Mercado > 'Brasil podia decolar, mas o Lula não deixa', diz Edmar Bacha Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. silvia ramos

    "Conseguimos parar o processo de concentração de renda"(...), "foi bem minorada" (...). Sério, que ele acredita nisso? Ele mora onde, no Brasil é que não é... Entrevista enviesada.

    Responda
  2. Paolo Valerio Caporuscio

    Não vai decolar nunca devido o Brasil constituir em sua História política de membros culturas medíocres , patéticos e sem seriedade junto com as suas instituições .

    Responda
  3. Paolo Valerio Caporuscio

    Não vai decolar nunca devido o Brasil constituir em sua História política de membros culturas medíocres , patéticos e sem seriedade junto com as suas instituições .

    Responda
  4. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Bacha sempre defendeu a Bélgica, o Brasil que continue com a Ãn di a de 30 anos atrás.

    Responda
  5. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Bacha defende a Bélgica. O Brasil que continue como a Ãn di a de 20/30 anos atrás.

    Responda
  6. Carlos Augusto Gomes Marques

    O Brasil não decola pela fraude que é a democracia representativa !

    Responda
  7. Hermes Yaly

    Falou tudo e concluiu à perfeição ao mencionar a taxação das compras de pequeno valor enquanto os ricos têm todo tipo de isenção. Lula, assim como Bolsonaro, personificam o atraso em nosso país mas não o são por estupidez ou ignorância. Trata-se de um projeto político muito claro: a conquista do poder pela aliança com os ricos e negando educação para o povo. Lula coloca seu projeto acima até do país, como na escolha de Dilma para sucedê-lo: uma inepta completa para lhe guardar o lugar em 2014.

    Responda
  8. JOSE LOPES

    Bacha merece respeito por sua contribuição ao país. O plano real foi uma das luzes que salvou o Brasil das trevas do século passado.

    Responda
  9. julio c s barbosa

    é um trapalhão! se falasse menos, já ajudava bastane.

    Responda
  10. Bruno Sebastião Neto

    Eu era votante do PSDB na veia ,defendi o plano real como muitos Brasileiros ,odiava o PT que fez de tudo para destruir o plano .O PT chegou ao poder e de fato quase acabou com tudo só para permanecer no poder ,ai vem o Temer ,aplausos para ele ,concertou muita coisa. Mais o sonho acabou com há chegada do Bolsonaro, entramos na era das "trevas" ,nunca presenciei algo tão destrutivo para sociedade ,perde a eleição ,chega o Lula(Querendo acertar)Mais infelizmente temos uma sociedade raivosa !

    Responda
  11. Jaime Antônio Sardi

    Se acha acima de tudo e de todos.. Será que tem procuração p dizer o que o Brasil precisa.....candidate-se....e tenha 60 milhões de votos

    Responda
    1. Roberto Freire

      Perguntaram pra ele...e ele respondeu. E você, que fala um monte de as nei ras sem ninguém perguntar?

  12. Jaime Antônio Sardi

    Olga a foia dando voz a esse que acha o sábio de plantão. O plano real é fruto do consenso de Washington...ele foi só operador.

    Responda
  13. Marcelo Barbosa

    Na verdade o PT não deixou que as reformas fossem feitas só para interesse das pessoas ricas, esse é o ponto.

    Responda
  14. Adalto Fonseca Júnior

    Sou contra os alinhamentos automáticos exibidos pelos "adeptos" do petismo e do lulismo, a cidadania exige consciência crítica, mas esse cara demonízando Lula e o PT se dizendo a quintessência da solução econômica para o Brasil é demais pra minha cabeça. A FSP é a direita encarnada na Terra de Santa Cruz. Sangue de Jesus tem poder contra a FSP.

    Responda
  15. alex schirm

    A Folha e sua moderação, meu nome e CPF estão aí, o que eu digo é de minha responsabilidade

    Responda
    1. Roberto Freire

      Seu sonho é ser a Janja e deitar todo dia com sua paixão. Mas o Brasil precisa de soluções e não de tes ão enrustido.

  16. alex schirm

    A Folha tenta, mas pelos comentários não consegue, atacar o governo do nosso presidente Lula é o esporte preferido da família Frias, mais as famílias Mesquita e Marinho, as três judias, se tem algo que judeu não gosta é de gente que quer dividir

    Responda
    1. Roberto Freire

      Janjinha racista

    2. Marcos Roviralta Dias Baptista

      Petista quer dividir pobreza = Venezuela, cuba Nao da

  17. José Davi

    Tivemos os gênio incompreendidos Meireles e Guedes no comando desse Boeing mas eles mataram os passageiros de fome enquanto os donos da companhia aérea faziam congestionamento em aeroportos da Bahia. Só pra ficar nas metáforas aeronáuticas.

    Responda
  18. alex schirm

    E mais, Srs como este aí entregaram o país quebrado, 17 bi de reservas apenas, maquiado em 37 bi, com 20 bi apalavrados com FMI caso precisasse, encontrou na conta desses maquiadores, venderam a VALE por 5 bi, uma micharia, esse pessoal é entreguista, como bem disse Leonel Brizola

    Responda
    1. Roberto Freire

      Janjinha

    2. Luiz Bartolotti Bartolotti

      O FHC foi antipatriota quiz vender o país , endividou o país para sua reeleição , criou o centrão e vocês esqueceram que deram um estado , o Maranhão para ter o apoio do Sarney . Foram a criação do toma lá da cá . Memória curta seu Bacha ?

  19. alex schirm

    Folha, tá ficando feio, pq vcs não falam do congresso? Pq não fazem um raio x, de como é composto nossa câmara e seu dileto presidente, eleito com 200 mil votos e manda mais que um presidente eleito com 62 milhões, explica isso aí pra gente, como chegamos a isso, como surgiu o centrão, como se transformou nesse chantagista contumaz, que amarra todo e qqr governo, explica pra gente esse sistema presidencialista no qual o presidente vive de atender demandas cada vez mais absurdas, orç secreto até

    Responda
    1. Roberto Freire

      CaronSchirm, de todos comentaristas petistas você é o mais ig no rante

  20. Felippe Mendonça

    Ter feito parte de um grupo não é prova de inteligência e capacidade.... Por melhor que seja o time, sempre tem um perna de pau... Nesse caso é o bozonazi aí

    Responda
  21. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    O que os formuladores do plano Real não contam é que eles venderam o controle de baixa inflação para o mercado, 5% de juros reais ao ano. Era para durar 4 meses e já completam 30 anos. E coitado do governo que tentar tirar isso dos rentistas. Controle fiscal só para educação, saúde, previdência, segurança pública, etc. Os juros de rolagem da dívida são sagrados e bancos e rentistas deitam e rolam. E o crescimento tipo voo de galinha virou regra.

    Responda
  22. Wagner Figueiredo

    Sibtítulo cretino e argumentação auto-promocional e narcisica , e tambem parcial , que omite às muitas variáveis que envolveram aqueles momentos históricos durante e após a edição e implementação do plano real . A acusação contra Lula é covarde e anti-ética , principalmente vinda de um acadêmico ! Vergonhoso depoimentos ! Grande decepção com essa figura !

    Responda
  23. André Silva de Oliveira

    No alvo, caro Edmar Bacha, no alvo. Perfeito.

    Responda
    1. antonio brito

      Devemos muito a esses economistas da PUC. Tiraram o país do buraco. Já essa turma da Conceição é o plano cruzado.

    2. alex schirm

      Na mosca? Tu tá cego? Esse povo nunca acertou na mosca, vendilhoes isso sim é que eles são, o " mercado" quer acabar com o estado, mas qdo azeda é o estado que resolve, vide COVID e agora a tragédia no RS, até salários estão sendo pagos pelo governo federal, é pra isso que serve o Estado, ou qdo a colheita vai mal diluir prazos de pagtos, no lucro a família vai pra Miami, nesse caso os impostos são um peso, conheço bem esse discurso neoliberal

  24. Gustavo Libra007

    Falta combinar com o "dono" do Banco Central!

    Responda
  25. GERALDO DE FARIAS SEABRA FILHO

    Só falta à Folha abrir suas páginas de entrevistas ao Bolsonaro para ele fazer uma avaliação dos governos do PT.

    Responda
    1. José Davi

      Sim! Não tardará e chamaram o ultraliberal Paulo Guedes para mostrar o seus sucessos econômico e dar dicas para domésticas sobre as maravilhas do Cachoeiro de Itapemirim.

  26. paulo marcio furtado

    Artigo essencialmente politico, praticamente sem conteudo macroeconomico. Nao adiciona nada ou sugere conteudo explicito de como conduzir a politica economica brasileira. A proposito economia e uma " dismay science"

    Responda
  27. José Bueno

    Até as agências internacionais preservadoras do capitalismo estão reconhecendo como a economia brasileira está cada vez melhor, e sob este governo, que agora temos. Mas o Bacha aceita o convite para engrossar a turma tosca que tenta sabotar o programa técnico e competente de desenvolvimento econômico e social do Brasil!

    Responda
  28. José Antônio

    Santayana: Quem quebrou o País foi FHC, não Dilma. Segundo o Banco Mundial, (worldbank1) o PIB do Brasil, que era de 534 bilhões de dólares, em 1994, caiu para 504 bilhões de dólares, quando FHC deixou o governo, oito anos depois. E isso, apesar de o senhor Fernando Henrique Cardoso ter vendido mais de 100 bilhões de dólares em empresas brasileiras, muitas delas estratégicas, como a Telebras, a Vale do Rio Doce e parte da Petrobras, com financiamento do BNDES e uso de “moedas podres”, com o pret

    Responda
  29. José Antônio

    Se o Presidente Lula pudesse contar com 367 companheiros na Câmara e 61 no Senado, acredite, o Brasil já teria decolado a muito tempo. Mas com ele e Dilma até que ... ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em dois mil e dois, e o país devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em dois mil e quinze, estava em 65%``(Mauro Santayana).

    Responda
    1. José Filho

      "Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do país subirem significativamente". Ou seja, troca dívida externa por dívida interna. Pergunta: O povão come reservas internacionais?

  30. CARLOS EDUARDO DO SANTOS BALASTEGHIN

    A Folha ressuscita mortos. Ela sempre vai ouvir o que quer ouvir

    Responda
  31. José Filho

    Lula é a vanguarda do atraso.

    Responda
    1. José Antônio

      Você sabe o que é e para o que seve as reservas internacionais de um pais?

    2. alex schirm

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. José Antônio

      A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65% (Não toquem nas reservas internacionais. Mauro Santayana). Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bilhões de dólares em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bilhões de ''atrasos'' em 70 dias. Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do país subirem significativamente (Jornal do Brasil).

    4. Paulo Augusto

      Atraso para as elites e progresso para o Brasil.

  32. Laudgilson Fernandes

    A Folha não se toca que este tipo de entrevista já caiu no ridículo. Basta ver o crescimento do país neste governo. Não vi este tipo de entrevista no governo do Bozo ou do Silvério dos Reis, vulgo Temer.

    Responda
  33. Filipe Quintans

    Edmar Bacha não é mais ouvido nem em reunião de condomínio, mas a folha faz o serviço como se ele fosse Nobel em economia.

    Responda
  34. Alison Sales

    'Brasil podia decolar, mas a elite, o centrão e a mídia não deixam".

    Responda
  35. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    Falar que o governo é que tá taxando as compras até 50 dolares é uma cannalhice! O rentista entrevistado perguntou aos produtores nacionais o que eles acham? Perguntou aos deputaoddos?

    Responda
  36. Antônio João da da Silva

    É só uma meia verdade a afirmativa de Edmar Bacha, no fundo, no fundo não existe autoridade monetária na expressão do termo, Campos Neto criou se tornou um ruído de mercado financeiro, não conseguiu construir o Banco central como direcionador e pontuador de equilíbrio. Os fundamentos macroeconômicos são bastantes robustos para serem vistos como flácidos e permeáveis às circunstâncias de altercações políticas.

    Responda
    1. Antônio João da da Silva

      Campos Neto errou em elevar de forma acelerada e a níveis indevidos a Selic, como voltou a errar em não reduzir a Selic pelos mesmos parâmetros em ocasião propícia. O resultado foi introduzir um montante bastante elevado de pagamentos de juros que impactou o déficit público. Dessa questão os 'especialistas' de mercado fogem, como o diabo da cruz.

  37. Paulo Augusto

    Elogiou o FHC, que deixou o país quebrado, refém do FMI, com inflação em 2 dígitos, 12 por cento de desempregados e vendeu empresas a preço de banana.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Victor, só deixou 34 bi e antes tinha chegado a zero. Lula pegou de 34 e levou a 340. Acho melhor você estudar e não eu....

    2. victor lag

      Pais quebrado onde , prezado silvi cola Vá estudar . Governo tinha mais de 80 bilhões em reservas internacionais. Não responda porque não lerei, guarde o ódio do bem para você

  38. Marcelo Godoy

    Pelo conteúdo dos comentários, muita gente preferia o país de antes do real. Como era e continuo sendo classe média remediada, minha vida melhorou muito com a inflamação controlada. Lembro-me também dos que foram contra o plano. Concordo que nem tudo foi perfeito, tudo poderia ter sido melhor ainda,mas que o país melhorou, ah melhorou hein. Sem esquecer também Itamar Franco, que bancou o plano politicamente, presidente que era

    Responda
  39. josé cláudio do nascimento

    Edmar Bacha é um tipo de economista que lê apenas um tipo de livro. O plano real baixou a inflação ao custo da desindustrialização quase completa do país e da diminuição do poder de compra das classes médias. Após o plano real, a pobreza se alastrou até entre setores da classe média e, por isso, o PSDB simplesmente foi varrido do mapa politico .

    Responda
  40. eli moura

    Para com isto, o preço da estabilização da moeda está sendo pago até hoje, com estes juros, e olha que o juros na epoca do plano real era mais que o dobro do atual. A URV foi uma espécie de vírus que arrasou com a pequena e média indústria. Enchêramos bancos com dinheiro público para assegurar a liquidez. Depois do plano real o PSDB só encolheu, agora é um puxadinho do centrão, depois que doria tentou aluga lo. Este sujeito devia fazer como as emas, a cara no buraco e o rsbo pra cima, chega .

    Responda
  41. osmir vieira

    O Lula está no poder, a 1 ano e meio, até outro dia era o Bolsonaro o Temer que pensam e comem como esse Bacha, cadê a mudança... então o que esse sujeito fala é mais uma falácia, não fizeram porque não sabe ou não quiseram fazer...

    Responda
  42. Ricardo Knudsen

    Não me lembro dêle ter dito algo como "O Brasilpodia decolar, mas o Bozo não deixa". Talvez torcesse pro golpe funcionar e o Guedes passar as tais 62 emendas. E mais algumas, tipo AI-5.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      E não se esqueça da ainda pior Ponte para o Futuro, do Conde Dracul Temer, da qual até o FHC desdenhou, chamando-a de Pinguela para o Futuro. O programa matou eleitoralmente o centro e a direita, PSDB e seus aliados, abrindo caminho para o Bozo. Lembre-se q Haddad teve a votação média histórica da esquerda. Foram os votos do centro e da direita q migraram pro Bozo.

    2. Peter Janos Wechsler

      É verdade. Mas não esqueçamos o intervalo nefasto até a chegada do Bozo. A nova matriz.

  43. Karen Sá

    O estado absorve um terço e o mercado financeiro mais de 50% do PIB. Até quando vamos financiar os magnatas do sistema financeiro Sr. Bacha?

    Responda
    1. Dirceu Hernandes

      Acho que vc leu e não entendeu nada.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Eternamente. Eh assim que funciona o capitalismo . Só que precisa freios no monstro. Mas aqui o gado bate palmas pro chicote.

  44. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Eh , as reformas que eles fizeram ficaram conhecidas como privataria. Quem viveu se lembra. E também fizeram um puchadinho : compraram a reeleição. Fora quebrarem o BR várias vezes nos oito anos. E a cereja do bolo, qual foi?! O partido deles acabou. E lula que não deixa o br decolar, fez do pt o maior goleador de presidências da história. E fará mais. Metade do brveh ajuizado. A outra metade o PSDB ajudou.

    Responda
  45. Daniel do Nascimento

    Gostaria de ler a réplica das acusações aqui afirmadas.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Replicar pra cadáver. Pra que?

  46. Rafael Gallina Delatorre

    Pelo que entendi da entrevista o plano deles era acabar completamente com o Estado, para fazer decolar. Se não fosse o Congresso teriam desfeito a Constituição e entregado o país ao livre mercado. Milei deve ser o herói deste economista. Veja bem quem estava liderando o plano Real... Esse pessoal do plano Real quando se manifesta parece uma turma de recalcados...

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Só parece? Veja como a folha se comporta. Dir de cotovelo eh imensa.

  47. Emanuel Siqueira Alves

    Gente! Por que este Srº não ajudou ao Brasil a decolar em sua época? O Plano Real que eles dizem ser deles, causou muito sofrimento ao povo brasileiro em seu início, apesar de sua importância. Ele, FHC, Malam e outros foram incompetentes para retomada do crescimento do País. Alguém sabe a SELIC da época? Taxa SELIC 18/12/2002: 25%. É para malhar Lula vele tudo, não é mesmo Folha de São Paulo?

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O tal plano não era deles. O mundo mudava , a inflação sumia no mundo todo. Ia acontecer de QQ forma. Mas não passaria disso, como não passou.

  48. João José Aguiar

    Não fosse pelo Plano Real estaríamos piores do que a Argentina que era muito mais rica do que o Brasil e seguindo a política economica da esquerda foi empobrecendo a galope e, de tão frustrados, nossos hermanos elegerem um extremista de direita para presidente.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Só reforcaodo o Rodrigo, já dizia Tatcher. A esquerda acaba quando acaba o dinheiro dos outros.

    2. Rodrigo Castro

      João, ainda vão dizer que é tudo culpa do Macri... O ciclo é sempre o mesmo, a esquerda chega abre a torneira do gasto e fica até levar o país à beira do precipício. Nesse momento entra a Direita pra evitar o desastre, com medidas obviamente impopulares. Com isso, não duram muito no poder e abrem espaço pra volta da esquerda. E o ciclo se repete...

  49. Eder Marchi

    A tara dessa turma em "reforma do estado" e "das carreiras públicas" só pode ser isso mesmo: tara. Não tem nem comparação com outras nações mais avançadas por aí. Além disso, mandou essa: "O PSDB veio como um grupo de iluminados políticos, de alta qualidade". Eu até ri. Aí não, boca de leite

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Como era mesmo que o desapareci PSDB ia governar ? Ah! Lembrei: choque de gestão. Manipularam tão canhestramente os cabos elétricos que foram eletrocutados por eles mesmos. O nosso problema, digo nos da esquerda, eh que vivemos num deserto , solitários. Gostaríamos de ter uma direita para confrontarmos ideias e ações. Mas veja o que aparece na direita. Não dá, não há polinização. Eles surgem e somem , sob diversas denominações, mas brota muda com defeito .

    2. Rodrigo Castro

      De certo você acha que o partido com o maior número de notáveis é o PT, aquele mesmo que votou contra a única coisa que nos separou, nos últimos 30 anos, da situação da Venezuela e da Argentina

  50. Helio Cardoso

    A Folha podia escolher mil subtítulos pra essa matéria, mas ordinariamente resolveu atacar o Lula. E o cara de pau: manda sessenta e três emendas para um congresso que só aprovou uma e tem a má fé de por a culpa no governo, Isto sim é conteúdo ofensivo!

    Responda

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.