Opinião > BC autônomo protege Lula de si mesmo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Ainda acho que o pres do BC por ser bozonazista e de berço da elite da Faria Lima, está fazendo a polÃtica que ele quer aos amigos da ultradireita e o pres Lula 3 como chefe da nação reclama como se fosse um "doutor honoris causa em economia". No Brasil ainda tem gente morrendo em consequência da fome e pela violência urbana, tanto qto uma guerra como a de Gaza. O pres Lula 3 deveria chamar o Campos Neto pra conversar e trntar resolver os graves conflitos socioeconômicos do Brasil!!!
A autonomia do bc é um faz de conta porque Roberto Campos tem o rabo preso no fascismo bolsonarista.
O tÃtulo do editorial - fora da realidade paralela da Folha e do gestor do Ipiranga -, deveria ser: "BC AUTÔNOMO PROTEGE RENTISMO EM SI MESMO". Vejamos: de acordo com o último relatório da dÃvida pública, 31% do total tem a proteção da inflação, 44% tem indexação por taxas flutuantes e apenas 25% dos tÃtulos são pré-fixados. Assim, os rentistas, em particular os grandes players, são sócios dos aumentos da taxa Selic, et por cause, também de sua manutenção. Serão (mais) R$ 21 BILHÕES anualizados!
Dona Folha para conselheira de Lula, ministra da Economia e presidente do Banco Central.
Ataque orquestrado dos especuladores às vésperas da decisão da Copom. Compra de dólares, impresnsa e Campos Netto piorando as expectativas artificialmente. Maria da Conceição Tavarez já falava há anos. Campos Netto nos Jantares com a oposição e no Zap anda fazendo algo de muito estranho. O sujeito tem a audácia no seu cargo de criar a expectativa ruim. Se ela não concretizar é pq agiu se ele concretizou ele ganha pq tentou
Quem fala e o dólar sobe, os juros sobem e a bolsa cai, mora no Palácio Alvorada.
....Tentou agir contra algo que ele foi o artÃfice
É por textos como este que acabo de cancelar minha assinatura.
Tchau, querido!
Que bom, já vai tarde!
Qualquer palhaço se sente capacitado para dizer o que tem que fazer o Lula. E os bolsominions vem correndo a lhe dar a razão.
MilÃcias digitais petistas atacando muito esta matéria aqui nos comentários - o que é um indicador da boa qualidade e da alta relevância dela.
Marcelo Magalhâes deve mamar em uma boa boquinha nesse governo gastador. Não quer largar o osso de jeito nenhum.
Nossa, o tal Marcelo escreve muito bem! Aprendeu alguma coisa com ele? Eu fiquei impressionado. Poucas palavras mas de uma sapiência. Deu inveja .
Uai, André! Qual desinformação? Campos Netto se reunindo com a oposição e participando de jantares com pessoas do mercado financeiro é falso? Kd ele se reunindo com pobres? Hein? Participando à quem quiser ouvir expectativas piores de inflação após essas reuniões atendendo seus amiguinhos é mentira? É mesmo?
Seus conceitos de boa qualidade e de alta relevância precisam ser atualizados!
Prezado Marcelo, tenho a consciência tranquila de ter votado contra o Bozo e de poder denunciar que vocês estão propagando desinformação, aliás, como sempre fizeram tanto vocês quanto os bozistas. Bozo está inelegÃvel. Lula deveria estar.
Prezado André, você viu o padrão dos comentários? Você lembra dos comentários da época das trevas? Estás com saudades de gritos Mitooo? Ou da pergunta só o Lula? Hoje o Brasil demonstra a sua capacidade de argumentação, raciocÃnio crÃtico e reflexivo. Além de não permitir a mÃdia corporativa fazer seu trabalho de lobista dos endinheirados. Você, como bom pobre de direita, apoia o açoite na população. É só isso.
O Lula e o Bolsonaro parecem irmãos gêmeos OrasilDemocrático!
Caramba! Quem não consegue ver as diferenças deve estar próximo dos tios do zap.
Concordo com a Folha. Protege mesmo, por mais irônico que seja. Uma polÃtica monetária responsável não permite que as expectativas se deteriorem. E Lula ainda vai querer tirar vantagem disso em 2026, podem escrever. E dizer que é por conta do governo dele que a economia não desandou. Deixada de lado, Lula se afundaria junto com o paÃs.
Vc não acha estranho esses editoriais dos Jornaloes? Os números da economia não justificam os juros nesse patamar. Boletim Focus, por exemplo, é criado por quem se benefÃcia das decisões do Copom. Pagamos os juros da dÃvida uns 50 bi a mais por meio por cento de juros por ano a banqueiros e alguns outros. Pq não perguntam a outros em vez dos beneficiários? Não é esquisito?
Podemos considerar o editorial de um jornal cujas empresas associadas operam no mercado financeiro com isento? A opinião da folha é o mercado.
Um editorial não se propõem a ser isento. Ele dá voz aos princÃpios, ideias e crenças que demarcam a posição do jornal.
Podemos até não ter o poder e a influência do capital pra mudar esta situação escabrosa de um representante do mercado financeiro hoje ser o dono do banco central. Mas nos tratar como hi-dio-tas e no mÃnimo mais um desrespeito com o povo brasileiro.
O BC definitivamente nao é autonomo é do mercado financeiro. As taxas de juros do BC efetivamente não tem nada a ver com inflação, mas sim com interesses especulativos do mercado e os lucros financeiros absurdos. O BC nunca se preocupou com o capital produtivo. Fala em inflação mas independente da inflação a taxa de juros continua crescente e ou estagnada. Sem nenhuma base técnica ou economica. A autonomia do banco central nunca levou a autonomia mas a submissão aos interesses financeiros..
Nossa, muita falta de conhecimento. Melhor o silêncio do que falar de coisas que não entende.
Marcelo, na reunião de ministros do G20 em Washington, Haddad estava com ele, portanto não existe inside information. O que existe é divergência clara entre Lula e Roberto Campos. Este sim tem sido atacado de forma frequente de maneira injusta. Existe hora e momento de abaixar taxa de juros. Concordo que houve deslize na aproximação de Campos com TarcÃsio, mas isto não invalida as decisões técnicas tomadas. Tanto que na última reunião houve consenso unânime.
Errado Giovanni., o presidente do BC foi até Washington e fez palestra desqualificando a condução da economia pelo presidente Lula. Isso é inside information das graves. Depois disso a mÃdia corporativa publicou diversas matérias mentirosas e os especuladores agiram para aumentar o dólar e derrubar a bolsa. Tudo encomendado. Não é possÃvel que as pessoas não se informem a se deixem enganar pelos interessados no dinheiro público.
Frederico, preste atenção no que escreveu. O BC é autônomo sim e trata as taxas de juros como devem, sem populismos. A taxa de juros estava caindo até antes da última reunião, portanto é falso que ela “continua crescente ou estagnada”. Submissão aos interesses financeiros? Você acha que o paÃs é uma ilha isolada do mundo? A última decisão também levou em conta o cenário externo. Acorde.
"Independência de quem, meu companheiro?". "Isso é uma patetada!". "Não há Banco Central independente, meu bem!". (Maria da Conceição Tavares)
Essa senhora já deixou de ensinar economia que não funciona a gerações de cariocas, que esteja bem onde estiver.
Este é mais um não editorial, uma matéria tentando de qualquer forma transformar a economia no mesmo vazio do psdb. Os que escrevem sabem muito bem que Campos Neto não age nem autonomamente nem tecnicamente. Campos Neto está no fim de mandato e num momento onde sua casta ataca a economia, desde que os primeiros bons resultados começaram a aparecer para Lula. O sonho é a economia ruir para que eles tenham chance eleitoral. E o pior se ganharem não saberão o que fazer a não ser recorrer ao FMI.
BC independente de quem, cara pálida? O maior plano de estabilização da nossa economia, o plano real. Foi feito com o BC em que situação? BC é uma autarquia de estado. Não um puxadinho do mercado financeiro. Enquanto continuar assim, estamos condenados. E essa gente, sem vergonha, sem escrúpulo, e sem limites pra sua ganância... usa e abusa de eufemismos e do seu poder, pra defender o indefensável. A elite do paÃs é cretina.
Qual é o nome dado a isto que a militância petista faz aqui? (Inundar um fórum com mensagens negacionistas).
Marcelo, o que vocês fazem eh uma campanha de desinformação através de milÃcia digital. O que perguntei eh se há uma palavra especÃfica p designar isto.
RaciocÃnio crÃtico e reflexivo. Diferente do que os bolsonaristas, pobres de direita, que defende quem lhes açoita.
Voilá... exatamente nesse tipo de pauta, de difÃcil entendimento pro cidadão comum (cada vez menos, com a informação) ; q caem as máscaras de grandes grupos empresariais, como a FSP. É obsceno, essa gente defender um juros nesse patamar, e ficar cheio de dedos com um presidente do BC explicitamente polÃtico, e atuante. Atuante como agente desestabilizador e opositor. Certamente, essa gente, q controla esses grandes grupos midiaticos, ganha e muito com esse rentismo pornografico.
Nefasta é a FSP e toda essa mÃdia subserviente ao rentismo. Essa pseudo-autonomia do BACEN não é nada mais que a captura do órgão regulador pelas instituições financeiras que se locupletam sangrando o erário desvairadamente. Lula tem o direito legÃtimo de estabelecer uma polÃtica monetária que promova o desenvolvimento, em consonância com a vontade popular.
Que tal a Folha fazer um editorial abordando a dÃvida pública?
“Ataques levianos” de Lula ao presidente do Bacen diz a Folha, sem medir a leviandade deste com claro posicionamento polÃtico em querer inviabilizar o governo popular e progressista de um presidente eleito com sessenta milhões de votos. Claro, a Folha tb tem partido, o partido dos especuladores da economia que não desejam desenvolvimento e muito menos distribuição de renda. Deveria ao menos assumir isso abertamente.
Duro é ser presidente do BACEN e fazer seu trabalho num paÃs com tanta ignorância. Não sei porque aceitou esta cruz, não precisava disso.
O Lula bravinho ou não vai perder em 2026 eu acredito que a esquerda que já perdeu seu discurso a muito levará o poder de comando em 2026 o que vem agora na eleição municipal já vai dar uma pista do que vem no futuro. só espero que para melhor do que TArcicicio ou outro brucutu do bolsonarismo ,mas que Lula vai perder em 2026 para mim é liquido e certo .
Será que vai surgir de onde? Do além? O presidente Lula é o maior lÃder polÃtico progressista do planeta. Não há substituto. É a maior burrice do paÃs abrir mão de uma pessoa como o Lula. É insubstituÃvel.
BC independente protege banqueiros da população.
Maria, que tal estudar um pouco de Banco Central e para que serve?
Maria, a meta é 3, e a inflação anualizada gira em torno de 4 há vários meses. 4 é diferente de 3.
Se eh verdade o que vc diz, explique porque o Lula so critica o RC, e nada fala sobre aqueles que ele nomeou diretores do Bacen e que concordaram com a manutenção da taxa de juros. Não seriam eles traidores, e mesmo assim, isentos de criticas?
Não, Vinicius, a inflação está na meta. A ideia é parasitar o orçamento público, desviando mais de 800 bilhões para bancos e deixar a população endividada com a segunda maior taxa do mundo. Inflação está na meta, repito.
Não, Maria. Proteje a população da inflação, que para o Lula não parece ser problema.
O tcu esta investigando manipulação no boletim focus. Que tal aprofundar esta noticia!
A Folha é omissa, medrosa e está ao lado do capital, querendo tornar o Brasil ingovernável. Tivesse esse jornal e o STF cumprindo seu dever naquele "Não temos provas, mas temos convicção" do Deltan, nossa democracia não teria passado o sufoco que passou. Agora, de novo, a Folha ao invés criticar e fazer editoriais sobre a causa do problema, que é o presidente o BC escancarando seu projeto polÃtico, tal e qual o Deltan, novamente prefere fazer parte do lawfare contra Lula.
"A independência e a autonomia são a privatização do Banco Central". (Celso Furtado)
Se Celso Furtado escreveu isso mesmo caiu no meu conceito, que falta de conhecimento do assunto!
Em tese seria o Banco Central a proteger o povo contra a especulação do mercado financeiro, mas vendeu-se no Brasil, Folha inclusive, a tese justamente oposta. O Brasil tem as mais altas taxas de juros do mundo. Se um pobre ficar devendo 100 reais para o banco, no cartão de crédito, em três anos esses cem se transformam em 2 mil reais. Niso contribui o terrorismo da inadimplência.
O Banco Central tenta proteger o povo da inflação forçando governos de direita e de esquerda a não estourarem as contas públicas e deixarem uma dÃvida enorme para as futuras gerações.
Isso o que se constituiu o atual terrorismo criminoso de tornar os brasileiros inadimplentes junto ao sistema financeiro.
O lula erra o foco de suas crÃticas. Quem sabota as contas públicas e piora as expectativas de inflação é o congresso, com a manutenção e ampliação das desonerações, e gastança obscena com emendas. O aumento dos juros do BC é um sintoma.
Marcelo Magalhães e Gilberto Rosa sempre juntinhos, compartilhando o mesmo besteirol diário. Pelo menos nos proporcionam alguma diversão em meio a tanta noticia ruim.
Prezado Vinicius, está explicado abaixo no comentário dó Gilberto Rosa.
Voce tem e não tem razão, de fato o congresso é um peso, mas a inflação tem se mantido e patamares civilizados, ao contrário da taxa do BC, assim como a taxa do cartão de crédito. Interessante que quem defende as taxas do BC, não se pronuncia sobre as taxas de cartão de crédito que são definidas de forma "autônoma " como dizem eles. Esta taxa do BC é como a taxa de cartão de crédito para as empresas do capital produtivo, industria etc.. Só é bom para especulador, em geral estrangeiro.
O presidente do BC não decide sozinho, Marcelo. Foi acompanhado por todos aqueles nomeados pelo Lula. Teria uma explicação melhor?
São questões totalmente diferentes. O congresso foi eleito da mesma forma que o presidente Lula, que faz várias crÃticas, mas tem que respeitar. O presidente do BC está lá por um arranjo do mercado, não tem voto e representa um setor predador. As emendas são problemas, mas não são responsáveis pelos juros, que são altos porque enriquecem os rentistas com 800 bilhões de reais por ano. É sintoma de que o mercado se apossou das verbas públicas ao custo da miséria da população.
De todos os editorias da FSP, sobre este assunto, acredito q seja este o mais coerente, lúcido e transparente. Parabéns
Como assim o BC protege o presidente, o jornal adotou a novilingua de Orwell, o BC de fato protege o rentista, afinal são 700 bilhões de juros anos. Essa discussão viciada, elimina qualquer chance de um crescimento sustentável do paÃs.
O editorial carece de equilÃbrio e contexto, especialmente sobre os noticiados encontros polÃticos recentes de Roberto Campos Neto com a oposição e premiação. Parece tendencioso contra Lula. Simplifica a polÃtica econômica, assume a infalibilidade do Banco Central, ignora os benefÃcios potenciais de taxas mais baixas e especula sobre futura influência polÃtica. Editoriais podem ter um viés, nada contra, mas precisam zelar por equilÃbrio e credibilidade.
Opinião da Folha perfeita. Militantes petistas dos comentários continuam ativos no negacionismo - agindo de forma muito parecida com a dos bolsonaristas.
Esta manchete demonstra o grau de preconceito e arrogância com que a FSP defende o ponto de vista da polÃtica econômica neoliberal. Para o jornal forte de gastos é sinônimo de sangria nas polÃticas sociais. Tributos sobre os super-ricos ou medidas contra a sonegação praticada pelos milionários é motivo para ataques ao governo e ao presidente. Qdo não, pratica o silêncio absoluto como se a sonegação não existisse ou fosse irrelevante.
Errata: onde se lê "forte", leia-se corte.
Folha, se um banco central independente protege Lula de si mesmo. Quem protege o Sr Campos ? o sistema financeiro ou o neoliberalismo arcaico associado ao bolsonarismo extremista ? É ético um presidente de banco central aceitar ser homenageado pela oposição ao atual governo ? Aguardo respostas éticas e apartidária.
É por essas e outras que a sociedade e o Povo confiam no Lula: porque ele defende os interesses de todas as classes, incluindo empresários que querem investir no capital humano e o trabalhador. Porque, quem tem um pingo de cérebro, percebe nitidamente mais um conluio de imprensa com adversário sabotador infiltrado no Estado. Foi o Caso de Moro e agora é o mesmo conluio com o presidente do Bacen.
O maior juros real do mundo em quase 200 paÃses, é o Banco Central mais ineficiente do mundo para a população e ao mesmo tempo, o mais eficiente do mundo para banqueiros parasitas. A Folha é, e sempre foi contra os interesses do povo ea favor dos interesses de nossa predatória e parasitária elite do atraso.
Quer dizer que na reunião anterior, na qual não houve consenso, podia dar cavalo de pau. Na última não, porque desorganiza o mercado. Parece que só o Lula não entendeu a sua explicação, porque continua atacando a decisão tomada por unanimidade mas põe a culpa em um único membro do Copon.
Obrigado Marcelo, outras pessoas entenderão.
Prezado Vinicius talvez essa informação ajude. O que nunca pode acontecer no BC é o que se chama de cavalo de pau, que gera insegurança no investidor. Nada havia mudado na reunião anterior e o relatório projetava continuidade na queda dos juros, mas o Campos mete uma mudança de trajetória, cavalo de pau, na cara dura. Os diretores progressistas não podiam compactuar com o erro. Já, dessa vez, o cenário montado exigiu a anuência para composição polÃtica. Tecnicamente não se justifica a manutenção
Sugiro pedir ao Lula que peca de volta o cargo dos quatro traidores que ele nomeou como diretores, e que votaram pela manutenção dos juros. Onde ja se viu isso?
Os gastos do governo com a conta juros, em doze meses, ultrapassa os 700 bilhões de reais, metade improcedente, atribuÃdos à gestão de Campos Neto, que criou uma armadilha, ao elevar a Selic a nÃveis incorretos, errou novamente em não baixá-la no tempo favorável. O excesso dessa conta é o verdadeiro causador do déficit fiscal. Isso a Folha esconde, nunca fez uma matéria sobre o assunto.
O editor fala em Bacen independente, mas independente de quem ? Tenha a santa paciência. Vocês querem é um Banco central sendo capacho do mercado financeiro. Então é autônomo em relação ao governo mas obedece fielmente as ordens do mercado financeiro.
A folha só pensa naquilo: juros escorchantes. A Folha é banco!
Anos 90, nos jornais, FHC acertava sempre.Escândalos eram atribuÃdos a indivÃduos do governo, não ao governo. Mesmo assim o Brasil não crescia, juros altÃssimos. Faltava liquidez, empresas não tinham crédito. Com Lula o Brasil chegou muito perto de algo parecido com o capitalismo, com pessoas comprando casas, carros, eletrodomésticos. Ainda assim, parte dos eleitores e parte da mÃdia pintam Lula como um inimigo do mercado, inimigo do capitalismo. Nos últimos 30 anos o Brasil só cresceu com Lula.
Senhor banqueiro rentista da Folha, o Brasil é um dos paÃses de maior concentração de renda do mundo. É culpa do 1% ou dos 99%?
Dito pelo bilionário parasita de juros, banqueiro e dono da Folha, fortuna de mais de 10 bilhões de reais em cima de juros. A cara de madeira do Frias é algo impressionante, só quem segue Bolsonaro e Malafaia consegue acreditar nisto.
Vinagre com limão deixa os dentes clarinhos, para rir bonito : )
Vc continua tomando vinagre com limão logo pela manha? Isso faz mal para o estômago e para a cabeça também.
Se eh tao fácil assim, e se a taxa esta mesmo fora da realidade, porque o governo não reduz substancialmente os juros cobrados pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica, para dar o exemplo? Isso ninguém explica.
Gilberto, sua explicação deixaria Vicente Matheus roxo de inveja, se ainda fosse vivo.
VinÃcius, eu falei para aqueles que vão ler. Você? Sem grandes expectativas, mas quem sabe : )
Muito técnica e didática sua explicação Gilberto. Como eu não consegui ver o assunto com a clareza do seu comentário? Agora sim, tá explicadissimo. Obrigado, professor!
Vinicius, a Dilma tinha um dos maiores Ãndices de aprovação, quando decidiu em 13 abaixar juros da caixa e BB, o resto tu já sabe, mentes simples passaram a odiar a Dilma, deram o golpe e a prisão do Lula, para Temer e Bolsonaro, para termos o maior juros do mundo com o BC independente, privatizações por joias, gasolina pra dividendos. Sabe por que tu não entende isto? Porque mentes simples se informam pela bilionária grande imprensa e fakenews.
pergunta o zé qideostra do editorial, eterno estagiário, qual é a justificativa para juros reais de sete por cento, qual seria a diferença se fossem quatro por cento, sobre a inflação? A diferença está na atração do capital externo, tem que ser pelo menos o dobro dos juros pagos nos EUA, senão os bancos nao atraem o dinheiro de lá, então matam dois coelhos com uma cajatada, extorsão do estado com o juros sobre a divida e atração do capital externo, nada a ver com inflação
Mesmo em cenários positivos, A Fo lha e suas perenes conjunções adversativas : mas, contudo, porém…
O governo é fiscalizado pelo Congresso, pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pela Imprensa. O Banco Central deveria ser um instrumento de polÃtica econômica do Estado e de governos. Nesse campo, não existe independência de espécie nenhuma.
De onde o editor tira que o mandonismo do lula eh pior que o mandonismo dos banqueiros?! O que a folha não quer mesmo eh dar espaço algum a lula. Sem espaço ele já está conseguindo sucesso na economia, imagine a hora que ele trocar o baby Bob field? Esse eh o pavor da folha liberal. Por isso ela instiga o gado , que gosta do chicote.
Fundada em técnica e experiência ô Diretor? Técnica com inflação de 3,5 % e juros de 11% . Acho que a técnica foi coordenada no Zap com Bolsonaro e TarcÃsio rsrs mais o mercado como André Esteves, xp, corretoras... objetivo criar a crise, enganar de novo a população e obter lucros.
Eu iria mais longe. O BC protege o eleitor de si mesmo, retirando das pessoas o poder de opinar se é desejável ou não que o desemprego seja usado como instrumento de polÃtica econômica. Bolsonaro não é um acidente. Ele está na essência desse raciocÃnio. O presidente ideal é aquele que, em assuntos econômicos, vai ao Posto Ipiranga, distraindo o povo com pautas de costumes. O ideal, aliás, é um velhinho octogenário que mal consegue dar um passo ou articular uma ideia. Ou Mr. Chance.
Kkk a extrema-direita endinheirada tem os meio de comunicação nas mãos. Um Exemplo. Falaram mal da Infraero para vender aeroportos. A Fraport dona Salgado Filho durante a Pandemia cobrou do Governo Federal lucros cessantes. É mole? Se tivesse na Infraero.... agora cobra 1 bi do Governo Federal com ajuda da imprensa. É melhor a Estatal. Vamos ser menos tolos? Os lucros são deles o prejuÃzo é nosso? E reclamam do Estado? É privado agoraaaa. O facismo é cria desses milionários
Banqueiro não tem partido, nem se importa se eh democracia ou ditadura, mas na democracia faz uso mais eficiente dos partidos liberalizantes. O objetivo eh sempre sequestrar a riqueza gerada pelo povo. Se parte desse povo acreditar nas boas intensões do banqueiro, tanto mais fácil será a tarefa.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > BC autônomo protege Lula de si mesmo Voltar
Comente este texto