, são pobres, mas nem todas abandonadas. .

    7. Gisele Araujo

      Robson, você está enganado, o fato de haver crianças não adotadas nas instituições deve-se a leis que não favorecem e ajudam no processo, especialmente a falta de autorização dos pais, que as deixam lá, com a intenção de buscá-las mais tarde, mas não voltam, e as crianças vão crescendo. Os casais têm interesse em crianças menores, bebês, há filas enormes para isso..

    8. Marcia Alves de Pinho

      Bem, talvez, se alguém providenciasse tratamento psicológico e apoio emocional e financeira, para a criança abusada, quem sabe? Fico feliz pelo cuidado da mãe e de outras pessoas que zelaram pela vítima violentada. Julgar simplesmente não é um ato que traz alegria! Que tristeza!

    9. Mônica Casarin Fernandes Elsen

      Leandro. Está cheio de crianças morando nas ruas, pois foram abandonas pelos pais! Porque o senhor não vai salvar estas vidas sofridas que estão aí, na sua cara?

    10. ROBSON PEDROZA

      O senhor já adotou uma criança ? Sabe quantas crianças esperam um adoção Brasil afora ? E sua brilhante ideia para "resolver" casos de estupro com gravidez é simplesmente aumentar a lista de crianças vivendo em orfanatos. És um gênio às avessas.

  39. marcos stein

    No Brasil existe pena de morte...de inocentes.

    Responda
  40. José Augusto Bernabé

    Péra aí, "o Marido da Avó?" Atenção Feministas ativistas que querem a liberdade pra tudo e gostam de "novinhos" , o seu novinho pode gostar das suas filhas ou netas novinhas.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Pare de k gar pelos dedos e vá k gar no mato.

    2. Edson Gabriel de Oliveira

      Que comentário absurdo...Vai entender o que se passa na cabeça do sr. Barnabé...

    3. GABRIELLA VANDERLINDE

      A culpa é sempre de uma mulher, né.

    4. Priscila Lago

      Eh Barnabeh! E nem fica vermelho! Vale a dica do avestruz para você. Vai fazer bem para o mundo.

    5. Jaasiel Araujo Nascimento

      Cara, você é um im be cil. isto é sério.

    6. Jaasiel Araujo Nascimento

      Cara, você é um imbecil. isto é sério.

    7. Carlos Telles

      Bolsonaristas argumentam com bobagens e informações falsas

    8. neli faria

      Não se sabe a idade da avó! Ele não é novinho: um homem de quarenta anos sabe muito bem o que é certo e errado!

  41. Gisele Araujo

    O ser humano mais inocente e fragil nessa história foi o sacrificado. Custava esperar um pouco mais e dar o filho para adoção?

    Responda
    1. Edson Gabriel de Oliveira

      Custava sim. E só quem sabe o tamanho do custo é a menina que foi estuprada.

    2. Gisele Araujo

      Carolina, eu não posso dar palpite, mas você pode? Cresça, minha filha, você é muito nova para entender desse assunto.

    3. Mônica Casarin Fernandes Elsen

      Para encher os orfanatos de mais crianças abandonadas? Uauuu que solução inteligente.

    4. FABIO DE MELO

      Bom dia, quando o problema é dos outros, é facíl arrumar soluções, quero ver se fosse uma filha sua!

    5. Carolina Barros

      Giselda espero que isso nunca aconteça com você e com os seus. Se acontecer decida como melhor entender, mas não queira dar palpite em como resolve quem passa por isso. O que acho mais curioso é q aqueles contra o aborto, nenhum deles fez nada ou propõe nada pra encontrar e punir o estuprador.

    6. Carlos Telles

      Você garante o riscos de ter uma criança com saúde?

    7. Carlos Amorim

      Na verdade não precisava esperar. 31 semanas são 7 meses e 3 semanas, ou seja, é um prematuro com alto risco. Não é uma criança que necessariamente morrerá com a indução do parto. A assistolia fetal consiste em injeção para que o feto morra ainda no útero. Se já foi dificil, acho que é muito pior para a adolescente vítima ver um bebê vivo, que depois passaria 2 meses entre vida e morte num hospital, esperando adoção, não consigo ter as certezas que cercam esse debate.

    8. MEVIA ILDA VIEIRA DIAS

      Custava, é fácil falar para quem não passou pela situação.

    9. neli faria

      Custava a menina todos os segundos carregar em seu ventre o fruto da violência? Custava todos os dias a menina se olhar no espelho e ver o fruto da violência crescer em seu corpo? Sou contra o aborto: não é meio contraceptivo, mas com base numa frase de mais de três mil anos deixar uma menina sofrer? Crescer e multiplicar na Fé. Tem gente que nem cumpre 1Timoteo5:8 !

    10. Gisele Araujo

      Hermano, apoiador de um crime, tem a coragem de chamar alguém de sem caráter. Onde já se viu isso!

    11. Gisele Araujo

      Hermano, você me ofende, eu jamais mataria um bebê inocente, isso é uma insanidade.

    12. Hermano Morais dantas

      Voce esperaria? pimenta no dos outros? é refresco no seu, sem caráter você, na reportagem vê-se todo sacrifício dessa criança e da família sem dinheiro até para comer

    13. marcia aparecida oliveira figueiroa

      Que comentário desnecessário. A criança sofrendo e vc acha que tem que esperar só mais um pouquinho? E se fosse a sua filha, hein?

  42. ULISSES JANUARIO DA SILVA

    "Curiosa" a sandice e hipocrisia do PL e dos alienados que a defendem, dizendo: "Ahh! Mas, só será crime após 22 semanas! Antes, não! Tem que haver um limite.". Então, a tal "defesa da vida" se esvanece após esse prazo? Realizar o aborto à 21a. semana estará "oquei"? A um dia de completar as 22, "tá oquei"? Ahhh...vão à .....! Sorry pela expressão chu-la! Difícil segurar.

    Responda
  43. Erivaldo Pereira de Lima

    Que linda descrição de assa cinato... "o nenê tem o meu cabelo". Que se aprove a Lei de Proteção ao Nascituro.

    Responda
    1. Gisele Araujo

      Hamilton, que tragédia? Crianças dão despesas, mas não trazem infelicidadel Aliás, são até um consolo para as vidas ruins de muitas mulheres. Sabe como vai terminar essa história? O marido volta para a avó, porque foi tudo resolvido, não há mais prova do crime, e a menina quando adquirir maturidade vai sofrer pelo acontecido, não pelo estupro, do qual ela não reclamou anteriormente, mas do procedimento ao qual assistiu, e se penalizou pelo bebê, dizendo que tinha um cabelinho igual ao dela.

    2. Hamilton Magalhaes

      É assim que você ver a tragédia dessa criança? Quem apoiaria a família? A Igreja? Os deputados?

    3. Hamilton Magalhaes

      É assim que você ver a tragédia dessa criança?

    4. Gisele Araujo

      Maria Gouveia, o sofrimento sofrido pela menina não foi maior que o sofrido pelo bebê.

    5. maria gouvea

      O comentário revela total indiferença a dor e sofrimento da menina , lamentável!

    6. Rafael Lopes

      Ahhhhh eu queria saber se esse seria seu comportamento se fosse sua mulher ou filha. Ahhhhh a hipocrisia

  44. Erivaldo Pereira de Lima

    Que linda descrição de homicídio... "o nenê tem cabelo preto igual o meu." Que se vote, e rápiodo, a Lei de Proteção do Nascituro.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Mais uma razão para que se estruture atendimento nos postos, rápido e eficiente; punição rápida aos estupradores (a polícia nem se mexeu) e atendimento rápido nos hospitais em todo o país. O trauma causado a essas crianças e mulheres seria menor. Pensou no trauma dessa menina que precisou escolher isso? Pensou no desespero dela de ter aquilo dentro dela, o fruto da violência que sofreu? Ainda bem que há homens melhores que vc e os como vc.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Gostaria de saber se o Sr tem filhas e/ou netas, e como agiria neste caso. Tenho medo só de pensar.

    3. SILVIA KLEIN DE BARROS

      O senhor tem filhas? Netas?

    4. ADONEI MOTA DE SOUSA CAVALHEIRO

      O seu Erivaldo, vá criar um bebê nascido em consequência de um estupro. Jamais quero isso para a minha filha ou para qualquer outra mulher. O Brasil tinha que estar discutindo o aborto em si. Até na Itália aonde fica o Vaticano o aborto é legalizado!! Os nossos vizinhos como o Uruguai e a Argentina o aborto é legalizado. O Brasil como sempre é o último em tudo quando se fala em avanço civilizatório!! Foi na Independência,na proclamação da república,no fim da escravidão,no div

  45. Gilberto Paiva Magalhães

    É lei, portanto deve ser cumprida. Os responsáveis por impedir, não deveriam ser punidos?

    Responda
  46. raimundo campos

    Num país sério o criminoso seria enforcado.

    Responda
  47. roberta melissa oliveira sales

    A Folha de São Paulo, deveria conseguir que essa reportagem fosse lida em uma sessão do Congresso. Como ser humano, estou estarrecida de saber desse projeto.

    Responda
  48. Edson Lourenço Calazan da Silva

    Esse projeto e bem o TIPO de Políticos que o BRASIL possui !!!!

    Responda
  49. eli moura

    os extremi stas usam a comoção para dominar, aprenderam com narci sis tas, profe ss ores, poli ciais, padras tos, tios, medi cos da auto estima da baria trica e harmonizaçao facial. Sob emoção o sistema limbico é ativado e o cortex apaga do, não há mais racio ci nio, assim dominam e controlam. Aí está o porque da ence na ção no congre ss o, lá não precisa va, o cortex não é usa do, mas para as midias sociais. Querem o poder políti co, as meninas menores estupra das não votam.

    Responda
  50. Marcos valerio André da silva

    Bom dia, como podemos ver a coisa não é tão simples como o deputado pensa, nem sempre 22 semanas é suficiente. Antes de fazer um projeto destes procurem entender a realidade.

    Responda
    1. Carlos Amorim

      31 semanas são 7 meses e 3 semanas. Suponha que houvesse sido realizada a indução ao parto e não a assistolia fetal (injeção para o feto nascer morto). A taxa de sobrevivência de um prematuro dessa fase é de 90 porcento. Se já doi ver o cabelo preto, inegável que é pior pra a mãe ver o feto nascer com vida e saber que ele ficará meses no hospital esperando a adoção. Mas entendo o médico que recusa a assistolia num feto de 31 semana. Não consigo ter certezasnessa discussão

    2. Carlos Amorim

      Concordo com você, mas 31 semanas são 7 meses e 3 semanas. A taxa de sobrevivência de um prematuro dessa fase é de 90 por cento. 70 por cento desses não tem sequelas.

    3. Paulo Afonso Laurentis

      Um político evangélico e ultraconservador "entender a realidade"?