Cotidiano > SP enquadrou 31 mil negros como traficantes em situações similares a de brancos usuários Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. PAULO ROBERTO HASSE

    Diferença de 1,5% em milhares de processos conforme esta análise , então 98,5% foram considerados corretos . Qual a precisão desta análise com diferença tão ajustada ? Não tem nenhuma margem de erro ? Houve auditoria nestes dados para checar eventuais inconsistências ?

    Responda
    1. Andréa Haddad Gaspar

      Caro sr. Percebe o quanto há de racismo em seu argumento? 31 mil pessoas, estudantes, jovens, trabalhadores, pais de família que poderiam estar, sob os cuidados de uma política pública responsável, gerando riqueza ao país mas por serem usuários de drogas estão encarcerados só porque são pretos e pobres, perpetuando infinitamente a desigualdade. E sim, a Defensoria Pública do Estado de SP estudou os números antes de apresentá-los.

    2. Maria Lopes

      Já que se levar em conta que a falta de definição sobre a quantidade que configura tráfico ou uso dedica enorme margem para subjetividade do policial, para não falar em coisa pior (corrupção e propinas). Advogados estão carecas de saber que isso é muito frequente, principalmente se o alvo for abonado ou parecer que é. Eu mesma já ouvi várias histórias de pais desesperados. E pensar que 31 mil pessoas injustamente presas é número desprezível fala muito de seu caráter punitivista.

  2. Jefferson Rosa

    Essa é a polícia e a política que sempre reinou em São Paulo. E agora o Nunes arrumou um vice ex-Rota indicado pelo Tarcísio que já defendeu publicamente que as abordagens em bairros nobres deve ser diferente das abordagens realizadas na periferia.

    Responda
  3. Joao Benedito de Almeida

    Simplesmente vergonhoso tamanha hipocrisia. Chega a dar nojo.

    Responda
  4. Beatriz Cerveira

    Complicado quando existe dois pesos e duas medidas.

    Responda
  5. Wil Leon

    Os negros são mais pobre, propensos a traficarem. Estamos tentando mudar isso com as cotas, educação e oportunidade de trabalho.

    Responda
    1. Natália Molina Romano

      Os que comandam o tráfico de verdade estão bem longe da favela e jamais serão presos. Alguns deles, inclusive, vão votar pela proibição total do porte de drogas.

    2. Maria Lopes

      Lembrou aquele sujeito que falou coisas abomináveis sobre as pobres ucranianas (e se deu muito mal).

    3. Jefferson Rosa

      Falou pouco mas falou muita bobagem.

    4. jose fior neto fior

      A propensão de todo pobre é ser traficante? Ricos são propensos a quê, serem pastores evangélicos? Nunca vi tamanha imbecilidade, típicas de bolsonaristas fanatizados

  6. Rodrigo de Sousa

    No atual parlamento, um estudo importante como esse e nada, dá no mesmo. Periga chamarem uma contadora de história para dramatizar o assunto em favor de mais gente preta na cadeia.

    Responda
  7. Dionisio DeBarros

    Eh aquele ditado: para a policia, branco correndo eh atleta, preto correndo eh ladrão. E ainda dizem não ser racistas.

    Responda
  8. Bob Pereira

    Onde está a novidade? E por acaso essa não é a realidade do país? Por razões estruturais isso acontece e só confirma o óbvio.

    Responda
  9. Felicio Antonio Siqueira Filho

    Escancara o racismo estrutural das nossas polícias e justiça. Parabéns aos pesquisadores, que o seu trabalho, há muito necessário, leve à reflexões de todos e a providências urgentes.

    Responda
  10. Florentino Fernandes Junior

    Carlos bruno com essa certeza q vc tem, ou vc é pm ou ja foi liberado?

    Responda
  11. Florentino Fernandes Junior

    Na hora q liberarem total vai ser uma farra: o cheiro da maresia em hospitais, repartiçoes, e quejandos

    Responda
  12. ANDRE LUIZ BIANCHI ARANTES

    D+U+VI+D+O dessa pesquisa. Isso não passa de papo furado de esquerdista que vê discriminação em tudo. Não é a primeira vez e nem a última que isso acontece.

    Responda
  13. Florentino Fernandes Junior

    O pm negro enquadra o usuario negro e solta o branquinho. Ta bom viu?

    Responda
    1. Natália Molina Romano

      Verdade! Inclusive tá cheio de playboy branco na cadeia, presos por umas graminhas de maconha.

    2. Carlos Bruno Desenzi

      É bem assim.

  14. Florentino Fernandes Junior

    Levantamento fo insper deve ser igual pesq do datafolha e interrogatorio policial: fala o q se quer ouvir

    Responda
    1. MARCELO DAWALIBI

      Rigor metodológico, Daniel? Levantamento superficial, feito apenas com base em quantidade de drogas? Sem considerar depoimentos de testemunhas, apreensão de dinheiro etc? Você acha que processo de tráfico se mede igual a lasanha (peso e altura)?

    2. Daniel Liaz

      Exatamente Flor. Dados científicos, pesquisas estatísticas , conhecimento construído com rigor metodológico é uma bobajada de intelectuais para fazer valer a agenda comunista. Por isso que prefiro me fiar no que o pastor diz ou até no que um Golpista que nunca fez nada preste propõe. Assim posso ficar feliz e sossegado nas minhas fantasias narcisistas

  15. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Pátria branca, família branca, deus de olhos azuis, e liberdade para racistas.

    Responda
  16. Ricardo Knudsen

    A FSP deveria pedir pro Magnoli ler e se pronunciar sobre artigos como esse. Aliás, pq a FSP promove sujeitos q são contrários á luta contra o racismo? Promover injustiça é divetsidade?

    Responda
  17. Dilmar Oliveira

    Pelo jeito está matéria, demonstrando com dados tudo aquilo que já estávamos carecas de saber não foi bem recebida por certos "conservadores" que querem conservar o Brasil racista. Nada de novo nisso também...

    Responda
  18. Daniel Liaz

    A pesquisa só fundamenta em números e dados objetivos aquilo que qquer pessoa minimamente lúcida e honesta já sabe. Mas dessa vez vim aqui nos comentários só pra ver como o gado raivoso iria responder a esses fatos. E a surpresa foi zero: são sempre as mesmas pataquadas de quem faz do ódio e da hipocrhisia o centro de sua ética

    Responda
  19. Luciana Vieira

    Segundo a reportagem, " a possibilidade de enquadramento como traficante é 1,5% maior se o suspeito for preto ou pardo em relação ao que ocorre se ele for branco". Nossa que diferença enorme ...

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Óbvio que é um erro.

  20. JOAO MORENO

    Quanto ativismo contra a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Dá nojo, mas essa campanha só mostra que a PM está no caminho certo.

    Responda
    1. Marcio Neves de Barros

      Quando a alguém enxerga ativismo numa pesquisa, notório é que o bolsonarismo e a extrema direita emburrece as pessoas.

    2. Marcio Neves de Barros

      Quando a pessoa enxerga numa pesquisa ativismo numa pesquisa, notório é que o bolsonarismo e a extrema direita emburrece as pessoas.

    3. Dilmar Oliveira

      Pelo jeito o "caminho certo" para alguns é continuar a usar de dois pesos e duas medidas para brancos e negros. Taí as tradições nacionais que certos "conservadores" querem preservar...

    4. Daniel Liaz

      Sim. Pra um notório bozolino raccista (pleonasmo) a polícia está no caminho certo.

    5. Leonardo Trindade

      Recomendo procurar um curso para desenvolver a capacidade de ler, interpretar e argumentar. Abraços e melhoras.

  21. jose batista

    Em dez anos? Brincadeira!!

    Responda
  22. Edson Rodrigues

    Basta ler outro artigo, da modelo Cela Lopes, para entender melhor esta matéria é pararem de escrever bobagens.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Basta mamar gente de coturno para entender melhor porque as polícias são racistas no Brasil.

  23. Valter Luiz Peluque

    A matéria é muito boa e joga luzes no que já sabíamos. Muito bom por causa daquilo que a Folha defende no editorial de hoje. Apoio ao embuste que comanda o BC e mantém os juros altos para impedir uma política popular progressista. Lembrando que a mídia já levantou a bandeira do governador de São Paulo, da extrema direita, para presidente em 2026.

    Responda
  24. JOSE CAMPOS

    O mais decepcionante é que o policial se coloca como verdadeiro empregado da elite. Ou seja: se comportam como capitães do mato modernos. É vergonhoso o comportamento da policia.

    Responda
  25. Jânio Pereira da Cunha

    A abordagem/tratamento da polícia em relação a uma pessoa branca e de classe média portando drogas nos bairros nobres das cidades brasileiras é totalmente diferente da conduta dispensada, nas mesmas condições, aos pobres, negros e pardos nas áreas periféricas. No primeiro caso, o usuário é abordado e depois liberado, e, não raro, a família é informada da situação pela polícia; no segundo, é prisão, delegacia e inquérito/TCO. Afinal, os pobres e negros são presumidamente culpados.

    Responda
  26. José Freitas

    Para tirar qualquer "subjetividade" no enquadramento como traficantes os usuários negros e como usuários os traficantes brancos só tem uma solução "não discriminatoria": Tratar o trafico ou o uso como CRIME, como pretende o Congresso Nacional apoiado pela maioria da população brasileira. A discriminação "positiva" como defende o STF é uma utopia. Deixar à critério do policial, do delegado ou do Juiz é incentivar a pratica da corrupção. Quem puder pagar vai continuar livre.

    Responda
  27. SileneMaria de Sousa

    Liberar as drogas não vai resolver o problema. O que vai resolver os problemas e a desigualdade em nosso País é a Educação. Basta ver países como o Japão, a Coréia do Sul, a Singapura e tantos outros.

    Responda
    1. luiz roberto

      Não existe nenhum projeto de liberação das drogas. Sugiro que você utilize sua assinatura da Folha para se informar mais.

    2. jose sousa

      Amiga, tão querendo privatizar as escolas públicas… ninguém quer educar pobre não.

  28. CARLOS ALBERTO CERETTA

    E o Congresso atual, um dos piores da história, com estes reacionários e conservadores ainda irão fazer com que pobres e negros sejam ainda mais marginalizados e os branquinhos....que lindos!!!! deixa prá lá, eles só estão se divertindo um pouco.

    Responda
  29. Fabiano De Santana

    Interessante isto. Nos filmes e séries nacionais na maioria que assisti o negro e o pardo são retratados como o criminoso. Ex cidade de Deus, sintonia, tropa de elite. Usando o mesmo parâmetro que se atribuí a polícia seria justo considerar que a classe artística e midiática seguem a mesma linha racista ou não sei lá vai saber.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Fabiano, espero que entendas que os filmes são assim para retratar parte da realidade. Se quiseres algo diferente mesmo, assista o excelente filme, com John Travolta, intitulado "A cor da fúria", em que os negros são a classe rica e os pobres são os brancos, estes, temidos como, em sua maioria, bandidos.

    2. Andre Moraes

      O racismo está entranhado, cabe a nós em um exercício diário eliminá-lo e apoiar iniciativas que tentem acelerar esse processo e diminuir injustiças. É errado querer atacar o certo porque o mundo não age corretamente em outras situações similares.

    3. jose sousa

      Esses filmes e séries refletem a sociedade. Mas sim, a sociedade é racista como um todo. Mas a “classe artística” não tem poder de polícia.

  30. José Freitas

    Para tirar qualquer "subjetividade" no enquadramento como traficantes os usuários negros e como usuários os traficantes brancos só tem uma solução "não discriminatoria": Tratar o trafico ou o uso como CRIME, como pretende o Congresso Nacional apoiado pela maioria da população brasileira. A discriminação "positiva" como defende o STF é uma utopia. Deixar à critério do policial, do delegado ou do Juiz é incentivar a pratica da corrupção. Quem puder pagar vai continuar livre.

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      E entupir mais os presídios com futuros soldados do crime organizado... As facções agradecem!

  31. Ivone Patelli

    ÃLCOOL e cigarros também deveriam ser retirados do comércio, assim como jogos.

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Esqueceu da prática de sexo Ivone.

  32. Ivone Patelli

    Ãlcool e cigarros também deveriam ser retirados do comércio, assim como jogos.

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      Realmente, como apontado abaixo, a solução definitiva de todos os males da humanidade seria a proibição da reprodução! Em uma geração todos nossos problemas seriam resolvidos, e de forma definitiva...

    2. jose sousa

      E igrejas, falácias religiosas também deveriam.

    3. Gustavo Mendes

      Seguindo essa tua "lógica", açúcar refinado, gorduras saturadas, alimentos industrializados, veículos a combustão, assim como usinas termelétricas à combustão, deveria banir também plásticos, pesticidas, deveria proibir esportes radicais, deveria proibir crianças de usarem redes sociais. Enfim, a lista de coisas que nos fazem mal é infinita, no fim, deveria proibir as pessoas de terem filhos, já que esses filhos morreram um dia.

  33. Ivone Patelli

    Então deveríamos também proibir qualquer jogo, inclusive a mega e jogos online.

    Responda
  34. Ivone Patelli

    Então deveríamos também proibir ÃLCOOL, cigarros, Vamos proibir qualquer jogo, inclusive a mega e jogos online.

    Responda
  35. Ivone Patelli

    Em tempo, sou contra a descriminalização da maconha. Pela lógica da bancada evangélica, destrói a família. Então deveríamos também proibir ÃLCOOL, que também pode ser viciante e destruir famílias. Vamos proibir cigarros porque destrói a própria saúde e a dos nao-fumantes. Vamos proibir qualquer jogo, inclusive a mega e jogos online (viciante também).

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      Meu receio é de que ele não esteja sendo irônico...

  36. Luiz Reichmann

    e outra, Como foi pelos enquadrados o próprio comportamento, sua reação, frente à abordagem dos Policiais?? É relevante sim...

    Responda
    1. VINICIUS BARBOZA

      Onde está escrito no código penal que o comportamento do abordado caracteriza o crime de tráfico?

    2. Carlos Bruno Desenzi

      A forma como se comportaram não muda o fato de serem considerados traficantes ou não.

  37. MARIA CECILIA C SILVA

    Pesquisa tendenciosa na origem: imagine só se depois de 10 anos e análise de 3,5 milhões de boletins de ocorrência, o Núcleo de Estudos Raciais do Insper não encontrasse nenhum tipo de distinção na cor da pele de portadores de drogas, por parte da Policia!

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      Pesquisa tendenciosa ou argumento (seu) falacioso?

    2. Daniel Liaz

      Imagine se não encontrasse né?! Aí a gente de bem poderia continuar alimentando seus delírios de que não há raccismo. Mas emcomtrou. Daí resta a negacionista aí dizer que a pesquisa é tendenciosa

    3. ROBERTO de lima cruz

      Pesquisa tendenciosa? Não sei sua cor de pele e etnia, mas é evidente que põe em dúvida o tratamento diferenciado dado a pretos, pardos e brancos na sociedade brasileira, consequentemente nas forças de segurança isso piora. Talvez a sra. seja das pessoas que julgam racismo, violência policial acentuada contra pretos e pardos, maioria da população mais pobre seja preta e parda "mimimi".

  38. Ivone Patelli

    Tanto na PL1904 como nessa, das drogad, quem se lasca são os pobres, os desprivilegiados. E entre eles a maioria é negra.

    Responda
  39. Leandro Valarelli

    Matéria mal escrita e a referência aos dados dos gráficos está confusa e que de fato compare a proporção de negros e brancos tratados como usuários ou traficantes para uma mesma situação (p.ex, quantidade de X gramas de drogas). A matéria faz referência a 1,5% a mais de chances de enquadramento por ser negro: o dado está correto ou há erro de digitação?

    Responda
  40. Augusto Colombo Junior

    Os caras analisar tres milhões e quinhentas mil fichas e encontraram um e meio por cento de variação entre brancos e negros. Não me parece ser um percentual que corrobora com a ideia de racismo dentro da Polícia paulista.

    Responda
    1. Daniel Liaz

      "Racismo estrutural e terraplanismo tem o mesmo rigor científico". Assinado: O Terraplanista

    2. Luiz Alberto Brettas

      Observei isso também, Augusto... Acho que quem digitou isso errou o número... Só pode ser isso...

    3. Gustavo Mendes

      Racismo estrutural e terraplanismo têm o mesmo rigor científico. É uma tese absolutamente esdrúxula do senhor ministro dos d.h. Negada inclusive por outros expoentes do movimento negro, mas nem precisaria disso, basta ler a tese e usar o cérebro para ver o tamanho da bizarrice da tal tese.

    4. Augusto Colombo Junior

      Vinicius, vc nem sabe o que é racismo estrutural. Descreva aqui.

    5. VINICIUS BARBOZA

      O que você pensa é irrelevante, os dados e fatos mostram que existe racismo estrutural no Brasil! Agora se você acha que tem que permanecer do jeito que está, é outra questão!!

    6. Augusto Colombo Junior

      Felipe, onde eu escrevi que estou negando que exista racismo? Existe! Mas está mais centrado em indivíduos. E não na sociedade, de um modo geral. Não existe racismo estrutural no Brasil. Isso é o que eu penso.

    7. Felipe Macedo

      negacionistas negarão

  41. José Augusto Bernabé

    Essa diferenciação me parece sa dá porque os adolescentes brancos ou prados dependentes apanham dos pais e são na maioria tratados enquanto que os negros são simplesmente postos fora de casa pelas suas famílias.

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      Que comentário mais abjeto!

    2. Daniel Liaz

      Puxa Barna. O senhor sabe que constumo levar suas bobajadas com bom humor, já que é o máximo que dá pra fazer com elas. Mas as vezes o senhor é tão, mas tão abjeto em seus comentários que nem com muita boa vontade dá pra achar graça

    3. Carlos Bruno Desenzi

      Credo!! È para entender que pais negros não sabem educar os filhos? Que comentário dispensável.

  42. Edson José Neves Júnior

    Então em 2024 chegamos à conclusão que temos uma polícia ra cis ta funcionando em uma sociedade ra cis ta? Juuuura? Só sabíamos disso há alguns séculos, mas é sempre bom retomar o assunt o.

    Responda
  43. Joao Batista

    Depois dessa reportagem racista da Folha contra os brancos vou cancelar minha assinatura com esse jornal. A Folha odeia os brancos assim como odeia a polícia.

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      Vai nada... E deixar de nos "brindar" com análises profundas como essa?

    2. Daniel Liaz

      Infelizmente vc não vai cancelar não. Vai continuar empestiamdo a sessão de comentários da folha com seus bozolismos raccistas. Paciência

    3. Valderi Silveira Pinto Júnior

      A Folha não é produzida para analfa betos funcionais, deixa eu explicar: a nalfa beto funcional é aquele que lê, mas não entende.

    4. Wilson Luiz Antonio

      Os bozistas fanáticos e suas ideias fixas e baixa cognição estão empobrecendo em muito a qualidade dos debates. Lamentável.

    5. alex carvalho

      Branco é tão discriminado né? Tadinho.

  44. Joao Batista

    Depois dessa reportagem carregada de racismo contra os brancos resolvi cancelar minha assinatura da Folha. É um jornal que odeia os brancos

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      É aviltante mesmo como sofrem e são discriminados, ao serem enquadrados como usuários com a mesma quantidade de drogas que um negro "privilegiado" enquadrado como traficante. Chega de privilégio aos suspeitos negros, sem mais discriminação aos traficantes brancos, que não querem mais ser vistos como meros usuários!

  45. Jorge PAULISTANO

    Matéria mal escrita, jornalista cria uma ilação e tenta jogar responsabilidade da mesma para um Estado? Pode isso Arnaldo? Condenações são feitas pelo Poder Judiciário...Critiquem o Judiciário da próxima vez (se tiver coragem)

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      Ao prender e indiciar um cidadão como usuário ou traficante, a autoridade policial já deu o caminho para a futura sentença em boa medida. Juízes muitas vezes não se dão ao trabalho de "facilitarem" para o réu ppp

  46. NICOLAU LIMA

    O problema é que legalizar drogas não agirá na causa do problema.E pode,muito bem,piorar as coisas. Seria melhor liberar, pois, em verdade está liberado para menores de idade. Assim a população mais jovem e vulnerável é que está pagando o "pato". Teria mais lógica liberar para maiores de 18 e enquadrar maiores que "empregassem" menores. Mas não vejo com grandes esperanças de mudanças. China teve a experiência com ópio e não foi nada positiva. Estamos mais próximos da China que da holanda

    Responda
  47. Benedito Claudio Pacifico

    Temos que agir de acordo com o mundo real , se formos na av Paulista atrás de criminosos de colarinho branco com certeza brancos serão a maioria , se formos a comunidade atrás de participantes de crimes e forem pegar louros de olhos azuis não vão pegar ninguém , não deveria ser assim mas isto é a realidade é não se dar por atitude policial .

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      Não entendi onde essa argumentação tem qualquer relação com os dados apresentados na reportagem, que claramente demonstram que brancos e negros pegos com a mesma quantidade de drogas são enquadrados de forma distinta: mais óbvio que isso impossível, mas mesmo assim tem quem se esforce para interpretar de outro modo, para combater o "mimimi e vitimismo"...

    2. NICOLAU LIMA

      O problemas é que quando vão a Paulista, "caçam" os promotores ... (smj)

  48. LUIZ GON ALVES DOS SANTOS

    O extermínio/genocídio da cultura (etnia) indesejada pela cultura dominante ocorre das seguintes formas, a saber: - via miscigenação/embranquecimento/branqueamento/pardização; - via aculturação (apagamento da cultura indesejável); -via eliminação dos corpos pretos (assassinatos, principalmente pelo Estado); - via encarceramento em massa dos pretos/pardos/mestiços.

    Responda
  49. Enir Antonio Carradore

    Um dos gráficos da matéria aponta uma diferença muito significativa: entre os negros presos, 52 por cento tinham apenas o ensino fundamental completo; entre os brancos 28 por cento. Ou seja, a exclusão é anterior à prisão, já está no ensino básico, em fase anterior ao consumo de drogas.

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      A polícia prende pela cor e pela classe social, até porque na nossa "democracia racial" a cor da pele é tomada como indicador de classe social, de tão fortemente estarem correlacionadas estas variáveis

    2. NICOLAU LIMA

      Ou seja, a policia não prende pela cor, e resolver o problema está na origem do problema e não na consequência

  50. Ricardo Geraldo Vieira

    Excelente reportagem,perseguição sempre ao nosso povo. Triste é saber que as autoridades se fazem omissas.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.