Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Bernardo

    Em toda matéria na FSP que reporta a monstruosidade em curso na Pa lestina entram em ação especialistas em denunciar e fazer apagar comentários de que não gostam - com a passividade (cúmplice?) do jornal, que aceita e cumpre...

    Responda
  2. Murilo Belezia

    Nos tempos da Inquisição havia um Index Librorum Prohibitorum ( Índice dos livros proibidos) e, qualquer material impresso deveria ter seu Imprimatur (Imprima-se) por alguma autoridade eclesiástica.. Por causa de observações irõnicas sobre um recital de pianistas israelenses na Sala São Paulo (Mônica Bergamo, 22/06) fui deletado e pertenço ao Index Textorum Prohibitorum, que em elegante latim significa Tô ferrado!. O jornal neo liberal, arauto do rentismo, me censura. Devo estar certo.

    Responda
  3. LUIZ LEAL

    Como se constata diariamente o propalado acordo de cessar fogo patrocinado pelos Estados Unidos foi pura hipo crisia. Cortina de fumaça para desviar a atenção dos impiedosos ata ques diários contra a população acuada e organizações de ajuda humanitária que corajosamente tentam minimizar o sofrimento. A posição dos Estados Unidos, Reino Unido Alemanha e outros do G7 é desu mana além da imaginação, mas infelizmente o mundo dito civilizado não apenas assiste calado como participa ativamente.

    Responda
  4. yussef mahmud m mustafa

    Discussão de quem é povo nativo ou quem tem mais direitos não vai resolver o problema atual ou seja a realidade de hoje é ,os judeus via Israel estão cometendo uma barbeie assasinado e tentando amedrontar o povo palestino pra forçar outra Nakba desta vez em Gaza ,esta é a realidade o resto é história

    Responda
  5. jane Ventury Leal

    O governo israelense segue seu plano de extermínio dividido em três fases e enunciado com clareza desde outubro de 2024.Nada impediu a execução.Alguns países ensaiam uma crítica tímida e hipócrita frente a tragédia explícita,os organismos internacionais não tem poder,são palavras ao vento.Triste demais tantas crianças mortas e sequeladas e serão adultos com traumas e dores para manter esse sentimento contra Israel .O Hamas chamando os israelenses de nazistas :,muito doido!!Onde chegamos !!!!

    Responda
  6. Marina Gutierrez

    O genocídio praticado contra o povo nativo da Palstina continua em ritmo acelerado sob o comando do governo de ocupação da Palstina e financiado pelos governos dos USA e UE, Inglaterra, G7, e outros, apesar das denúncias diárias da ONU e outras organizações internacionais. Terrorism em grande escala e com orçamento infinito.

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Respondendo aos defensores do geno cidio, cabe esclarecer que a atual população da Pal (Ismael e Territórios oc pados) é formada por uma minoria nativa (árabes e j eus) e uma maioria estrangeira, cuja ida para lá foi financiada por milionários sio nistas ao longo das primeiras décadas do século passado, notadamente europeus e estadunidenses. Tudo parte do projeto colonialista sacramentado em mil novecentos e quarenta e oito e ampliado desde então com a u sur pação contín ua de terras.

    2. Paulo Bacal

      Knudsen, O profeta deles só apareceu no ano 600. Estavamos lá muito antes. Sugiro uma boa aula de história para iluminar sua mente.

    3. Jacques Toron

      É uma guerra contra o governo de Gaza que utiliza sua população como escudo da violência de seu inimigo, assim promove um grande número de vítimas e aumenta seu 'ganho' no conflito. Os reféns presos é seu grande trunfo para perpetuar sua estratégia cruel .

    4. Ricardo Knudsen

      Bacaltchuck, ou vc desconhece o significado da palavra nativo ou não leu o q os cristãos chamam de Antigo Testamento. Se Moises teve q guiar seu povo à terra prometida, então obviamente eles não eram nativos de lá. E lá chegando, tiveram q lutar e expulsar povos q lá viviam, entre eles os cananeus. Estudo recente de DNA antigo identificou q os descendentes de cananeus são um povo árabe hoje.

    5. Paulo Bacal

      O povo judz tb É o povo nativo do local psc...

    6. Marcelo Brum

      Por "povo nativo" você quer dizer "invasores árabes"? Os verdadeiros nativos, inclusive com lugares com ocupação contínua são os milenares ju...na região. E não há genocídio, há guerra contra o Terror. Que usa Escudos Humanos, infelizmente

  7. Gisele Araujo

    Uma dica para quem quer aprimorar o vocabulário e a escrita. A gente fica um tempo enorme trabalhando o comentário para que passe na censura, substituindo palavras, expressões, nomes de algumas pessoas, nome de lugares. É um exercício que muitas vezes não dá resultado e o comentário cai na moderação. Que despres tígio o nosso.

    Responda
    1. Gisele Araujo

      Uma vac... que passou antes.

    2. Marina Gutierrez

      Quem deixou a porteira aberta?

  8. paulo werner

    Alguém aqui teria coragem de fechar pontaria e disparar míssil sobre tendas de refugiados? Voltar no dia seguinte e fazer o mesmo contra caminhões de ajuda humanitária? Seguir com o trabalho e disparar bombas sobre instituições de ajuda humanitária devidamente sinalizadas?

    Responda
    1. Paulo Bacal

      Knudsen, É contra indicado esconder reféns no meio dos civis e provocar uma guerra. No resgate dos reféns semana retrasada tinha até jornalista afiliado a al jazeera envolvido com o Amás. Seus argumentos anti cemitas nao colam. O Amas paga para civis tomar conta dos reféns.

    2. Ricardo Knudsen

      Bacaltchuck, vc já disse em comentário q não vê diferença entre os terroristas e os civis palestinos, a mesma coisa q cantam os soldados das IDF. Então, deixemos de hipocrisia. Os civis palestinos estão sendo assassinados como vingança e por racismo daqueles q odeiam os palestinos e querem expulsa-los para ocupar Gaza.

    3. Paulo Bacal

      O Amás usa a tatica de se esconder entre a população e odeia mais seu próprio povo que os juds.

    4. Marina Gutierrez

      Paulo Werner, sao impulsionados pelo preconceito e ódio arraigado contra o povo nativo que ousa resistir.

    5. LUIZ LEAL

      Paulo, para isso não precisa de coragem. Precisa de uma alta dose de co v ardia.

    6. Gisele Araujo

      Paulo Werner, alguma dica para quem tem os comentários mandados para moderação ou bloqueados? Vi que você usou palavras que de cara eu nem ousaria, mas ainda assim ....eles não perdoam.

  9. LUIZ LEAL

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marcelo Brum

      O grupo terrorista está com a paz nas mãos para aceitar um cessar fogo mas não aceita, infelizmente.

  10. yussef mahmud m mustafa

    A verdade é uma só o estado de Israel é uma parte expressiva dos judeus se pudessem expulsariam ou exterminariam como os palestinos pra criar Israel entre o rio e o mar. Palestinos este povo teimoso !

    Responda
  11. yussef mahmud m mustafa

    O que que está acontecendo com a humanidade,que vergonha pra civilização ocidental que arma com a tecnologia militar mais sofisticada pra este estado assassino covarde cometer esta barbarie está matança de crianças,e mulheres palestinos ,e não venham com a desculpa dos refens ,é crime de guerra mesmo,pra amedrontar os palestinos.

    Responda
  12. Dionisio DeBarros

    Gennocidio movido por Is-rael contra Palestinos ja passou dos limites. Caso deixado livre o governo Is-raelense vai tornar a faixa de gaza num parque de estacionamento, com nenhum ser humano vivo e nenhum predio de pe. Esses assassinnos tem que ser parados. Por mais barbaro e indesculpavel que tenha sido o terrorismo do hammas, Is-rael por ser uma pais forte e desenvolvido, tem a obrigacao de tratar seus vizinhos com humanidade. Basta!

    Responda
    1. Jacques Toron

      Israel tem obrigação de salvar qualquer de seus cidadãos das barbáries terroristas, como o sequestro. O inimigo se aproveita das mortes como estratégia de glória.

    2. Marcelo Brum

      A ONU produziu um relatório que corta pela metade o número do Ministério da Saúde do grupo terrorista. Mas pelo estatuto da ONU, ela diz que tem que aceitar os números "do governo local" se não tiver outra fonte. Porisso ninguém questiona que o grupo, que não sabe nem quantos sequestrados existem, diz saber vom exatidão diária o número de mortos. Se acreditar neles, tem que acreditar que o Estado neutralizou 16 mil terroristas. E assim fica provado que há humanidade por parte do País atacado.

  13. Ricardo Lobo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marcelo Brum

      Ofereceram vários acordos de paz, há décadas, nunca foi aceito, nunca tiveram paz.

  14. Samuel Fagundes

    E não é que davi se transformou em Golias?

    Responda
  15. Samuel Fagundes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Paulo Bacal

      sim.o Amás

  16. Eduardo Boghossian

    O q irael está fazendo é fortalecer o ramas, através dos sobreviventes das famílias detruidas.

    Responda
    1. Jacques Toron

      E o inverso idem, um ódio retroalimentado

  17. Eneida Marques

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  18. Amarildo Caetano

    Assa ssinos de inocentes

    Responda
  19. Vilarino Escobar da Costa

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marina Gutierrez

      Vilarino, sao atores ativos dos massacres, financiam as bombas de uma tonelada despejadas em tendas provisorias cobertas com plástico que abrigam seres humanos sobreviventes de massacrs anteriores.

    2. paulo werner

      Vc disse Europa e EUA? Vc disse passivamente? Vc disse assistir?

    3. Anna Amélia Meule

      Passivamente? Não, ativamente. Os EUA, o Reino Unido e a Alemanha, mas sobretudo os EUA enviam as tantas bombas que massacram inocentes em Gaza. São mais do que cúmplices, estão diretamente implicados nesse genocídio. O lobby sionista tem muita grana e paga toda a classe política. É uma vergonha o que acontece. Os países do sul global têm de fazer tudo o que puderem para tentar impedir. O Brasil está acovardado. É uma vergonha

    4. LUIZ LEAL

      Desculpe a correção, Vilarino. Eles não estão assistindo passivamente, mas paticipando ativamente, seja fornecendo armas ou dando cobertura no Conselho de Segurança da ONU. Será que estamos assistindo ao declínio do Ocidente, com o retrocesso e a volta à selva geria?

  20. Marcelo Brum

    Resultado do uso de Escudos Humanos pelo grupo terro rhista que atacou o país ao lado.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Não são criminosos que usam Escudos Humanos porque a eles não há aplicabilidade da lei por nem serem um Estado. São terroristas que não vão parar e outras guerras piores virão no futuro se não forem desmantelados do poder incluindo infraestrutura e armas.

    2. Ricardo Knudsen

      Um crime não justifica o outro. Os terroristas de fato usam civis como escudos, mas as IDF se igualam a eles qdo assassinam civis inocentes para atingir os terroristas. Não creio q vc aceitaria q as IDF bombardeassem uma casa onde sua família estivesse para matar criminosos escondidos no porão. Os civis em Gaza valem menos q outros seres humanos p vc? As IDF cantam q não há civis inocentes em Gaza, são culpados só por serem palestinos.

  21. Sam Duart

    Até quando Ismael?

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Toron disse "até a neutralização do inimigo mortal". Ninguém pode fingir esquecer esta parte do que ele disse.

    2. Ricardo Knudsen

      Digo, aliados islamofóbicos. Ou se preferirem, aliados praticantes do racismo contra os palestinos.

    3. Ricardo Knudsen

      Toron mente. Netanyahu já disse q a continuidade da guerra independe da libertação dos reféns. O porta-voz das IDF já disse q não é possível eliminar o grupo terrorista. O objetivo de Netanyahu e seus aliados islamófibos é espulsar os palestinos e ocupar Gaza. A terra prometida vai do rio ao mar, dizem os aliados de Bibi. Só eliminando ou expulsando os palestinos poderão atingir seus objetivos.

    4. Vilarino Escobar da Costa

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Jacques Toron

      Até libertarem os civis sequestrados e neutralizarem a ameaça mortal

  22. José Felipe Ledur

    Banditismo de Estado. Conta com a covardia e omissão de governos e sociedades.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Jacques Toron

      O estado está procurando seus cidadãos sequestrados e tentando neutralizar a ameaça mortal reafirmada diariamente pelo grupo inimigo

  23. JOAO CARLOS DA SILVA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  24. Luiz Almeida

    Segue o extermínio.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Jacques Toron

      Parece que essa é a vontade do governo de Gaza para aumentar a simpatia por eles

  25. Jose Ferreira

    Passado tanto tempo desde a chacina e rapto de ju- deus praticado pelo ha mas , e a seguir contabilizado tantas mortes de palestinos , não da pra entender porque os reféns ainda não foram libertados . Se isto acontecesse não haveria quem apoiasse Is rael neste cruel revide.

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  26. Rodrigo Flexa

    O massacre não tem fim e as notícias continuam escondidas.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Túneis contruídos com dinheiro desviado não justifica o genocídio dos civis palestinos. Um crime não justifica o outro.

    2. Jacques Toron

      Sim, principalmente nos túneis construídos com o dinheiro da ajuda humanitária

  27. Antônio João

    O povo palestino foi aprisioado num beco para a prática de uma roleta russa, onde é outro que aperta o gatilho, joga bomba em suas cabeças, depois se justifica, eu avisei antes.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Toron, está dando certo pelo genocídio promovido pelas IDF. Explique como usar a fome como arma se relaciona com os terroristas usarem civis como escudo?

    2. Ricardo Knudsen

      Toron, o fato é q quem joga as bombas de 1 ton nos civis são as IDF. Vc aceitaria q as IDF bombardeassem sua casa, com seus parentes dentro, para matar terroristas escondidos no porão? 0

    3. Jacques Toron

      O hamas se aproveita usando a população de escudo e aumentando o número de vítimas para angariar solidariedade internacional, está dando certo.