Martin Wolf > Acertar a política industrial é um negócio complicado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. MARCIO OLIVEIRA

    O Brasil faz isso de 1500, tenho a impressão que é péssimo pra maioria e excelente para alguns poucos.

    Responda
  2. Alberto A Neto

    "O difícil, como vocês sabem, não é fácil". (Vicente Matheus)

    Responda
  3. Paolo Valerio Caporuscio

    Os empresários e governos complicam e não colaboram para não fazer do brasil uma grande nação.

    Responda
  4. José Cardoso

    Só porque os EUA fazem alguma coisa não quer dizer que ela é recomendável. Para o consumidor americano, comprar produtos baratos da China é bom. O que a política industrial vai fazer na prática é ajudar os bilionários locais, reservando o mercado interno para eles. Tudo embalado pela retórica do nacionalismo.

    Responda
  5. jose prado

    Uma árvore resiste melhor às tempestades qdi teem uma floresta em volta! Isioada será facilmente derrubada pelos ventos!

    Responda
  6. Bruno Freitas

    Muito bom!

    Responda
  7. Rodrigo Correia do Amaral

    Há alguns anos, o Bndes está seguindo uma direção interessante com os fundos Criatec, onde gestoras contratadas selecionam e financiam pequenos negócios inovadores, de base tecnológica. A Finep, a Fapesp e até o Sebrae também possuem linhas de apoio à inovação tecnológica e ao surgimento de novas indústrias. O problema é que o grosso dos investimentos ainda segue para o fomento a setores ineficientes, seja como empréstimo subsidiado, seja como isenção fiscal, para supostamente gerarem empregos.

    Responda
  8. Luiz Antonio Sypriano

    Quem comete a "proteção" dos seus interesses é o capital rentistas, agrícola e comercial, quem impedem o desenvolvimento industrial e as pesquisas das ciências e tecnologias para esta área da economia que, de fato, promove o desenvolvimento nacional e a nossa autodeterminação.

    Responda
  9. Vanderlei Nogueira

    O País utiliza uma contabilidade do FMI, sobrecarregando preços e a vida do Brasileiro. Isentar todas as empresas, tributar, pagar salários e matéria-prima nos molde da CPMF e sobre o consumo da PF. Diminuindo assim os preços em até 80%

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Contabilidade de país e "povo" explorados

    2. Vanderlei Nogueira

      O consumo deveria ser investido de acordo com a taxa do compulsório , aproveitando assim o seu efeito multiplicador- mas as instituições não funcionam

  10. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    E o Brasil enfrenta problemas estruturais mais complexos: para que arriscar fazer, se emprestar para o governo dâ mais dinheiro, pois ele paga juros escorchantes? e para que criar, se trazer pronto e vender dá muito mais dinheiro e é mais seguro?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.