Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Valdo Aiynon Paixão

    Essa narração fastidiosa de "conflito entre políotica e economia" cansa os ouvidos. O conflito é de interesses, de classe, não entre saberes e fazeres. No plano intelectual esse conflito é de ideias. Mais de R$ 900 bi em juros da dívida para quem nela investe e quer sua rentabilidade revertida. Os que estão fora desse pequeno círculo é quem paga. Esse é o conflito.

    Responda
  2. Humberto Isidoro

    Opa, Quando o Campos Neto foi até a festinha do Tarcisio e fez previsões sobre o futuro do pais, deu conselho politico e se prontificou a ser ministro do Tarcisio em eventual vitória em eventual candidatura era uma missão técnica? Qdo o presidente do BC independente vai a eventos e da dicas de como sera a taxa selic é coisa tecnica ou malan dragem política? Mas ele tudo pode né, afinal ele é independente (de quem) Pode até sabotar o pais com a foto de sujeito prestes a ser canonizado.

    Responda
  3. Luiz Paulo Santana

    No que ele está necessariamente certo. É no campo político, no debate político que todas, não somente esta, situações, impasses, mudanças, inovações e novos olhares poderão se resolver. E, mais abrangente que campo político, é no espaço público que tais situações encontram soluções, mais dia, menos dia.

    Responda
  4. Frederico de Souza Cruz

    Mais uma coluna repetindo mantras na tentativa de que a repetição os tornem reais. Se o colunista acredita no que escreve ele não entende de economia, e se não acredita é realmente uma caneta de aluguel. Bruno é cada vez mais um arauto ideológico, onde ideologia aqui significa jogar um véu sob a realidade.

    Responda
  5. Antonio Donizeti Fernandes

    Curiosas flutuações do mercado a cada manifestação de Lula. Como já dizia a saudosa Maria conceição Tavares, não há como separar a política da economia e mais estamos a falar de relações socias, ou seja: dos interesses de classes!

    Responda
  6. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

    A questão é que nao há um só fundamento econômico que justifique o brasil ter uma das maiores taxas de juros reais do mundo nesse momento, somente a antipatia do mercado financeiro e a influencia chantagista que exerce sobre o bacen e a mídia independentes. Isso já seria o suficiente pra trazer sim o tema pro campo político e responsabilizar quem tem culpa de fato pela política monetária equivocada

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Somente a Russia que está em guerra e com milhares de sanções tem juros maiores que o do Brasil, em quase duzentos países. É patético tentar justificar o roubo descarado no Brasil.

    2. José Cardoso

      Talvez estejamos errados, mas erramos junto com um país bem parecido: o México. Lá os juros estão até um pouco mais altos, com uma inflação similar na casa dos 4%.

    3. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

      Aí vai o ET independente - que participa de grupo de ministros bolsonaristas, que vota com camisa da seleção, que já aceitou publicamente o cargo de ministro do principal nome da oposição, que ocupa atualmente cargo "técnico" no banco central independete - ficar alardeando o caos entre os coleguinhas faria limers.. mas o errado nessa história, é claro, é o lula, que politiza a impoluta e apolítica política monetária. É de cair o ** da b***a.

  7. Jorge PAULISTANO

    Vamos pacificar o país...kkkkk

    Responda
  8. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Quem acha que estão separadas, nada entende de economia nem de política. Ou entende e manipula o leitor.

    Responda
    1. Guilherme Miranda

      Totalmente de acordo, Jaime. Ao meu ver, tendo me vista as credenciais do colunista, só pode se tratar de tentativa de manipulação do leitor.

  9. eli moura

    a questão é a quem interessa os juros reais como um dos mais altos do mundo. Bancos matam dois coelhos com uma cajatada. Os juros são mantidos o dobro do juros americanos para atrair o capital deles, senao não viriam e aumentam as receitas que vem dos juros sobre a divida publica, numa verdadeira e legalizada extorsão. Nâo pode e não deve ser dada autonomia ao BC, eles tem que explicar e seus diretores ficarem nus e revistados (vida financeira) antes de entrarem em cada reunião.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Wagner, não é inocente, sabe que o que paga os investimentos dele nos bancos é o povo, por isto faz de conta que acredita que o Brasil deve ter o segundo maior juros de 200 países no mundo. Mas está desinformado, achando que bancos não lucram, pior, deixando o dinheiro parado e remunerado pelo governo, fora bancos internacionais detentores da dívida. Busca a informação com Fatorelli Wagner, antes de dizer que os outro não estão informados.

    2. Marcos Benassi

      Wagner, a "pessoa jurídica" de um fundo controlado por um banco, embora não seja *o banco*, é do banco, ou de seus acionistas, em todo ou em parte. Banco tem mó interesse na coisa.

    3. Nelson Santos

      Bancos são as pessoas jurídicas cuja principal funcao é emprestar dinheiro.

    4. Wagner Tavares de Goes

      Ô Armandinho! Quem recebe os juros são as pessoas físicas e jurídicas que emprestam dinheiro ao governo (para ele gastar) subscrevendo os títulos do Tesouro, não são os bancos. É bom se informar antes de palpitar.

  10. jorge nilton santos silva

    Com toda certeza as diretrizes econômicas que o BC toma são todas direcionadas as elites desse País e jamais pensa nos mais pobres.

    Responda
  11. Marcos Benassi

    Uai, mas não é não? O MiniFields defende é o mercado especulativo e mamador - por óbvio, a pobretalha está completamente fora do horizonte de planilha do chefe do BC. Que está fazendo, agora às claras, debaixo de sol causticante, política partidária. Tem jeito não, meu caro Bruno, a história que o Presida conta é bastante fiel à realidade das coisas.

    Responda
  12. Valter Iwai

    Onde fica o divisor de águas entre o econômico e o político? O Lula é um Midas político, tudo o que ele toca vira político.

    Responda
  13. Anderson Aparecido Candido

    Temos um bolsonarista lambe botas dos ricos no comando do Banco Central inviabilizando a economia do país em nome desses endinheirados! Lula está certo em atacar esse pau mandado!

    Responda
    1. Fernando José Nicoli

      Sim e isto é público e notório. O Genocida e seu capataz Tarcísio estão por traz desta jogada.

  14. Régis Cava

    Vamos cortar gastos então: fim das desonerações para empresários que não precisam; fim da farra do PIS/COFINS; reforma previdenciária dos militares; fim dos super salários do judiciário e, principalmente, fim da patifaria das emendas parlamentares que impedem o governo eleito a realizar o que prometeu em campanha Eno povo escolheu como caminho para o país. Fora isso, é choramingo de ricos que projetaram juros altos e agora tem que dar aos investidores o que prometeram. Quem paga a conta, o pobre

    Responda
  15. Régis Cava

    Bruno, não faça tempestade em copo d'água. O presidente tem razão em criticar a atuação do mercado e de Campos Neto. Estão trabalhando conjuntamente para desestabilizar o governo que eles não votaram. Lula está errado em dizer que a 2a maior taxa de juros do mundo está alta demais? Estamos com inflação dentro da meta, empregos e renda alta, balança comercial positiva, estimativa de crescimento mesmo com investimento do governo no social. Então, o que está errado?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Bruno é obediente, faz o que o bilionário coroné manda, se não fizer, sabe que não tem espaço no mercado para desqualificados.

  16. Marcelo Augusto Pires

    "...leva conflito da economia para política". Não se conhece um único momento na história em que economia e política não estivessem relacionadas (mesmo que minimamente). Erro no título ou entendimento da situação. Para ambos, seria necessária uma pesquisa mais aprofundada e também maior reflexão antes da publicação do texto.

    Responda
    1. Guilherme Menezes

      Perfeito! As discussões econômicas são um capítulo da questão política. Qualquer um minimamente informado sabe disso. E o colunista não é um desavisado ingênuo. Está fazendo o que sempre faz - defendendo os interesses de rentistas e atacando quem não reza pela cartilha de direita.

  17. Joabe Souza

    O título também poderia ser invertido: 'Lula leva conflito político para o campo econômico'. Sem entrar no mérito, o fato é que depois de semanas com o debate político travado pela agenda bolsonarista (saidinhas, 'fake news , aborto), a reunião do Copom foi providencial para deslocar a pauta.

    Responda
  18. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Tá, é o famoso amigo íntimo de TF faz.o que?

    Responda
  19. Tadêu Santos

    POR MAIS INDEPENDENTE QUE DEVA SER, o Banco Central pertence à União, ou seja, ao Brasil governado democraticamente pelo presidente Lula da Silva 3, qualquer coisa que der errado neste país a culpa vai p o Lula e não p o bolzonazista Campos Neto. Este elemento já era pra ter sido demitido pela PGR ou qualquer outro órgão federal pelo bem da Nação Brasileira!!!

    Responda
  20. Jorge Larangeira

    Quatro anos de um populista de direita, agora mais quatro anos de um populista de esquerda, nenhum país merece. Quando o Brasil voltará a ter um governo técnico e competente?

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Conhecimento liberta, triste enquanto as pessoas acreditarem nas manchetes da grande imprensa, e com isto votarem em Aécio, acreditarem na lava jato de Moro, torcerem pelo golpe de Cunha e Temer, votarem no monstro das joias e dos 500 mil a mais no covid, e não entenderem que quem ganhou com tudo isto foi nossa bilionária e golpista elite do atraso, com suas privatizações por joias, gasolina por dividendos e os maiores juros do mundo que enchem o bolso de bilionários, como o dono da Folha.

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Caro Jorge, é desperdício de energia insistir nesse argumento. Se você não estiver ancorado em uma das atuais duas bolhas você não é respeitado. É isso!

    3. Fernando José Nicoli

      Me desculpe Jorge ,mas o Genocida não foi um populista no "governo" ,mas sim um cruel exterminador do povo na pandemia um salafrário com o dinheiro público e um espertalhão com a população

    4. Carlos Figueiredo

      Se depender dos comentaristas desse espaço , nunca. Ambos os lados não aceitam a crítica por menor que seja e o rei do momento pode roubar, corromper, se apoderar de jóias, que seus seguidores seguem firmes e de olhos atados.

  21. Gilberto Rosa

    Esse colunista de meia tigela e Campos Neto bolsonarista trabalham para banqueiros parasitas, como o bilionário dono da Folha. Trabalham para o segundo maior juros reais do mundo entre 200 países no mundo. Roubo na veia.

    Responda
  22. Gilberto Rosa

    “Veio à tona que Campos Neto vem atuando no sentido de divulgar informações financeiras catastróficas sobre o governo e, nesse sentido, o Copom ficou acuado”, afirmou Roncaglia a CartaCapital. “Se houvesse um novo racha, o próprio mercado já havia dito que seria uma sinalização muito ruim para o futuro da política monetária.”

    Responda
  23. Fernando Alves

    O "conflito da economia" sempre foi político. As justificativas da turma do que vota com camisa para apoiar outro candidato e fica no grupo político de whatsapp dele não dá explicação nenhuma para justificar a atuação, apenas o entendimento político de que quem manda na economia são os banqueiros, que colocam a taxa de juros onde quiserem através de seu boletim Focus. Pra ver como é político, colunista citou como a taxa é discutida nos EUA e foi chamado de esquerdista. Só por citar um fato.

    Responda
  24. Eduardo Rocha

    Bruno, acho que você tomou o remedinho errado. Lula É político e não economista. Vai lutar no campo dele. O presidente do BC é que não deveria ser político.

    Responda
  25. Anete Araujo Guedes

    Quem foi eleito para governar foi Lula e não Campos Neto, o representante do Mercado Financeiro.

    Responda
  26. Gilmar Maghenzani

    Desde que o Lula foi eleito já foi para o politico não foi ele quem levou, mas os otários, nós, que somos prejudicados e isso é que tem de dizer Sr Bruno, tem coragem de fazer um texto sobre isso pq não vi nenhum jornalista fazer a não ser o RA

    Responda
  27. Lis P Junqueira Safra

    Conseguiu ser mais odiado do que já é. Perdeu a última grama de lucidez

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Trata-se de um presidente que trabalha. Os tempos de malandragens, de jetski, lanchas, praias, cavalos, cercadinhos ficaram para trás.

    2. Gilmar Maghenzani

      Ele está governando pra vc e está criticando? gospel no prato em que come?

  28. José Ricardo Braga

    +

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Muito bom Zé parabéns pelos textos

    2. José Ricardo Braga

      (tit) Governo de Oposição.

    3. José Ricardo Braga

      (i) Michel Temer entregou o poder ao Congresso em seu exercício, chamando a isto de semipresidencialismo. Teria sido mais preciso se chamasse o que inventou de semiparlamentarismo, pois é um regime em que o Parlamento tem o poder (o orçamento), mas não responde por seu uso.

    4. José Ricardo Braga

      (ii) Lula, de inegável espírito político, se adapta a esta realidade sui-generis reeditando a prática em que teve grande experiência e influência, antes de se tornar Presidente pela primeira vez - ser oposição.

    5. José Ricardo Braga

      (iii) O mundo político sempre temeu o PT, sempre invejou este poder 'de fato' que Lula tem. Independer o Banco Central é reflexo deste temor, a entrega do orçamento ao Congresso por Temer, outro. Mas talvez tenham errado o foco, esquecendo-se de que Lula sabe muito bem ser oposição, mesmo que esteja no Governo.

    6. José Ricardo Braga

      A insistência de Lula em denunciar o uso do poder, pelos atuais donos dele, tem o mérito de identificá-los inequivocamente, implicando em também responsabilizá-los: Faria Lima, Campos Neto, Arthur Lira.

    7. José Ricardo Braga

      Pautas bomba, que dobraram a inexperiente Dilma e inviabilizaram seu governo, sob Lula vão assim ganhando outras direções e interpretações. Lula perde pouco com isto e vai continuar com seu criativo 'Governo de Oposição'.

  29. MATILVANI MOREIRA

    Lulad e sua eterna demagogia! Se tem alguém que gosta de gastar o imposto de renda que o pobre paga é ele, com tudo que o luxo traz.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Se ser demagogo e ser em prol do povo que ele continue assim, faz um L

    2. Gilmar Maghenzani

      Esse seu disco está furado pq soma os investimentos que ele conseguiu trazer e verá que valeu a pena, e mais compare com o do seu herói e verá que está errado, mais ainda tira o ódio do PT que este e outros jornais ajudaram