Muniz Sodre > Direita, volver Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Lembra o fabuloso tango de Gardel "Volver" :{Pero el viajero que huye Tarde o temprano detiene su andar... Y aunque el olvido, que todo destruye, Haya matado mi vieja ilusión, Guardo escondida una esperanza humilde Que es toda la fortuna de mi corazón}
Há direitistas na academia, um exemplo é o Insper. E isso é salutar para a liberdade de pensamento. Assim como há esquerdistas como na Unicamp. Acho que as extremas, como alguém que considera Marx ou Lenin profetas, e recita seus textos como versÃculos sagrados, são minoria.
A universidade é parte do sistema democrático. Lugar onde transita o conhecimento, o saber, a cultura, o debate, a troca de experiências, o questionamento, as transformações, o avanço cientÃfico, cultural e social. É tudo que a extrema direita fascista reacionária renega, ataca, odeia. Esses extremistas se encontram fora do campo democrático.
Decepção... Uma vivência de meio século na Universidade deveria favorecer fervorosa defesa de liberdade de pensamento e de debate. O texto mostra que o autor não passa de esquerdista juvenil fossilizado. Defender a exclusão da direita (que para a esquerda sempre será "ultradireita") da universidade é a mais extremada heresia que pode ser cometida por um intelectual.
Bom, Roberto, se você apontar - ou pra cá copiar - o trecho em que o seu Muniz defende excluir a direita das universidades, dá pra discutir. Mai tá difÃcil, já percebo, porque não o há.
A extrema direita não quer ir para a universidade pq enqto as instituições de educação trabalham com fatos, hipóteses q se comprovam ou não se comprovam mediante provas e testagens, a extrema direita trabalha com desinformação e mentira. São antagônicas, opostas. Onde uma está, não há espaço para a outra.
Isso Lu, e primeiro teriam que passar no vestibular, mas insistem em quere entrar com fuzil!
Dedo no'zóio, com delicadeza e efetividade. É nóis!
Tô contigo e não abro, sêo Muniz, desde criancinha. Esse papo de "ideologia de direita", "ah, o Olavo de Carvalho é o ideólogo dos Bozôs", pra mim, é coisa de marchinha de carnaval: ideias, onde? Um monte de pulsões primitivas, sem o devido controle cortical, quequéisso? Quedê ideologia, um conjunto organizado de ideias acerca do mundo e do humano? É tudo na base do tabefe e de quem pode mais. Tamo vendo na fuça, tá correndo pelaà (agora, da raia) o PL do estrupo. Olavão tá orgulhoso lá na cova.
Beni, não dá pra entender como esses pastantes insistem em olavismo, 'figó' o último ditante, foi explÃcito: 'me esqueçam, a mim e a ditadura'!
O professor foi correto, elegante apesar da dureza que o tema merece.
A elegância de um velho sábio judoca.
Como se não houvesse extrema esquerda
Universidade é o lugar do debate, do saber, do conhecimento, do pensamento, da reflexão, da leitura, da busca da verdade, campo que não se adequa à extrema direita fascista.
São os que deixaram de se envergonhar de suas ignorâncias, brutalidades, trapaças, tramoias, reacionarismos, distorções, fakes, mentiras, negações. SaÃram do esgoto, da sarjeta, para ficar.
Olha o naipe dessa caricatura. Que vida miserável.
Poi Zé, há. Mas se alguém disser que o PSTU conturba, fechou os olhos depois que olhou dentro do diretório acadêmico de ciências sociais. E nunca mais abriu.
Comentários na sua maioria raivosos.
Em "intelectuais e o poder" já profetizaram que as "massas sabiam que estavam sendo enganadas". Passar bem, Muniz Sodré. Deixe o capacitismo distante de seus nobres textos e sirva a sociedade com o mÃnimo de honestidade intelectual.
E? Ah, arrã.
As palavras e as coisas reinventadas pelo Estado sob a égide "carece de justa causa" reinventam os discursos, práticas sociais, da violência que, ele, o Estado, carrega nas vÃsceras, a violência institucional. Que vergonha Brasil. Isso aÃ. Mostra tua cara paÃs de violência institucionalizada.
Frequentei uma federal onde li, estudei e conheci pensadores da direita civilizada, José Guilherme Merquior, Eduardo Portela, entre outros. O professor foi extremamente elegante em desbancar a gritaria incivilizada, anticientÃfica e antiética desse neofascismo (vulgo bolsonarismo) asqueroso. As universidades, principalmente as federais, sempre foram abertas ao debate e ao pensamento divergente. Quem não admite o diferente é essa gente do talibã neofascista.
Quem quiser ir além das mesmices de Muniz deve ler "O Brasil dobrou à direita" do cientista polÃtico Jairo Nicolau. No mais, a contra-revolução conservadora, cujo marco inicial do volver são os anos de 1979 com Thatcher e 1980 com Reagan, se espraiou durante os últimos 45 anos.
Mesmo sem comungar da noção de "mesmice", agradeço a dica, já meti na lista incumprÃvel de leituras. Grato, Alberto!
Quem quiser ir além das mesmices de Muniz deve ler "O Brasil dobrou à direita" do cientista polÃtico Jairo Nicolau. No mais, a contra-revolução conservadora, cujo marco inicial do volver são os anos de 1979 com Thatcher e 1980 com Reagan, se espraiou durante os últimos 45 anos, além de dar sinais de que seu ciclo continuado não se concluirá tão cedo.
A pedido, a bibliografia: "O Brasil dobrou à direita" (Jairo Nicolau). "O jogo da Direita" (Armand Dreyfuss). "CrÃtica à razão dualista" (Francisco de Oliveira). "O capitalismo global". (Celso Furtado). "O naufrágio das civilizações" (Amin Maalouf). "A revolução burguesa no Brasil" (Florestan Fernandes). "Os militares na polÃtica". (Alfred Stepan). "As origens sociais da ditadura e da democracia" (Barrington Moore). "Ideologia da cultura brasileira". (Carlos Guilherme Mota)
Então, sr Alberto, diga alguma coisa desta obra que o senhor citou, que seja uma antÃtese, ou sÃntese do que o colunista escreveu.
Pois é, vivi para ver a direita pedir um sistema de quotas na universidade. Para conseguir as vagas a que tem direita !!! Onde foi parar o incapacitismo?
Hahaha, ótema. Se tem direita, né não? Vai que vai.
Vou inventar um tÃtulo para a matéria: "narrativa salada".
Caro prof. Muniz, perfeito seu texto,onde a verdade sendo a realidade segundo o gosto do freguês é servida de forma massiva e descolada de qualquer realidade humana,quanto ao nosso atual congresso é o pior de td história res públicana.
Dizer que a universidade atual eh plural, soh porque há silenciosos ( tanto de esquerda, quanto direita, seja lah o que for isso) eh ilusório. Há tempos que o debate desapareceu da universidade, eu cheguei a ver diversidade real na década de 80 na universidade brasileira ( principalmente entre 85 e 89), mas hoje vejo apenas fla-flus pueris e imaturos.
No que diz respeito ao Brasil, a situação só vai melhorar um pouco quando o inominável inelegÃvel for condenado pelos muitos crimes.
Faz-se pensar que esse decréscimo de representantes da direita nas universidades se dá unicamente pelo domÃnio ideológico da esquerda nas universidades, ou pela total incapacidade da direita e especialmente a extrema direita de conviver em um ambiente de pluralidade em que opiniões distoantes fazem parte do cotidiano. A radicalização chegou a tal ponto que temos até pedidos para os pais não deixarem os filhos frequentarem universidades. Um absurdo.
Quem colocou os dedos duros do sni nas universidades deve ter sido a esquerda. Quantos não morreram por isso.
Você tem provas disso que vomitou?
É por tipos assim que a esquerda, que já teve grandes pensadores, como Chomsky, está morrendo e dando lugar a realistas, que seguem a Realpolitik, muito mais objetiva e transparente. A liberal-democracia europeia está sendo gradualmente substituÃda pelo pragmatismo de centro ou de direita, inclusive em suas aventuras de enfrentamento de Putin, na Ucrânia. Muitos esquerdistas europeus morrerão de frio neste inverno, sem o gás russo.
Agora, diz alguma coisa que o professor escreveu no texto desta coluna.
Razão e percepção não coincidem. Tânato é o condutor do trem inclinado à direita, em uma viagem interminável; o cÃrculo da racionalidade nunca se fecha.
Poético, Malba Tahan Carradore!
Esse colunista é um fanático pela Esquerda, espuma ódio pela Direita e tem uma visão muito restrita do mundo, pq segundo ele só a Esquerda tem razão em tudo. Chego a ter pena de uma pessoa assim, fanática
*Porquês* dessa sua opinião tão singela, não rola mesmo, né? Então, tá.
Sendo a universidade o lugar do saber, da leitura, do pensamento, da reflexão, do conhecimento, do questionamento, do debate, das transformações, do avanço, da busca da verdade, não há como incluir a extrema direita fascista nesse jogo.
Olha o naipe dessa figura. Que tristeza
O João Batista fez só mais um comentário genérico, destes que a ultradireita faz chamar qualquer de seus oponentes de comunista. Sua relação com os textos do Prof Muniz é nenhuma. Puro ressentimento!
Chicon odeia a direita e a esquerda. Seria um fanático radical de centro? Ou tbém odeia o centro? E a centro esquerda e a centro direita? Restou pouco, deve ser de extrema direita ou extrema esquerda.
Observe que o texto dele se presta tanto à direita quanto à esquerda. A grande diferença entre uma e outra está na capacidade dissimulatória. A esquerda dissimula melhor, posto que muitÃssimo mais sofisticada na prática. De resto, são iguais.
Ei profeta, é feio desrespeitar professores, não leste a matéria com envergadura: "Aliás, direita e esquerda são termos antigos em que o mundo não mais se reconhece". Vistes, fugistes da escola. Vós 'perdestes manés'!
Minha percepçpção é a de q o fanático aqui é vc, e q vc odeia a esquerda. Em todo o caso, se ele não for punido pelo cancelamento, sugiro vc rezar pro seu pneu e pedir pra ele lançar uma praga sobre o colunista.
Parece que ele não é o único fanático aqui…
Sim, pulsão brutalista de morte pelo poder.
A extrema-direita está atacando o ensino fundamental e médio por meio de escolas militares, e o ensino superior, como o colunista citou. Pelo apoio que o andar de cima promove aos facÃnoras, parece que a finalidade é a destruição do conhecimento emancipatório e da cultura. Espero não chegar a ver tamanha crueldade contra a capacidade humana.
Muita adjetivaçao, ostentando uma opulencia de ideias, q inexiste.
Essa caricatura é já notório possuÃdo pelo bozó. A mente dele é zumzumzumzum o tempo inteiro. Esse provavelmente já passou de possuÃdo para possuÃdo orgulhoso. Que vida miserável.
Infelizmente vc não diz pq a suposta opulência de idéias inexiste, mas acho q é só pq vc não entendeu o texto. Sabemos q bozistas tem dificuldade de lidar com idéias e vocabulário além do básico. Vai procurando o significado de cada adjetivo no dicionário, ë capaz de vc acabar entendendo, talquei? O talquei vc entende, né?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Muniz Sodre > Direita, volver Voltar
Comente este texto