Opinião > Fraude na história e tiro no pé com Petrobras Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Deus salve o Brasil veremos a CPI do arroz e do milho.
Saiu uma matéria interessante essa semana no New York Time sobre a corrupção na Petrobras e o perdão do Brasil as dividas milionárias.
Percebeu que o @brasiljbn, que a sra. citou ontem não goza de muita credibilidade, né? Outra que diz que votou no Lula... O leitor tem que lembrar que nos dias de hoje tudo pose ser fake.
Pré-Sal, Folha. Estado, Folha. Investimento, Folha. PaÃs, Folha. Vergonha na cara, Folha
O poder das palavras é enorme Nesse Editorial os crimes das administrações petistas são denominados de "malfeitos" ,ou seja, algo intrinsecamente humano, que pode ser visto com razoável tolerância Em outros textos, se referem à divulgação de boatos ( estes sim, intrinsecamente humanos, e sempre tolerados) como "fake news" ou "desinformação " - crimes Crime virou "malfeito", e boato virou crime
Um exemplo de como a verdade oficial é construÃda. O jornal, apesar do ódio que devota ao PT e ao presidente (não sei bem a razão, pode ser apenas pode ter tido de engolir o que disse anteriormente), não pode se afastar tanto do que afirma o judiciário, que é a instituição responsável por julgar as responsabilidades. Mas o sr Albert Brasil pode. Quando a justiça dizia que Lula era criminoso, e a Folha se esbaldava, eu discordava, mas minha opinião,correta, valia tanto quanto a do sr. Albert.
Lula poderia fechar a boca e trabalhar mais pelo paÃs e essa Folha parar de ocultar fatos como dizer que afministracão anterior tentou salvar a Petrobrás. E as trocas do presidente da Petroleira pelo Bozo? E que o ministro falastrão Guedes, aquele que tem fortuna em paraÃso fiscal disse que a empresa iria valer nada em poucos anos? O Editorialista poderia ter um pouco de honestidade intelectual ao menos.
Eu li em algum lugar que o Vacari estava se reaproximando da Petrobrás! Aà pensei cá comigo: Agora vai! Em tempo: Votei no Lula, considerando ser o Mal Menor! OrasilCentrista!
O erro de Vaccari foi ter aceitado ser tesoureiro de um partido polÃtico. Em tempo, seu voto é secreto e portanto sua declaração é suspeita.
No entender dessa folha...isso já diz tudo.
O povo honesto, trabalhador e pagador de impostos já deveria esta se organizando para evitar que essas arrogâncias do governo venha a acontecer como nos outros 4 governos petistas que depenaram a economia do paÃs. Quase levou o paÃs a falência. Em2014 o paÃs estava a um passo da falência. Só não aconteceu porque o Michel temer foi muito eficiente. Entregou o paÃs pronto para o desenvolvimento.
O PT esteve a frente do governo cinco vezes nos últimos vinte e cinco anos. Não me parece que o paÃs melhorou muito.
Alcoolizado a essa hora?
Essa é de lascar. Estarrecedor .
Alberto e José Prado, vocês que gostam dele que ama Maduro, famÃlia Fidel, Ortega e terro-ristas como h-amas, que procurem um gramado lindo, verde, e faça um piquenique com a famÃlia.
Me diverte essa covardia de não responder no espaço apropriado. Coisa tÃpica de bolsonaristas.
A Folha até parece que não sabe que o que importa ao L lero-lero é reeleição e manter o poder se possÃvel para sempre como seus modelos em Cuba e Venezuela , ele está se lixando para a história .
o rei continua nu, e vestindo um manto invisÃvel, e o que falta de dedo sobra de nariz. e em campanha, pela idade, disse que não teria mais direito de errar, mas parece que se sente no dever de errar, errar e errar.
Para Folha e grande parte dos investidores a Petrobrás é apenas um bolo vistoso e bem decorado que precisa ser devorado sem dó pra saciar a gula do mercado.
O tÃtulo correto do editorial seria "Estou com medo de perder o meu dividendo trimestral".
Vergonhoso esse editorial. Evidente o interesse dos governos Temer e Bolsonaro em desmontar a Petrobras. Pelas mãos do governo Lula ainda se tornará uma grande empresa de energia.
Vamos falar de algo que se mantém esquecido em todos os debates. Por obra de Bolsonaro, o orçamento se encontra nas mãos do congresso, Lula e Haddad têm uma margem de manobra muito restrita para implementar seus projetos econômicos. Além do diretor do BC ser de oposição, de jogar no time adversário, ser dependente dos poderosos da Faria Lima, dos bolsonaristas ou extremistas da direita fascista.
Folha ataca novamente Petrobras e defende os dividendos e não os investimentos. Jornal ligado ao capital financeiro protesta mais uma vez contra a retomada dos investimentos da estatal e sugere até a privatização. Impressionantemente um projeto de dependência e subserviência. Desgraciadamente, colonialista.
As ações da Petrobras chegaram so seu menor valor histórico no governo Temer. Em 2022 distribuiu dez vezes mais dividendos aos acionistas que as petroleiras congêneres. Uma farra de quase 200 bilhões.
Sabe o que é cons tra gedor FSP? Um jornal que já foi respeitado se transformar num jorna leco caracterÃstico da imprensa marrom. Aliás, a cor da Sturmabteilung. Cons tran gedor é ter entre o os colunistas da FSP mais de 80 por cento deles como pala dinos da esquerda extrema direita brasileira. Para um jornal que sempre foi plural, estão na franca decadência. Vocês podem muito bem iniciar campanha pelo Fora Lu la, volta Bolso naro.
O Sérgio abaixo, pelas palavras, poderia muito bem ser chamado de Aécio Sérgio Neves !
Sergio, teu comentário é tÃpico dos que se dizem nem nem, de alguém que diz não existir direita e esquerda. É mais que evidente o lado o qual Folha está colocada. Veja os colunistas, por exemplo, como citei acima.
Prefiro esse tipo de jornalismo. Esse que bate em todos, seja de direita ou seja de esquerda. Seja Bolsonaro ou Lula, TarcÃsio ou Haddad. A Folha precisa desnudar essa polÃtica brasileira. Tem muita coisa pra contar. Parabéns Folha!
* extrema direita
Derrotada, entre as forças populares que sustentam o governo Lula de um lado, e o bolsonarismo arrivista, que leva ao paroxismo a veneração dos mercados, que a Folha gostaria de praticar com pudicÃcia e vergonha, nossas zelites -- esse misto de incompetência e arrogância -- investem na criação de uma conspiração petista que confusamente mistura corrupção e má gestão na Petrobras. Esse jornal, hoje, vale um powerpoint do Dallagnol.
Uma coisa foi a corrupcao na Petrobras amplamente publicitada pela midia durante a cobertura da lavajato. Outra coisa coisa foi o uso politico desse fato que acabou tirando do poder uma presidenta legitimamente eleita, sem que ela tivesse cometido crime nenhum e q levou a prisao Lula p causa do AP do Guaruja, depois se soube injustamente. Afinal, a intencao era tirar o PT da cena. Deu no q deu, ascendeu-se um bando de fascistas arruaceiros golpistas.
A Folha quer substituir a conspiração real do establishment (que no Brasil conspira com facilidade, até porque se apertar cabe numa kombi), por uma fantasiosa conspiração petista. Falta inclusive originalidade nessa narrativa, que é irmã gêmea das narrativas bolsonaristas: acuse o outro de fazer o que você faz.
Folhinha, esqueceram das humilhações do psicopata bolsonaro e suas SSS!
É que o presidente agora é o Lula, de novo, e é ele quem está fazendo essas coisas, não o bolsonaro, que Deus não o tenha.
Este ser ungido pelas urnas do TSE, não eleito, não vai mudar nunca. É vÃcio e está no DNA petista. Tem o stf para lhe proteger
O diálogo é aqui, não lá em cima.
Em outras palavras, não resta alternativa à Folha, se não desfazer-se da vergonha de assumir seu bolsonarismo. O próximo editorial deveria ser dedicado à fraude da urna eletrônica. Embala que essa criança é sua.
Perdeu Mané!
Brilhante!
Imagino o quanto deve ter custado escrever essa palavra! Parabéns ao leitor da Folha.
Não se nega q houve corrupção (deve existir ainda), mas essa narrativa do Lula é respaldada pelo q se descobriu depois sobre a Lava Jato q, de resto, foi mais nociva à estatal do q a própria corrupção q dizia combater.
Conversa fiada de uma esquerda que não tem argumentos lógicos para desqualificar o que foi descoberto. Essa descoberta que você menciona, sempre existiu, continua existindo e vai continuar. Não existe processo sem diálogo entre as partes como se tenta anunciar para justificar uma inocência condenada em três instâncias, principalmente quando se trata de dinheiro público. O objetivo tinha que ser condenar mesmo e não o contrário. Aberração jurÃdica criada para que se voltasse a cena do crime.
Boa Deb! Vc foi ao ponto. O problema é que muita gente nao quiz saber ou nao teve acesso às informacoes a respeito das aberracoes juridicas, morais e eticas cometidas pelo MP e Moro q puseram Lula injustamente na cadeia e o tiraram da cena politica. Ficaram só com a 1a parte na memoria. Deu no que deu, ascenderam um bando de fascistas arruaceiros golpistas.
Vc não nega, mas o Lula nega e ate hoje não pediu perdão.
Clara e cristalina a Deborah. A corrupção chegou aqui num navio em mil e quinhentos e foi bem aceita por Todos. Nunca mais saiu. Em empreiteiras foi acolhida no tempo dos castos generais. O pt usou, ê foi o único em que a fama grudou. Oras, não por ela, mas porque já era odiado pelas catacumbas ignaros que afloraram com o golpe liberal.
O Lula não está bem no nordeste ontem foi muito vaiado. Muita gente do Maranhão. A população postou os vÃdeos. Assistam no brasiljbn. Tem nos jornais locais também
@brasiljbn é o novo padrão da Folha, quem te viu quem te vê.
O Lula está certo, ele governa pra maioria.
O pior da perda de oportunidades em não repetir as mesmas práticas e reescrever uma nova história com governança e a eficiência no trato de jm recurso estratégico é assistir o quanto essas ações alimentam a ultra direita. Alimentam abismos e monstros.
Não misture as coisas. Não existe mais mensalão para o pt ( nem os outros) usarem na governança. Agora o centrão institucionalizou, mas vcs continuam batendo no pt. Quanto a forma de lidar com a petrob. Isso eh e será assim com o pt , e ele está certo , a meu ver, quando a direita voltar a governar, um dia, ela aplicará seus métodos liberais, a brasileira , claro. Pois o gringo rico, eh liberal só da porta da rua pra fora
Uma pessoa quando faz muitas narrativas mentirosas, o seu celebro não distingue mais o que é verdadeiro e o que é mentira,creio que o caso do Presidente seja este .
Pode ser. Ou pode ser a sua. Sou pela segunda hipótese.
Quem viveu esse perÃodo sabe o que aconteceu, as pessoas erram, tem que haver aprendizado, se não, não vai acontecer nada kkk . A Petrobras deveria ter autonomia como o BC, o governo se ater a sua porção como acionista.
Então privatiza... Por que essa vergonha de defender a privatização?
Tudo decorre de nomeações de pessoas sem competência nem experiência para o cargo. Quem vai administrar uma das maiores empresas do ramos petrolÃfero do mundo? Eu? que trabalho com ciênicas humanas e sociais? Eis aà o erro caõtico do passado, naquela derrocada da PETROBRAS quase engolida pela corrupção e isso não é ficção, pois houve próceres da empresa que deolveram milhões dela subtraÃdos. Quem deveria explicar isso seria o Ministro das Minas e Energia de então e dirigente da estatal.
Excelente editorial. Ao melhor estilo Soviético o presidente tenta apagar a história trazendo uma narrativa conveniente a ele , responsável direto pelo maior caso de corrupção da historia, e aos seguidores - todos beneficiados e ricos! Enquanto isso a dengue devasta o Brasil , o preço dos alimentos aumentaram, a corrupção ressurge com intensidade .
Marcelo Guimarães, a dengue acabou? Só se for na sua casa. Temos 90 por cento de todo o mundo e falta vacina. Leia mais
Prezado Março, a dengue acabou, os preços dos alimentos aumentaram devido aos juros, pois o agro pega financiamento e aplica no tesouro direto, que dá mais do que plantar e todos os presos por corrupção até agora são do governo Bolsonaro. Tenta outro comentário. Esse está errado.
Editorial brilhante. Expoe as falcatruas e desvios. O rei esta nu.
Estava esperando por você, Flores, com suas frases de efeito. Nenhum efeito.
Mais 2 anos de corrupção à frente. O paÃs está cansado .
Até a fiação dos postes das ruas, os próprios postes, as baratas underground, o asfalto e todo o resto sabiam que iria dar nisso aÃ. Só os eleitores de Lula e a Falha não sabiam.
A privatização fatiada q vinha sendo realizada em governos anteriores tinha q ser parada sim. Empresa com gestão de recursos estratégicos para o desenvolvimento do paÃs e lucrativas não devem ser privatizadas. Quem escreveu este editorial esquece q a Vale foi privatizada e o que tivemos foi apenas transferência de patrimônio público para particulares e total isenção de responsabilidades dos donos destas empresaa quando acontecem danos ambientais ou tragédias, como em Mariana e Brumadinho.
Os jornalistas que escreveram esse editorial deveriam ler o livro Arapuca estadunidense.
Nenhuma surpresa com mais um editorial covarde e desinformante de quem já disse "ditabranda"...
Lula se pôs a atacar gestões anteriores —que resgataram a estatal de uma crise sem precedentes. Crise sem precedentes foi o butim que vendeu a distribuidora, que se locupleta com a marca da Petrobrás. Vendeu refinarias, para justificar o passeio do Petróleo brasileiro nos EUA e o preço pareado à importação. Vendeu oleodutos pelo preço de um ano de aluguel. Distribuiu dividendos acima do faturamento. Paro por aqui, mas o editorial é mentiroso do inÃcio ao fim.
Aponte as mentiras do editorial.
Assistam a recepção de Lula ontem tem 70 postagens de cidadãos. Assistam no brasiljbn. Também no jornal
Folha sendo Folha. Que jornalismo! Me faz falta o de papel.
Meus gatos também sentem.
A pág 2 ainda tem Bruno, Rui, Txai e até Hélio quando não se mete a tratar de politica econômica. Os editoriais só interessam a quem se gosta de deixar enganar.
Todos sabem que a fraude na Petrobras era comandado por Eduardo Cunha e seu subordinado Temer. A opção do era a mesma de Dilma, ou da ou desce. Dilma desceu. Narrativas para fugir da causa e inviabilizar governos. F se o Brasil. Editorial sem valor moral.
Pasadena foi aprovada pela presidente Dilma. Você não sabe que a incapacidade de refino do Brasil foi utilizada para justificar o passeio do petróleo brasileiro em território estadunidense e o preço pareado à importação? Dilma previu isso e adquiriu uma refinaria. Mas jornais, como a folha, deturparam tudo e incautos, como você Dalton, acreditam.
Pasadena foi aprovada por quem ?
Preciso lembrar q os polud0s dividendos obtidos pela Petrobrás no perÃodo 2016-2022 foi à s custas de vendas de ativos.
Quem será o novo Paulo Roberto Costa condecorado por Lula? Toffoli garante a impunidade.
O editor bate o bumbo da terceira via, os seguidores vem correndo e repetem o mantra . Dizem que petismo e bozismo são religiões. O segundo realmente eh, maláveia que o diga. Já os terceiros vieiros não se conformam, querem transformas sua tenda de milagres num templo de tijolos. Vão continuar na barraquinha , escutando a cornetinha do frias.
Até acredito que o Dalton eh só ingênuo mesmo. Só existe duas possibilidades para liberais: ingenuidade ou perversão mesmo. A maioria eh ingênua, pois eh pobre, os poucos ricos sabem porque são liberais.
Dalton, brinde-nos casos a sua experiência e aponte qual é o partido e qual é o polÃtico brasileiro com currÃculo minimamente competente para substituir o presidente Lula? Sua arrogância demonstra desafeto e não sabedoria.
Babalulas são negacionistas do óbvio, inclusive do próprio ideário de idolatria religiosa a um habilidoso malandro. Entendo, perfeitamente. Também, há muito, acreditei com entusiasmo naquele mesmo indivÃduo. Tanto votei e não se elegia. Uma vez eleito, restou por mostrar o meu engano de esperança. Vê-se que a fé cega não permite aos babões libertarem-se dos dogmas embusteiros.
Quem é Fabiano Santos do Correio que foi denunciado pelos funcionários. Alguém sabe?
Querem gasolina a sete reais nas costas do povo para encher a pança de empresa estrangeira acionista! O mesmo com energia elétrica, água e esgoto. O Brasil tem o maior programa de transferência de dinheiro, mas no caso é do pobre para o rico.
O final do seu comentário me faz lembrar dos 'campeões nacionais', irmãos Batista e Eike Batista. Todos de braços dados com quem, na época ?
Todos os paÃses desenvolvidos protegeram e ainda protegem suas riquezas materiais e imateriais. O capital não tem pátria. Eh bobear e ele voa longe. Até o rei do protecionismo , os EUA já sofreram, e hoje Trump fala em proteção. O editor sabe disso. Portanto não se trata de crença ideológica. O editor defende o banqueiro frias.
Não. O editor defende a não interferência na Petrobrás.
A FSP, imparcial e isenta como é, garante que não houve conluio das elites? Então tá, posso dormir tranquilo e esperar pelo editorial de amanhã. Pois não sei se o sol nasce amanhã, mas que o ataque cotidiano deste jornal ao governo virá é certeza absoluta!
E os fatos ?!
Segue a tática da Folha em bater em Lula, dia sim dia também. Uma manobra que no passado nos rendeu Collor e Bolsonaro. E agora poderá render TarcÃsio, pois já estão em plena campanha, que de quebra serve para desestabilizar o governo do petista. Sem falar no apoio à ditadura civil-militar e à Lava Jato. Deixa Lula governar! Acabamos de sair de um abismo sem fundo.
Anete, vocês sabem ser oposição mas não gostam de opositores. Precisam evoluir. Encheram o saco por quatro anos sem conseguir nada de produtivo como fazem até hoje. Só sabem aumentar imposto e viver às custas dele. Tem muito a ouvir e aprender pelo resto do desgoverno. E se tiver mais quatro anos, pode preparar os ouvidos.
Quem fez render o bozo foi o próprio lula, que agora acaba de reavivar o 'nós contra eles'. A estratégia para evitar a eleição de algum moderado ou até mesmo do boquirroto Ciro Gomes foi apostar no aparentemente mais implausÃvel opositor em segundo turno. Deu no que deu. A continuar assim, tem tudo para se repetir. O lula é um vaidoso irresponsável sem igual.
Deixa like nos roubar, vc quis dizer né!?
O fato histórico inegável é que Petrobras cresceu durante os governos petistas. Foi Lula que investiu no pré-sal. Em grande medida, o golpe contra Dilma foi justamente para fatiar a enorme riqueza do pré-sal. O posicionamento polÃtico antipetista e anti-Lula desta Folha é claro em todos os seus editoriais. Apesar da Folha, a Petrobras cresce mais ainda e investe no desenvolvimento do Brasil.
A corrupção na Petrobras é inegável. Sempre houve e, provavelmente, sempre haverá. Faz parte de como a polÃtica no Brasil -- e no mundo -- funciona. Mas atribuir isso a Lula e ao PT é desconhecer completamente o jogo polÃtico no paÃs. Quanto à desvalorização da Petrobras, foi apenas o valor das ações, recuperada depois do escândalo. A empresa vem apenas crescendo em capital fixo e produção.
Ao contrário de Lula, não anularam as provas contra o Petrolao. Houve roubo do PT sim.
Quase quebraram com a Petrobras, ação a $3,00, empresa mais endividada do mundo, cada absurdo q eu leio
Mostre fatos, Adalberto. Quem será o inocente por aqui?
Coitado. A inocência do brasileiro é que impede seu desenvolvimento.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Fraude na história e tiro no pé com Petrobras Voltar
Comente este texto