Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rubens Souza

    Esse artigo foi o mais interessante e criativo que li no debate sobre o aborto. O experimento filosófico serve para informar sobre uma posição da Organização Mundial de Saúde que é defender o aborto sem limite na idade gestacional, isso inclui gestações a termo de 37 ou mais semanas. Transferindo para o experimento, a mulher acede à conexão, mas na véspera de completar os seis meses que salvariam o músico, resolve mandar o violinista para as cucuias. As pessoas concordariam com essa decisão?

    Responda
  2. Bruno Sakiyama

    Possibilitar o acesso ao aborto bem orientado por profissionais especializados e realizado de forma segura e sigilosa é humanismo. Em todas as situações, mas sobretudo na situações de estupro ou ma formação congênita, quando associada ao desejo e consentimento da mulher ou de qualquer pessoa portadoras de útero.

    Responda
  3. Giovanni Mangraviti

    1- O experimento compara uma ação positiva que você tem que tomar para salvar alguém com uma negativa para matar alguém, com implicações psicológicas, morais e éticas completamente diferentes. 2- Moral e ética nem sempre tem a ver com leis. Legalmente você tem todo o direito de não dar qualquer apoio à sua mãe na fase final de vida dela.

    Responda
  4. Rosauro Luna Torres

    Texto valioso que nos ajuda a refletir sobre temas como o aborto e eutanásia.

    Responda
  5. José Leon Crochík

    Prezado Álvaro, grato por sua gentil questão em relação à minha mensagem. Achei engenhosa a pesquisa, e minha posição penso ser similar a de vocês: não cabe impedir aborto em caso de estupro. Fiz um paralelo entre as correlações estabelecidas entre a Escala F(medida indireta) e as escalas de preconceito (medida direta do preconceito), de Adorno et. al., que mostram a validade da primeira. Salvo engano, isso não foi feito na interessante pesquisa relatada na matéria.

    Responda
    1. Alvaro Machado Dias

      Oi Leon, não fizemos. É uma excelente sugestão! Muito obrigado por ela. Suas ideias são sempre brilhantes. Vamos fazer. Abraços.

  6. José Leon Crochík

    Para que os dados sejam considerados válidos, seria necessário a correlação com avaliações diretas, o que, salvo engano, não foi feito.

    Responda
    1. Alvaro Machado Dias

      Olá Leon, quanto tempo! Tudo bem? Por que "para que os dados sejam considerados válidos, seria necessário a correlação com avaliações diretas?" Conforme dito no texto, o nosso experimento principal foi derivado de um estudo clássico sobre a consistência da afirmação, central nos argumentos "pró-vida", de que o aborto deve ser sempre proibido porque representa a morte de um inocente. Mostramos que não se sustenta estatisticamente e isso independe da posição do sujeito sobre o aborto.

    2. José Leon Crochík

      corrigindo: "seria necessária a correlação"

  7. jose prado

    Esse estudo deve estar errado ou manipulado! O fato de a grande maioria rer se rebelado contra o PL do Malafaia não significa, pir analogia, que apoiem o aborto indiscriminadamente, pq nem sempre o aborto é praticado por motivos kegais! Muitos são por mitivos esteticos,

    Responda
    1. Paulo Augusto

      "Motivos estéticos" ? Por acaso aborto virou tratamento de beleza ?

    2. Silvia peres

      Desculpe, não entendi. Motivos estéticos? Existem vários motivos, válidos, pra uma mulher não querer uma gravidez, para além de estupro, saúde dela ou do feto, mas estético nunca ouvi ninguém nem aludir.

    3. Alvaro Machado Dias

      Olá José Prado, muito obrigado pelo seu comentário. Não apenas o estudo está correto (e utilizou uma amostra grande), como foi inspirado em um dos mais conhecidos e citados argumentos da história da filosofia contemporânea, conforme o texto deixa claro. Um ponto: bons estudos experimentais são esses que nos surpreendem. Quando eu vejo algo assim, ao invés de pensar que o estudo está errado, avento a possibilidade das minhas crenças de base precisarem de revisão, o que me agrada fazer. Obrigado!

    4. Joao Cellos

      Ah, sim. O estudo está errado porque você não gosta do resultado.

  8. ROGERIO ROBERTO DE SANTANA LOPES

    Essa pesquisa é tão confiável tanto ao presidente eleito pelas "urnas" eletrônicas.

    Responda
    1. Anna Rodrigues

      Verdade, isso é bem válido para 20 18. Nada explica aquilo.

    2. neli faria

      O atual foi eleito porque o anterior foi terrivelmente mau presidente. Digo por mim. Conheço um oportunista de longe, tanto que em vinte e foi, pela primeira vez na vida votei para lula, porque, repito, bolsonaro foi terrivelmente mau presidente. Se tivesse sido apenas mau presidente, como fora mau militar, teria anulado como o fiz em dezoito. Agradeça a lula por ter eleito bolsonaro em dezoito e seu seguidor em São Paulo, com o mesmo candidato: Haddad.

    3. Joao Cellos

      Você é tão golpista quanto os que estão presos. Uma pergunta. Se as urnas foram fraudadas, por que não aproveitaram e tiraram votos dos outros bolsonaristas?

    4. Joao Cellos

      Você é tão golpista quanto os que estão presos. Uma pergunta. Se as urnas foram fraudadas, por que não aproveitaram e excluíram os outros bolsonarista

  9. ROGERIO ROBERTO DE SANTANA LOPES

    Essa pesquisa é tão confiável , quanto a este jornal de esquerda.

    Responda
    1. Carlos Eduardo Pereira Jorge Cordeiro

      E aparentemente a maioria se coloca a favor pq muitas opiniões contrárias ao artigo são censuradas. A Folha tem rabo preso e não só com a Faria Lima (desoneração) . Com o "woke" também.

  10. Carlos Eduardo Pereira Jorge Cordeiro

    A pauta identitária é a cloroquina da esquerda. Os missivistas da reportagem criam uma ilusão de que o brasileiro médio é a favor do aborto, das drogas , da eutanásia, etc, etc , e a realidade é totalmente diversa. Se o governo Lula não sair dessa armadilha minoritária e radical, tudo terminará para ele no dia primeiro de Janeiro de 2027. Linguagem binária, "Cis disso ou daquilo", racismo ambiental.. Enquanto isso a direita surfa na segurança pública . Foco na realidade. Senão...

    Responda
    1. Paulo Augusto

      "Enquanto isso a direita surfa na segurança pública". Surfa ? Não tem nenhum plano de segurança apenas distribuir balas para todos os lados, vide as mortes de inocentes que saem todos os dias nos jornais.

    2. Alvaro Machado Dias

      Boa tarde, Carlos, tudo bem? Acredito que não tenhamos falado em nenhum momento que o brasileiro médio é a favor das drogas e da eutanásia. Também não dissemos que é a favor do aborto. O que fizemos foi mostrar que o principal argumento "pró-vida" - o de que o aborto deve ser proibido pois representa a morte de um inocente - não se sustenta, afinal, o músico da história (Sivius) é inocente e a população brasileira concorda em massa que não é obrigação da moça mantê-lo vivo. Muito obrigado! Abs.

    3. Felipe Araújo Braga

      Claro, eu sou gay e não posso me casar com meu namorado porque a direita fundamentalista não quer, que legal né?

  11. Dimas Oliveira Silva

    A resposta será sim se você perguntar ao povo se crimes contra a vida como m4t4r devem ter penas mais pesadas que outros crimes que não tiram a vida de alguém. Por analogia o brasileiro é contra o ab0rt0 por qualquer motivo. A FSP tá se superando em jornalismo tosco.

    Responda
    1. Alvaro Machado Dias

      Olá Dimas! Amigo, um esclarecimento: a "Folha de São Paulo" não teve qualquer participação neste artigo. Ele é de inteira responsabilidade dos autores. O que fizemos foi mostrar que o principal argumento "pró-vida" - o de que o aborto deve ser proibido pois representa a morte de um inocente - não se sustenta, afinal, o músico da história é inocente e a população brasileira concorda em massa que não é obrigação da moça mantê-lo vivo. Estamos fora desse debate que você trouxe. Muito obrigado! Abs.

    2. Felipe Araújo Braga

      Aborto não é matar.

  12. Vanderlei Nogueira

    O chá faz parte da cultura da mulher brasileira

    Responda
  13. João Melo

    A pesquisa revela o viés hipócrita embutido na moral religiosa. Ser declaradamente à favor do aborto não é uma opção para os religiosos. Na surdina são a favor quando acontece com eles.

    Responda
  14. Newton Broetto

    E o primogênito é, ou era, tão importante na cultura ocidental ...

    Responda
  15. Felipe Macedo

    Só bolsonaristas são a favor de miliciano, assassinos e estupradores

    Responda
  16. André Jalles Monteiro

    Precisamos aprender a argumentar melhor para convencer o congresso a liberar o aborto e as drogas como livre arbítrio. Analogamente a: "não cabe ao estado" dizer se eu posso ou não tomar cerveja ou fumar tabaco, coisas já liberadas; não cabe a sociedade dizer se uma mulher deve ou não fumar na gravidez, assim como interrompê-la.

    Responda
  17. andre pedrosa

    Brasileiro não e um povo conservador, isso tudo é culpa da mídia, que dá mais destaque pra essa velharada reacionária, pra essa crentaiada bitolada em religião, afinal, o extremismo vende mais jornal do que a tolerância, esse tipo de gente devia ser desprezada por todos, mas têm mais destaque do que as pessoas normais.

    Responda
    1. Alvaro Machado Dias

      Olá André, tudo bem? Você trouxe um ponto muito importante para o debate! A minha opinião é que isso que você chama de "reacionário" não surge ou mesmo se mantém por causa da mídia, ainda que seja exacerbado pelas mídias digitais. Abs.

  18. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Tem muito brasileiro a favor do aborto clandestino, escondido. Isso é o que torna a discussão muito difícil.

    Responda
    1. Alvaro Machado Dias

      Grande verdade.

  19. Valter Iwai

    Existe vida desde a concepção. Depois do nascimento, deveria existir vida digna. Não são constatações religiosas, mas científicas. A lei atual permite o aborto em caso de estupro, risco de morte da mãe e feto sem cérebro. Exercer a liberdade é usar um dos métodos contraceptivos disponíveis. É preciso acolher as pessoas que estão vivendo gravidez indesejada ou não planejada.

    Responda
    1. Alvaro Machado Dias

      Olá Valter! Excelente ponto. O que fizemos foi, justamente, demonstrar que o principal argumento "pró-vida" - o de que o aborto deve ser proibido pois representa a morte de um inocente - não se sustenta, afinal, o músico da história é inocente e a população brasileira concorda em massa que não é obrigação da moça mantê-lo vivo. Ou seja, mesmo assumindo que a vida se inicia na concepção, a analogia experimental mostra que os brasileiros acreditam que não seria errado interrompê-la. Obrigado. Abs!

    2. Egeu Gomez Esteves

      4 respostas para 4 afirmações. 1) Essa vida que existe desde a concepção é uma vida primordial e potencial, é a mesma que existe num ovo ou numa semente. 2) A lei "atual" (desde 1940) é das mais restritivas do mundo, é ela que leva as mulheres ao "aborto ilegal". 3) Homens forçam sexo sem proteção, obrigando mulheres a correrem o risco de engravidar, o que deveria equivaler a estupro. 4) Com certeza é preciso acolher mas, e se a vontade da mulher for de interromper a gravidez, aí não acolhe?

  20. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Demonstra de forma inequívoca, que os representantes do povo neste parlamento atual, só representam seus interesses religiosos, fisiológicos e bairristas visando exclusivamente um projeto de poder das bancadas da bala, evangélica e do agro. O povo que se "lasque de verde e amarelo".

    Responda
  21. roberto cardoso

    As mulheres periféricas, as pobres, não as bem sucedidas com acesso a médicos, nem homens engravatados devem decidir pelas vítimas. Agora, quem quiser se salvar, fique longe das religiões. A porta é tão estreita que não passa mais que um. E quem gosta de adoração não é cristão. Jesus em vez de aplausos recebeu chicotadas...

    Responda
    1. roberto cardoso

      Tem gente que se acha, em termos de fé, continue se achando...

    2. Dimas Oliveira Silva

      Antes de falar de Gzuis você deveria ler o livro base da confissão de fé dos cristãos para saber o que Krysto afirma claramente sobre a vida.

  22. ANDRE BARRETO

    A matéria e o experimento são bons, mas eles têm um problema: considera que lidamos com pessoas racionais, o que não ocorre.

    Responda
    1. Alvaro Machado Dias

      Boa tarde, André! Tudo bem? Seu ponto me deixou intrigado, o que me agrada! Em que sentido você acredita que o experimento pressupõe que o respondente envolvido no estudo seja racional? Obrigado! Abs.

  23. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Absolutamente magnífico. Que estudo incrível. Parabéns!

    Responda
  24. PEDRO Rezende

    Com dinheiro , por baixo do pano quem quer faz

    Responda
  25. PEDRO Rezende

    O livre arbítrio das pessoas deve ser respeitado

    Responda
  26. PEDRO Rezende

    Quem tem dinheiro e quer fazer consegue O livre arbítrio das pessoas deve ser respeitado

    Responda
  27. Carlos Leston

    Lógica ideológica zero, vá entender o povo brasileiro, vota nessa turba de reacionários que inundam o congresso e em algumas questões tem soluço de vanguarda

    Responda
  28. RINALDO SOUZA COELHO

    Experimento alegórico? Tá de brincadeira né? Que tal um plesbicito? Muito mais simples, objetivo e democrático. Aproveita e libera a eutanásia também e cria centros de suicídio coletivos, pra facilitar pra quem é dono da própria vida dar cabo dela. Assim fecha logo essa questão de relativização da vida e deixa cada um decidir por si se quer viver, morrer ou matar.

    Responda
    1. Alvaro Machado Dias

      Boa tarde, Rinaldo. Tudo bem? O uso de alegorias é um procedimento experimental comum para saber como as pessoas pensam para além do discurso consolidado e, mais ainda, para aferir a consistência do mesmo. Neste sentido, demonstramos que o principal argumento "pró-vida" - o de que o aborto deve ser proibido pois representa a morte de um inocente - não se sustenta, afinal, o músico da história é inocente e a população brasileira concorda em massa que não é obrigação da moça mantê-lo. Abs!

    2. João Melo

      Comentário machista e desrespeitoso.

    3. Mariana Silva

      saber que ela está grávida. Muitas vezes ela mesma não sabe, se não tiver sintomas como enjoo (muitas não tem, inclusive eu, minha gravidez foi brancas nuvens) e ainda mais se não tiver educação sexual (alvo do mesmo grupo, que coincidência).

    4. Mariana Silva

      o fará. Além disso, quem tem dinheiro mesmo, viaja até esses países para realizar o suicídio assistido, assim como quem tem dinheiro faz aborto. E em todos os casos, é uma decisão dificílima para a pessoa, apesar de certos homens, aqueles que propõem essa aberração de PL, quererem pintar como se a mulher quisesse se livrar da responsabilidade (que só ela geralmente assume após o bebê nascer). E antes que me venham com 22 semanas, eu duvido você olhar para uma mulher com 22 semanas de gravidez e

    5. Mariana Silva

      Concordo, liberar a eutanásia/suicídio assistido como já existe em outros países, como Canadá, Alemanha, Bélgica, Suíça, Nova Zelândia. Com critérios definidos de quem pode fazer, não basta acordar num dia de sol, se dirigir ao centro mais próximo e pronto, seu suicídio está preparado. Da mesma maneira, o Brasil permite o aborto em situações bem restritas (deveria permitir em mais): vítimas de estupros, risco de vida para a mãe, anencefalia. Atenção: permite. Se a mãe deseja manter ela assim o

    6. Felipe Araújo Braga

      Eu me pergunto se no seu caso há uma convicção sincera ou maldade mesmo. O aborto é permitido em todos os países ricos e desenvolvidos. A mulher tem o direito de decidir se levará ou não adiante uma gravidez. Você se preocupa com bebês? Que tal adotar uma criança que esteja pedindo dinheiro no farol?

  29. Tadêu Santos

    NÃO SOMOS TÃO ATRASADOS EM RELAÇÃO AO ABORTO, nos mostrando favoráveis... MAS NA POLÍTICA PARTIDÁRIA SOMOS... basta compararmos com a pesquisa da matéria, enquanto em relação ao engajamento político partidário somos "ecoburros", basta avaliar o "bolzo.nazismo", uma espécie de seita religiosa, misturada com um retrógrado fundamentalismo evangélico metodista. OBS. UM MAL QUASE INCURÁVEL!!!

    Responda
  30. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Tudo isso só confirma que, embora Lombroso estivesse errado, quando a gente vê a cara daquele deputado segurando o feto de borracha, fica difícil acreditar que tudo o que ele quer eh proteger bebês. Ainda mais quando apoiado pelo lira, que parece amar as mulheres de forma peculiar.

    Responda
  31. jose batista

    Esse estudo não merece crédito. Foi feito por gente q tem lado. Por gente tarada por matar bebês!

    Responda
    1. Alvaro Machado Dias

      Boa tarde, José Batista, tudo bem? Seu comentário é muito pertinente e dá base a um esclarecimento: Hélio e eu concebemos os experimentos, os quais foram conduzidos de maneira 100% independente por um instituto de pesquisas (Instituto Locomotiva), seguindo as melhores práticas no campo. Nós sequer analisamos os resultados e produzimos os gráficos. Tudo o que fizemos foi lidar com esses resultados prontos. Ou seja, o estudo não foi feito por gente que tem um lado como afirmado. Obrigado! Abs!

    2. João Melo

      Merece crédito sua análise reducionista e hipócrita.

    3. Felipe Araújo Braga

      Eu gostaria de saber se no seu caso há uma convicção sincera ou maldade mesmo. O aborto é permitido em todos os países ricos e desenvolvidos. A mulher tem o direito de decidir se levará ou não adiante uma gravidez. Você se preocupa com bebês? Que tal adotar uma criança que esteja pedindo dinheiro no farol?

  32. Gilberto Rosa

    A PL do aborto está sendo usada como cortina de fumaça para a bilionária liberação de jogos de azar no Brasil, a Folha participa da jogada.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Alvaro, o estudo é muito bom, e a PL do aborto é um absurdo. O que comento, é que a Folha não dá qualquer destaque a absurda liberação dos bilionários jogos de azar, que não trazem absolutamente nada de positivo ao país, não produzem nada, apenas abusam do vício.

    2. Alvaro Machado Dias

      Boa tarde, Gilberto, tudo bem? Se você me permite, gostaria de dizer que discordo do raciocínio pois ele pressupõe que a "Folha de São Paulo" direciona as pautas dos colunistas, o que não acontece. Por exemplo, no caso deste estudo, Hélio e eu desenhamos os experimentos e passamos para um instituto de pesquisas (o Instituto Locomotiva, do qual sou sócio) conduzir. Depois, escrevemos o artigo. Isso aconteceu antes do PL entrar em cena e não teve nada a ver com a pauta dos jogos de azar. Abraços.

    3. Gilberto Rosa

      Segundo sua lógica Francisco, não gosta de heroína. Aff, viciado nunca percebe o vício.

    4. Felipe Araújo Braga

      Não gosta de jogo não jogue.

    5. Gilberto Rosa

      Pergunta ao Paqueta Francisco.

    6. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Tai um caso em que concordo com os liberais. Porque só o estado pode bancar jogos de "sorte"?

  33. Francisco Neto

    Se a maioria dos brasileiros é contra voltar à Idade Média, porque votam no bolsonarismo? Não estou aqui dizendo que devem votar na esquerda, mas pelo menos escolher uma direita pensante.

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Direita pensante? Vc considera o defunto, finado e enterrado PSDB a direita pensante,talvez.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não e -devem, mas podem. E escolhem voltar a idade media para justamente impedir que votem .

  34. Joao Cellos

    Excelente artigo! Já estava fazendo falta essas matérias aprofundadas, que nos instrui e nos faz refletir. Totalmente diferente de várias outras recheadas de platitudes e vazias de conteúdo.

    Responda
  35. Douglas Garcia

    Isso mostra o quanto nossos políticos desconhecem a vontade do povo. Nós temos os piores políticos do mundo. Até quando vamos aceitar a aprovação de leis absurdas ?!?!

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Até enquanto votarmos neles.

  36. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Parabéns pelo artigo. Provocativo e expõe nossas contradições. A pílula anticoncepcional masculina obrigatória (deixando as mulheres em paz) talvez seja a melhor solução.

    Responda
    1. fabiana santos

      Procure aqui na folha uma matéria de meses atrás que mostra que a indústria não investe na pílula masculina por resistência dos homens. Se nem preservativo muitos usam imagine tomar algo diariamente para ajudar o outro....

  37. Rubens Ventura

    Na terra onde aplaudem p.m. por cada cidadão abatido nas ruas, crimes não são investigados, incentivou o uso de armas, presídios super lotados, decoradores de bíblia querem impor regras, deixem a mulher ter liberdade.

    Responda
  38. Marcos Fonseca

    Com o aborto, as igrejas perdem dízimos, a elite perde trabalhadores domésticos para escolher e os empresários perdem mão de obra barata. Ter filhos antigamente tinha a finalidade de ajudar no sustento da família, mas hoje os custos inviabiliza o futuro cada vez mais influenciado por empresários e políticos.

    Responda
  39. Mario Silveira

    Estatísca ahá !

    Responda
  40. José Miguel Ortega

    Importante para quem defende a legalização estudar como é legalizado o número de semanas e se é efetivo, pois imagino que quanto menor o número de semanas, maior a aceitação. Na Guiana é um mês, mas é viável só um mês? No Uruguai dois meses, talvez a aceitação seja bem alta. Na Argentina, très meses. em estados americanos 10 semanas. Trazer à discussão o entendimento de judeus também é relevante, dado entendimento tão ligado ao antigo testamento no mundo evangélico. Informações né?

    Responda
    1. DOUGLAS SOARES OLIVEIRA

      Chega a ser deprimente tentar considerar o entendimento de uma religião que acha justo que um deus mate todos os primogênitos de um povo só pra mostrar que é fo...ão! Pra eles isso é muito justo e glorificante!

    2. Felipe Araújo Braga

      Antigo Testamento e evangélicos? Os evangélicos brasileiros comem salsichas o mês inteiro pois é mais barato. Por que não seguem o Antigo Testamento a risca então?

  41. JOSE LUIS PIRES DOS SANTOS

    O aborto, quando realizado sem que haja risco de vida para a mãe é sim, o assassinato de um inocente. Mas a dor de carregar esta culpa é da mulher! E se realizou o aborto dentro da lei, a única coisa que podemos oferecer a ela é apoio.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Cuida da sua vida! Quem é você para decidir sobre o corpo das mulheres?

    2. WILHELM NORDMANN

      Com quantas mulheres, que abortaram, você já falou? Aposto que com nenhuma. Isto sobre: "a dor de carregar esta culpa". Quem sabe, valeria a pena de se aproximar a realidade. Aborto é um assunto de saúde pública, não do direito penal.

  42. Regina Tavares

    São as mulheres que devem decidor sobre seu corpo.

    Responda
  43. Gerivaldo Nogueira da Silva Nogueira

    É uma pressão imensa sobre a cabeça da mulher, legisladores, juízes religiosos fanáticos, não fanáticos, moralistas, falsos moralistas, políticos oportunistas. No meu entendimento ninguém tem nada a ver com essa questão, deixa a mulher em paz, é dela, e somente dela o poder de decisão. Vão caçar coquinho, seus perturbados.

    Responda
  44. Claudio Loredo

    Adoro refletir sobre dilemas morais e este texto foi uma delícia.

    Responda
  45. Valdir Costa

    Aposto que a redação toda é a favor e vai procurar " especialistas " favoráveis " assim como o padre e o pastor procuram na bíblia. Pessoalmente sou a favor no caso de estupro de vulnerável.

    Responda
  46. Maria Lopes

    Interessante.

    Responda
  47. MARIA STELA C MORATO

    Sou a favor do aborto.

    Responda
  48. Florentino Fernandes Junior

    Papo furado de neurocientista

    Responda
    1. Joao Cellos

      Tenho certeza de que você não leu a matéria. Leia ao menos sobre o primeiro experimento e aí sim tente argumentar porque seria "papo furado". Leia. Não dói.