Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Vtf ao fim diz que a culpa , não necessariamente, eh de lula e Dilma. Não eh mesmo. Os liberais a brasileira tem aprendido a deformar esses gastos , influenciando direto dentro do congresso. Até mesmo tirando o poder que presidente sempre teve por aqui. Na última frase ele _ex _creta o q compõe sua essência preconceituosa dizendo o que o gado deseja ouvir - lula três não tinha um plano.

    Responda
  2. Sebastião Barbosa

    O montante de gastos tributários é, em suma, dinheiro retirado dos mais pobres, e isso é realmente um escândalo. Mas, Vinícius, esse valor monumental de gastos tributários é maior ou menor do que o valor pago também pelos miseráveis ao pessoal do "dinheiro grosso", via serviço da dívida? Você não acha que o Edmar Bacha chamou de "elite infame" ao primeiro grupo de parasitas do povo, mas esqueceu do segundo tipo? O responsável por esse "estado de coisas inconstitucional" é o Lula?

    Responda
  3. Nelson Vidal Gomes

    O que Lula diz deixou de merecer ser escrito desde que tomou posse pela primeira vez em 2003. Basta que se diga que governou com os maiores juros do mundo e Presidente do Banco Central um banqueiro privado internacional por ele nomeado. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  4. Ricardo Knudsen

    Serve a reoneração da folha de pagamento, q hoje é lucro na veia dos empresãrios sem criar qquer emprego?

    Responda
  5. Cassio Vicinal

    Os subsídios têm apoio da direita e da esquerda no Congresso. O lobby é um problema sério sem mecanismos políticos para mitigá-lo. O colunista fala só Lula e Dilma? Subsídios ruins agora agravam o déficit. Não se deve cortar de quem mais precisa. O colunista deve apoiar uma realocação justa dos recursos e propor que a direita e esquerda façam algo pragmático para resolver isso a bem do país!

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Ôôô, Vêtêfê, essa sua lida com dados é muito boa, meu caro. Ajuda muito a compreender um treco complexo, agradeço . Discussão muito melhor do que a do seu Ricardo Alban de hoje, hein? Grato!

    Responda
  7. José Cardoso

    Patriotism is the last refuge of the scoundrel. (Se traduzir a censura bloqueia). Quando se juntam no congresso os representantes do empresariado mamador com uma esquerda nacionalista, que acha que deve ajudá-los porque afinal é indústria brasileira, (mesmo quando são multinacionais como no caso dos automóveis) perde a maioria da população.

    Responda
  8. Augusto Colombo Junior

    É o das "brusinha".

    Responda
  9. José Freitas

    Chamar as "isenções de impostos" de "gastos tributários" me parece uma tentativa populista para agradar a plateia de desinformados. Quando se fala em "cortar gastos" para atingir o equilibrio fiscal certamente não se esta pensando nessas "isenções". É óbvio que existem isenções justificaveis - zerar o imposto sobre bens básico de consumo - e outros injustificaveis - reduzir ou anular as multas aos empresarios que praticaram corrupção e que foram condenados na Lava-Jato. .

    Responda
  10. Antonio Catigero Oliveira

    Os ''liberais'' dessa terra de avarentos resolveram ser sócios do governo, ganhando o segundo juro mais alto do Planeta, só atrás da Rússia em guerra, e fazendo propaganda e pressão para continuar a ter desonerações bilionárias. Após o acharque descarado, fazem ''editorias'' pedindo ''cortes de gastos'', cobrado do pobre, obviamente. É o estilo ''neoliberal'' de nossas lideranças financeiras e midiáticas: arranque o couro do pobre, que já está acostumado...

    Responda
    1. Antonio Catigero Oliveira

      Sr Freitas, esse juro altíssimo começou no Plano Real e de lá até hoje, todas as semanas há um novo motivo pra continuar altíssimo. FHC fez o que o 'mercado' mandou; Lula, em seus dois mandatos, fez o que o 'mercado' mandou. Dilma tentou enfrentar essa aberração de juros e foi defenestrada. Juro extorsivo é um tumor que corrói a produção e a formação de capital humano.

    2. José Freitas

      Antonio, o que é uma "desoneração bilionária"? Existem onerações e desonerações boas e ruíns Desonerar a cesta básica - bilionária - é boa porque reduz o "custo de vida" do pobre - Reduzir ou anular multas bilionárias impostas aos grandes sonegadores ou corruptos que apoiam o atual governante é uma desoneração ruím - reduz a arrecadação. Desonerar a Folha de Pagamentos e onerar o faturamento das empresas com uma contribuição previdenciária é bom porque cria empregos e aumenta a arrecadação.

    3. José Freitas

      A taxa de juros é definida por todos os economistas, de esquerda ou de direita, como o "custo do dinheiro". Quanto maior a procura maior o seu "custo". Banqueiro não gosta de dinheiro parado porque precisa remunerar o poupador. Se o governo fizer o "equilibrio" ou um "superavit fiscal" não vai precisar de emprestimos para fechar as contas e a tendencia natural dos juros é cair. Bom para a divida publica interna e para os consumidores.

  11. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    O lula ficou surpreso com os valores das desonerações ?Em que planeta este cara vive? Ele sempre soube, já debateram o tema desde a transição, sabe que o corte da desoneração passa tudo pra preço acarretando inflação no lombo dos pobres indefesos e em seguida no aumento de juros pra concertar a bagunça. Não quer cortar despesas por causa da eleção. Estamos ferrados de novo com o palanqueiro mentiroso . Surpresa uma ova.

    Responda
  12. Antonio Catigero Oliveira

    Ninguém discorda que um dos maiores erros da Dilma foi fazer desonerações sem receber qualquer contrapartida dos privilegiados. Mas todos sabem, ou deveriam saber, que aquelas desonerações não eram para se tornar definitivas, ou até 2027. Já eram para ter terminado há vários anos, principalmente no mandato do capitão de milícia.

    Responda
  13. Antonio Catigero Oliveira

    Ninguém discorda que um dos maiores erros da Dilma foi fazer desonerações sem receber qualquer contrapartida dos privilegiados.

    Responda
  14. Alexandre Marcos Pereira

    Muitas isenções tributárias são fruto de lobbies de setores específicos que possuem forte influência política. Esses setores conseguem manter benefícios fiscais através de pressões sobre o Congresso e o Executivo. Alterar essas isenções resultaria em perda de apoio político e econômico, o que é um risco que os governos preferem evitar. Mas algumas isenções são justificadas como medidas necessárias para manter a competitividade de certos setores da economia brasileira no mercado internacional.

    Responda
  15. Igor Cornelsen

    Não vi ai a isenção fiscal para as igrejas e também não vi a redução pela metade das multas acertadas para os acordos da lava jato com a roubalheira da Petrobras. Tudo isso é que faz com que o Tesouro fique em dificuldades e precise taxar os mesmos que já pagam impostos. E cuidado com excesso de tributos aos ricos, Uruguai, Portugal, Suíça, Itália, Mônaco, Bahrein, Singapura, o Caribe inteiro e muitos outros oferecem isenção fiscais a ricos que querem obter residência fiscal nesses países.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Então. A elite rica do Brasil não quer saber de ajudar o país. Só estão ocupados entre sugá-lo. Qualquer pequeno "risco", fogem logo para paraísos fiscais. Aliás já fazem isso.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Disseste tudo.

  16. Valter Iwai

    A taxação dos mais ricos nada mais é do que o princípio da capacidade contributiva posto em prática.

    Responda
  17. Carlos Amorim

    Incentivos mal feitos criam uma zorra e várias ineficiências. Mas é muita ingenuidade achar que o cabeleireiro de bairro, a vendedora de bolo de rolo, e o engenheiro calculista, sem o Simples, vão arrumar 500 bi pro governo e sem repassar isso pros preços.

    Responda
  18. Bruno Araujo

    As empresas precisam parar de mamar no Estado com esses subsídios e incentivos. Chegou a hora de dar a cota de sacrifício para a solução fiscal.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Lula sabe que tem apoio na Fazenda para acabar com todos os incentivos e renúncias fiscais, como fez a Argentina. São mais de R$600 bilhões comprometidos. Dentro do governo transita uma resistência do risco com dinheiro do contribuinte.

  19. Sergio Siqueira

    A pergunta que fica: como acabar com tantas isenções? Hadd é muito educado para iniciativa. Lula está velho para brigas no ringue.

    Responda
  20. Paulo Roberto Taveira

    Expõe a mentiraiada do Cachaça! Mas o indefectível “ eu não sabia” é a pedra de toque.

    Responda
    1. Paulo Roberto Taveira

      A vida dos passadores de pano não anda nada fácil

    2. Régis Cava

      Muuuuuuuuuu E, antes a cachaça do que a cloroquina e ivermectina. Qual

  21. Nelson de Paula

    Em 2023 a lei Rouanet respondeu por 2 bilhões, que significam menos que 0,02% do total.

    Responda
  22. Gilberto Rosa

    “Veio à tona que Campos Neto vem atuando no sentido de divulgar informações financeiras catastróficas sobre o governo e, nesse sentido, o Copom ficou acuado”, afirmou Roncaglia a CartaCapital. “Se houvesse um novo racha, o próprio mercado já havia dito que seria uma sinalização muito ruim para o futuro da política monetária.”

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Tu pensa que não, mas tem muita gente no mercado como você Ivo : )

    2. Ivo Ferreira

      Realmente o pessoal do mercado é muito mal informado. Depende do que o Roberto Campos diz pra agir. Tolinho.

  23. Gilberto Rosa

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  24. Tadêu Santos

    "Nota: Estão usando demais fotos do Lula" A decisão do Haddad e do Lula 3 cumpre promessas de campanha de reduzir as desigualdades sociais de um dos países que mais exportam grãos alimentares p o mundo. A verba está no topo da pirâmide, chamada de elite do capitalismo, todos sabem quem são os milionários, a grande maioria são de ultradireita bozonazistas! OBS.ESTA ATITUDE É PROATIVA PARA O POVO EXPLORADO C A INJUSTA "MAIS VALIA"!!!

    Responda
  25. Anete Araujo Guedes

    A pressão sob Lula é enorme. Nesse país não se retira privilégios e mordomias do andar de cima. Reformas são feitas para o povo, para subtrair seus direitos, poder aquisitivo e necessidades básicas.

    Responda
  26. Marcelo Fernandes

    Lula III é um show de improviso, onde o que importa é Lula "brilhar muito". Não fosse Haddad, Dino e mais uns 2 ou 3, esse governo nem teria começado.

    Responda
  27. Pedro Luis S C Rodrigues

    São as barbaridades do modo petista de gerir a economia. Ainda têm a cara de pau de se fazer de sonso, ele, que foi o criador de quase tudo. Mas esse numero é ilusório, mesmo que magicamente se aprovasse o fim de todos esses gastos tributários, que são sim muito ineficientes, o país não suportaria um aumento de 5% do PIB na carga tributária. Essa conversa é mais uma maneira de fugir dós necessários cortes nas despesas. PT continua querendo ajuste só pelo lado da receita. Cortar jamais!

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Ao invés de contestar as informações, o gado vem falar do Bozo. Bando de bobinhos

    2. Maria José de Araujo Costa

      É verdade! Têm que fazer todos os ajustes com muito cuidado, inclusive na forma de comunicar. Vejo até hoje nas redes sociais criticando o "aumento de 30% nos impostos", por esse governo. Fui buscar entender, são as projeções do novo imposto que vai substituir os demais, APÓS a reforma tributária.

    3. Carlos Amorim

      Pessoal acha que se acabar o Simples o dono da padaria em Itapeira vai pagar 509 bi a mais de impostos, e sem repassar ao preço do que vende. Óbvio que tá cheio de ineficiência como consequência dessa zorra, mas a carga tributária já come 40% do PIB.

    4. Gilberto Rosa

      É pra mentes simples, fáceis de serem enganadas que Vicius escreve. Daquelas que votaram no Aécio, saíram na rua com camiseta do Robinho pelo Cunha e Temer, acreditaram no monstro das privatizações por joias, dos 51 aps, meio milhão de vidas a mais na covid, gasolina, juros, e não aprenderam nada, nada, continuam acreditando em gente como Vicius.

    5. adenor Dias

      Seu mito teve 4 anos para mostrar que há políticos melhores do que os petista! Por que não aproveitou a oportunidade? A incompetência do mito foi tão grande, que ele não se reelegeu, perdendo inclusive para o PT! Eu gostaria de viver mais uns anos, para ver uma corrente política derrotar o PT, e se mostrar com resultados e, não com falácia, que são melhores.

    6. Gilmar Maghenzani

      Vc não sabe nem o que falar diz que o Lula não corta gastos e reclama que o ministro tira do povo?, ora meu caro tome tenência

    7. Gilmar Maghenzani

      Aínda bem que ele não quer cortar se não vc e o povo vai comer ossos, o que vc acha?

    8. Pedro Luis S C Rodrigues

      Inclusive o próprio nome, gastos tributários, é malicioso. Uma tentativa de vender aumento de receita como corte de despesas. Uma enganação descarada. Coisa da receita federal e desse ministério da economia que entende que pode sangrar a sociedade indefinidamente pra cobrir despesas do governo

  28. antonio brito

    Correto VFT. Um ano atrás o bidu do Hadad afirmou de privilégios, etc... o que fez? Nada nadica de nada. Um exemplo da herança maldita do regime militar é a Zona Franca Manaus. Não exporta nada. Criou um favelão no meio da floresta. Acabou com a indústria no sul. Uma tragédia humana, ecológica e social. Produz às pencas políticos cor ru ptos. Lembre-se das pessoas morrendo sem oxigênio no Covid?

    Responda
  29. Dionisio DeBarros

    E sobre os juros? Não vai falar nada? Caso a Selic retornasse aos valores cobrados durante o gov passado, equivaleria a uma arrecadação extra de R$ 3OO bi. Eh dinheiro pra xixi. Faria para investir na geração de milhões de empregos.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Dionísio é isso mesmo essa palavra gastos até arrepia e o pior que nem a imprensa entendeu que esses gastos são limitados por lei

    2. Gilmar Maghenzani

      Tem gente que aínda se guia pelo ZAP

    3. Nunes de Carvalho

      Vira melhor pagador que a despesa com juros cai.

    4. Dionisio DeBarros

      Governo está gastando com o que, filho? Parr de repetir sem pensar essa notícias falsas que rolam pelo zap. O único gasto que aumentou foi com o pagamento de juros. Eh por isso que o gov quer baixar a Selic para restaurar o equilíbrio fiscal.

    5. Carlos Figueiredo

      Como reduzir juros se não para de gastar. Ainda acham que economia é mágica

  30. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Vtf o hipnotizador de reses. Ele sabe que boa parte nao eh culpa do lula , e até disse isso no artigo, 'en passant', mas pro gado o que fica eh todo o resto do artigo.

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      Tem p@t#et@ que ainda acha que o Brasil tem solução por vias democráticas.

    2. Gilberto Rosa

      Verdade Francisco, me assusta que ainda tenha gente que cai no conto de uma pessoa do nível do Vinícius, fosse uma redação um mínimo inteligente até dava, mas é sempre a mesma enrolação barata.

    3. Gilmar Maghenzani

      Como esquecer? Se é sobre ele tem cada uma

    4. Roberto Freire

      Esquece o Lula...

  31. Hernandez Piras

    E só se preocupa agora com o assunto porque a questão fiscal tornou-se um beco sem saída.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Um beco sem saída por causa do juros

  32. Hernandez Piras

    Na elite, ao que parece, só mesmo Lula parecia não ter noção do montante a que chegaram as renúncias tributárias. Talvez porque foram durante os governos petistas que esta soma saltou de 1,7 para quase 5% do PIB. Lula 1 e 2 não atacou nenhum dos grandes privilégios tributários dos ricos (não incidência dos ganhos de capital na tabela progressiva do IR) e ainda os elevou, trabalho completado por Dilma.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Tbm acho mas será que não foi pq ele tinha de fazer alguma coisa pelo povo como tirar vinte milhões da miséria?

  33. Marcelo Brandao Martins

    Ja' passou da hora de se cortar esses benefícios para a turma do andar de cima. Claro esta' que a maior parte desses subsídios e renúncias tributarias não beneficiam o Pais nem o povo , mas tao somente os mais endinheirados e que menos precisam. Alem do mais, e' altamente injusto a não tributação da distribuição de lucros e dividendos, que por sinal eram tributados ate o governo FHC, que para se reeleger deu essa forcinha para a galera da grana! Essa mamata não existe em nenhum pais digno!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vc está certo pq quem tem de pagar impostos são os que ganham, e mais, a maioria desses impostos são recuperáveis na venda ou nos serviços e acabam não pagando

  34. paulo werner

    Não sejamos tão exigentes, o colunista precisa esquecer q a maior parte das isenções concedidas sob gestão petista foi contragolpe do centrão. Como a imunidade dos redes ao ajuste fiscal é indefensável, VTF precisa tomar a surpresa de Lula em sua literalidade e omitir q a proposta do governo responde ao aumento de despesa aprovado pela oposição no Congresso. VTF vale como sintoma.

    Responda
  35. Alberto A Neto

    Onde está o Imposto sobre GRANDES FORTUNAS? No artigo 153, VII, da CF/88! A alíquota mediana dos 21 projetos de lei do IGF resultaria em RECEITA de R$ 70 bilhões/ANO. O tributo que os ULTRA-RICOS devem pagar nunca foi cobrado. Já deixou de arrecadar cerca de DOIS TRILHÕES DE REAIS nos últimos 35 anos. Ao mesmo tempo que não pagam o IGF, os ultra-ricos são ISENTOS do IR no recebimento de lucros e dividendos distribuídos anualmente pelas empresas. Os patos da FIESP são sempre os mesmos!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Verdade, mas para o jagunço Vinícius, isto não é importante, não vem ao caso, o patrãozinho agradece.

  36. PAULO CURY

    Brasil é um país sem futuro, vai ser está lenga lenga o restos dos tempos, algo como os ricos ganhando dinheiro, a classe média querendo pegar uma boca e os pobres correndo atrás de esmolas oficiais Nossas riquezas não produzem riqueza para nosso povo, ela vai para o estado na forma de impostais , dividendos, royalties e eles esbanja e torra sem critérios ou controle.

    Responda
  37. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

    Fraco. Sabujo do tal mercado, nem disfarça. Bom é o André Roncaglia.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Tem gente que acredita que decência se compra em universidade americana.

    2. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

      * igual você

    3. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

      Paga pau da elite aí. Esse articulista é conhecido pelo trabalho que faz aqui na Folha. Escrever fácil é para poucos. Um Zé nada igual vem falar do Roncaglia e usa a Unicamp como se fosse xingamento. Rs. A estupidez é arrogante mesmo. Aposto que você nunca leu uma obra de literatura, um clássico.

    4. Artur Monteiro

      Rsrs.. piadista. Você não entendeu nada e só quer concordar com o fraquinho unicampista e comuna do Roncaglia pq escreve mais fácil e joga pra torcida mulamba..que nem você.

  38. Antônio Carlos

    Até quando o Lula acerta o colunista dá um jeito de dizer que está errado. VTF defenda acabar com a desoneração da folha de pagamento, encerrar os benefícios da zona franca de Manaus, o fim do abatimento de saúde e educação da declaração do IR e da desoneração da cesta básica do rico. Esses itens, que trazem justiça social e tributária, nos levariam ao superavit primário. A Faria Lima concordaria? Ou seguiria clamando pelo fim do aumento real do SM?

    Responda
  39. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Mais um artigo idiota, sem propósito que só quer achar e criminalizar o governo. Nunca discutem realmente o apoio a uma pauta que diminua as diferenças neste país. Aqui o rico que está na fila para comprar avião é desonerado e paga pouco imposto porque as leis os favorece. E colunistas como este, sempre culpam o executivo por todos os males do Brasil. Turma de hipócritas.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Ele só mostrou o que está errado e quem fez agora criticar que não quer concordar com o Lula não

  40. Felipe Macedo

    Como se isso dependesse dele né, colunista? vamos pressioanar Lira e os deputados para aprovarem a taxação das grandes fortunas, por exemplo? ou vocês da Folha não querem melindrar o apoio de quem julgam importantes

    Responda
  41. jose carlos fagnani

    Os jornalistas da Folha são pessoas de alto conhecimento e experientes, extremamente bem informados e acreditam em cegonha

    Responda
  42. jose carlos fagnani

    O Tóffilo está fazendo pelo Lula, devolvendo a grana para os ricos

    Responda
  43. Anete Araujo Guedes

    Lula necessita de apoio popular, de povo na rua.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Como todo presidente que tem de ter apoio

    2. Anete Araujo Guedes

      Para a morte, como fez Bolsonaro na pandemia.

    3. Roberto Freire

      O Lula está levando o povo pra rua...da amargura.

    4. Felipe Macedo

      O apoio de Lula vem das urnas. Quem vai pra rua bajular político é apenas o sujeito despolitizado, que trata como ídolo quem deveria tratar como empregado.

    5. Osmar Lopes da Silva

      Tenta colocar!! eu alugo um van de 6 lugares para vcs! contem comigo!!