Poder > Morto há 20 anos, Brizola liderou resistência armada e evitou golpe militar em 1961 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Grande Brizola! Imperdoável não ter chegado à presidência da república. Entre tantos estragos da ditadura civil-militar, foi a retirada de lideranças polÃticas valiosas do cenário polÃtico durante longos e penosos 21 anos.
Ele era um visionário, um revolucionário, um inovador, um nome, uma liderança. Apostou na educação, em escolas em tempo integral. Seu projeto não vingou nas mãos daqueles que o sucederam. São os que preferem gastos com o sistema prisional, do que privilegiar uma boa educação.
Leonel de Moura Brizola foi a sÃntese da necessária atitude polÃtica do seu tempo. Constatou e se indignou com um PaÃs controlado por hipócritas e miopes sociais. Brizola representou os invisÃveis, os ignorados pelo desprezo de mentes limitadas que acreditavam que o PaÃs poderia se desenvolver sem oferecer o mÃnimo de dignidade humana ao seu povo. Brizola sabia que só libertando o povo das correntes da ignorância, só assim terÃamos uma chance de um dia se tornar uma Nação.Estadista!
Resumindo: se Brizola ainda estivesse vivo, teria evitado outros golpes que aconteceram após sua morte.
Ah, como eu queria ver esses bolso minions parcos de ideias debaterem com o Velho Brizola.
Foi o último polÃtico verdadeiramente de centro- esquerda no Brasil. Lula nada fez pelos trabalhadores- nem um segundo a menos na Jornada de Trabalho como lhes prometido por 30 anos-governou com os maiores juros do mundo e Presidente do Banco Central um banqueiro privado internacional por ele nomeado. Deu comida para obter votos com o bolsa famÃlia mas não onde fazer cocô, deixando-nos com 100 milhões sem saneamento.Etc. Namastê!
Votei no Brizola em 1989 mesmo com toda a difamação da mÃdia tradicional. Era um verdadeiro bombardeio, assim como fazem com o Lula há muito tempo. Mas em 1989, Brizola era um ''mal'' muito maior do que Lula, para a elite aristocrática e para os militares que acabaram de entregar o poder. O que acontece com Lula hoje, acontecia com Leonel Brizola, e o pior é que os petistas apoiavam e reproduziam a difamação.
A decadência do Rio de Janeiro começou com esse senhor .
É, né? Antes o Rio de Janeiro era perfeito.
Leonel Brizola era o nome certo para a eleição de 1989, mas como sempre, a mÃdia tradicional, guiada pela rede globo, inimiga mortal de Brizola, mudaram os rumos desta nação, influenciando a opinião pública a escolher o então novato candidato Lula ao segundo turno junto ao novato Collor, que perderia fácil para Brizola no segundo turno. Então, Lula e o PT aceitaram o empurrão da mÃdia para o segundo turno, mas não levaram por outra sacanagem midiática histórica. Brizola teve menos de 5% em SP.
A grandeza deste personagem, que urdiu o maior evento cÃvico-popular da história deste paÃs, a Campanha da Legalidade, merecia bem mais espaço e profundidade do que apenas esta reportagem. Nenhuma novidade num jornal que representa a elite do estado que sempre foi o principal reduto anti-Brizola, fundamental em evitar sua ida ao segundo turno em 89, o que muito provavelmente o faria chegar à presidência.
Que falta nos faz Brizola, um polÃtico que sempre defendeu as polÃticas sociais e a educação - sem as quais qq sociedade se esvai...
Tanto o Uruguai como a Argentina eram bem mais ricos em relação ao Brasil. Acredito que isso influenciou a ascensão de lÃderes daquela fronteira durante muito tempo: Prestes, Vargas, Jango e Brizola. Mesmo no regime militar houve Costa e Silva, Médici e Geisel. Hoje os gaúchos perderam importância, juntamente com o declÃnio relativo daqueles paÃses.
Brizola é de um tempo em que haviam no Brasil polÃticos honestos e preocupados com o povo.. Um de seus legados foi a implantação dos CIeps, escolas de tempo integral , no RJ,Iniciativa boicotada e perseguida pelas elites , principalmente pela Globo até sua extinção após 350 unidades no Rio. . Ele queria construir 10.000 no Brasil .Tivesse conseguido., o Brasil estaria hoje colhendo os frutos da educação em massa.de qualidade. Infelizmente a elite e a extrema direita venceram. Triste Brasil.
Quão pequenos são os polÃticos brasileiros atuais em comparação a Leonel Brizola. Concorde-se ou não com ele (direito de cada um), foi exemplar e verdadeiramente apaixonado pelo paÃs. Hoje o que prevalece é o interesse pessoal, o bolso, em prejuÃzo de milhões de brasileiros que permanecem sem direitos elementares de quaisquer seres humanos.
Quando vejo o crime organizado e desorganizado tomando conta do Rio de Janeiro, sempre me pergunto: se os CIEPS tivessem sido continuados quantos jovens estariam hoje em melhor situação. Aqui no Rio ele fez muito mais, fez o sambodromo que acabou com a Máfia do monta/ desmonta para as obras do Carnaval, Sambódromo este, que fora do Carnaval, os camarotes viram salas de aula. Criação da Lei Caó, fruto da sua indignação com o racismo e muito mais. Como faz falta o Dr.Leonel de Moura Brizola.
Esse era um grande lÃder , polÃtico , visionário e , acima dd tudo, um verdadeiro DEMOCRATA !!
Esse era um VERDADEIRO ESTADISTA !!!
Sim, Brizola foi grande, um homem digno, honesto, batalhador e idealista, e por isso o sistema o detestava. Imagine se os governos subsequentes tivessem dado prosseguimento ao seu programa de CIEPS, hoje terÃamos no Rio uns 4000 CIEPS e a infância sadia. Mas este artigo revela a hipocrisia de vocês, da mÃdia, pois agora vale elogiá-lo, não mais oferece perigo.
hoje em dia Brizola faz uma incomensurável falta....não deixou sucessores, a atual geração de polÃticos de longe é a pi0r , menos preparada e principalmente mais comprometida com o Imperialism0 e principalmente com a mais tenebr0sa ch@ga da humanidade que é o ne0liberalism0
Ele poderia ter sido um grande Estadista, Estadista só é aquele que exerce de fato o poder e muda o paÃs de patamar, o único exemplo do Brasil é Getúlio Vargas. Como nunca foi presidente Brizola não pode ser considerado um Estadista
Leonel Brizola foi o único polÃtico na história do Brasil que realmente era ético,probo e tinha moral ilibada. Leonel Brizola era um democrata na essência e um homem que acreditava piamente que a educação era o único instrumento de transformação da sociedade. A Globo que apoiou o Golpe de 64 procurou de todas as maneiras desqualificar Brizola, procurou Ãlicitos até nas pulgas de seu cachorros e nada encontrou.
Lembrando que Brizola conseguiu, após anos de disputa judicial, ter seu direito de resposta no Jornal Nacional. Os cerca de 3 minutos lidos por Cid Moreira, disponÃveis no youtube, são um alento a esses tempos de ameaças à democracia. Viva Leonel!!
E dizer há no Brasil um monte de gente que só aprendeu a ler graças à s escolas construÃdas por Brizola e que votaram no inelegÃvel. Gratidão é tudo.
Brizola nos deixou o exemplo claro e otimista de que se pode , sim, fazer politica com seriedade e determinação, com inteligência e vontade, acima de tudo dignidade pelo posto público, com honra e decência. Politico admirado pelo mundo que conhece os meandros, as dificuldades e tormentos de administrar um governo com enfase no social. Orgulho de ser patricio de Brizola!
Quando morreu, de seu Leonel Brizola tinha apenas o apartamento em que morava no Rio e uma estância no Sul, herança da esposa. Brizola não enriqueceu na polÃtica.
Como disse Darci Ribeiro que foi um companheiro de Brizola : Temos uma elite muito inteligente que não deixa o paÃs ter redistribuição de renda .Grande verdade a oposição a Brizola mostrou isso .
E foi assim, com Brizola e sua bandeira atuante pela educação com escolas em tempo integral, que, ainda adolescente, entendi a importância de polÃticos sérios! Lula e sua ansia pelo poder impediram a realização do "Brizola presidente". Nosso Brasil seria muito melhor se o sonho do Brizola tivesse virado realidade.
Nao existia voto eletrônico. A ditadura jamais deixaria Brizola ser presidente. Ele batia de frente com Roberto Marinho. Que criou a mentira sobre a evolucao do crime no Rio de Janeiro. Dividir a esquerda nunca foi bom negocio
Se Brizola estivesse vivo e atuante creio que não terÃamos chegado tão fundo no buraco cavado pela ex administração do paÃs.
Um homem, um herói, um estadista, um lÃder.
Se hoje houvesse 6 Brizola na polÃtica brasileira, com certeza haveria mais respeito! Não terÃamos um bolsonarismo falando alto no Brasil.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Morto há 20 anos, Brizola liderou resistência armada e evitou golpe militar em 1961 Voltar
Comente este texto