Mercado > 'Brasil podia decolar, mas o Lula não deixa', diz Edmar Bacha Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3

  1. Mauricio Borborema de Medeiros

    Engraçado. O país só começa a decolar quando Lula é presidente. Quando vai decolando, essa turma do Bacha, geralmente com um golpe, assume o governo e só entrega privatizações, arroxo salarial e bilionários...

    Responda
    1. Vinícius Freire

      Fernando. Eu apenas avalio cuidadosamente os fatos. Tivemos avanços no 1 mandato do Lula, mas nos governos seguintes do PT realmente houve retrocesso e que nos custou caro em 2013-2015. As crises no final dos anos 90 e início dos anos 2000 em países asiáticos e da Rússia, por exemplo, atingiam o Brasil porque o nosso país ainda estava arrumando a casa, ou seja, macroeconomia. E não era o único a ser atingido, muitos mercados emergentes foram pegos por essas crises.

    2. Fernando Alves

      A desculpa do Vinícius é a de sempre: a culpa é toda do PT os louros, da direita. Engraçado que até o fim do governo FHC, qualquer crise em país menor que o Brasil, o grande perdedor sempre era o Brasil, mais que o país em crise. Depois dele, o Brasil nunca foi afetado seriamente por crises internacionais. Foi só se livrar dos gênios do plano real e o país virou sólido.

    3. Vinícius Freire

      Reformas estruturais são tudo, e elas não são pensadas para ter impacto agora, mas principalmente no médio e longo prazo.

    4. Vinícius Freire

      O engraçado é que a maioria das pessoas aqui são superficiais, como você, e não olha para os detalhes do porquê o Brasil decolou após lula entrar. FHC fez reformas, como a pec da LRF, privatizações, abertura comercial, estabilizou a macroeconomia etc. lula, no seu primeiro mandato, manteve parte da política econômica do FHC, com uma política fiscal austera e fez reformas microeconômicas, e da previdência dos servidores, além de se beneficiar do alto ciclo da commodities. Olhe para esses detalhes

  2. Antonio Sergio Gouveia Franco

    Kkkkkkkk não publicam mesmo as verdades né FOLHA

    Responda
  3. Marcelo Magalhães

    Onde estão as gerações de economistas formados na PUC. Todos na bolsa e nos bancos.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      André, vai ver se eu estou na esquina.

    2. andre lunardelli

      Bolsonaristas argumentavam que vacinas eram das grandes indústrias e cloroquina muito barata - argumento similar ao seu, corroborando o meu.

    3. Marcelo Magalhães

      Eu não estou em julgamento, sou irrelevante. Se não tens argumentos procure outra ocupação.

    4. andre lunardelli

      Petista (como você) falando de economia eh como bolsonarista falando de urna ou de cloroquina.

  4. Antonio Rubio

    Quem não viveu naquela época não tem a noção da tragédia da inflação. Os preços subiam duas vezes por dia, o trabalhador que recebia de quinze em quinze dias perdia enorme poder de compra , a inflação chegou a 80% mês. O dinheiro rendia 1% ao dia no overnight. E o PT votou sempre contra a Medida Provisória do Real. Erramos , e feio, em 2002 ao não eleger Serra. Estariamos perto da social-democracia europeia.

    Responda
    1. Carlos Telles

      Sabe quanto foi a inflação de 2002? 12,53%, essa maravilha que o psdb entregou

  5. Marcelo Magalhães

    Elena Landau, também conhecida coma o Paulo Guedes de Saias

    Responda
  6. Marcelo Magalhães

    Ele com certeza não sabe que metade da população vive com 17,90 reais por dia.

    Responda
  7. Eurico Ugaya

    Esta certo! O Plano Real é realmente um sucesso. Quanto às reformas que precisaram ser feitos, é como a ideia da assembléia dos ratos. O negócio é colocar um guizo no gato! Mas quem coloca o guizo no gato? É facil falar que esses economistas “geniais “ do Plano Real deixaram 62 reformas para serem feitas. Veja o esforço que o governo Lula está fazendo para colocar as contas em dia. O Congresso deixa? É facil falar que o Lula não faz as reformas. Quero ver quem coloca o guizo no pescoço do gato!

    Responda
  8. Marcelo Magalhães

    Se ligaram ao partido do aspirante Aécio, foram governo com Temer e nada fizeram nos 20 anos de São Paulo

    Responda
  9. Marcelo Magalhães

    Deveriam ter humildade, pois uma entrevista dessa põe em dúvida se não foi apenas uma jogada de sorte

    Responda
  10. Marcelo Magalhães

    Nenhum deles entende de serviços públicos para taxa-Los como sendo de má qualidade

    Responda
  11. Bruno Araujo

    Basta pegar os números da economia e do comércio exterior dos 8 anos FHC e também como ele entregou o país em 2002. E depois comparar com os dois períodos seguintes até 2010. Os números não mentem. FHC entrega 2002 com o Brasil em crise econômica, Lula entrega o Brasil em 2010 com o dólar abaixo de R$ 2, entre as 10 economias do mundo e com 80% de popularidade. É só conferir. Simples! E contextos... óbvio que são diferentes. Não existem contextos iguais em tempos diferentes.

    Responda
  12. Marcelo Magalhães

    Todos, com exceção de André Lara Resende viraram lobistas do mercado

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      André, você é pobre de direita que defende quem te açoita

    2. andre lunardelli

      Mainstream eh o consenso. Exemplo: em mudança climática, os que não são maustream são os negacionistas.

    3. Marcelo Magalhães

      É mesmo? Dá para notar que você é apenas mais um dos que o Lara Resende chama de mainstream. São os lambe botas, ou notas, dos endinheirados

    4. andre lunardelli

      Lara eh muito mais banqueiro do que Bacha. Mas Bacha continua com total credibilidade entre economistas das mais variadas áreas de atuação: do mercado a a academia, do Brasil e do exterior. Lara se perdeu, eh hoje em dia só tem credibilidade dentro do petismo.

  13. Marcelo Magalhães

    O resultado que todos os economistas do plano real viraram megaespe vuladores do mercado que vivem financeiramente muito bem em um país onde 50% da população vive com 17,90 reais por dia. De povo nunca entenderam, de serviço público menos ainda. Mas Deus não deveria ser injusto e permitir que o ban queiro que tinha boa fama, perdesse a compôs tura e criticásse o que não entende e não sabe. E isso reforça a tese de que o plano real foi sorte.

    Responda
  14. andre lunardelli

    Negacionismo: petista falando de economia eh como bolsonarista falando de urna ou de cloroquina.

    Responda
    1. José Bueno

      Antonio, leia pelo menos este folhetim. Assim, voce tem mais cuidado com os números e com a realidade na Terra Redonda. Veja como até as agências internacionais preservadoras do capitalismo estão reconhecendo como a economia brasileira está cada vez melhor sob o governo Lula.

    2. Antonio Sergio Gouveia Franco

      O PT SEMPRE foi o destruidor de tudo. O REAL foi o melhor sistema criado até hoje pra combater a inflação. Só que nos Governos do PT o REAL vem perdendo seu valor e a inflação daqui a pouco vai chegar a dois dígitos

  15. Edno Oliveira

    Foi esse grupo de economistas que conseguiu acabar com a superinflação no Brasil que já durava quase sessenta anos. Merecem toda a gratidão dos brasileiros, principalmente os mais pobres que são aqueles que mais sofrem com a inflação elevada.

    Responda
  16. Fernando José Nicoli

    Bacha sua bola Bacha,quem destruiu a economia deste país foi o Genocida e sua tralha .

    Responda
  17. Dagmar Zibas

    Esse sujeito pensa que não temos memória? FHC em 2002 deixou o desemprego a 11% e a inflação a 12%. Reservas internacionais apenas de 30 bi. Crescimento pífio e nem um centavo em infraestrutura. Vendeu a Vale na bacia das almas e o FMI mandava todo mês um trio de "especialistas" para fiscalizar as contas. Em 2002, o plano real já estava inoperante com 12% de inflação .

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Dani, mentir é feio. O IPCA médio de FHC foi 9,1%, não 7%. FHC entregou 11% de desemprego, Lula 6%. O crescimento médio do PIB foi de 2%, o de Lula o dôbro. O ganho real do SM foi de 30% em FHC1, 7% em FHC2, 38% em Lula1, 17% em Lula2. Essa é a gde ascensão social FHC, desemprego alto , Pib e SM baixos? Reservas de 38 bi para o Br é nada. Lula deixou 290 bi e Dilma 370 bi.

    2. Daniel Marques

      Dagmar, voce distorce os dados para sustentar sua narrativa, entre 96 e 02 a media do IPCA foi de 7,4% e em 02 ainda estavamos sob crise externa, a crise economica sul-americana. Se formos somente considerar o pico pós estabilização, tivemos 10,7% durante o governo Dilma, sem qualquer crise externa. O plano Real foi o principal agente de ascensão social da nossa história.

  18. josé Borges

    Compraram a reeleição do FHC, sem o Lula e Dilma nós vimos o desastre com Temer e Bolsonaro, essa opinião dele não reflete a situação boa que Lula faz pelo Brasil, eu melhoro com Lula e vejo o povo melhorando, discordo dele.

    Responda
    1. andre lunardelli

      Criaram tb o bolsa escola/familia.

  19. Lis P Junqueira Safra

    Tem gente lembrando do ex que está inelegível não é candidato a nada. Vamos focar no atual. Já se foram quase dois anos. Não dá mais pra colocar culpa no ex FHC Temer Bolsonaro.

    Responda
  20. Alexandre Oliveira

    Que história bonitinha dessa turma! Idealistas, bem intencionados, bem formados. Claro que frear a hiperinflação era fundamental, mas colocar a culpa no Lula é um pouco demais. Lembrando que a década de noventa foi a década do avanço neoliberal, das privatizações a toque de caixa e da compra da reeleição. Turminha bossa nova!!!

    Responda
    1. AILTON SOUZA

      A 2 anos stras quando o governo era outro não encheu as páginas com abobrinhas. É só esse congresso deixar Lula trabalhar wue a coisa continuará andando. Dá 11a até final do sno a 8a economia do mundo. Tá bom pra vc Bacha.

    2. Adenilson peneli

      Sem falar dos 100 milhões desviado da restruturação dos bancos, salvar banco, não é contra o sistema liberal, matar pobre de fome, para salvar banco, boa solução.

  21. Francisco Carlos galerani

    Alguém poderia explicar ,o desempregado caindo,renda aumentando, hoje discutimos economia , ciência,etc, e a imprensa e os recalcados falando mal do lula, acho que tava bom com o que Bolsonaro produzia, nada só mer.. , nossas piscinas estão cheias de ratos,já cantou o poeta

    Responda
  22. Lis P Junqueira Safra

    Meu Deus . Tem que acredita que tudo está indo bem. Não é possível. Com o Vaccari indo pra Petrobras está tudo certo mesmo?

    Responda
  23. Ricardo bento terres

    Em 2022, os gastos do governo federal com o pagamento de juros e amortizações da dívida pública somaram R$ 1,879 trilhão, o que representou 46,3% do Orçamento Federal Executado (pago), consumindo, portanto, a maior fatia de todos os recursos públicos federais, conforme gráfico elaborado pela Auditoria Cidadã da Dívida ... A CULPA É DO PT................

    Responda
  24. Daniel Menezes

    Que cinismo desses liberais kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responda
  25. Jose Silverio Lemos

    E olha que o Lula fez de tudo para destruir o plano real ! E ainda o faz!

    Responda
    1. Fernando José Nicoli

      Nunca vi um phd em economia da vossa estirpe. Vá ser inteligente assim lá no Afeganistão.

  26. Fernando Lopes

    Esses economistas tucanos são geniais! Claro que com um plano focado em desindustrialização, juros reais mais altos do mundo e venda de estatais para fazer caixa o Brasil só poderia decolar, era apenas questão de tempo. Pena que o Lula não deixa.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Sem falar do pior arrocho salarial de todos os tempos.

  27. Charles Brown

    Aqui... Certeza que esse baixa é economista? Não é "humorista" da jovem pan?

    Responda
  28. Murillo Nogueira

    Claro vovo! A exemplo do governo bozo/Guedes aonde o Brasil voou alto, feito uma galinha com epilepsia!

    Responda
  29. Alberto A Neto

    Antes do Plano Real seus mentores e operadores - Bacha, Fritsch, Arida, Lara, Franco, Malan -, não passavam de professores e acadêmicos conhecidos tão somente dentro das universidades. Exceto Lara que era milionário. Após o Real, os demais se tornaram milionários. A reboque da dívida pública que fizeram crescer com juros escorchantes. Para dissimular uma "moeda fictícia", o "Real", tornada, do dia para a noite, mais forte do que a libra esterlina, o marco alemão, o franco suíço e o dólar. Tst ts

    Responda
  30. Vladimir Delgado

    Depois dessa breve e magnífica aula de história e de economia, falar mais o quê? Lembro como hoje quando o Real surgiu e mudou a vida dos brasileiros. Mas, como bem disse o professor, Lula veio para estragar tudo, como sempre. E, obviamente, vai aparecer aqui algum gênio que se acha mais conhecedor que o Bacha para soltar alguma baboseira ideológica contra as falas do professor. Mas história é história e não se muda. Esperneiem o quanto quiser.

    Responda
  31. Jose Walter Da Mota Matos

    Tem que ser muito ingênuo ou desinformado pra atribuir a Lula a responsabilidade pelo país não decolar, a economia nacional no governo anterior estava em 13 no mundo, hoje tá em 8, deve ser graças ao Edmar Bacha....

    Responda
  32. Lucas Gomes

    O governo quer sim taxar os ricos, mas essa congresso podre aliado ao lobby da elite não permitem.

    Responda
  33. Roney Maluf Dos Reis

    Sinceramente até agora não e tendi qual é a da Folha.

    Responda
  34. eli moura

    o plano real deles estabilizou a moeda, mas fez uma terra ar rasada na pequena e média industria, trans feriu boa parte do erário publico aos ban cos para manter a liquidez, o retorno deste dinheiro, até hoje, é por alto juros, perguntem a este sábio ener gu meno porque o Brasil disse não a conti nui dade do PSDB e elegeu o Lu la. Vai c ar no mato, ou melhor, como é sabechuto, vai c..ar no pod do pa blo mar çal.

    Responda
    1. Marco Nunes

      Bom eram os aumentos de 15% quinzenais em todos os produtos do país!

  35. Ricardo Knudsen

    Convenientemente o economista se esquece da crise energética, q freou o crescimento por pura incompetência do govêrno FHC. Se esquece to estelionato eleitoral e da crise cambial.de FHC. Se esquece dos magros programas sociais de FHC q mantiveram a miséria. É fácil fazer reformas jogando o custo sobre os miseráveis.

    Responda
  36. Amarildo Caetano

    Ele crítica a reforma tributária ,mas não diz o que se fazer .Ele mesmo não fez nenhuma

    Responda
  37. Amarildo Caetano

    O plano real controlou a inflação,mas o país cresceu igual rabo de cavalo.

    Responda
  38. andre pedrosa

    Cara de pau desse velho, o plano real morreu no segundo mandato, do FHC, só sobrou o nome, quebrou duas vezes, teve que recorrer ao FMI, pra pedir dinheiro....o que salvou o brasil foi lula, agora temos reservas, senão, seríamos uma argentina, esses dinossauros reaças são recalcados, isso sim, se fosse fazer as "reformas" deles, a miséria teria tomado conta do brasil de vez.

    Responda
    1. Mario Garcia

      Vc nasceu ontem?

    2. andre pedrosa

      Marcos, ele não era contra, era contra as "reformas" que os ditos criadores do plano, queriam enfiar no cool do povo, mais ou menos o que fez o Temer depois do golpe na Dilma é que vc é um tucano que "evoluiu" (sqn) e virou boi. Rsss

    3. Marco Nunes

      Salvou o Plano Real? Ele era contra! Dizia que era uma fantasia! Melhor ler isso que ser cego!

    4. NAJAR MARQUES DIOGO

      Exatamente isto caro Andre.

  39. Alberto A Neto

    Antes do Real o país pagava 2,9% do PIB em juros da dívida pública. Após o Real, chegou a pagar 13% e, hoje, 7%. Antes do Real, o país se endividava para crescer. Após o Real, o país se endivida para não crescer. De 1995 a 2023, o país teve a menor média história de crescimento econômico mensurado pelas contas nacionais. O Real trocou "inflação inercial" por "endividamento rápido". Antes do Real a carga tributária era 22% do PIB. Após o Real 34%. O fim do "imposto inflacionário" era só lorota!

    Responda
  40. Jorge Rodrigues

    Lula é populista, inepto, irresponsável, tem alta aversão a reformas e à modernização do estado, venera a hipertrofia da máquina pública, é patrimonialista e corrupto. Com um político com esse deplorável perfil como presidente da república o Brasil jamais terá crescimento econômico sustentável e bons indicadores econômicos. A consequência disso é que sempre haverá milhões de brasileiros muito pobres e dependentes de políticas de transferência de renda.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      Parabéns Jorge. Resumiu bem a perspectiva terraplanista dos fatos

    2. Marcelo Magalhães

      Contém ironia? Confessa vai? Você não é tão estupido assim?

    3. Marco Nunes

      Parabéns, Jorge! Uma síntese perfeita desse perverso. Não escreveria melhor!

    4. Amarildo Caetano

      Vossa senhoria está falando do Genocida?

    5. andre pedrosa

      Vai boi, volta pro pasto.

    6. André Andrade

      Chora minion!

Anteriores 1 2 3

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.