Mônica Bergamo > Bispo católico critica PL antiaborto e diz que é preciso dar educação sexual em vez de prender mulheres Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Acredito que a colunista tenha exagerado ao adjetivar o Papa João Paulo II como "ultra"conservador. Há na história recente da Igreja papas bem mais conservadores que Karol Wojtyla. Se ele for considerado "ultra"conservador, qual deverá ser o adjetivo a ser usado para os que superam o papa polonês no quesito conservadorismo?
Bispo com mais lucidez que os modernos da CNBB.
Um verdadeiro mensageiro de Cristo na terra, com prática concreta de amor e de compaixão!
Dom Angélico, um dos remanescentes da Igreja que via a famÃlia como "Núcleo Eclesial de Base"e que foi berço dos Movimentos Sociais e do PT.Será,com certeza,mais um "tachado" como bispo vermelhos pelos evangélicos homofóbicos e machistas.Gostaria que alguém negasse que Jesus Cristo foi"um polÃtico" e polÃtico de esquerda, pois se colocou ao lado dos oprimidos e perseguidos e não ao lado dos doutores da Lei.
Uma luz na escuridão! Parabéns ao bispo, que externou o que pessoas lúcidas pensam!
D. Angélico foi Bispo em Ribeirão Preto e sempre foi uma importante voz contra a ditadura militar. Gravou importante depoimento para o Documentário Tempo de Resistência. Com 91 anos continua firme em seu lúcido posicionamento.
Finalmente, um bispo com discernimento em meio a muitas trevas. Um dos problemas é o sistema de atendimento dos hospitais que atendem pelo SUS. A menina, que foi estuprada, que está com feto de três meses, p. ex. consegue consulta para dentro de dois meses ou mais. Chegando lá com vinte e duas semanas e um dia de gravidez, já não consegue viabilizar o procedimento. A solução seria dar prioridade de atendimento a esses casos. Problema resolvido.
** Resolvido em pequena parte.
Extrema importância pessoas sem conhecimento e com terem acesso ao que disse nesta entrevista o senhor Bispo Angélico. Gostei bastante.
Nossa, fiquei estupefato agora, um bispo de santa catarina, o estado mais reaça e fascista do paÃs, talvez, ainda tenham salvação, talvez....
André. Dom Angélico não é catarinense.
Essa comissão que discute sobre o aborto deveria ter só mulheres, Homem decidindo o que é bom ou ruim para as mulheres .
Bravo!!! Uma luz no fim do túnel, uma esperança nesse mar de trevas.
FSP tentando trazer para seu lado (rectius, o dos abortistas) um bispo católico que é francamente contra o aborto. Para ser contra um projeto que manda prender vÃtima de estu pr o, não precisa ser ateu. Basta ter um cérebro em atividade.
Melhor posicionamento que eu và até agora, sem hipocrÃsia. Eu como católico vejo uma luz no fim do túnel.
A cúpula da CNBB é conservadora e retrógada, ainda dominada pelas ideias e adeptos joaopaulinos. Preguiçosos, se refugiaram no fundo da sacristia onde estão embolorando e empurrando o catolicismo no Brasil para o ralo.
Até que enfim surge uma autoridade eclesiástica que sensatamente analisa sem machismo e interesses polÃticos um tema tão complexo. O mundo evolui e no Brasil apresentam um recorte deformado do aborto. Mais uma vez, par Parabéns Dom Angélico,
Até que enfim surge uma autoridade eclesiástica que sensatamente analisa sem machismo e interesses polÃticos um tema tão complexo. O mundo evolui é no Brasil apresentam um recorte tão deformado do aborto.Mais uma vez, PARABÉNS Dom Angélico
Texto bastante lúcido - Infelizmente há poucas pessoas assim no Brasil do século XXI .
À lucidez do bipo se contrapõe a cegueira do autor da PL...
Bravo!
Concordo totalmente com o Bispo, o assunto é complexo, importante e delicado e merece uma discussão e reflexão na sociedade mas sem penalizar uma pessoa já penalizada e agredida. O grande problema é como tratar um possÃvel aborto legal devido a um estupro, após as vinte e duas semanas quando o feto já está em condições de viver após deixar o útero da mulher? como fazer isso sem penalizar mais a vÃtima e o ser em gestação? é problema dificÃlimo e talvez sem solução.
O feto não esta em condições de viver após vinte e duas semanas, 23 semanas têm uma taxa de sobrevivência entre 15% e 40% apenas, com 22 semanas existe apenas um caso registrado de sobrevivência!!! Concordo que é complexo e sem solução, de qualquer forma, uma vida vai ser ceifada, lamentável, mas vai ser aquela que não tem CPF, em tempo, eu sou contra o aborto e contra a criminalização de quem faz dentro do que prevê a lei hoje, sem esta PL discutida agora!!!
Duas questões atuais, a viadagem citada pelo Papa e o caso do Marido da Avó que engravidou uma Neta dela. Alguma declaração Senhor Bispo?
Apesar desse comentário do Barna chegar perto de ser chriminoso, peço gentilmente aos colegas que não o denunciem. É importante que fique publicamente exposto. Importa pois revela o caráter e a Ãndole tÃpica dos bozolinos
pelo teor das palavras, bolsomito detectado .
Não creio que o bispo lerá estas perguntas. Mas se lesse, não declararia nada sobre a primeira, porque o Papa deve falar por si. Sobre a segunda, já está respondida nas declarações dele. E sigo a me perguntar qual limitação leva à não compreensão de textos simples e claros como estes...
Sim, uma única só: "Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão aqueles que te acusam? Ninguém te condenou?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”
Recomendável procurar um psiquiatra, com urgência!
Conheço o bispo. Li suas homilias. Homem lúcido e sábio. Amoroso e sóbrio. Raridade nesses tempos de apegados a likes, bandeiras e projetos do diabo.
Tenho a mesma opinião de dom Angélico. Não somos a favor do aborto, mas o problema tem que ser estudado, discutido com calma e sabedoria e não com ações radicais, populistas e sem credibilidade. E outra, um fator de isivo neste caso é a correta educação sexual, tanto nas escolas como nas igrejas. É uma voz equilibrada diante de atraso medieval das igrejas.
Eis alguém lúcido. Hoje comparo um beato de qualquer igreja a um drogado. Assim, como querem reprimir drogados deveriam fazer o mesmo com os fundamentalistas de qualquer religião. Seria inÃcio da justiça. Particularmente estou abrindo mão de religião. Fé em Deus sem religião.
D. Angélico é a Voz de quem não tem voz, na Igreja ou fora dela.
Por não concordar com a posição da CNBB, ontem, disseram aqui, que eu não sou católico. A lucidez desse bispo deveria ecoar na mente daqueles que tudo cumprem, nada ponderam. Que venha o novo, a partir do pensamento e das palavras de um homem hodierno de 91 anos.
Gratidão, Dom Angélico.
Papa João Paulo II ultraconservador? No máximo um conservador.
Com Paulo Evaristo Arns- corrigindo
Era ultra conservador. Acabou com a aproximação da igreja dos pobres, perseguiu parte do clero mais próximo da mensagem original do cristianismo. Perseguiu Don Paulo Evaristo Arnaldo inclusive.
sofreu com o comunismo na Polônia - apenas isso .
Acho q foi o pet do bispo!
Enfim, temos uma voz que sabe discernir o estado de coisas para além do binarismo a favor ou contra. O espÃrito de discernimento na trilha da profecia do Papa Francisco ecoa na palavra de Angélico. Esperamos que os cristãos aprendam a sabedoria do discernimento, superando o moralismo excludente que julga patriarcalmente as mulheres e as mantém refém e escravas históricas da dominação corporal social. Parabéns Angélico, no alto de tua experiência pastoral fazes ecoar a voz com "cheiro de povo".
Bom dia a posição do Bispo é sensata. Muito melhor que da CNBB
Será mesmo bispo e católico?
Perfeito. Alguém lúcido neste mar caótico
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > Bispo católico critica PL antiaborto e diz que é preciso dar educação sexual em vez de prender mulheres Voltar
Comente este texto