Equilíbrio e Saúde > Argentina se torna refúgio para brasileiras que querem abortar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O ponto positivo da matéria é a informação de que há vários médicos na Argentina se recusando a fazer procedimentos de interrupção da gravidez. Oxalá o número desses doutores cresça ao invés de diminuir. Quanto ao caso relatado no inÃcio da reportagem, trata-se de um tÃpico aborto lúdico. Ou seja, uma situação na qual os pais viram como incômodo aos seus confortos e prazeres o filho concebido e decidiram eliminá-lo devido a tal contexto. É inumana a postura deles e a e de quem a exalta.
Ao reler o comentário, achei que faltou um "de" antes do "uma situação". Abaixo está uma versão com essa questão resolvida.
O ponto positivo da matéria é a informação de que há vários médicos na Argentina se recusando a fazer procedimentos de interrupção da gravidez. Oxalá o número desses doutores cresça ao invés de diminuir. Quanto ao caso relatado no inÃcio da reportagem, trata-se de um tÃpico aborto lúdico. Ou seja, de uma situação na qual os pais viram como incômodo aos seus confortos e prazeres o filho concebido e decidiram eliminá-lo devido a tal contexto. É inumana a postura deles e a e de quem a exalta.
Não sou a favor do aborto. Sou a favor da vida. Sofri aborto espontâneo e até hoje não me recuperei cem por cento. Aborto forçado certamente deixa cicatrizes eternas. Mas não pode ser criminalizado num paÃs onde mulheres brancas, mais abastadas, viajam a outros paÃses enquanto as pretas e pardas, em sua maioria menos sortudas, podem ser presas por cometerem o mesmo ato, mas no Brasil. A criminalização do aborto esbarra no racismo estrutural de forma gritante. Chega de injustiça social e racial.
Aborto nunca foi e nunca será obrigatório. Agora, obrigar mulheres que querem abortar a não abortar é uma violência sem tamanho. Quem, por razões religiosas não deseja abortar , que seja livre para não fazê-lo Quem quer, deveria ser livre para abortar sem ser penalizada por isso. E aos religiosos eu dogo: cuidem da sua fé e das suas vidas e deixem a vida dos outros em paz!
Esse relato de não querer ser mãe aos 20 anos é frágil diante de tantos métodos comtraceptivos e nada tem q aborde sobre estupro, anecefalia e risco materno. Não aceito ter prazer matando o resultado desse prazer irresponsável.
Ai, coitada.
Eliete Santina, assim sendo, seu corpo, suas regras, é assim para mim e para todos...então é tbm para o estuprador.
Seu corpo, suas regras. Inclusive para você. A vida é assim.
Esse relato não me convence e não coaduno. Com tantos métodos contraceptivos, alegar que aos 20 anos não quer ser mãe não tem.nada a ver com estupro, anecefalia e risco materno. Esse tal de "meu corpo, minhas regras" é inaceitável e isso não tem nada a ver com religião, mas sim com responsanilidade com a VIDA.
Essa glamourização do aborto é grotesca.
O planeta juntamente com a espécie humana está prestes a desaparecer da galáxia, e ainda não aprendemos como se prevenir daquilo que não queremos. Estamos próximos da extinção e ainda estamos discutindo sobre a multiplicação da espécie. Não sabemos nem decidir sobre nossos miseráveis corpos. Realmente, continuamos literalmente nas cavernas.
Esta PEC do estupro se destinava única e exclusivamente a atingir as crianças e mulheres pobres, tirando delas o direito de não conviver com o produto da violência fÃsica e psicológica a que foi submetida! As mulheres ricas ja nascem proregidas
Participei de dois abortos. Financeiramente é claro. Me senti muito mal com isso. Pensei: Deus irá me castigar por isso me tirando dois filhos. Mas a bondade de Deus é infinita, meu castigo foi criar dois filhos que não são meus. Tenho dois filhos biológicos e dois que criei, um enteado e outra adotivo. Todos adultos e que amo intensamente.
O projeto das estrupadinhas é dar valor da vida, os beatos são contra mortes e coisas assim. Mas eles foram a favor da Covid, ou não foram? Eles sempre se preocuparam tanto com a saude! Mas com a saúde financeira deles mesmos, né?
Como já adiantaram os especialistas, o Projeto da bancada fundamentalista atingiria apenas a parcela pobre, pois aquelas que têm recursos vão a outros paÃses para o procedimento. E pior, essa parcela é que faz parte do grosso dos fiéis que contribuem regiamente com os dÃzimos, exigidos compulsoriamente pelos mal intencionados pastores visto que revogado no Novo Testamento.
E as meninas do PT? Luiza Erundina, Gleici Hofman, Marta Suplicio, Marina da Silva, Benedita da Silva e tantas outras? Não vi até agora elas se manifestarem sobre a nova lei . Elas devem ser contra aborto, né?
Sai do zapzap criatura e se informe melhor!
Você não viu, porque você não lê nada que não seja o que a direita te envia.
Salve, Argentina!!!
a lei deveria ser anti estupro e jamais anti aborto. O aborto é decorrente de gravidez nao desejada, muita vez consequencias de coaçoes, seja fÃsicas ou emocionais, estas ultimas especialidades de padrastos, tios, professores, medicos, policiais e pastores neo evangélicos. Exceto as marias chuteiras ou marias consultórios, deveria ser assegurado o acesso ao aborto até a vigesima semana, filhos devem ser feitos com amor e não te são de via gra.
Parece que só em economia ganhamos da Argentina. Nos caso dos dois jovens, poderiam usar preservativo e pÃlula. No caso da mulher de 43, uma laqueadura após o terceiro filho resolveria o problema. Estupro não tem jeito.
O filho é seu, o corpo é seu, o dinheiro é seu ? Se não, não pode participar da decisão.
Maria, eu falei algum absurdo?
Mais um palpitando onde não tem direito nenhum.
A Argentina dá de 7 a 1 no Brasil na lei de aborto .
Caberia na matéria informar o tempo do procedimento e o valor.
É nessa hora que podemos ver a treva em que estamos metidos aqui no Brasil!
Parei de ler no “Ser pais aos 21 e 23 anos não era uma opção”.
Dona Maria, o que seu é que se um não quer, dois não engravidam.
E o que vc sabe sobre a vida dos dois jovens para estar palpitando? Sem se dar o trabalho de ler. Cada um sabe o que é melhor para si e estamos cansadas de homens querendo regular a vida de mulheres. Fechem bem o zÃper e não amolem.
Ele tem uma amante q ficou grávida, agora vai sair caro enviar ela para abortar na Argentina. Claro, ele é bolsonarista amarelo, antiaborto, homem d bem e bens.
Certamente que, muitos, até mesmo entre os que são radicalmente contra o aborto em qualquer hipótese, sentiram-se constrangidos ao constatar que até a Argentina tem uma legislação sobre o tema muito mais moderna que a nossa, e que praticamente somos governados por religiosos medievais que ambicionam estabelecer aqui uma teocracia, e falsos conservadores oportunistas. Na verdade, a lei que querem impor é só para punir mulheres pobres das periferias, gente que já nasceu lascada.
Legislação que permite a morte de um semelhante seu que nem sequer respirou não pode ser considerada moderna.
"Aborto" e "seguro" só cabem na mesma frase se houver um "não" separando as duas palavras.
Falta você se preocupar com a vida de quem Jà NASCEU.
Marcelo, espermatozoide não se divide espontaneamente até gerar um ser humano plenamente funcional.
Pela sua filosofia de vida ultra rigorosa que não passa de falso moralismo, talvez mande seu próprio filho para a cadeia por se mas turbar pois estaria matando espermatozóides que não respiram mas são vida em potencial. Percebe o grau de loucura a que isso pode chegar?
Eliete, seu argumento nem cientÃfico é. Há milhares de seres neste mundo, e talvez em outros, que não respiram, mas são considerados vivos. E vc quer classificar seres humanos usando esse critério? Tenta de novo, vc é capaz.
Se um ser não respirou, não está vivo. Por outro lado, merecem sobrevida as mães que precisam ou querem recorrer ao aborto. Nosso corpo, nossa lei.
Marcelo, não, a decisão não é só da mãe. Precisa envolver o feto que já existe. Talvez ele não queira ser desmembrado, virar um monte de carne e sangue, sabe.
Se vc é contra o aborto mesmo nos casos de estupro, a decisão é individual sua! Pare de querer vomitar regras para as outras mulheres! Cada uma que sabe sobre seu próprio corpo e destino!
Sim, Wilson, vc está inteiramente certo. Dentre as complicações do aborto se deve citar a atonia uterina, perfuração de útero, hemorragia interna grave, lesão vesical, entre outras. O tÃtulo da reportagem fala em aborto seguro, mas a mulher pode sair da maca com incontinência urinária ou até direto para o necrotério.
Wilson, esquecestes do peeling com fenol, dos silicones nos glúteos, lipoaspiração... todos muito seguros, inclusive!
O mesmo se diga quanto ao parto cesariana e a operação bariátrica, ou mesmo a substituição de próteses mamárias. O senhor deve ter números e estatÃsticas muito interessantes sobre a segurança de procedimentos cirúrgicos.
Olha a Argentina dando uma atenção para as nossas meninas e mulheres. No Brasil monstros as querem tomar vossos corpos. Bichos papão querendo as encher de medo e queima-las na fogueira.
"Nunca antes na história desse paÃs" a sociedade discutiu tão abertamente sobre o aborto como agora, "chu pa essa manga" MalaCheia, Demóstenes Cavalcante, Al Lirone, Damares Goiabeira, et caterva do New-Talibã-Do-Reino-De-D'us. Quero viver num paÃs onde os únicos que precisam fugir para a Argentina são os bolsoterroristas golpistas, onde todas as mulheres, pobres ou ricas, tenham direitos sobre suas próprias vidas e corpos.
Cumpre sempre lembrar que a minoria que é contra o aborto não é obrigada a fazer qualquer aborto. O tenebroso Sostenes et caterva se acham donos dos corpos de todas meninas e mulheres brasileiras. Aborto deve ser uma escolha disponivel às mulheres e meninas, e, a unica providencia correta que temos que fazer é equiparar a Legislação brasileira à Argentina: simples assim.
Ou seja; vai sobrar para pobre que se submeterá a açougueiros e poderá morrer com procedimentos. A de classe média ou rica fará fará turistaborto sem a polÃcia no seu pé.
Quando eu ouço histórias de jovens casais de universitários que são surpreendidos por uma gravidez, sempre lembro casos de colegas nos meus tempos de estudante. Envolvidos nas descobertas e nas emoções que a vida universitária oferece, essas coisas acontecem. Lembro de um amigo, que cursava engenharia, que conheceu a namorada, estudante de letras, em uma dessas festas de estudantes, regada a cerveja barata e música alta. Fizeram sexo inseguro, que resultou em gravidez. Abandonaram os estudos.
quem deve decidir sobre o abor to é a propria mulher, até a vigesima segunda semana, né ela que vai ter o filho para toda a vida e por isto ele deveria ser gerado por um ato de amor e não te são ou de fraqueza emocional por coaçao em mestres nistos como pais, padrastos, tios, professores, pastores médicos ou policiais, muito menos por oportunismo de marias chuteiras ou marias consultorios. Uma menina eh um ser especial que precisa de proteção máxima, tolerancia zero contra estupros.
O Brasil tem a maior economia da América Latina mas isto não reflete no nosso desenvolvimento educacional,cultural e social. Somos praticamente o unico pais da América Latina onde a religião neopentecostal teve crescimento avassalador. Capitaneada por pastores midiáticos, oportunistas, gananciosos, falsos moralistas e como disse Brizola; adoradores de bezerros de ouro. O resultado disso foi catastrófico. Negacionismo, repúdio a ciência, a cultura, educação e a própria civilidade.
Eu que não creio, peço a deus que nos salve dessa gente.
Uma tentativa de romantizar e com palavras suaves inverter a responsabilidade por uma vida pela escolha egoÃsta.
Eu li seu nome rápido, e pensei, um miliciano.
quem deve decidir sobre o abor to é a propria mulher, é ela que vai ter o filho para toda a vida e por isto ele deveria ser gerado por um ato de amor e não te são ou de fraqueza emocional por coaçao de mestres nistos como pais, padrastos, tios, professores, pastores médicos ou policiais, muito menos por oportunismo de marias chuteiras ou marias consultorios. Uma menina eh um ser especial que precisa de proteção máxima, tolerancia zero contra estupros.
faltou na lista pastores neo evangélicos e os de coação fÃsica que são uma minoria, mas precisam ser punidos exemplarmente. Quanto a mulher oportunista como marias chuteiras ou consultórios, seus incautos parceiros, não ingenuos, que paguem por toda a sua vida o bem estar da criança.
Tem de dificultar. Senão vira festa. Tem contracptivos, camisinhas, pilula do dia seguinte, abstenção, sexo solitário, e por ai vai. Matar uma criança em gestação não pode ser normalizado.
Matar a vida de uma menina ou mulher já nascida não pode ser realizado também. Preocupe-se também com quem já nasceu.
E por que você acha que pode dar palpite na gestação de outra pessoa?
Com o uso de um dos métodos contraceptivos disponÃveis, a questão do aborto continuaria com sua importância, mas seria seguramente menor. O conhecimento liberta.
Os hermanos salvando nossas mulheres de polÃticos violentos e primitivos. Apesar da crise econômica intensa que a Argentina enfrenta, ainda têm muito a ensinar ao brasileiros com a sobre civilidade e humanismo.
A lei do aborto não foi feita para os brasileiros ricos ou de classe média alta (esses escolhem onde querem fazer com segurança). Essa lei foi feita só para impedir que pobres tenham direito a um aborto não clandestino e perigoso.
A controversa ocorre por conta de religião. Eestuprador, sem dúvida, age em nome do Tinhoso. O feto engendrado, portanto, será filho legitimo do cão. Assim religiosamente pensado, os conservadores defendem filhos do coisa ruim. Mais: todos religiosos sustentam o tal livre arbÃtrio. Então, deveriam deixar em paz as mulheres que queiram exercer essa prerrogativa. A questão envolve apenas elas e Deus. Simples assim
Acho q quem mais aborta é quem tem condições de pagar. Pq ao q parece pobre não controla a natalidade, ou ao menos não se preocupa com morais ou materiais. Então legaliza se o aborto só particular pelo Sus não.
Aborto édecisão da mulher, ela é dona do seu corpo. Cabe a mulher decidir se quer ou não levar uma gravidez adiante. IncrÃvel que em pleno século 21, este tema ainda cause esta celeuma toda, inclusive misturando a uma falsa religiosidade.
Ainda,bem que existe este processo de aspiração , este comprimidos não funcionam na maiorias das vezes e pode causar sangramento que exige hospitalização e gastos extras. Existe clÃnicas de aborto no Brasil e muito seguras pois atende a classe média alta.
mas que refugio seria! Dai volta para o Brasil dar continuidade ou cessa...?
Aspirar uma criança que foi fruto apenas de descuidado e imaturidade é diabólico.
Vai se meter com a sua vida, cara! Vc não é Deus nem a palmatória do mundo!
Ok. Pode até ser. Mas, é "ela" que terá que "resolver" isso, com quem quer que seja, na sua hora de prestar contas de SUA vida terrena, não?! O que você, eu, a sociedade ou os legisladores têm com isso? A vida e como levá-la, é responsabilidade única dela!
O tema é complexo!....como Cristão eu defendo que somente o Criador da Vida pode doar, sustentar e cessar....a malignidade fica por conta da banalização do assassinato de inocentes, enquanto todas as causas ( inclusive coquetel e pÃlula do dia seguinte) são ignoradas, e os que não foram abortados defendendo o aborto é demoniaco! que cada um tome as suas decisões e arquem com as consequências, inclusive eternas....um dia estaremos todos como réus no Grande tribunal do Juizo final.
Não sou a favor do aborto - como não fui ao descobrir uma gravidez indesejada. Mas minha posição é minha e funciona só para mim. E concluo: não sou contra o aborto: cada uma sabe a dor que a aflige! A escolha é de cada mulher, e ninguém - menos ainda o Estado - tem o direito de interferir.
Realmente, PatrÃcia. Você tem razão, essa decisão deve ser da mulher e ainda assim imagino que seja uma decisão difÃcil. Por que não deixar que ela decida sobre um tema tão pessoal, tão Ãntimo?
Muitos que são contra o aborto têm capacidade financeira de "viajar" pra fora um final de semana e voltar "renovados" sem ninguém precisar saber onde "se hospedaram". Quem não tem essa possibilidade financeira, se vira e se expõe. Independentemente de ser contra ou a favor, ter dinheiro ou não, usar camisinha ou não, planejar a gravidez ou não, ter o parceiro ao lado ou não, essa realidade só vai mudar quando todos tiverem as mesmas alternativas aqui dentro também. Consciência de cada um.
Por isto digo ser contra o aborto e hipocrisia, e só passear na Argentina. O problema quem não tem dinheiro para ir até lá. Só as mulheres pobres que não terão acesso.
Nos anos oitenta, quando conheci minha namorada, hoje esposa, tÃnhamos 16 anos. Começamos a relacionar intimamente dois anos após. Minha namorada, só permitia sexo com preservativo pois, engravidar não estava nos planos e, assim também pensava eu. Hoje, trinta anos de casamento, um filho, somos felizes e, sem culpa nenhuma. Respeitando e defendendo a vida em todas as circunstâncias possÃveis e, sempre com responsabilidade.
Legal. Mas são excessões numa sociedade infinitamente carente de melhor educação como um todo. Uma melhor formação educacional incluindo a questão sexual, relação social e conhecimento do corpo de ambos os sexos. Ao invés de ficar discutindo carga horária onde a preocupação deveria ser sobre a implementos do perÃodo integral e melhorar a qualidade da educação, implementos da IA e acolhimento destes jovens ao mercado de trabalho já a partir dos 15 anos de idade. Aborto ao processo atual ineficien
Parabéns por sua namorada ter essa consciência aos 16 anos, por você também nessa idade aceitar usar camisinha sempre. Mas, concorda que essa não era a prática comum há 30 anos e nem nos dias de hoje? Concorda que somente com educação sexual de qualidade, não fundamentalista, em casa e na escola, isso é possÃvel?
Criança não é objetivo para se arrepender e trocar "matar" depois.
Gente, estamos no século 21, em pleno conhecimento de tudo: avanço medicinal, tecnológico, IA, e por aà vai. Agora, um casal jovem não saber como se faz filho . Sou a favor do aborto quando em casos violentos e problema de formação, sou totalmente contra matar ser humano por capricho. Sendo bem grosso mesmo, pois infelizmente é assim que brasileiro entende, " quando ao fornicar, sejam responsáveis, previnam -se, para não matar depois.
Pastores são o que tem de mais atrasado nesse paÃs, é preciso que a população abra os olhos e pense na hora de votar. Chega de defensores de estupradores na polÃtica!
filhos devem ser produto de amor e não de de te são ou oportunis mo seja de estuprador seja de mulheres que querem se dar bem, como marias chuteiras ou marias consultórios. A maioria dos estupros é por coaçao emocional e são de padrastos, tios, amigos da famÃlia, professores, médicos, policiais e pastores evangélicos. A menina precisa ser protegida e não virar mãe despreparada e abandonada. Puniçao aos estupradores e cuidados com nossas meninas.
O artigo nos deixa envergonhados pela legislação obsoleta e perversa quanto aos direitos da mulher no Brasil. Faltou contudo uma informação fundamental: falar dos preços do procedimento na rede privada em Rosário, e da facilidade ou não de as brasileiras acessarem o sistema de saúde público argentino para realizá-lo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Equilíbrio e Saúde > Argentina se torna refúgio para brasileiras que querem abortar Voltar
Comente este texto