Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Emerson Marcos Leal

    FHC deixou uma divida absurda com o FMI.

    Responda
    1. Pery Pedro

      O Lula trocou a dívida externa pela interna. Se foi bom negócio, a história julgará. mas não pense que ela foi paga.

  2. Luiz Alfredo Feresin de Abreu

    Alguém vai dar ouvidos pra essa Bacharel!

    Responda
  3. Edson Capistrano

    Faltou o professor mencionar que Fernando Henrique tinha 70% de apoio no congresso para implantar as reformas que desejava . Qual o percentual de apoio do presidente Lula no congresso???? Vamos cortar gastos ? que tal a previdência dos militares? Tem força e apoio pra isto? Vamos explorar o petróleo na bacia do Amazonas, tem como suplantar o policiamento mundial e interno dos eco.....?????

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Não posso esquecer que FHC tentou ter o PT ao seu lado e acabou sendo jogado no colo do ACM. Lula nunca gostou da chance do país dar certo nas mãos de alguém que não ele e o PT do quanto pior melhor era a prática então.

  4. Robson J Oliveira

    Os caras que se locupletaram vendendo teles e distribuidoras de energia , por gordissimos bacurais, e condenaram o brasil a ser escravo do capitail internacional, não tem moral nenhuma pra falar.

    Responda
  5. José Bueno

    Barcha não nos engana, quando relata que "desde então, o Brasil não tem problema de balanço de pagamentos. Hoje, tem reservas à beça e superávit na balança comercial" , mas não diz que esse "desde então" foi no governo Lula! Aí não dá mais, professor, para levá-lo a sério.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Segundo Pedre, a direita fracassou, apesar de seus acertos (q azar!) e a esquerda foi bem sucedida, apesar de seus erros (seus sortudos, na China ninguém comia antes dos governos do PT). Ele tbém acha q minério de ferro e petróleo são produtos do agronegócio. Vc já viu uma plantação de minério de ferro?

    2. André Andrade

      O agro sempre foi subsidiado. Assim como boa parte das empresas que foram e continuam a ser financiadas com dinheiro público. Depois que atingem um patamar, passam a pregar o estado mínimo (para os outros). Para essa gente, o estado deve estar a serviço dos ricos, dos grileiros e do capital especulativo. Nenhum desses liberalóides reclama quando há socorro aos bancos (Proer, caso Enron etc). E ainda querem dar lição de economia e eficiência, papagaiar essas baboseiras do Consenso de Washington.

    3. Pery Pedro

      As reservas aumentam com o super ciclo de commodities, que encontra o Brasil com a melhor e mais eficiente produção do mundo. O Agro é o responsável pela balança, e ele se desenvolve apesar do Lule, e não por ele. E não me venha falar do maior financiamento da história, este número é record a cada ano há trinta anos, e segue proporcional ao aumento de oito por cento do agro.

    4. Rodrigo Castro

      Ainda bem que não roubaram tudo o que puderam, uma beirada foi parar nas reservas. Podia ter sido muuuito mais, claro, mas foi preciso enterrar bilhões em refinarias superfaturadas, na manipulação do preço da gasolina e nas obras (hoje sucateadas) da Copa e Olimpíadas... prioridades, né?

  6. Daniel Vitorazzi

    Estes velhote se aproveitam da ignorância e falta de memória da população para virem com estas lacrações. Para se reeleger FHC fez água no plano, país quebrou 3 vezes, desemprego nas alturas...Lula nos salvou, isto sim.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Pedre, qtos anos de cadeia vc acha q o seu Messias vai puxar de cadeia? Eu acho q muito mais de dois, viu? Mas alegre-se, ele deixou seu poste Narcísio para deleite do eleitorado nazibozista.

    2. Daniel Vitorazzi

      Sr. Castro, meu comentário se relaciona ao conteúdo desonesto da entrevista, pois este velhote desmemoriado esqueceu do populismo cambial oriundo da paridade forçada com o dólar promovida por FHC para se reeleger...FMI socorreu o país 3 vezes no período...desindustrializacão galopante, desemprego nas alturas, empresas públicas doadas...até o Bozo pediu o fuzilamento de Cardoso...

    3. Ricardo Knudsen

      Pedre, vc votou no golpista Boze, q defende tortura, q tripudiou de mulheres torturadas, uma delas grávida. Tanta falta de ética só para emplacar o Paule Guedes, o ex-colaborador do Pinochet, q explodiu o deficit público para reeleger o Boze? Nem democratas, nem éticos e um desastre na economia.

    4. Pery Pedro

      Lule não foi ruim na economia não, quando ouvia e obedecia Palocci, Lisboa e Meirelles. Lisboa e Meirelles, infelizmente, não tem amigos que puxaram dois anos de cadeia.

    5. Rodrigo Castro

      Engraçado né Daniel, Dilma nos quebrou meros 10 anos atrás e vocês agem como se ela fosse somente uma vítima da situação. Quando é a oposição, a culpa é deles, quando o desastre é sob o meu governo de estimação, a culpa é dos outros. Ninguém desde o Plano Real patrocinou a destruição do PIB protagonizada por Dilma e Mantega, no entanto cá estão vocês aqui falando do FHC...

  7. Pery Pedro

    A tropa PTista nestas páginas é impressionante.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      É hilário ver um eleitor do Bozo falar q a esquerda não é democrática qdo o único presidente q tentou dar um golpe desde a redemocratização foi o fascistóide q eles elegeram. E sabiam q ele ia dar um golpe, fechar o Congresso, torturar e matar adversários, pq o Bozo avisou do

    2. Pery Pedro

      Grato Edgar. Realmente pessoas de esquerda são seres iluminados e mais bem instruídos que têm uma maior capacidade de pensar e agir. Nós, da direita, deveríamos deixa que voces nos governassem sempre. Infelizmente as pessoas não conseguem ver isso e a esquerda é obrigada a recorrer a regimes ditatoriais e censura para sobreviver. Uma pena. Se ao menos todos vissem a iluminação e a humildade de vocês a vida seria melhor pra todos. Deve ser difícil saber a solução para tudo e ter que nos tolerar.

    3. Eder Marchi

      Normalmente, pessoas da esquerda (petistas incluídos) e do centro do espectro político tem o hábito da leitura, do estudo, da curiosidade, então estão sempre lendo livros, jornais, trabalhos etc. É raro vc ver bolsominion aqui, já que normalmente mal sabem ler, não sabem escrever, e quando conseguem juntar algumas letras no teclado, o fazem lá nos comentários dos vídeos malucos do youtube ou nos grupos de whatsapp. Depois de rezar para um pneu, é claro.

  8. José Tarcísio Aguilar

    A dupla bozo e temerário é que fizeram decolar, sim.

    Responda
  9. Rodrigo Castro

    Muito blablabla e mimimi dos comentaristas, a única certeza é que a única coisa que nos separa do desastre total, implementado pela Venezuela e flertado pela Argentina é o Plano Real. Legado de Lula? Divisão da sociedade com o "nós contra eles", desperdício completo do nosso melhor momento como país, onde a opção foi por comprar popularidade ao invés de reformar o país e, de quebra, nos legou o desastre Dilma, que nos jogou na maior recessão em 100 anos da qual até hoje não saímos.

    Responda
  10. alberto bridi

    Kkkkkkkk

    Responda
  11. Eduardo Elói

    Quem não deixa é seu amigo bolsonarista do BC. Esse monte de 'argumentos' a gente ouve desde que os novos liberais, já em 'desuso' no mundo, fizeram parte do governo nos anos 90.

    Responda
  12. Luis Aneris

    Quem não deixa o país que crescer é o congresso. E no passado recente sabemos muito bem o que aconteceu. Até vacina foi taxada de comunista, pode?

    Responda
  13. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Chega a ser hilário, a “desigualdade foi minorada”!? As únicas medidas que tiveram esse efeito foram adotadas nos governos petistas e mesmo assim permanece em níveis intoleráveis. O psdb nunca pretendeu isso. Reformas econômicas importantes foram feitas, há que se reconhecer. Uma critica pertinente, chega de proteção as empresas nacionais, elas só querem espoliar o povo e o estado, tem que ser expostas a concorrência ou desaparecer, chega de subsídios e incentivos fiscais. O Haddad está certo!

    Responda
    1. Maria Lopes

      Não sejamos tão parciais. fHC deixou reformas fundamentais. O bolsa família descende de programas que já existiam. A racionalidade é moeda rara no país. O governo Dilma foi um desastre, não precisa ser Bozolino para constatar isso. Basta ter memória. A desoneração foi obra dela, o descontrole dos programas de financiamento estudantis foi uma esbórnia a favor do sistema privado. A taxa do bndes outr esbórnia. E por aí vai.

  14. Manoel Cardoso

    Conversa fiada. Lula defende distribuição de renda, mas o mercado manipula tudo com o aval de um congresso direitista .

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Concordo.

  15. RAIMUNDO PINHEIRO

    Arre! Me vem a triste lembrança de que naquela época passei quase oito anos sem aumento salarial. Só com a eleição do primeiro mandato do Lula deixei de passar necessidade com a minha família. O cara só beneficiava os ricos. Privatizaram muitas empresas e ninguém sabe para onde foi o dinheiro.

    Responda
  16. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Quanto estes economistas recebem para fazer críticas a quem realmente desenvolve a economia e a sociedade no Brasil? No Brasil são as esquerdas que criam a base para o desenvolvimento econômico capitalista que nao redunde em selvageria ou miserabilidade total.

    Responda
  17. José Afonso Mota Mota

    Realmente, o assistencislismo desenfreado é a corrupção são duas pragas crônicas que não deixam o Brasil crescer.

    Responda
    1. Alexandre Fonseca Junior Matos

      Prefere-se a miséria e a fome desenfreada, certo? Não são sobre as políticas sociais que se incidem a corrupção.

  18. Antonio Thadeu Wojciechowski

    Edmar está gagah..

    Responda
  19. Edison Gonçalves

    Resta ele responder porquê o país não decolou (na verdade incruou) quando Lula não estava lá.

    Responda
  20. João Leite Leite

    O plano real teria trazido estabilidade duradora se em vez de criar um assistencialismo para tudo tivesse investido em aumento do salario mínimo e dos salários mais baixos e tivesse continuado os investimentos em projetos de desenvolvimento; infraestrutura, industrialização, polos turísticos e não tivesse avançado na corrupção bilionária hoje o país estaria ao lado dos países do primeiro mundo mas. Não há esperança de melhora porque os mesmos políticos que quebraram a economia do pais estão no p

    Responda
    1. João Leite Leite

      José Bueno. os cortes nos gastos tem tem que ser na política e no judiciário. Os dois poderes que mais gastam. campanhas políticas não pode ser feita com dinheiro dos contribuintes. Os partidos políticos tem que ser bancado por seus filiados. Todos os programas assistenciais do do governo não sai do bolso dos ricos. É o dinheiro dos trabalhadores que banca tudo. Para isso os trabalhadores pagam mais de 60% de impostos. Os ricos recebem benefícios nos impostos e aceitam calados.

    2. Paulo Augusto

      Mas estivemos ao lado dos países do primeiro mundo: com Lula, chegamos a ser a sexta economia mundial.

    3. José Bueno

      Ora, Leite! Sabemos qur a Coreia do Sul e Singapura deslancharam quando aumentaram de cerca de dois para mais de vinte por cento o investimento do governo em educação! Aqui no Brasil estamos em torno de dois por cento. E os políticos e a m idia da extrema direita exigem, diariamente, mais cortes nesta "gastança"...

    4. João Leite Leite

      A china e a Coreia do Sul eram mais pobres do que o Brasil até a década de 90 e hoje estão ao lado dos países ricos. Eles não criaram assistencialismo, valorizaram o trabalho e o desenvolvimento e modernização do país. Os políticos brasileiros avançam na gastança e esperam que o setor privado invistam na modernização do país. Mas eles não investem preferem comprar as empresas estatais funcionando e dando lucros.

  21. andre pedrosa

    O véio do real, falou que o congresso rejeitou quase tudo, engraçado, não sabia que o PT era maioria naquele tempo..kkkk

    Responda
    1. Daniel Marques

      Releia, mas devagar e sem etarismo, o Edmar disse que o PT votava contra as MPs do Plano Real, um fato irrefutável.

  22. andre pedrosa

    A folha não tem vergonha, daqui a pouco vão entrevistar fhc, serra e covas, esse, vão lançar a entrevista psicografada.

    Responda
    1. José Afonso Mota Mota

      Mas ele não disse PT, ele disse congresso.

  23. antonio ferreira da costa neto ferreira

    E a dívida com o FMI em torno de 40 bilhões de dólares tomada por FHC e Lula pagou? E a dívida de Minas com a União gerada nos governos de Alécio e anestesia?

    Responda
  24. Paulo Bruno Cardoso

    O auto elogio é quase sempre narcisismo. Alguém lembra como FHC entregou o brasil ao Lula? Inflação e desemprego, ambos acima dos 12%. Reservas cambiais? Alguns centavos de dólares! Corridas ao FMI a toda hora, até nos últimos meses de 2002..... Aí vem o Bacha e diz que lula estragou tudo que eles fizeram. Mentira!

    Responda
    1. Paulo Bruno Cardoso

      Daniel, não falei em pico e tampouco em média de inflação e desemprego e, obviamente, fui irônico nos centavos das reservas. Afirmei e volto afirmar porque não é mentira, Lula pegou inflação e desemprego acima de 12%, fato! Lula teve a crise mundial de 2008 que invadiu o governo Dilma também. Em 2104 o Brasil atingiu o pleno emprego, isso após anos seguidos de valorização do salário mínimo acima da inflação, ou seja, ganho real. Isso tudo ê verdade e Dilma ganhou do Aécio, psdb,por causa disso.

    2. Ricardo Knudsen

      Dani, vejamos quem mente. O IPCA médio de FHC foi 9,1%, não 7%. FHC entregou 11% de desemprego, Lula 6%. O crescimento médio do PIB foi de 2%, o de Lula o dôbro. O ganho real do SM foi de 30% em FHC1, 7% em FHC2, 38% em Lula1, 17% em Lula2. Essa é a gde ascensão social FHC, desemprego alto , Pib e SM baixos? Reservas de 38 bi para o Br é nada. Lula deixou 290 bi e Dilma 370 bi.

    3. Daniel Marques

      Menttira é essa sua narrativa, entre 96 e 02 a media do IPCA foi de 7%, os 12% foram no auge da crise sulamericana. Se formos somente considerar o pico pós estabilização, tivemos 11% durante o governo Dilma, sem qualquer crise externa. As reservas cambiais eram de quase 38 bilhões de dolares. O plano Real foi o principal agente de ascensão social da nossa história.

  25. Ivo Ferreira

    Os petistas só falam nos pobres e no povo. Mas são iguais aos outros, só querem uma boa bocada.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Os bozistas só falam nos ricos, não esperança q lhes encham as bocas e os bolsos.

  26. José Cardoso

    Como o Bacha mesmo diz, o congresso rejeitou quase tudo o que era pedido de reformas. E ele representa os eleitores. Somos nós brasileiros (assim com os argentinos, colombianos e mexicanos) que escolhemos viver num país de renda média e concentrada. Agora mesmo ele mantém desonerações e cria outras. O Lula é enganado pelo canto da sereia da "indústria nacional", que enche os bolsos dos empresários, mas o problema principal não é ele e nem o PT.

    Responda
  27. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Pra esse pessoal tudo é culpa do Lula. Jamais informam que quem barra reformas é o centrão, eleito e apoiados por eles.

    Responda
    1. Rodrigo Castro

      Já para o Lula, tudo é culpa dos outros, então acho que estamos quites...

  28. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Tiveram seis anos. Dois de temeroso e quatro do inelegivel. Pq nao fizeram as reformas ? A reforma previdenciaria so tocou nos pobres. Nem nos milicos ajustou. A belindia se transformou no brasifrica

    Responda
  29. MAURICIO DOS SANTOS

    Tá bom!!!! FHC foi pego de surpresa  E em dezembro Papai Noel veio nk trenó e entregou presentes.... Somos inocentes seu Edmar......

    Responda
  30. Ana Barbosa

    O Lula acha que está no século passado ainda.

    Responda
    1. José Bueno

      Ana, Dalmo e alguns outros! Lula está hoje no Brasil de hoje! Enfrentando a extrema direita com trabalho, por ajuste fiscal com inserção social! E está hoje no mundo! Não há liderança internacional que não o convide e receba para ouvi-lo. E Lula está lá, não para ser bucha de canhão ou lambe botas de grandes potências, mas defendendo os interesses desta grande potência que é o Brasil! Deixem de papagaiar bobagens...

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      … especialmente quando sai do boteco.

  31. Florentino Fernandes Junior

    Cara palida edemar? Vai ler carta capital e para de amolar.

    Responda
    1. marco martins

      Florentino de Jesus... o Edemar é culto demais para ler carta Capital.

  32. LUIZ LEAL

    Está na hora de nossos economistas avaliarem o desenvolvimento do país pelo IDH (qualidade de vida, saúde, educação, moradia, desigualdade social), que interessa à população, e não pelo PIB, que interessa aos banqueiros e capitalistas.

    Responda
  33. Antonio Pimentel Pereira

    Acompanhei tudo, foi um momento maravilhoso do paìs e ainda tenho fé um "plano fiscal", com corte drástico de despesas correntes, redistribuição equitativa do icms e dos royalties do petróleo, q hj fica quase tudo no sudeste, acabar a imunidade tributária, pra estados e municípios pagarem o irrf pra engrossar o fundo de participação de estados e municípios pra ampliar as receitas das regiões cm menor idh, reduzir o deficit e a dívida pública, é hora

    Responda
  34. Edemar Afonso Gonçalves

    O Brasil pra esse sujeito é a Faria Lima.

    Responda
  35. Florentino Fernandes Junior

    Parabens professor. Nada como uma mente lucida

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Lúcido pra quem tem cérebro.

    2. Edemar Afonso Gonçalves

      Lúcida pra quem Cara Pálida?!

  36. FLAVIO PINHEIRO DE MELO

    Essa mania de pensamento binário pega até gente do quilate do Bacha. O Real é um inegável sucesso e foi brilhantemente gestado. Mas não deixou de ter seus pecadilhos - como bem lembrado pelo Fritsch hoje mesmo nesta Folha. De 1994 a 2023 acumulamos cerca de 1.000% de Selic acima da inflação (Ipca) enquanto a economia real cresceu pouco mais de 100% no mesmo período. Não dava mesmo para ir muito longe (e não fomos).

    Responda
  37. sérgio dourado

    Precisamos de reformas estruturais, de fato, e 50 anos sem PT no poder. Até porque o PT não fez absolutamente nada de novo: nem o Bolsa Família é, de fato, do PT: só o atraso que é.

    Responda
    1. Marcelo Ribeiro

      Chegamos ser a sexta economia no mundo durante os primeiros mandatos do governo Lula, agora somos a oitava. Durante o governo Bolsonaro caímos para décima terceira. Atraso é o capitalismo selvagem praticado no Brasil.

  38. Eduardo Vianna

    O alvo = piso da aposentadoria, carreira de enfermeiro, professor....verba para posto de saúde e escola Os culpados que sempre saem ilesos das reformas = aposentadoria militar e pensões, carreiras do judiciário, penduricalhos, refis da vida que isentam grandes empresas de arcar com impostos...é só ver quem mais deve previdência no país... ....esse é o discurso do cafezinho na Faria Lima

    Responda
  39. Fernando Alves

    O oito primeiros anos foram tão bons que o Pedro rastejava para o FMI cada vez que tivesse uma crisezinha. Aí no governo seguinte, a maior crise desde o crash de 29 e nada no Brasil.

    Responda
  40. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

    A receita desses prepostos de banqueiro é sempre a mesma: tirar tudo dos pobres e trabalhadores e entregar, via privatização, e juros alto e outras tramóias, para os especulares e sangue-sugas do Estado!

    Responda
  41. luiz sergio zenha de figueiredo

    Isso tudo é balela. Com a baixa qualidade da nossa mão de obra, resultado da baixa qualidade do ensino, aliada a pobreza da população, não há como ter ciclo de crescimento. Só podemos mesmo avançar em extrativismo e agricultura.

    Responda
  42. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Resumo da entrevista: nós fizemos tudo certo no Plano Real, mas deu tudo errado. O Lula fez tudo errado depois, mas deu tudo certo. Agora o Lula tem que fazer o que nós fizemos quando deu errado, para dar certo.

    Responda
    1. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Perfeito!

  43. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Acabei de ler um monte de absurdos! E os 45 milhões abaixo da linha da miséria já no início do segundo governo FHC? E as reservas ridículas deixadas por aquele governo nefasto? E o dinheiro das principais privatizações levado de enxurrada pelo capital estrangeiro? Esse sujeito só diz o que diz porque é instigado por um jornal nefasto como a Folha. E isso não tem nada a ver com as virtudes e defeitos de Lula. O fim do governo FHC foi trágico. Herança maldita, sim.

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      A Folha pensa que o leitor é ot ário e desmemoriado. O entrevistado é um traste e incompetente. A credibilidade que teve foi temporária e não há quem respeite as opiniões desse farsante.

  44. valdonir estivalet teixeira

    Ciclo igual ao do Chile ? Quem que atrapalhou o Chile de degolar? Vocês são todos iguais, interesses inconfessos sempre! Teria sido bom mesmo, se tivessem continuado , provavelmente teríamos algo muito mais contundente só que foi no Chile. Lula e o pt administraram a massa falida do neocapilismo e o fazem isto até hoje. Não sei até quando!!!

    Responda
    1. valdonir estivalet teixeira

      O que vocês fizeram foi copiar o que tem de pior no capitalismo, o neoliberalismo, de Teatcher e Reagan!!! Olhem os EUA e a concentração de renda de 1983 a 1995. Ainda está semana lia livro do Eduardo Moreira e os gráficos estão lá. Aqui vocês fizeram um plano para entregar patrimônio público e criar uma geração de desesperançados, como se mostrou na revolta do Chile.Aliás recomendo lerem, o Brasil Privatizado de Aloísio Biondi

  45. Daniel Liaz

    Sério que ele tem a cara de pau de criticar o primeiro governo do Lula, qdo ele seguiu em grd parte as diretrizes desses neoliberais? E mais: foi além, praticamente zerando nossa dívida externa e trazendo forte crescimento do PIB até dois mil de dez. Ou o pb é que ele não seguiu com o plano de entregar de mão beijada o patrimônio público para a elite nacional e estrangeira? Realmente o entrevistado não se preocupa em manter alguma credibilidade da sua opinião

    Responda
  46. Enrique Castro

    Para decolar com destino ao capitalismo selvagem, à concentração de renda e à injustiça social... melhor não decolar... nem sequer taxiar na pista. Ou era para decolar com destino de redução da desigualdade, da pobreza e melhorar a educação, a justiça e o sistema sanitário? Era decolar com destino Chile ou China?

    Responda
  47. Sam Duart

    Onde estava essa gente nos 4 anos do estrupicio?

    Responda
    1. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

      Nadando nos juros altíssimos de suas gordas aplicações.

  48. Carlos Mello

    Mais essa. Recordar é viver: inflação de 20% ao ano, juros de 40%, divida externa elevadíssima, desempenho em alta, moeda extremamente desvalorizada, esse era o Brasil que o FHC, esse cidadão aí e aquele outro muito ouvido pelos jornais no Brasil, Arminio Fraga, entregaram ao Lula em 2002. Deriamos decolado mesmo pra baixo

    Responda
  49. Paulo Wach

    O Brasil já decolou para os aplicadores financeiros do jeito que esse PSDB queria, deve ser por isso que perderam as eleições todas depois de FHC. Venderam todas empresas públicas lucrativas e facilitaram para que o estado continue pagando juros para os grandes investidores. É muita cara de pau falar de quem ainda luta para esse país ter um juro adequado para que o setor produtivo posso se desenvolver.

    Responda
  50. Mauricio Borborema de Medeiros

    Engraçado. O país só começa a decolar quando Lula é presidente. Quando vai decolando, essa turma do Bacha, geralmente com um golpe, assume o governo e só entrega privatizações, arroxo salarial e bilionários...

    Responda
    1. Vinícius Freire

      Fernando. Eu apenas avalio cuidadosamente os fatos. Tivemos avanços no 1 mandato do Lula, mas nos governos seguintes do PT realmente houve retrocesso e que nos custou caro em 2013-2015. As crises no final dos anos 90 e início dos anos 2000 em países asiáticos e da Rússia, por exemplo, atingiam o Brasil porque o nosso país ainda estava arrumando a casa, ou seja, macroeconomia. E não era o único a ser atingido, muitos mercados emergentes foram pegos por essas crises.

    2. Fernando Alves

      A desculpa do Vinícius é a de sempre: a culpa é toda do PT os louros, da direita. Engraçado que até o fim do governo FHC, qualquer crise em país menor que o Brasil, o grande perdedor sempre era o Brasil, mais que o país em crise. Depois dele, o Brasil nunca foi afetado seriamente por crises internacionais. Foi só se livrar dos gênios do plano real e o país virou sólido.

    3. Vinícius Freire

      Reformas estruturais são tudo, e elas não são pensadas para ter impacto agora, mas principalmente no médio e longo prazo.

    4. Vinícius Freire

      O engraçado é que a maioria das pessoas aqui são superficiais, como você, e não olha para os detalhes do porquê o Brasil decolou após lula entrar. FHC fez reformas, como a pec da LRF, privatizações, abertura comercial, estabilizou a macroeconomia etc. lula, no seu primeiro mandato, manteve parte da política econômica do FHC, com uma política fiscal austera e fez reformas microeconômicas, e da previdência dos servidores, além de se beneficiar do alto ciclo da commodities. Olhe para esses detalhes