Comentários para:

Militares custosos

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sidney V

    Tem gente frustrada, pois não teve competência em ingressar na carreira pública por falta de estudo. Essa noção que militar é bolsonarista é estreita, pessoalmente extremistas de direita ou esquerda nunca terão meu voto. Pensar que o trabalho de um militar se restringe a pintar meio fio é uma estupidez. O problema no país é a corrupção e os privilégios dos políticos e membros do judiciário. Esse pessoal chega a ganhar um milhão por mês, 6 mil para auxílio moradia e assim por diante.

    Responda
  2. Raymundo de Lima Lima

    Que governo, presidente, congresso, senado, juízes, etc terão 'cojones' para por um freio nas mamatas d militares. Quem terá 'cojones' para sanear a sangria dos cofres públicos das-os pensionistas fajutas? Cojones é palavra espanhola, significa valentia, coragem pra valer.

    Responda
  3. Valdir Teixeira da Silva

    As Forças Armadas brasileira tornou-se umas força caquética. Serve apenas para ameaçar a sociedade com golpes de Estado e lutar por privilégios aos oficiais aposentados. Há exércitos no mundo que gastam menos e são mais operacionais e modernos.

    Responda
  4. Orasil coelho pina

    Este é um assunto que deveria ser pauta e preocupação do Congresso Nacional, isto seria realmente pensar no futuro da Nação, e não jogos de azar, delações premiadas e outras mazelas! OrasilDemocracia!

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Deveria ser urgente urgentissimo, mas as famílias de militares estão alinhadas as famílias de congressistas ditos conservadores. São os "donos do poder", publicou Raymundo Faoro.

  5. celso callegaro

    Uma aposentadoria generosa é o que permite reservistas e seus parentes fazerem piquete por semanas a fio na frente dos quartéis, para apoiar a ditadura que um outro infeliz reservista e ex-presidente defendia.

    Responda
  6. Rodrigo Meirel3s

    Basicamente as unicas coisas que deveriam ser mantidas pelas forças mamatas, sao o IME e o ITA, o restante deveria todo ser reduzido em 50% do efetivo e leiloar a maioria dos imoveis das forcas mamatas para pagar essas benesses exageradas

    Responda
  7. Markus Ferranty Ferranty

    Hoje , como nunca se observa miito ódio , raiva , ira e agressões sem precedentes . Isso só leva à um clima tenso e conturbado . Será que isso nos levará para algum lugar ? Creio q não. Sofremos , como cidadãos , o revés de uma ideologia tresloucada q levou centenas de pessoas ao encarceramento . Muitos até por desconhecer que matiz se professava ! Lamentável ! O que é pior , não se sabe até qdo !!! É isso.

    Responda
  8. Rafael Rodrigues Schmitt

    Parasitas do estado brasileiro

    Responda
  9. Ney Fernando

    O primeiro passo é retirar dos militares as mordomias que bolsonaro concedeu para comprá-los. Mas o mais importante é mantê-los fora da administração civil e da política.

    Responda
  10. Markus Ferranty Ferranty

    Matéria que desconhece as lides castrenses. Artigo simples , apenas para se juntar àqueles que ideologicamente buscam holofotes. É bom que tb deem atençäo aos supostos descalabros do Executivo , Legislativo e Judiciário. Será q as emendas do Orçamento secreto não causam perplexidade e vergonha !!!

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Reforma, sim, na previdência dos militares e tbem nos descalabros do legislativo e judiciário.

  11. José Cardoso

    A aposentadoria deve ser universalizada com as regras do RGPS do INSS. 65 anos e limite máximo no valor. O fato do militar não trabalhar como tal até essa idade não significa que ele não possa trabalhar em outras atividades, digamos entre 50 e 65.

    Responda
  12. João carlos Gonçalves de souza

    Interessante a posição da Folha . Quer a reforma da previdência militar feita pelo atual governo , mas o anterior de extrema direita aumentou os benefícios. Que raio de jornalismo é este .

    Responda
  13. Luís Cláudio Marchesi

    O PC terá coragem em enfrentar e corrigir essa situa que escancara as diferenças de classes de aposentados?

    Responda
  14. Luiz Antonio Sypriano

    Esses militares têm que apenas servir a população civil em tempos de guerra, quando em invasão estrangeira; entretanto, o Brasil está muito longe de ser uma Nação belicista; porém, os privilégios se intensificam para a categoria militares, que consomem nossos impostos, enquanto a maioria da população vive em condições de miséria.

    Responda
  15. Sidney V

    Matéria tendenciosa. Não traz aprofundamentos. Militares não tem direito ao FGTS, adicional noturno ou de insalubridade. Carga horária mínima inexiste. Quando se muda de cidade os custos são altíssimos e o militar tem que arcar com esses. Seus filhos não conseguem ter um elo social, pois mudam de escola de forma periódica. São submetidos a um regime disciplinar diferenciado, inclusive existe a prisão disciplinar, uma constrição da liberdade, que o civil não possui. Agora Magistrados, Promotores.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Oh, coitados dos milicos! Como sofrem! E suas pensionistas, como sofrem!? Conheço uma q preferiu ser pensionista do pai militar, e abriu mão de ser aposentada pelo serviço público comum.

    2. julio alves

      Se acha ruim, deixe a carreira. Só que vai ter que estudar. Mas pense bem, porque pintar meio fio é um excelente investimento para quem não quer fazer nada na vida a não ser ostentar uma farda ou ser liderado por um tenente expulso, reformado capitão. Realmente as aposentadorias de militares, do judiciário e do legislativo são mesmo um acinte aos mais 95% dos brasileiros que ralaram a vida inteira e conseguem , no máximo, chegar a pouco mais de 7 mil reais por mês

    3. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Se não concorda, mude de carreira. Reforma já para militares, juízes, promotores e os demais que se acham gente diferenciada.

    4. Jorge Maia Filho

      Vc tem toda a razão.

    5. Jorge Maia Filho

      Concordo c vc. Uma matéria rasa. Integrantes das FFAA têm dedicação exclusiva, como tem q ser. A dedicação exclusiva, supressão de direitos trabalhistas, dentre outros, fazem com q esses cidadãos tenham uma proteção ao final da carreira. Temos, ainda, q fazer uma breve comparação entre o q um coronel, após de 35 anos de serviço, recebe na sua aposentado: 25 mil bruto, com desconto de 3500 reais p a previdência, mesmo já estando na inatividade. Isso não é dito pelos véiculos de comunicação.

  16. julio alves

    Editorial pegando bem leve com a milicada! Não vi críticas às "justificativas" infundadas dos pintores de meio fio. Não vi críticas às benesses implementadas pelo governo anterior. Para a população entender o disparate da previdência dos militares, só outro editorial mais sério. Por exemplo : Um general reformado ganha 40 mil de salário, fora penduricalhos incorporados. Se fosse pelo INSS, não ganharia 8 mil, como os outros brasileiros.

    Responda
    1. Sidney V

      INSS é para o setor privado. Se você tivesse estudado e se esforçado mais teria uma carreira pública. São anos de estudo e investimento. Nem todo mundo tem esse perfil. Esse seu termo "milicada" é preconceituoso. Acreditar que militar "pintar somente o meio fio" é um absurdo. Os militares hoje são engenheiros, médicos e assim por diante ou mesmo Mestre e Doutores. Dar uma olhada nos salários dos políticos e membros do Poder judiciário, esse seria o caminho. Se acha ruim. Vai estudar!!

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Pois é Júlio! É uma vergonha! Eu não tenho orgulho nenhum do Brasil.

    3. julio alves

      Debie Bastos o Paazzuueello ganha o salário de general, mais o de deputado. Nunca fez coisa alguma como soldado , assim como até agora não apresentou um projeto sequer na câmara. Ou seja faz a mesma coisa que fez a vida inteira: nada, só que ganhando o dobro. Ganhou mais de 300 mil quando passou para reserva. Acumulava o salário de general da ativa com o de ministro da cloroquina e da propyna das vacinas.

    4. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Se for um general como Pa z u e l lo, um salário mínimo estaria de bom tamanho.

    5. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Se for um ge ne ral como P az u e l lo, o especialista em logística, um salário mínimo estaria de bom tamanho. Outra coisa, ainda sustentamos phil h as de mi lit ares. É uma putz t a r i a sem fim. Reforma já na previdência dos militares e do judiciário.

    6. Jorge Maia Filho

      Um general ganha 40 mil bruto ? De onde ? Ganha 30 mil depois de mais de 40 anos trabalhando de forma exclusiva, c privação de direitos sem horas extras. Vc poderia se preocupar com as categorias do legislativo e judiciário, como um analista q depois de 13 anos ganha o mesmo que um general .

  17. JULIANA DA SILVA FERREIRA

    Os militares possuem uma previdência privilegiada? Depende da referência. Com a maioria da classe de trabalhadores sim, mas não são os únicos. Magistrados, procuradores, Congressistas e respectivos servidores, funcionários de bancos estatais, etc. Os militares têm sim diferenciais como serviço 24h sem remuneração extra, ser chamado pra ir no trabalho a qualquer hora, estar sujeito a punição disciplinar de detenção as vezes por discordar do chefe. Se vamos reformar, olhemos todos.

    Responda
    1. MARCO ANTONIO DAVILA FERNANDES

      Na reforma de 2019 os juízes,procuradores,e politicos foram incluídos todos incluídos no regime geral. Se quiserem receber mais do que o teto do INSS devem contribuirpara previdência privada custeada apenas pelos mesmos. Vale para quem entrar a carreia após 2019. Eles não gostaram disso,tanto que estão brigando na justiça. Apenas os militares não entraram no regime geral da previdência

    2. julio alves

      Concordo, discordando. Não é que só os pintores de meio fio tenham aposentadorias privilegiadas. As outras categorias mencionadas por você também têm.

  18. Jaqueline Barradas

    A reforma já foi realizada em 2000, o que há são resquícios. Os militares ingressos nas FFAA após 2000 já não tem metade dos direitos dos antigos, especialmente a pensão das filhas. Mais recentemente a idade para reserva tbm mudou. Atualize -se Folha , mire nas categorias abastadas que sequer são citadas: legislativo, judiciário, PF, entre outros. Lembro que a tropa não são aqueles que aparecem nos jornais, mas o sargento, o cabo, o tenente, cidadãos trabalhadores sem sequer questionar.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Ainda há uma geração de filhas a serem sustentadas. Isso deveria ter sido cortado retroativamente. Conheço uma que tem 42 anos e ganha 12 mil reais por ser filha de Coronel da aeronáutica falecido. É casada, não no papel, e tem outro emprego. Pode isso?

    2. edmilson soares

      PF???? Tá mal informada, Jaqueline. Procure se informar melhor sobre os prejuízos que o (des)governo Bolsonaro causou à categoria.

    3. julio alves

      Apesar de pegar leve com os pintores de meio fio, concordo que a Folha deva fazer editoriais sobre as outras aposentadorias privilegiadas. Mas uma coisa não justifica a outra. Aposentadorias de milicos são um absurdo, assim como essas outras mencionadas.

  19. Alessandro Ferreira dos Passos

    Porque vocês não mencionaram a “reforma” feita por Bolsonaro que foi um festival de bondades aos militares e que inflou bastante essa fatura? Mencionaram uma alegada “dificuldade petista” em lidar com o assunto, colocaram uma foto do Lula com os chefes das forças, mas não mencionaram a reforma do Bolsonaro.

    Responda
  20. antonio brito

    Mais que custosos são in úteis com imenso patrimônio que ocupam nas cidades. Querem uma bomba atômica, submarino e caças. Fronteira desguarnecida e a vila militar no Rio. Marinha em Brasília, o_300 mil homem em armas para quê?

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Não fazem nada que preste, haja vista a desgraça na época em que estiveram no Haiti. Querem mais é confraternizar no clube militar. Os coitados dos soldados são explorados pela casta coronelista.

    2. Jorge Maia Filho

      Vc deveria ler mais p não falar besteiras em público

  21. marcio jose albino

    Coitado de quem trabalha por salário mínimo e não tem nada de privilégio.

    Responda
  22. Rodrigo Soares

    O gasto desses caras é tudo com folha. Sao mal armados e só colocam medo em civis desarmados. Tem que ser repensada a função deles bem como os gastos.

    Responda
  23. marcio jose albino

    Gasto excessivo, só defende quem é ou tem parente militar, como dizia um apresentador famoso: isto é uma vergonha.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      No nosso caso, não tem servido pra nada que justifique essa previdência diferenciada.

    2. Jorge Maia Filho

      Só ataca quem não sabe para q servem as FFAA p uma nacao

  24. Eder Marchi

    Folha quando bolsonaro/guedes aprovaram a reforma da previdência em 2019 só pra civis e encheram os milicos de benefícios: "ótimo, excelente, é disso que o Brasil precisa". Folha em 2024, num governo do PT: "é urgente q o governo arrume confusão com milicos. Só não pode rever desonerações que nos beneficiam". Nossa mídia mainstream é o principal agente desestabilizador do país.

    Responda
    1. marcio jose albino

      Razão a seu comentário, muito bem observado.

  25. Nilton Silva

    Outra pauta de direita que querem enfiar goela abaixo do governo petista. Caia nessa não, Lula. Se indispor com servidores públicos civis e militares é coisa que deve ser feita pela direita quando e se ela voltar ao poder.

    Responda
    1. Eder Marchi

      Exatamente. Quando Bolsonaro e Guedes aprovaram a reforma da previdência e encheram os militares de benefícios, a folha e grupos congêneres bateram palma e acharam lindo! Agora, 5 anos depois, num governo do PT, é "urgente" rever isso.

  26. filipe moura lima

    O que os eleitores do bozó têm a dizer sobre isso? Aqui eles ficam de cauda baixa.

    Responda
  27. ROBERTO SILVA

    Se perguntar não ofende, além dos militares as demais castas do serviço público: Ministros dos Tribunais Dupetiores, servidores da Justiça, delegados da PF, parlamentares, etc, também vão ser incluídos nesse regime único?

    Responda
  28. ROBERTO SILVA

    Está, bem como a imensa maioria das análises, não levam em conta diferenças básicas entre as carreiras, bem como como, o fato de que, ao padronizar as previdências, obrigatoriamente, haveria de serem padronizados os direitos: FGTS, adicional de periculosidade, horas extras, etc. Se estes direitos forem expandidos para as FFAA, os custos explodiriam, pois dificilmente um militar cumpre jornada diária de 6 horas, sem contar as escalas serviços de 24 horas ininterruptas.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Não está satisfeito, muda de emprego.

    2. ARIVALDO BORGES

      Acha o trabalho difícil, então compara com um trabalho braçal: pedreiro, ajudante de obras, estivador... Esses são obrigados a aposentar com 60 anos.

  29. jose fernandes de lima junior

    A reforma da previdência deve ser igual para todos os brasileiros, inclusive funcionários públicos, militares e principalmente magistrados e políticos. O mesmo teto e forma de calculo é tempo de serviço deve ser aplicado. Sem privilégios.

    Responda
  30. filipe moura lima

    Se o teto da previdência fosse imposto a todos, sem exceção, não haveria crise previdenciária. Por que nenhum político levanta essa bandeira?

    Responda
  31. wagner da silva bento

    Agora não terão o apoio nem dos que sempre lhes detesteram nem do pessoal da direita. Ter feito o L vai lhes custar caro.

    Responda
  32. Régis Paranhos

    Bingo! Finalmente km editorial que concordo plenamente, pois trás uma realidade sem omissão nem distorção dos fatos.

    Responda
  33. PAULO CURY

    Tem que comparar laranja com laranja Compara com o judiciário? Receita federal? Itamaraty? Comparar militares com civis é o mesmo que laranja com banana, são grupos diferentes, com salários diferentes Tem coisas a ser analisadas, por exemplo a quantidade de quarteies , o efetivo, mas temos que ser honestos nas propostas

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Teto igual para todos, sem privilégios nem regalias. Não está satisfeito, muda de emprego. Sem esquecer o apoio ao golpe de muitos militares que sequer foram punidos. É uma vergonha.

    2. Jorge Maia Filho

      Perfeito

  34. Anete Araujo Guedes

    Tratam-se de urgências, como as isenções fiscais indevidas e injustas, o calote nos impostos, a proporcionalidade na cobrança de impostos, o fim das pensões vitalícias pagas às filhas dos militares etc,

    Responda
  35. Fauzi Palis Junior

    É uma das maiores injustiças que se comete nesse país de privilégios.

    Responda