Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Elias Estevam da Ribeiro

    Se a cinquenta anos houvessem feito um controle de natalidade , certamente teríamos uma qualidade de vida melhor para todas as famílias. Quem gosta de quantidade de filhos são as igrejas, faturam mais com a ignorância alheia.

    Responda
  2. Amarildo Caetano

    Eu daria o mesmo conselho .Quanto mais pobre mais filhos se tem .

    Responda
  3. Nelson Vidal Gomes

    Só um "poveco" da pior qualidade moral e política concebe Lula e Bolsonaro como dois "grandes líderes". É o que somos, mas até quando? Que um nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vc chama nosso povo de "poveco" e depois diz que Deus nos faz unos com todos? Vc é uno com o poveco? É "povequino"? Tá certo então. Namastê povequino!

    2. Nelson Vidal Gomes

      * quis dizer

    3. Nelson Vidal Gomes

      *Deus nos faz unos com todos os outros mas quiser dizer Que Deus nos ilumine!

    4. Paulo Sales

      Também acho Nelson. Por isso voto no Ciro.

    5. andre pedrosa

      Tô vendo que vai votar no Tarcísio...kkkk

  4. Graça Almeida

    Caso essas jovens mulheres pudessem ter contado com educação básica de qualidade nesses últimos quinze anos talvez a realidade fosse outra. Além do que esse constrangimento pelo qual passaram é ofensivo.

    Responda
  5. Ricardo Knudsen

    Machista e desrespeitoso com a pessoa. Não se aborda esse tipo de assunto, q é privado, apontando o dedo a pessoas a quem se desconhece, ainda mais em público. E ela não teve os filhos sózinha, então vá buscar o pai e lhe diga isso também. E veja se ele cuida dos filhos. Pois um dos maiores problemas da infåncia no Br hoje são os pais q abandonam os filhos, não as mães q lhes dão à luz.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Sérgio, Bozo era um monstro machista, alëm de um fascista golpista. Nada disso autoriza Lula a se comportar de forma destespeitosa e machista com uma mãe de tres filhos sobre a qual ele não sabe nada.

    2. Eugênia Rodrigues

      Alguém sensato por aqui.

    3. SERGIO ROBERTO ORTIZ NASCIMENTO

      Educado era o Bozo e seu Circo dos horrores.

  6. Alessandro santi

    há tempos estão questionando esses excessos que a mídia tem praticado com relação a qualquer coisa que se diga... o humor já se apropriou disso transformando em piada.

    Responda
  7. Daniel Marques

    Lula sabe do que fala, cuida muito bem da familia, tem cinco filhos multi-milionários.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Daniele e seu ódio bozista, que não leva a lugar nenhum. Busque uma agenda positiva, defenda pessoas, não se limite a agressão.

    2. Daniel Marques

      Nova modalidade da FSP: leitor comentarista de leitor comentarista. Parabéns Claudia, agora senta lá e vá trabalhar. E, repito, Lule sabe o que fala, ele teve cinco filhos, todos muito bem de vida. Sigam o exemplo dele.

    3. Ricardo Knudsen

      Não esperava mesmo q Dani tiesse alguma empatia pela mulher. Afinal de contas, os bozistas são mais a fim de estuprar uma mulher q merece. A fala do Lula foi abjeta sim, mas o odiento comentário vai pro ad hominen, sem conexão com o tema. Nenhuma defesa da vítima, a mulher em questão. Bozismo, fazer o q. Até os "moderados" são assim com as mulheres.

  8. Tonico C

    Na minha opinião o presidente não errou em dizer essas coisas. Aliás, a sociedade como um todo tem que meter o dedo nessa ferida que é o controle de natalidade, principalmente em classes sociais expostas a mais vulnerabilidades. O planeta, a economia mundial e as próprias pessoas sofrem com isso.

    Responda
  9. José Miguel Ortega

    Tá certo, em seu jeito simples, estender o projeto pessoal dela agora para estudar, é jovem, para cuidar melhor da família que já está formando com muita luta, certamente. O que importa é: o Estado tem escola pra ela? Tem creche se ela precisar deixar um mais jovem? O presidente se importa com isso? Se ele estiver dando a ela um caminho, está correto. Acho que está tentando justamente isso.

    Responda
  10. Wilson Junior

    Não gosto e não voto no Lula, mas sobre mulheres pobres se encherem de filhos, ele está certo, depois reclamam que não tem creche.

    Responda
    1. Valdir Costa

      Acho a mesma coisa.

  11. Antonio Araújo

    Para os indignados de plantão com as críticas ao boquirroto: procurem o 247 e a Carta Capital. Lá é proibido criticá-lo. Vocês vão gostar.

    Responda
  12. Marcelo Galvao de Oliveira

    Ahh se fosse o ex presidente……

    Responda
  13. Miro Costa

    Nem o bozo seria foi assim tão politicamente correto.

    Responda
  14. CHEDES PACHECO DA SILVA

    Parem de constranger às pessoas. Seja ela quem for. O povo não tem culpa de ser ignorante. Neste caso, não basta colocar nas UPAS, a doação de camisinhas, é necessário conscientização de programas em massa ao invés de programas eleitoral .

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vc faz parte do povo brasileiro? Se julga ignorante? Talvez já more em Miami e se julgue hispânico?

  15. LORENA PARDELHAS

    Sempre leio as matérias com cuidado crítico, mas anda difícil. A extrema direita sempre defendeu até a esterilização de mulheres pobres. Mas agora o presidente Lula faz um pedido/orientação e se lê uma manchete assim, sensacionalista.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Esterelização do amor, com carinho. Essa pode.

  16. Rubens Ventura

    Lula não está errado, precisamos dar um basta na hipocrisia.

    Responda
  17. max ribas

    Que pouca vergonha, fhhoya. A gente sabe que você está em plena campanha pra derrubar o governo, mas pelo menos tenha um pouco de decência! Se as mesmas frases fossem ditas pelo ex presidente, seriam objeto de elogios. Afinal, o Lula só disse a mais pura verdade!

    Responda
  18. Valdemar Basso

    Independente de quem falou isso, é o que falta nesse País. Conscientização, responsabilidade. Muita gente tendo filhos sem condições de mante-las.

    Responda
  19. Lis P Junqueira Safra

    Nossa como ele é bom conselheiro. Deveria ser útil assim para aconselhar o filho a parar de espancar muheres. Faria um bem enorme dando exemplo.

    Responda
    1. Daniel Marques

      O Rubens ta certo, ele mesmo presenciou a conversa. Mas só ele, porque em lugar algum da Internet tem a declaração do Lule condenando o ato do filho espancador.

    2. Rubens Ventura

      E quem disse que não falou?

  20. Anderson Costa

    Quando vc vê o contexto da fala, fica bem mais leve que "pintou um clima", "não sou coveiro" e "sai daqui v454bun9a"

    Responda
  21. Murilo Belezia

    Educação Sexual como disciplina obrigatória nas escolas, o que envolve noções básicas de saúde, e Planejamento Familiar deveriam ser implantados com a maior urgência. Eventuais deficiências do SUS não podem impedir que o Planejamento Familiar prossiga para coibir situações insustentáveis nas famílias, geralmente por ignorância de métodos contraceptivos.

    Responda
  22. Flávio Fernandes Marinho

    Se fosse o inelegível teria dito: pintou um clima. A manchete deveria ser Lula incentiva o estudo e a ciência.

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Chora Waldir que é de graça.

    2. Valdir Costa

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Valdir Costa

      Mas como é ex p,residiario trouxe a marmita de manhã do xilindro.

  23. Angela Oliveira

    Está certíssimo. Aliás, antes de ter filhos, se essa for a opção, primeiro é necessário estudar e trabalho digno. Já passou da hora dos givernantes investirem em programas que preparem essas pessoas para terem uma boa educação e emprego, e que lhes permitam optar se querem ou não ter filhos. Chega desses programas miseráveis!!!!

    Responda
  24. Lis P Junqueira Safra

    Se foi certo ou errado fica na consciência de cada um. Talvez ela precise de orientação o que a saúde pública deixa a desejar. Não consigo admitir o cidadão fazer a senhora ser humilhada em público. Ele poderia conhecer uma UPA e ver que falta medicamentos básicos. Ele teve 8 filhos sem condições nenhuma. Com alguns meses de carteira assinada entrou para o sindicato.

    Responda
    1. Rubens Ventura

      Ao entrar no sindicato não tinho 8 filhos, e ao entrar mostrou que tinha um olho a mais.

  25. João Batista dos Santos

    Tá certíssimo o presidente. Onde come 1 come 2, onde come dois come 3 mas nenhum tem sucesso na vida.

    Responda
  26. MILTON BARBOSA CORDEIRO

    As pessoas vão fazendo filhos sem nenhuma preocupação com o futuro da prole. O Presidente Lula está coberto de razão quando orienta a não ter filhos irresponsavelmente.

    Responda
  27. Marcelo Fernandes

    E o presidente está errado? As pessoas precisam entender ao menos a diferença entre crianças e cabritos.

    Responda
  28. Nelson Goulart

    O Presidente tem consciência que parte do problema é o estímulo financeiro que vem do governo através do bolsa família que não exige presença e qualidade dos filhos na escola etc? Ela está recebendo a casa exatamente por ter mais filhos que as outras e assim vai. É uma sinuca de onde só se sai exigindo contrapartidas de quem recebe os subsídios. No Ceará por exemplo, existem 1,5M de beneficiários do BF e 1,2M de pessoas com carteira assinada. O Ceará tem quase 9M de habitantes.

    Responda
  29. eli moura

    Lula traz consigo todo o ranço preconceituoso da classe operária paulista, quando fala de bate pronto revela esta cultura. Ao dizer que mulher não deve ter mais filhos e eh contra aborto coloca todas as meninas e mulheres como Marias consultórios e Marias chuteiras. Quando pensa duas vezes respeita que a mulher é quem deve decidir sobre si mesma.

    Responda
  30. Paola Gersztein

    Lula está certíssimo! Se tivéssemos acesso à educação e saúde de forma satisfatória, é óbvio ululante que o índice de natalidade diminuiria. A Folha com este título malicioso só demonstra ter saudade dos tempos em que sofreu sob Bolsonaro. Ou será que quem escreveu esta matéria ridícula é a favor de criminalizar e hostilizar mulheres livres?

    Responda
  31. Barbara Maidel

    No oceano de bobagens que esse senhor costuma dizer, o incentivo a que mulheres jovens e pobres parem de ter filhos (uma de 27 já tinha cinco, outra de 25 já tem três) é dos raros momentos de sensatez que ele demonstra. Infelizmente, se limitará a essas falas aqui e acolá em vez de implementar programas que efetivamente auxiliem mulheres pobres a evitar uma sequência assombrosa de filhos. Natalidade desenfreada prejudica os nascituros, os pais, os filhos que eles já têm e toda a sociedade.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vc gosta qdo pobre é humilhado, não? Lula foi machista e desrespeitoso com aquelas mulheres. Não se aborda esse tipo de assunto apontando o dedo a pessoas a quem se desconhece, ainda mais em público. E elas não tiveram os filhos sózinhas, então vá buscar o pais e lhes diga isso também. E veja se eles cuidam dos filhos. Pois um dos maiores problemas da infância no Br hoje são os pais q abandonam os filhos, não as mães q lhes dão à luz.

  32. LEA MARTA GEAQUINTO DOS SANTOS

    Não gosto do Lula nem do PT, mas ele está certissímo. Agora, o Estado precisar incentivar o controle da natalidade, fazendo vasectomia em todos os condenados e homens interessados em fazer e promovendo laqueadura em qualquer idade, mesmo nas mulheres que não foram mães. Mutirão pela vasectomia e pela laqueadura já!

    Responda
  33. adenor Dias

    Eu estou com Lula neste conselho! Apesar de ter tido 4 filhos, se fosse hoje teria no máximo 1. Com a falta de emprego, e as drogas rolando solta por aí, fazer filhos é criar problema para si! Não devemos servir de ratos para alimentar cobra, , que no futuro cobras engula cobras...

    Responda
  34. ALEXANDRE DE CASTRO

    A única coisa sensata que o 9 De dos já falou!!!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Bozista adora qdo pobre é humilhado, ainda mais se for mulher.

  35. Paulo César de Oliveira

    De vez em quando Lula fala alguma coisa certa.

    Responda
  36. PAULO CURY

    Totalmente apoiado, pena que não tenha feito isto no seu primeiro governo, teria evitado muito sofrimento de filhos em famílias numerosas e sem condições financeiras de se manter

    Responda