Antonio Prata > A Cesarino o que é de Cesarino Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É o velho erro de definir o todo baseado em um pormenor que chama a atenção de alguém. Outro alguém verá outro atributo do mesmo observado. A beleza é um dom resultante do todo e não apenas da cor do vestido, ou do perfil do braço. Um hábito não define a pessoa, ou qualquer evento ou acontecimento, senão apenas a parte considerada. Dentre as opiniões de analistas ruins resulta uma nuvem de confusão e conclusões dÃspares. Ótimo trabalho o do colunista.
Me identifiquei com o texto. Sou notÃvago, acordo tarde quando posso, mormente me considero desajustado, ainda hoje próximo aos 40, apropriando-me do velho Prata, já na "amadurescencia". Um outsider na rotina familiar que acorda cedo à s duras penas, mas que produz e pensa melhor nas madrugadas. Tomar as cachacas, correr e ser bom pai. Gostei desse equilÃbrio, Antônio, inspirado no velho Cesarino. Também tento esse malabarismo por aqui. Gostei do texto: cru, beijando a lona sem se entregar.
Lembrete: a "lei antimanicomial", como ficou conhecida, mantém as internações compulsória e forçada como opções para famÃlias e equipes médicas diante do fardo de ter alguém que rompeu com a realidade.
Sem dúvida alguma você tem que cumprir com algumas tarefas e horários, zelar por compromissos, assumir responsabilidades, enfim, coisas de gente adulta. Você tem talento para a escrita, não sei em que momento você descobriu isso, mas sem dúvida você tem que ter disciplina para poder apresentar uma coluna semanal e fazer jus a um pagamento, tem que apresentar roteiros, crônicas, peças de teatro, o que seja, para se sentir útil socialmente.
Quem conheceu Cesarino não precisa dizer muito.Sábio simples, cidadão comum e humanista e profissional de rara competência em sua área. Quem não o conheceu fica aqui palpitando com arrogância sobre Freud, Lacan, querendo demonstrar conhecimento , ao contrário do sábio Cesarini.
Oops, sessões!
Aproveitando q Chomsky está na mÃdia, vale lembrar q segundo ele o q Lacan dizia e escrevia não fazia nenhum sentido. Heideger expressou opinião similar. E o próprio Lacan, lá pelo fim da carreira, admitiu q era uma fraude. Sua tese de q a sessão devia acabar abruptamente qdo atingisse um "ápice" encurtou dramaticamente as sessões. Um de seus "analisandos" conta q uma de suas seções terminou depois do "Bonjour". Hilário. E lucrativo, é claro.
Pelo q o colunista descreve, Cesarino era de fato sábio, empático e ajudava seus pacientes. Vê-se q era um pragmático e abandonava na prática Freud ou Lacan. Um psicanalista jamais diria o q ele disse sobre dormir tarde, ainda mais em uma primeira seção. Provavelmente se passariam anos até q o paciente chegasse à conclusão de q acordava tarde por algum trauma edipiano. E continuaria dormindo tarde!
O que o psicanalista 'boa praça' Cesarino estaria pensando sobre uma instituição médica 'laica' que pede a prisão de meninas e adolescentes vÃtimas de estupro?
Cesarino foi especial. Muito especial. Sensivel sem perder firmeza, firme sem perder a sensibilidade, médico de almas que não se deixou $eduzir e soube como poucos atuar nos espaços que era possÃvel. Sabia o que era ser visto com as lentes preconceituosas e não se verteu jamais. Salve Cesarino! Salve!
Recomendo o livro "Freud & Lacan, des charlatans ?: Faits et légendes de la psychanalyse", de J. Van Rillaer, professor emérito de psicologia da Universidade de Louvain. No livro ele deixa claro q o ponto de interrogação no tÃtulo era desnecessário.
Aproveitando q Chomsky está na mÃdia, infelizmente por problemas de saúde, vale lembrar q ele opinou q o q Lacan dizia e escrevia não fazia nenhum sentido. Heideger expressou opinião similar. E o próprio Lacan, lá pelo fim de sua carreira, admitiu q era uma fraude. Sua tese de q a sessão devia acabar abruptamente qdo atingisse um "ápice" encurtou as sessões as vezes à poucos minutos. Um de seus "analisandos" contou q uma de suas seções terminou depois do "Bonjour". Hilário. E lucrativo, é claro.
Freud é o cara. De pau, mas foi superado nessa matéria por Lacan.
Terapia de fala/escuta precede em muito Freud. Breuer já praticava isso com Anna O. e tbém não foi ele quem inventou.
Qualquer terapia que tenha um terapeuta e um paciente e houver escuta/fala tem Freud. Em um congresso nos Estados Unidos, Lacan ouviu o seguinte coro: somos lacanianos. E Lacan diz: apenas gostaria de deixar claro que sou freudiano.
Freud era o cara, véi!
Não q terapeutas não possam ser sábios, empáticos e úteis aos seus pacientes. Mas certamente isso ocorre apesar de Freud e Lacan, não por causa dêles.
Deu sorte de ter um grande talento de escritor, como aliás mostra essa crônica. Na média dos casos, Deus ajuda a quem cedo madruga. E seu corolário: se Deus não te ajuda, é porque andas acordando tarde.
Ou uma atrapalhadinha.
Ricardo, esse Deus do ditado não é todo poderoso, mas dá uma ajudinha :)
Interessante a associação entre Deus e sucesso "na média". Não sei bem o q quer dizer. Significaria q Deus ajuda alguns q acordam bem tarde e não ajufa alguns q acordam bem cedo? Em conclusão, Deus não é justo com todos? Ou seria justo "na média"?
Puro preconceito. A ciência já demonstrou q pessoas tem tendências genéticas para serem mais diurnas ou mais noturnas. Provavelmente reflete adaptação a diferentes ambientes primitivos, com diferentes oportunidades de caça (ou sexo!). Churchill não saÃa da cama antes das 11, dormia depois da uma. José Serra, ex-senador e ex-governador de SP, é um conhecido notÃvago. Não se saÃram tão mal, não é mesmo?
Kkkkkk! Genial! Até para um Ateu não praticante como eu.
Se pudéssemos ser pai, antes de ser filho, serÃamos pessoas melhores! A envelhescência é muito menos chata que a adolescência.
Sua crônica me emocionou, tanto pelos feixes de luzes que surgiram eqto eu estava deitada, sofrendo no divã, quanto pelos feixes que meus analisandos veêem, as vezes.
Boa. As vezes parece que nossos filhos parecem fadados ao insucesso mesmo. Temos que lembrar que fomos assim também.
Queria ter conhecido o cesarino
Comigo também foi assim. Nossa primeira reunião. Ele me perguntou quais eram os meus planos de futuro, respondi onde pretendia passar as férias. - Planos para o futuro distante? -Nunca fui capaz de fazer isso. Então ele me olhou com aquele olhar que espalhava doçura e sabedoria e me perguntou: você perdeu pai ou mãe quando era criança? - Sim. Aos 14. De repente. - ah, então você nunca vai fazer planos. Você sabe que pode morrer a quaquer momento. A maioria das pessoas não sabe disso.
Nossa! A sua história é melhor que a do Pratinha dorminhoco. Resposta à altura de um "Analista de Bagé". VerÃssimo, outro filho que muito honra o Pai.
Questões complexas, respostas simples. Que falta nos faz hoje o Cesarino nesse mundo tão cheio de coaches, influencers, sabichões.
Ah, Antonio, o Cesarino não coachava, dava preferência à interlocução verbal; cê vê que diferença isso faz?
Todos precisamos de um Cesarino em algum momento da vida pra nos fazer enxergar o óbvio. Aliás, já percebi que óbvio é coisa que não existe. O que é claro pra um pode ser mistério pra outro. Isso torna fundamental a virtude da humildade para alcançar a sabedoria de um Cesarino.
Que texto lindo!
Provou que não foi um mau filho, uma vez que aceitou ir ao psicanalista o 17 anos. Nesta idade, a maioria dos adolescentes refuta qualquer conselho dos pais.
Como sempre , a primeira coisa que corro pra ler! adorei ! Você é O cara !!!!!
Amei seu texto. Sorte sua ter encontrado o Cesarino. "Quando o discÃpulo está pronto, o Mestre aparece"
Acordei cedo minha vida toda e sempre detestei, não encontrei um Cesarimo na vida, mas agora já aposentado fico na cama até a vontade de dormir passar É bom demais
Eu igualmente, mas isso gera problemas na famÃlia. Insones ou outros ainda obrigados a levantar cedo dizem que perdi o diaÂ… não acho!
Pratinha, eu também tive um amigo que se queixava de estar sempre nervoso e sem sossego. Eu indiquei um "Cesarino", para meu amigo consultar e abrir o coração. Duas semanas depois nos encontramos em um evento e ele estava radiante! E me disse que o Cesarino que eu indiquei descobriu a pólvora! Ele disse ao meu amigo que quando ele estava sob pressão ficava tenso. Pronto. Acabou o dilema do meu amigo. A simplicidade salva as pessoas, estou convencida.
Bonito texto, Antonio Prata. A adolescência é mesmo virada de chave nessa fase da vida. Qualquer coisa negativa que nos fala, já desencadeia mtas coisas na nossa cabeça e abala nossa auto estima. Será que não irei conseguir o que pretendo? Esse curso que escolhi na faculdade é mesmo o que quero?É mesmo uma fase difÃcil, mas como " o tempo é senhor da razão." , acaba dando td certo e qdo percebermos já estamos na idade adulta.
Esse Cesarino, sim, sabe das coisas!
BelÃssimo texto! Adorei! Parabéns! Não entendo o seu pai, um gênio, não sabia que tinha uma Parta em casa que, talvez, nem precisava dos polimentos e da retirada do zinabre pelo Dr. Cesarino.
Eu também acordava tarde quando era adolescente. Diziam que eu não ia ser nada na vida. Acertaram.
Tamo junto!
Boa. Hahahaha. Mas certamente é.
Muito boa Hélio. Kkkkk
Ai, que lindo! As angústias da vida são muitas vezes tão simples. Já temos tantas tão complexas e incompreensÃveis pra lidar.
Texto maravilhoso... Muito grato.
Tive vários anos assim.... quando me diziam que acordava tarde, respondia que o fuso horário é que estava errado. Talvez o António Prata também viva com umas horas mais a Oeste
Dr Cesarino é o Cara !
Se o mundo tivesse mais Cesarinos, com certeza seria um lugar melhor. Hoje em dia então, Cesarinos são raros , rarÃssimos até eu diria, pq a maioria dos q atuam na área, estão+ preocupados em lucrar e enriquecer, td bem , se formaram pra isso, mas as vezes extrapolam. Condolências ao colunista por sua perda e q novos Cesarinos surjam e cumpram tão bem suas funções, como o Cesarino original.
Sem querer magoar o autor realmente deve ser difÃcil escrever com frequência determinada. Tirando isso, qual jovem não tem insegurança? O texto me parece traz uma reflexão bem rasa da dor da existência humana. Cesarino deve ter sido um cara legal. A cura porém está no doente curado que ficou ao ter sido exposto ao óbvio.
Ops Cesarino, corretor!
Que falta faz o Cesário hein?
Ricardo, isso é uma crônica.
esse é o encanto da crônica. . vc pega um grão de areia e transforma em pérola. tem q ter talento. prata é dez! bjo
Acho que nessa equacao o sr não colocou o pai.
tão doce e sútil que me fez chorar
Caraca! Por isso sou nada na terra: na juventude dormia com as galinhas e acordava com a preguiça!
Maravilhoso! Também sou dessa tão injustiçada tribo dos notÃvagos, hoje já sem culpa. Aliás, minha opção profissional levou muito em conta os horários práticos pelo mercado na época. Hoje virou essa terra de ninguém sem hora pra nada e tudo a toda horaÂ…
A jaula é a única coisa que não faz sentido. No mais, Freud explica.
Um santo desses tbm me ajudou. Fiquei aliviado qnd me revelou q eu não era rico pq não tinha dinheiro.
Eu tenho um amigo com esse tipo de sabedoria. Uma vez ele ponderou q era melhor ser jovem, rico e saudável do q velho, pobre e doente. Foi uma revelação para mim.
Caro Prata não tenho nem sombra da sua genialidade, mas temos um ponto em comum, também acordo tarde!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Antonio Prata > A Cesarino o que é de Cesarino Voltar
Comente este texto