Vinícius Torres Freire > BC faz feijão com arroz, ignora Lula e pode ter ajuda no governo no ataque aos juros Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A reclamação de Lula é contraproducente, porque gera ruÃdo com nenhum impacto de mudar a direção do BC, mas é legÃtima. A inflação aqui não está descontrolada. E claro que redução de despesas precisa ser perseguida, mas não é motivo para quase 7% a.a. de juros reais. O governo virou refém do Congresso e do BC. Um só fala em gastar e o outro só fala de inflação, só que quando o eleitor reclama crescimento e emprego, aà apontam para o Lula e o Haddad e dizem que a culpa é deles. Fácil, não é?
Nesta terra de gananciosos e inescrupulosos, o ''feijão com arroz'' dos juros tem preço de caviar"! E a maioria dos pobres aceitam e pedem para o Presidente ficar quieto para não ''chatear'' os donos do caviar...
Se o executivo, legislativo e judiciário não diminuÃrem seus gastos improdutivos, a inflação deve subir mesmo com a Selic alta. É querer descer uma longa ladeira sem usar freio motor, só confiando na pastilha.
Coluna perfeita, com comentários de acordo com a realidade. A questão dos juros são muito mais complexas do que se imagina. O que o Lula fez foi um simples jogar pra galera. Mas tem os bajuladores de sempre que tentam defende-lo. Por exemplo Sr Reinaldo Azevedo, com a Coluna de hoje ele assume o posto de bajulador mor da nação. Definitivamente
Os juros do Banco Central é o segundo ''feijão com arroz'' mais caro do Planeta. Só fica atrás da Rússia em guerra...
Prefeito. Não tem como uma economia bagunçada como a nossa ter uma taxa de juros muito próxima à dos EUA. Qual investidor vai tirar dinheiro de lá pra colocar aqui e financiar o nosso estado elefante?
É muito engraçado dizerem para ''não deixar o mercado nervoso''; como eram os primitivos que faziam rituais temendo o vulcão ficar ''nervoso'' e causar erupção... A crença é muito parecida. A diferença é que o vulcão está lá ao lado da tribo; o ''mercado'' é uma entidade que ninguém vê e ninguém viu, mas é temido e adorado por muitos, inclusive por muitos pobres coitados...
"No Brasil, a autonomia e a independência são a privatização do Banco Central". (Celso Furtado)
Quando vamos ver alguma manchete dizendo que o ''feijão com arroz'' do Banco Central são os maiores juros do Mundo, só menor do que a Rússia, porque está guerra? Que arroz com feijão caro! Barbaridade!!!
Não resta dúvidas que a Selic é meio eficaz de controle da inflação. Para tanto, depende de um BC independente, discreto, sem manifestações polÃticas, ater aos fundamentos econômicos para evitar ruÃdos com comentários tendenciosos gerando falsas expectativas. Só pra lembrar: o perÃodo que baixou a Selic a dois por cento, por que será? Os fundamentos não apontavam riscos? Pelo jeito não, mas pela variação de alta no ano seguinte deixa dúvidas. Volta Henrique Meireles.
Todos diretores votaram pela manutenção diante do perigo da inflação ficar fora do controle. Mas o Campos Neto é incompetente culpado . O ex presidiário desesperado com a falta de resultado do seu desgoverno coloca a a culpa da própria incompetencia no "inimigo" fascista, ,troglodita e por aà vai. Chega lula, seu palanque está caindo no ridÃculo . Tá conseguindo ser pior que a dilma de triste lembrnça.
O autor normaliza a polÃtica de retirar dinheiro dos pobres trabalhadores para entregá-lo aos acumuladores gananciosos. Dinheiro estéril que não ajuda em absolutamente nada para o planeta, apenas serve de especulação para se multiplicar. Já era tempo do missivista ter coragem e assumir a bizarrice desse modelo neoclássico produtor de alguns poucos bilionários e milhões de miseráveis. Pois é assim, que esse perÃodo da economia vai ser descrito na Academia.
Os 4 diretores indicados pelo atual presidente mostraram desta vez que estão à altura do cargo. Na última reunião deram uma péssima impressão de estarem subordinados ao presidente da república. Por isso o dólar subiu tanto.
Excelente artigo, VTR deve ser um dos únicos jornalistas que realmente entendem o mÃnimo de economia e como funciona o mercado financeiro. Uma verdadeira ilha num mar de mediocridade. 'Ah, mas o Brasil está na mão de rentistas', sim, assim como qualquer outro grande devedor no cheque especial (há 10 anos, diga-se...)
Por isso é importante um BC independente. Já pensou o Luiz fazendo, mandando e desmandando como faz na Petro e Bras.
Em janeiro isso acontecerá . Com Hoffman e Rui Costa ( os probos) que Deus nos ajude.
Cacildis, esse tal mercado é forte e grosso,coloca no... do trabalhador. No fim da conta o trabalhador recebe salário salário baixo ,paga com suor e lágrimas , juros para os rentistas,paga alimentos essenciais carÃssimos,come o pão que o demô amassou diariamente,enfrenta a fila do desemprego e ainda por cima uma parte considerável paga até 27,5% de imposto de renda sem contar que o convênio médico deixa de atenderde forma satisfatória.Resumo da ópera o...do trabalhador está esfolado.
"Em polÃtica, até raiva é combinada", (Ulysses Guimarães). Não só em polÃtica; no Copom também! Os guris de recado da Faria Lima tocam de ouvido, sempre. A "split decision" sempre foi para inglês ver. São mais R$ 20,5 BILHÕES para engordar em termos reais a bolsa-rentista nos próximos doze meses.
Comentar o quê??? O que se pode dizer de um articulista que usa o jargão neoliberal "fazer o feijão com arroz" ? Podia nos poupar de tanta mediocridade.
???
Simplesmente os juros reais mais altos do planeta, à imprensa amiga se regozija, o colunista vai receber suas migalhas, os endinheirados vão ficar mais ricos, as classes trabalhadoras mais pobres.
Também prefiro a inflação alta.
"Juros reais mais altos do planeta" - Fonte: Gabinete de fakenews do lulopetismo.
Desde a época do avô do atual presidente do BC ouvimos a mesma conversa e a mesma Ladainha do colunista e da imprensa amiga. A base para as decisões do sábio colegiado é O boletim focus, ou seja, mais um orçamento com a conta de juros superior a 7% do PIB. Não é à toa que o elegem como o melhor banqueiro central do mundo.
Eu acho que está faltando apoio da imprensa e dos empresários ao governo na questão do gasto público O Congresso é os empresários querem aumentar gastos mantendo ou aumentando seus benefÃcios e querem cortes no social. No entanto todos só culpam o executivo e o PT pelo aumento de gastos.
Parece que a estratégia de “inimigos da pátria” não funcionou .Até os indicados do presidente votaram contra.Restou só a realidade ,bom ai,fica mais difÃcil governar.
Para o alÃvio dos herdeiros aplicadores que vivem de renda. Segue as massas sustentando o topo.
Até que aprenda votar.
Economia é ciência, já para o PT é terra planismo. É muita ignorância.
A ignorância polÃtica da atual chefia do BC legÃtima o governo a indentificar o culpado pela recessão econômica. O governo se delicia com a ingenuidade polÃtica do dirigente do BC.
Kkkkk com melhora em todos os indicadores, os explicadores tentam justifica os juros abusivos com a fantasia do efeito-falatório. O plano real foi obra prima de engenharia econômica, mas a turma q administrou os primeiros 8 anos d sua vigência amarrou o destino do povo brasileiro aos espirros da polÃtica monetária americana.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > BC faz feijão com arroz, ignora Lula e pode ter ajuda no governo no ataque aos juros Voltar
Comente este texto